FC Porto-Shakhtar: Hulk, James e mais nove (crónica) | Relvado

FC Porto-Shakhtar: Hulk, James e mais nove (crónica)

Foi-se Falcao, que faz falta, mas no Dragão moram outros jogadores capazes de manter a equipa no top
 
FC Porto-Shakhtar Donetsk (13/09/11): Hulk vs Chygrynskiy
Lusa

Falcao faz muita falta, é verdade, a sua ausência ainda se nota em demasiadas fases do jogo, mas o FC Porto continua com argumentos para se impor na Europa do futebol. É o que apetece dizer sobre a vitória dos dragões na noite desta terça-feira em que se estreou na Liga dos Campeões 2011/12, perante um Shakhtar Donetsk que acabou rendido a Hulk, James Rodriguez e aos outros nove adversários de azul e branco.

O FC Porto venceu, a espaços largos convenceu, mas teve de fazer pela vida. O resultado de 2-1 denota que de fácil o jogo nada teve, muito por culpa do adversário – um Shakhtar com muita rodagem nestas andanças (ainda no ano passado 'espetou' três secos em Braga), orientado pela velha raposa Mircea Lucescu e com jogadores da categoria de Luiz Adriano, Eduardo e Willian.

Começou mais forte o FC Porto, como lhe competia. Hulk fez a bola esbarrar na barra, logo aos 4 minutos, e outros tantos volvidos James Rodriguez foi travado em falta dentro da área. Adivinhava-se o golo quando o Incrível correu para a bola, mas a concretização da grande penalidade esbarrou no poste direito da baliza de Rybka.

Aos 11 minutos, Helton decidiu pôr à prova a determinação e a capacidade de resposta dos seus colegas, quando deu um monumental frango – o termo tem de ser este – permitindo o golo a Luiz Adriano.

FC Porto oscila com o golo, mas Hulk... é Hulk

O golo fez mossa. O FC Porto oscilou. O Shakhtar defendia muito bem e dava mostras de poder fazer o segundo num qualquer lance de contra-ataque, o que poderia matar o jogo. Os comandados de Vítor Pereira retraíram-se, irritando o treinador, que se sentiu obrigado a puxar pela equipa.

Aos 25 minutos, o árbitro alemão Felix Brych anulou um golo ao Shakhtar e aumentou o número de unhas roídas no estádio e nos sofás dos adeptos portistas.

Mas o FC Porto tem Hulk, e Hulk é um dos poucos jogadores a nível mundial capazes de dar a volta a uma situação difícil como esta. Aos 27 minutos, na pior fase da equipa, marcou de forma brilhante um livre direto – cuja execução já teve oportunidade de explicar – e galvanizou os colegas.

Os remates começaram a aparecer, de perto e de longe. E João Moutinho e James Rodriguez, em especial o colombiano, começaram também a mostrar que são atletas fora de série. Os ucranianos, aturdidos, recuaram cada vez mais. O cartão vermelho direto mostrado a Rakitskiy, por entrada tresloucada sobre Moutinho (que lhe valeu uma reprimenda pública de Lucescu), deixou antever como seria a atitude dos visitantes a partir de então: tentar segurar o empate perante um FC Porto embalado.

... e James Rodriguez não lhe fica atrás

A segunda parte começou praticamente com o golo de Kléber. O mérito vai todo para a assistência de James Rodriguez, sem dúvida a jogada da noite. A continuar a evoluir assim, James será um craque do futebol mundial dentro de muito pouco tempo.

Pelo contrário, Kléber só se viu no golo – e mesmo aí só teve de encostar o pé – e numa decisão errada aos 66 minutos, quando poderia ter assistido Hulk para o 3-1. Manifestamente pouco.

A segunda parte teve pouca história. O FC Porto trocou a bola com qualidade após o golo, aqui e ali com requintes de tiki-taka catalã, rematou muito e nem sempre bem, enquanto o Shakhtar tentava o empate através de bolas paradas, incentivado pela latente tremideira de Maicon.

Vítor Pereira sentiu algum adormecimento e, muito bem, efetuou alterações ajustadas. Belluschi e Varela deram dinamismo ao jogo, nos lugares de Fernando e Hulk, e Djalma também se mexeu com qualidade, substituindo Kléber, seu antigo colega no Marítimo.

Até final ainda houve tempo para outra expulsão no Shakhtar.

Uma noite positiva para o FC Porto. Dar a volta a uma desvantagem perante o Shakhtar não é para todos.

FC Porto:

Comentários [93]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É engraçado que, depois deste

É engraçado que, depois deste jogo Benfica-Vitória de Guimarães, ainda há quem acredite que seja o nosso grande líder, sr. Pinto da Costa a dominar a podridão que ainda existe em Portugal.

Mas depois do que eu vi, já acredito em tudo. Estes mentecaptos irão ser pequenos toda a vida. E o FC Porto passear classe por toda a Europa.

Obrigado aos benfiquistas, por me fazerem lembrar porque o SL benfica merece fechar as portas: continua com os mesmos métodos usados durante o salazarismo.

Dou-te razão e ainda acrescento...

Os que passam a vida a criticar o Pinto da costa e da fruta blablablalba... esquecem-se que o primeiro árbitro irradiado do Futebol Português, tem o nome de Inocêncio Calabote, por favorecer o Benfica em 1959, no jogo Benfica - CUF, nesse jogo o Porto jogava contra o Torriense ao mesmo tempo e o treinador adjunto do Benfica estava no banco do Torriense, o guarda-redes substituido a meio do jogo porque n estava enquadrado no esquema, etc... no Jogo do Benfica houveram 4 penaltis e o jogo começou propositadamente 8 minutos mais tarde (tinha que começar todos os jogos à mesma hora), etc... a historia completa num livro a descrever tudo ao pormenor e de como era o Sistema na altura e quem era sempre o beneficiado... Benfica claro, em http://www.ionline.pt/conteudo/45525-joao-queiroz-caso-calabote-revisita... e descrição pormenorizada da rtp em http://ww1.rtp.pt/icmblogs/rtp/detrivela/?post=8778 Isto tudo para que os benfiquistas antes de falarem de barriga cheia e estarem sempre a falar no mesmo pensem bem na quantidade de títulos que o clube do regime tinha que ganhar e ganhou naquela altura. Quanto ao benfica actual, ainda n me convenceu, principalmente porque continua com o mesmo problema, n tem soluções... o Aimar é jogador que n faz uma época toda e jogar os 90m vai ser meia duzia de jogos apenas, e n existe outro jogador que faça o mesmo que ele...

por ultimo...

Na história do futebol portugues existiu um arbitro expulso e um presidente condenado... o curioso destes dois casos é existir 1 clube em comum... Benfica claro! Presidente acusado (vale Azevedo) e arbitro a favorecer (inocencio Calabote)... meus senhores são factos, está escrito na história e ninguem a vai alterar...imaginem agora naquela altura o benfica ir a julgamento? nem pensar... o porto teve nos tribunais nacionais e INTERNACIONAIS ( FIFA E TAS ) e foi inocente, o Benfica nem a tribunal foi num caso que foi público... por isso benfas calem-se porque a vossa conversa já enjoa quando são o clube que mais manchou a nossa história... ai se viesse tudo à baila...

Foi precisamente

nos tempos do salazarismo, que o porto só não foi parar aos regionais graças ao SL Benfica e aos clubes do Sul, que decidiram alargar o campeonato da 1ª divisão para mais equipas, precisamente para não deixarem a região Norte fora das competições futebolísticas de elite (eu continuo a escrever elite correctamente, enquanto o "senhor komkondor afirmava por este "relvado" que a dita palavra era acentuada graficamente com acento agudo no primeiro "e" ; ). Portanto, as separações, guerras e ódios que nos últimos anos foram fomentadas no futebol português nada têm a ver com o SL Benfica, mas sim com um presidente que resolveu dividir para reinar, cujas "flatulências" e "verborreias" o "senhor" komkondor tanto admira. Vem falar de "métodos"? O SL Benfica sempre foi um clube de dimensões mundiais, nunca houve naa nossa HISTÓRIA cortes de luz e água nos balneários, os nossos jogadores sempre foram tratados com admiração e respeito. Já na história de um clube REGIONAL, a história diz que foram os clubes de dimensão NACIONAL que o tiveram de ir... repescar. Parece-me então que afinal foi o futebol do porto quem mais beneficiou com o dito salazarismo.

"nos tempos do salazarismo,

"nos tempos do salazarismo, que o porto só não foi parar aos regionais graças ao SL Benfica e aos clubes do Sul, que decidiram alargar o campeonato da 1ª divisão para mais equipas, precisamente para não deixarem a região Norte fora das competições futebolísticas de elite"

Leio cada coisa por aqui. Vc. até diria mais. O FC Porto só existe graças aos milhões de adeptos benfiquistas e os seus títulos coração. lololol

Quanto à élite, não se preocupe com o meu português. Se calhar diz mais que o seu, que é ainda mais pobre do que Vc. pensa. Mas presunção e água benta, cada qual toma a que quer. ehehheh

Se o senhor da "élite"

não conhece a história do seu clube, para mim está mais do que apresentado. Ficavam arredados do Nacional, após o jogo decisivo contra a Académica, que no final envolveu pontapé e bofetada por parte dos portistas, e inclusivamente agressões ao árbitro. Enfim, o que está na massa do sangue, nela continuará a estar ; ) Os acontecimentos deram-se em pleno salazarismo, afinal não é assim tão conhecedor, é apenas mais um arrogante... Informe-se senhor doutor das "élites", informe-se!

E o Óscar vai para...

O Óscar de melhor interpretação de dor vai para... João Moutinho!

(aplausos)

O Óscar de melhor interpretação de frango vai para... Helton!

(ovação)

O Óscar de melhor interpretação de mergulhos para a piscina vai para... Hulk!

(euforia)

Epa....

Alto aí....

Só no Sporting é que o maçã podre simulava...cheguei mesmo a ler que era o mais simulador...
..no porto é alvo de entradas assassinas........

Os motivos da inveja dos

Os motivos da inveja dos nossos adversários são estes: equipa jovem, fantástica e vencedora. Desenhada a regra e esquadro pelo génio, sr. Pinto da Costa.

Vejamos. A equipa titular que alinhou ontem tem uma média de idades de 24,4 anos. Se excluirmos o jogador mais velho, o Helton, que tem 33 anos, a média cai logo para os 23,5 anos.

O jogador mais velho deles, depois do Helton, é o Fucile com 26 anos de idade. Depois temos o João Moutinho e o Hulk com 25 anos. E, claro, o Alvaro Pereira, que deve sair em Dezembro.

Mas temos as coqueluches na casa dos 20 e 21 anos. Como dizia ontem o sr. Vitor Pereira, crianças a despontar para a alta roda do mundo do melhor futebol mundial. James Rodriguez apenas tem 20 anos e ontem mostrou o porquê que já se pode perfilar como uma das novas estrelas mundiais do futebol. Mas até o Kléber tem apenas 21 anos e possibilidades de uma enorme progressão na sua carreira. Apesar de dificuldades em se impôr e fazer esquecer o craque Falcão, o nosso Treinador tem confiado nele, deixando-o lentamente ganhar confiança. Estratégia arriscada mas pode dar grandes frutos. Se vingar, poderemos vir a ter um novo craque na frente de ataque.

Depois temos o novo reforço Defour, com apenas 23 anos, assim como o Otamendi e o Maicon. E com 24 anos apenas, temos a seguir o Fernando.

Uma equipa destas, na alta roda da elite do mundo do futebol mundial, recheada de talento e juventude. Jogadores ainda em formação e outros a explodir. Jogadores virtuosos e ainda meninos a aprender a jogar sob altos niveis de pressão, como é a Liga dos Campeões.

É mesmo de ter orgulho nesta equipa e nesta casa. A do FC Porto. Uma equipa recehada de talento e, no banco, jogadores com o mesmo talento e juventude. Este FC Porto é grande, mas parece uma verdadeira escola de craques. Onde crianças se tornam homens para vencerem na elite do futebol mundial. É um regalo para os portistas ver estas coisas na nossa casa. No nosso "Olympia". No nosso Dragão.

Bem haja ao sr. Pinto da Costa, pela sua genialidade. Sem essa capacidade, talvez nunca tivessemos tanto orgulho no nosso FC Porto como hoje. Ah Granda Pinto da Costa, se não fosses o nosso Papa, eras o nosso Santo milagreiro.

ENA PÁ

QUE MARAVILHA , e portugueses quantos foram ,, á foi um não foi , um que saiu de uma equipa que jogou contra o barcelona - inter- báyern,, ,,,,,, pois agora vens tu mas foram goleados pois foram .... digo eu mas com 9 jogadores portugueses , com média de 21 ano -------------- pois é 8 portugueses e uma maçâ podre

Claro que para se ter esta

Claro que para se ter esta escola de craques é preciso um outro craque à frente dos destinos do FC Porto. E esse craque genial é o sr. Pinto da Costa. Que a inveja alheia gostaria de ter um semelhante ou parecido nos seus clubes. Como não o têm, desatam a insultar o genial sr. Pinto da Costa.

Mas vejamos alguns potenciais craques no FC Porto, e sua idade.

Na frente, Walter com apenas 22 anos. O Pulguinha Biturbo tem apenas 18 anos. Este futuro craque tem tudo para ser um verdadeiro génio do mundo da bola. Oxalá ele vingue e nos dê imensas alegrias.

Depois temos o Souza, com apenas 22 anos. Danilo, novo reforço, tem apenas 20 anos. Com apenas 20 anos, temos o novo reforço Mangala. E com os mesmos 20 anos, temos ainda o Alex Sandro.

Míudos em formação, o FC Porto tem uma míriade deles. Dava quase para fazer uma equipa inteira. Míudos com 18, 20 e 21 anos, que dão ao nosso clube, todas as possibilidades de fazer despontar craques do futebol. Míudos que se vingarem, darão ainda mais futuro e espectáculo nos nossos estádios nacionais, no nosso Dragão e além fronteiras.

É esta capacidade de gerir jovens promessas que fazem deste FC Porto, um exemplo para o resto do mundo. Um clube desta dimensão, prestígio e títulos conquistados, num país pobre, em crise profunda, até de identidade. Mas o génio do sr. Pinto da Costa mostra como nesta escola de craques, de estrelas mundiais, existe algo que falta em Portugal. Fazer das promessas verdadeiras certezas.

E esta escola de craques não se limita a jogadores. Por esta casa passaram o sr. José Mourinho, hoje tido como o melhor treinador do mundo, por muitas opiniões. Passou o sr. André Villas-Boas, que já dá conta do recado no Chelsea. E temos agora o sr. Vitor Pereira, que em Mónaco demonstrou estar à altura dos pergaminhos do nosso clube. Esta escola de craques é de tal forma fortíssima, que o sr. Rui Santos até já perfila potenciais novos treinadores de elevado potencial.

Não haja dúvidas nenhumas. A nossa escola de craques, lideradas pela estrela maior, o sr. Pinto da Costa, faz espumar de raiva as mentes mais arcaicas. Não conseguem suportar tanto talento no nosso Dragão.

Bem hajam aos portistas, por apoiarem o nosso clube, o maior e melhor de Portugal.

É Deus no céu e PC na terra..........

.....

Amen...

...

Nao Gostei muito

Mesmo a jogar contra 9 cada vez que o Shaktar passava o meio campo ainda dava calafrios.O ataque continua a nao convencer,apesar do golo Kleber ainda nao é o avançado que precisamos.

E apesar de tudo,e tendo em conta os jogos do ano passado acho o Walter bem melhor que Kleber a nivel de finalizaçao,espero que tenha oportunidades no campeonato.

PS:James é grande,quando o Hulk sair ja se sabe quem vai brilhar a tempo inteiro...

CUMPS.

Lucescu aponta dedo á arbitragem

"Mircea Lucescu considera que o Shakhtar ficou com razões de queixa da actuação da equipa de arbitragem no jogo com o FC Porto«Não estou contente com a arbitragem. Marcámos num segundo golo que era válido, houve duas expulsões e não sei se o penalty foi bem assinalado."

Olha... mais um que anda distraido.
Eu sei que não dá muita vontade de ver o fóculporko, mesmo sendo um adversário e haver a necessidade de se estudar a equipa que se vai defrontar.
Mas porra, a fama desta escumalha corrupta já há muito que ultrapassa fronteiras!
Estes fdgp alguma vez sabem ganhar (que é como quem diz "forjar umas vitórias") sem ajudas??
Até aposto que o árbitro de ontem foi comer uma mariscada ali para os lados de matosinhos, como é prática habitual em termos de tratamento aos árbitros dos jogos europeus.
Qualquer dia os árbitros portugueses fazem greve, com o argumento que estão fartos do putedo, das viagens e das consultas de aconselhamento matrimonial... "queremos marisco em vez de fruta", dirão

ps.- ganda helton, hehehehe. Ai se fosse branco e se chamasse Roberto...

http://oantitripa.blogspot.com/

Ó pá se houve gamanço...

...chamem a polícia, isto se eles já tiverem saído do estádio da Luz desde o fim-de-semana...

Cumps

Espera lá...

Vou fazer copy paste de alguns comentários de portistas ao jogo do paços de ferreira - Sporting que acho que tb se deve aplicar a este jogo, se forem coerentes...:

"Se não fosse a expulsão do jogador adversário nunca teriam ganho este jogo....".........lol..

À pois é............................

O Porto a jogar contra 11 já tinha empatado ...

... e mesmo falhado um penalti.

O Sporting só marcou e só ganhou ascendente após a expulsão... diferenças...

O que torna...

...ainda mais ridiculo o argumento....

então o sporting tinha 15 minutos para dar a volta a um resultado de 0-2 e disseram que o sporting tinha ganho por causa da expulsão, enquanto o porto ficou com 50 min para marcar um golo e ganhar o jogo....realmente....diferenças...mas de critério...............

incoêrencias.......

O Sporting deu a volta

porque, não esquecendo que estava com mais 1, marcou dois golos seguidos que mudaram completamente o jogo e galvanizaram a equipa.

O Paços sem perceber o que tinha acabado de acontecer, acabou por não recuperar do golpe e não evitou sofrer mais um golo. Ainda para mais, o Sporting estava com a moral em alta depois do empate repentino e a força anímica conta muito.

Ok...

Mas isso é um comentário sensato, ao contrário da maior parte dos comentários que se leram....que apontavam no sentido de que o sporting deu a volta por causa da expulsão do jogador do paços (chegou ao ponto de se ler que o Sporting tinha sido claramente beneficiado nesse jogo...lol)....foram muitos...provavelmente não terá sido o teu caso....mas os vários autores de tais afirmações hoje não falam.....
nada que me espante e a que já não esteja habituado...

cumps

Até na Europa!

Fico contente em ver não é só em Portugal que as equipas que jogam contra este clube se queixam das arbitragens no final.
Oh Platini abre os olhos pah!!!!!
Afinal precisaram de 1 penalti e expulsar 2 jogadores para ganhar o jogo! E ainda vi ocaso mal parado, o apito final foi um alivio!! ehehehe

LOL... é só parvalheira...

O penalti em nada teve influência pois o Hulk falhou. O golo do empate surge antes da primeira expulsão.

E nem vou comentar queixas de arbitragem, pois para certa gente tudo é favorecimento, mesmo que não o seja...

Vocês andam tão desorientados que tudo é escape para a frustração...

Mais um GAMANÇO....

Mais uma equipa que joga contra o fcp e se queixa. É lógico, só com penaltys destes e expulsões é que ganham os jogos....Assim não! Sejam sérios!!!!

Eh eh eh tens toda a razão...

Campeonato de 2009/2010.

Cumps

Calma portistas. Alguns dos

Calma portistas. Alguns dos reforços portistas ainda não começaram a jogar. Como, por exemplo, a Pulguinha Biturbo. Ontem já tivemos um novo reforço a titular. Mas outros estão em fase de adaptação e poderão melhorar bastante a equipa nas próximas semanas. Há que ter paciência e dar tempo a esta novas contratações assentarem a cabeça e o ritmo ao futebol europeu.

Mas o FC Porto, mesmo ainda não estar afinado como o do ano passado, mostra que está a léguas de ser o fraquinho com que os nossos rivais internos sonham. O tempo vai mostrar como esta equipa ainda será mais forte que a do ano passado. A menos que haja uma razia vendedora em Dezembro, evento bem provável, face à qualidade desportiva dos nossos atletas.

Se correr bem, o Porto faz alguns milhões na Liga dos campeões e a nível interno, terá em Janeiro um pecúlio amealhado sob a forma de distância de pontos à frente dos seus principais adversários: SC Braga e SL Benfica. Se correr mesmo bem, podemos almejar chegar bem longe na Liga dos Campeões. E aí, meus amigos, tudo será possível. Até sonhar com a Final na Alemanha. E, claro, os cofres do FC Porto voltam a enriquecer mais alguns milhões, para desespero e inveja de muitos.

Bem haja sr. Pinto da Costa. O seu génio é imbatível!

...

...lá vais mais uma lambidela nos ditos do velho...

Espectáculo...

.

frustrado

Ah! Esqueci-me que a nível de

Ah! Esqueci-me que a nível de penalties, o SL Benfica já ganhou este campeonato. O sr. Jorge Jesus sabe mesmo da poda.

Os meus parabéns antecipados aos benfiquistas, pela capacidade demonstrada em campo. Mostram que sabem marcar muitos golos de... Penalty. Mostram que só devem treinar a marcação de penalties, durante a semana. Nem precisam de treinar muito mais. Basta a marcação de penalties, que o resto é secundário, não é mesmo assim?

Mas um aviso. Na Liga dos Campeões é preciso mais talento que marcar penalties. Esta noite, não vamos ter tantos penalties para disfarçar a falta de qualidade da equipa. Cuidado com os verdadeiros diabos vermelhos. Vão mostrar como se joga à bola, com ou sem penalties. Quem vos avisa, amigo é.

LOL...

oh rapazinho lembra te que a unica equipa dos grandes que nao perdeu com um clube ingles foi o benfica porto ja teve na linha 5 frente ao arsenal uii nem foi bom,enquanto que o benfica venceu liverpool,arsenal,manchester united, e alguns mais e porto ja nao e invicto na inglaterra=)