Sporting: "Domingos tem-se espalhado ao comprido" | Relvado

Sporting: "Domingos tem-se espalhado ao comprido"

Opinião é de José Eduardo, que em entrevista ao Relvado arrasa Bojinov.
 
José Eduardo, Sporting

Em entrevista ao Relvado, José Eduardo, membro do Conselho Leonino, arrasa Bojinov pela atitude no último jogo com o Moreirense (o búlgaro empurrou Matías Fernández e não deixou o chileno marcar um penálti) e critica Domingos Paciência. Embora reconheça grandes qualidades ao treinador leonino, defende que tem sacumbido à pressão.

Apesar da série negra de resultados do Sporting - uma vitória nos últimos oito jogos - José Eduardo acredita que a equipa vai dar a volta, lembrando que "ainda há muito para ganhar esta temporada".

Relvado - Que explicações encontra para este mau momento do Sporting?

José Eduardo - A primeira explicação é simples: o abaixamento de forma de jogadores nucleares. O Sporting assenta o seu futebol no jogo pelas alas e o Diego Capel baixou de rendimento. O Elias também tem estado abaixo do que já mostrou, o Van Wolfswinkel deixou de ser eficaz e ainda por cima agora lesionou-se... O Rinaudo dava uma enorme consistência ao meio campo e lesionou-se. E a verdade é que o Domingos não conseguiu arranjar substitutos à altura.

R - A equipa tem entrado de forma muito amorfa nos últimos jogos, não concorda?

JE - Não concordo totalmente. Neste último jogo até entrou bem. Mas nesta altura, não existe uma capacidade goleadora, a equipa não consegue concretizar. Apareceu um ponta de lança, o Ribas que sinceramente me parece um substituto credível do Van Wolfswinkel, mas teve azar por surgir numa altura em que o Capel praticamente não existe. E o Carrillo, "coitadinho"... Coitadinho entre aspas, naturalmente, porque é um miúdo cheio de talento... Mas é muito novo e não pode andar com a equipa às costas...

R - E como classifica a atitude de Bojinov frente ao Moreirense, empurrando Matías Fernández, não deixando que este marcasse o penálti?

JE - Não é uma atitude nova por parte do Bojinov. Ele já fez o mesmo em Braga, quando houve um livre. Será que essa atitude passou em claro? Não lhe disseram nada? Bom, se não lhe disseram nada, ele pode achar-se no direito de fazer a mesma coisa...O que Bojinov fez com o Moreirense é muito grave, pois contrariou as ordens do comandante, colocou em causa toda a estratégia! E para além de tudo isso, já todos percebemos que o Bojinov é um erro de casting.

R - Há quem defenda que Bojinov não deve voltar a vestir a camisola do Sporting. Concorda?

JE - Ao que sei, o Sporting já lhe instaurou um processo disciplinar, mas penso que devido a situações ocorridas no final do jogo. O que terá acontecido? Dá ideia que o processo disciplinar não se deve à situação da grande penalidade...
Mas volto a dizer, o que o Bojinov fez é gravíssimo, em termos de ética! Contrariou uma ordem do treinador e quando não respeitamos quem está no comando, quem está acima de nós...

R - Os adeptos do Sporting já não estavam satisfeitos com Bojinov. Agora como será?

JE - A tolerância para com ele já era pouca. Bem, agora, está abaixo de zero! Isto sou eu a fazer uma análise do ponto de vista emocional, do ponto de vista racional vamos ver o que a direção do Sporting irá fazer.

Domingos tem sucumbido à pressão

R - Como avalia o trabalho de Domingos Paciência?
JE - Na minha opinião, há duas formas de o avaliarmos: sem pressão, trata-se de um tipo muito competente, que sabe o que faz. Realizou bons trabalhos em todos os clubes por onde passou, é jovem e merece todo o crédito. O grande problema é o seu comportamento sob pressão. Aí, tem nota negativa, tem-se espalhado ao comprido! A verdade é que tem demonstrado não ter maturidade suficiente para aguentar a pressão. Essa pressão mede-se por exemplo nas críticas dos jornalistas e dos adeptos, sejam de maior ou menor nomeada.

R - Mas continua a acreditar no treinador?

JE - Esta situação causa-me desconforto, porque gostava que ele vingasse, pois tem grande potencial. Mas penso que lhe falta maturidade. Ele tem de ter alguém ao lado que o aconselhe, deve inclusivamente procurar ajuda de profissionais. Se assim não acontecer, irá pelo caminho de tantos outros treinadores, acabando por sucumbir.

R - Algumas das suas opções têm sido criticadas. A entrada direta de Renato Neto no onze e depois a sua saída dos convocados, a forma como "crucificou" Polga depois do jogo com o Nacional... Qual a sua opinião?

JE - Aí já entro em terrenos especulativos... Não vou comentar escolhas do treinador. Mas quando se está debaixo de grande pressão, é verdade que poderemos não tomar as melhores decisões. Mas não não vou comentar as escolhas de jogadores, porque não trabalho com eles no dia a dia.

R - Acredita que este Sporting vai dar a volta?
JE - Há um mês e tal tudo começou a desmoronar-se. Mas esta é uma equipa nova... Contrataram-se 19 jogadores, talvez só fosse necessário ir buscar metade desses jogadores. Mas acredito que a equipa pode voltar aos bons resultados, basta que dois ou três futebolistas nucleares recuperem a forma. Ou então dar oportunidade a alguns futebolistas que não têm jogado.

Sporting:

Comentários [47]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Estouro

Só li o início e bastou-me. Se isto é um membro do Conselho Leonino, nem quero imaginar o resto. Todos querem protagonismo, mas nenhum acerta. Registei-me só para dizer isto, pois como alguém disse, e bem, isto faz lembrar o Benfica de outros tempos.
SLB

domingos é a melhor aquisição do Sporting

Todos temos direito a opinar, temos é que fazê-lo com respeito. Li a entrevista e sinceramente quando se diz que Domingos não esteve a altura nas substituições a Rinaudo e a VanWolswingel é no minimo estranho, quem seriam os jogadores que este senhor face ao plantel existente colocaria?
Domingos tentou Andre Santos, Carriço para a posiçao 6 e Bojinov para a 9, não resultou....
Espero, como Sportinguista que sou, com 31 anos de socio, que não se cometa mais um erro grave e se despeça um treinador de provas dadas, não sabe gerir a pressao dos orgaos de comunicação social, por acaso tem ouvido ou lido o qu referiu Domingos? Ha jornalistas que fazem perguntas que nem merecem respostas.....eu vi perguntarem a cherbakov no jogo de homenagem a este jogador se gostava de estar no campo a jogar.....
Domingos diz e bem que esta a 6 meses em alvalade, começou o campeonato e se nao é a vitoria em paços de ferreira não sei se ainda seria treinador, depois ganhou 10 jogos, era o melhor do mundo estava a 1 ponto dos lideres, fez um jogao na luz, e voltou a nao ganha a 5 jogos, ja é o pior de novo? Domingos disse que eu ouvi, que ha jogadores que tem obrigação de render mais, que a jogar como o fizeram não tem lugar, numa tentativa de os picar incentivar....Deixem o Domingos trabalhar depois me dirao.... que culpa tem Domingos dos erros de polga, bojinov e afins? deixem-no conhecer os jogadores, contruir uma equipa saudavel, que se auto motive, que seja solidaria, um por todos e todos por um....e vão ver.
saudações leoninas
força Domingos o teu profissionalismo é tão grande que defendes o meu clube e eu lembro-me de marcares golos em Alvalade, obrigado e coragem!!!

Mas que "gaita" é esta?

Então o Bojinov vai ser castigado e muito bem, por desobidiência ao treinador Domingos, este fulano é do Conselho Leonino e vem cá para fora dizer mal do treinador do "seu" clube? Ou o tipo não está bom da bola, ou então come merda! Quero ver qual é o castigo que o Godinho Lopes lhe vai aplicar, com porcaria de sportinguistas como este dentro do cube, havemos de ir longe....

MAS QUE RAIO É SACUMBIDO

Ainda pensei...mas era mesmo...ANDRÉ CRUZ MARTINS
Vou começar a contar (como o Rui Santos) as asneiras deste.
Sacumbido ?... já sei : incumbido de sacar...hmm... talvez não...

E logo com esse nome,

E logo com esse nome, pá...
Já viste? André Cruz, ex-grande jogador; André Martins, futuro grande jogador... ;)

Leste aqui há tempo

Drogba e o seu compatriota Anelka , do mesmo artista.

:-) SA

Como?

Compatriotas?... Lol

aos comentários dos dragonitos

eles os comentários só me dão razão , eu NUNCA MAS NUNCA CONTRATAVA O DOMINGOS PARA TREINAR O SPORTING 1º ponto sobre o que digo , o domingos é um bom treinador tem qualidade , até digo tem qualidade suficiente para treinara qualquer clube , só lhe falta é uma qualidade que é ser honesto sério homem com H muito grande , isso ele não é , e já provou mais que uma vêz que não é sério , já vi o brga levar 5 do porto por ele ter escalonado a sua equipa para isso mesmo perder , não perde a liga europa para o porto de uma forma vergonhosa , porque ai é uma final europeia e estava a sua carreira em jogo , quem contra o porto collooca neto sem treino e rotinas depois agora já nem convoca o miudo . isto não lembra seja a quem for , quem tem 2 d.e em campo insua- evaldo ... só deve estar a brincar --- quem coloca o bojinov sabendo que ele não vái dár nada mas nada mesmo é um jogador que nem na 3 ª divisão teria lugar , só pode estar a brincar ,,,,,,,,, quem coloca 3 jogadores defensivos em todos os jogos como é carriço - elias- scarse- se não está a brincar , deve pensar que todos em portugal não sabem o que é futebol -----------------------((((((((((((( CONCLUSÃO ))))))))))))))))9 ELE É BOM TREINADOR MAS ESTÁ COM O PORTO NO ORIZONTE ,,,,,,,,,,,,, o oliveirinha disse tudo ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, e aqui é que o meu clube perde ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, queria o pior treinador do mundo mas nunca alguem comm ligações ao benfica e porto ,,,,,,,,,,,,,,,,, o meu clube está farto de ser comido mas não aprende ------------------(((((((((((((( AFIRMO DOMINGOS É BOM TREINADOR MAS NÃO NO SPORTING NÃO QUER )))))))))))))))))))))) ESTA´ A FAZER PARA SER DESPEDIDO

Para ajudar o pessoal, dá ai um nome

Se fosses tu a decidir, hoje e agora, quem contratavas? Mas sem referires trinadores inacessiveis, ok.

eu

eu seria o treinador certo , como disse qualquer um por mim seria contratado desde que não fosse do galinholas ou porto ,,,, acho que fui claro no que disse ,,, e mais quem não morre-se ou não tenta-se matar em campo seria por mim mesmo envenenado ,, eu sou assim e não mudo por nada do mundo ,,,,,, o moreirense jogou correu mereceu ganhar e eu fico no burro ,, a bufar para o ár ... não tenho paciencia para o paciencia ,

Li com atenção a entrevista

Li com atenção a entrevista do José Eduardo e procurei cuidadosamente para ver onde é que o homem teve declarações de 'inimigo' como aos olhos de alguns adversários parece ter tido. Há que se ser crítico para si próprio e muitos dos que agora criticam até tiveram no inicio uma postura de beneficio da dúvida, seja com treinador, seja com presidente ou jogadores. Não podemos agora é dizer que o Domingos tem feito um grande trabalho, que a equipa está melhor que aquela da época passada, e que a culpa disso não se pode atribuir a ninguém.
Eu sempre esperei mais deste Sporting em relação ao Sporting da época passada, mas, as estatísticas estão aí, os resultados também, e infelizmente as 'ovelhas negras' continuam lá, com este Bojinov a ser apenas mais um caso de indisciplina que vai-se tornando quase imperativo em todos os plantéis do Sporting, época após época. Sobre o Domingos, a verdade é... ainda não foi capaz, nem sabemos se será de fazer melhor que um Couceiro ou Paulo Sérgio, e é lógico que criticas como as de José Eduardo comecem a ter toda a razão de ser, é que pressionado é igual a um dos outros dois mencionados acima.

E um aparte sobre o caso dos 'túneis' de Alvalade, totalmente ridículo todo o episódio.

domingos

mundo gostavam estes portista ter la o domingos so falam que ele vai para, mas ficam la com VP se le kizesse ir para o porto tinha logo ido no inicio desta epoca estes galegos falidos nem dinheiro tem para pagar as trasferençias sao uns burros que ai andam pah deixem de comentar as outras equipas e ficam la na vossa insignificançia

E se marcasse

Tinha direito a uma prenda!

Errar é humano

Grande Sportinguista!!

Com sportinguistas como este, o SCP nem precisa de adversários..

Declarações lamentáveis de um elemento do Conselho Leonino do SCP.

Boa mais um

como portista estou deliciado com estes comentários de grandes sportinguistas em relação ao Domingos, continuem, provavelmente na próxima época escolherão outro treinador e o Domingos vai treinar o seu clube do coração e terá sucesso, no seu FCP, continuem assim, pensam que se constrói uma equipa competitiva num ano. Saudações

Sportinguistas

A dar estouros no próprio clube...Parece o meu Benfica dos anos 90.

Totalmente de acordo

O Campeonato perde muito com estas merdas. O SC Braga vai crescendo ano após ano, já o Sporting teima em enterrar-se. Parece a Liga Espanhola.

Do 6º lugar para baixo, só se luta pela manutenção.

É este o carpinteiro!?

Tem cara disso…

Domingos esta a ser sincero.

Domingos esta a ser sincero. Sincero demais e a tocar nos podres desse clubezeco como ultimamente ninguem se atreveu. E isso vai jogar contra ele num futuro proximo. Percebe-se perfeitamente que há desde sempre um problema estrutural, que alguns bons resultados conseguiram camuflar. Mas quando os resultados nao aparecem volta a vir tudo ao de cima. O caso das imagens das paredes é apenas um pequeno exemplo do que eles querem ser e nunca serão.
Domingos muito provavelmente nao vingará no scp, mas ira para o Fcp e depois vao dizer "ai ai porque mandamos Domingos embora, aiaiai", tal como aconteceu com o 2º melhor treinador do mundo no outro clubezeco da 2ª circular.
Foge enquanto é tempo Domni.

guardiola

Infelizmente concordo consigo, Domingos refere e bem que quem mais mal diz do Sporting são os sportinguistas....aqueles "colunaveis" "comentadores de TV" que tem peso nas decisões internas, posso ate não considerar Alex Ferguson como referência (esta em manchester a mais de 20 anos, foi logo campeão?) Alex Wenger (esta no arsenal á anos...) são contestados é verdade mas a direcção do clube a que pertencem despede-os? Mourinho chegou ao chelsea ao real madrid ao fcp foi logo campeão? Espero e desejo que o Sporting e quem o dirige mantenha DOMINGOS!!!

Que comentário

cheio de nível (e vírgulas, já agora). Parabéns.

É cada um que aqui aterra...

Querem gozar com A, B ou C, mas gozam é com a própria cara, pois nem sequer para uma tirada escrita têm arcaboiço.

Oh ABC doeu-te alguma coisa?

Oh ABC doeu-te alguma coisa? Poe pomada e nao apanhes frio senao constipas-te

Um senhor, este Guardiola...

Um senhor, este Guardiola...

Obrigado paulo bento,

Obrigado paulo bento, desejo-te as maiores felicidades no europeu

Este lembra-me

O Forbs ,que jogou no Sporting, era fan do Boniek da Juventus e batizou o filho Boniek .
Sabes que o Ederzito ,da Académica, saiu da convocatória à pressa , e não esteve no jogo de hoje com a U.Leiria , e a Briosa só tinha 5 gajos no banco ?
Foi-se , digo eu , falta saber...

Saudações leoninas SA

Seguiré el teu consell, el

Seguiré el teu consell, el meu fill es diu Guardiola. Gràcies

Vai para o Porto? Mas ele

Vai para o Porto?
Mas ele podia jogar na mesma, não? Ou aqueles 3 secos deixaram mossa nas relações?... ;)

Corrente de ar, a quantos

Corrente de ar, a quantos pontos do 1º classificado vai ficar o teu clube este ano? Salutacions