Sporting-Moreirense: suplentes da II Liga calaram Alvalade (crónica) | Relvado

Sporting-Moreirense: suplentes da II Liga calaram Alvalade (crónica)

Os leões não conseguiram vencer o adversário, de um escalão inferior, mas com uma organização exempl
 
Sporting-Moreirense (19/01/12): guarda-redes Ricardo é felicitado pelos colegas
Lusa

Um Sporting em crise de confiança registou esta quinta-feira mais um resultado negativo, desta vez para a Taça da Liga. Com a agravante de ter empatado com um adversário de um escalão inferior, que jogava sem muitos titulares, e de o jogo ter acontecido em Alvalade. O 1-1 final obriga os leões a vencerem o Gil Vicente, na última jornada da fase de grupos, para poder seguir para as meias-finais. Mas terá de ser forçosamente um Sporting muito melhor que o de hoje. Melhor na defesa, melhor no meio-campo, melhor no ataque.

O início do jogo não deu indicações sobre o que se viria a passar. É certo que a equipa de Domingos Paciência não entrou de forma fulgurante no jogo, mas durante os primeiros 25 minutos quase só deu Sporting. Capel e Carrillo, bem servidos por Elias e Schaars, davam trabalho à equipa do Moreirense, que nesse período inicial pouco mais fez do que tapar os caminhos da baliza, e nem sempre da melhor forma.

Pouco a pouco, contudo, os leões foram perdendo gás. A natural falta de rotinas de Ribas na frente era notória e sem uma referência na área o jogo dos leões perde objetividade. A primeira grande oportunidade de golo aconteceu para os visitantes, aos 27 minutos: Ghilas rematou ao lado e assustou – e muitas mais vezes o iria fazer.

Na resposta, surgiu o 1-0, um pouco contra a corrente de jogo. Capel aproveitou a atrapalhação da defensiva de Moreira de Cónegos e marcou um golo fácil. O espanhol estava em posição de fora de jogo, mas a bola chegou-lhe de um adversário – golo legal.

Ghilas: este não engana, é de I Liga

Acreditou-se que o mais difícil estava feito e que a partir do 1-0 os leões teriam mais espaços para ampliar a vantagem. Mas o Moreirense não pensou assim e empatou a partida aos 35 minutos, no melhor momento do jogo: Ghilas, possante avançado francês que na época passada jogava no Vizela, da II Divisão, concluiu de forma brilhante uma jogada rapidíssima que começou no guarda-redes Ricardo Ribeiro. Um golo que vale a pena rever na televisão.

O Sporting sentiu o golo e em duas situações, aos 37 e 41 minutos, poderia ter ficado em desvantagem. Valeu a falta de pontaria de Luís Pinto e Ghilas, porque a defesa leonina tremeu por todos os lados, como tem vindo a acontecer nos últimos jogos.

Domingos mudou a estrutura da equipa ao intervalo: trocou Carriço e Ribas por Matías Fernandez e Bojinov. O Sporting reentrou como tinha entrado: pressionante, rápido, em busca do golo. E o Moreirense fez exatamente o mesmo que na etapa inicial: deu 25 minutos aos leões, preocupando-se apenas em defender. Desta vez melhor, não dando chances de golo aos anfitriões.

Perante a inoperância dos seus homens mais avançados, o treinador do Sporting voltou a recorrer ao banco. Lançou Jeffrén e tirou Carrillo, que tinha desaparecido. E o espanhol, finalmente a cem por cento, entrou muito bem, mexendo na dinâmica ofensiva da equipa.

A entrada de Jeffrén coincidiu, por outro lado, com o regresso do Moreirense ao jogo. Ghilas, aos 73 minutos, com um remate perigoso, voltou a mostrar que tem lugar na maioria das equipas da Liga Zon Sagres. Moralizados, e conscientes de que o adversário passava por dificuldades sempre que a bola se aproximava da área de Marcelo, os homens de Jorge Casquilha voltaram a acreditar que podiam vencer o jogo e tornaram-se mais perigosos.

Bojinov, persona non grata

Até que aconteceu o golpe de teatro, já passavam dois minutos dos 90. Jeffrén, sempre ele, conseguiu passar por Augusto e foi derrubado na grande área. Grande penalidade indiscutível, que Matías se aproximou para marcar… sendo afastado de forma ríspida por Bojinov. O búlgaro, que nada de positivo tinha feito no jogo, falhou e ouviu um monumental coro de assobios. Terá mais oportunidades em Alvalade? Mérito para o guarda-redes do Moreirense: Ricardo adivinhou o lado e lançou-se de forma perfeita.

O mesmo Ricardo foi elevado ao estatuto de herói do jogo no lance final da partida, um pontapé de canto, ao negar com o pé o golo a Jeffrén. Estava consumado o empate. E resultado mais justo não poderia haver.

Sporting:

Comentários [94]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Opções estranhas....

Sem pôr em causa o valor do Domingos tenho para mim que as ultimas opções de inicio são bastante discutiveis......

Vamos a Braga disputar taco a taco o 3º lugar e jogamos com o Elias, o Schaars e o Matias Fernandez.

Recebemos o Moreirense, que não obstante estar em 2º lugar na 2ª liga traz muitos jogadores que não são primeira opção (e o próprio treinador tinha assumido essa intenção antes do jogo) e alinhamos de inicio com o Elias, o Schaars e o Carriço???
E depois ouvimos no flash-interview que voltámos a dar 45 minutos de avanço ao adversário???

As responsabilidades tem de ser pedidas a todos, aos jogadores e treinador!!!
Exige-se mais e melhor a todos!!!!!!! Compreendo que a equipa está em crescimento, mas pelo que se tinha vista já estivemos melhor do que estamos....é certo que temos tido algum azar com lesões em alguns jogadores importantes e o nivel do plantel não é muito equilibrado mas pelo menos que não desaprendam o que já tinham aprendido...o Domingos tem de os manter em sentido e com niveis de concentração elevados, o que me parece que não está a acontecer...

Esta situação do Bojinov deixa a entender que já não existe aquela união que se verificou em dada altura do campeonato, e que foi uma das razões que devolveu os adeptos ao estádio. Deve ser castigado e se demonstrar que quer voltar a fazer parte do grupo terá de se esforçar bem mais do que tem feito até aqui....Se não estiver na disposição de trabalhar, pedir desculpas ao treinador, aos colegas e adeptos pode levar a guia de marcha pois a sua falta não será notada...

(Eu só peço 90% de )Esforço, Dedicação, Devoção, e (10% de Talento para atingirmos a...) Glória
Força SPORTING!!!

Análise lúcida

Neste contexto http://relvado.aeiou.pt/sporting/abutres-326621
Temos que estar atentos.

Saudações leoninas SA

Ghilas....

....apesar de ter uns quilinhos a mais,deu bastante que fazer á dupla titular do sporting. Grande jogada a do golo,futebol a toda a largura do relvado.

A parte final não vi,mas Bojinov deu uma de Maku??

Nas últimas semanas

não vi um avançado adversário que, sozinho, não chegasse para fazer tremer a defesa do Sporting. Com o espaço que lhes dão sempre, também era complicado não o conseguir.

Apenas VP achou...

..que um PL em Alvalade não fazia sentido.

Ghilas,Rondon,Lima,todos eles marcaram.Capel baixou muito,já no Sevilha era assim.

O melhor

Do jogo foi o golo do gajo , gand'a golo. E eu disse-o ,na altura.
Quem gosta de futebol tem que o reconhecer.

Cumps SA

sim.....

como se diz na giria da criançada, fez birra, amuou e deu para o torto.....

É sempre bom lembrar...

...Lazaroni zangado com Makukula por causa do penalty falhado

Makukula falhou o penalty que não devia ter marcado: «Não tive uma boa noite» Sebastião Lazaroni não escondeu algum descontentamento em relação a Makukula, quando compareceu na sala de imprensa. O avançado decidiu assumir a responsabilidade de marcar a grande penalidade de que o Marítimo beneficiou aos 31 minutos e acabou por permitir a defesa de Butt. O treinador é que não gostou, pois não era suposto ter sido o internacional português a marcar.

«Eu, se estivesse lá dentro, também queria marcar. Mas a vontade não pode ultrapassar o que está estabelecido», começou por dizer Lazaroni, que não quis revelar quais as consequências do acto: «Já foi tomada uma decisão, mas é algo que vai ser resolvido internamente. Já conversei com o jogador. Nos próximos dias vocês vão perceber quais as consequências.»

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=872081&div_id=1461

Há semanas referi essa

Há semanas referi essa situação. Ninguém achou estranha, todos acharam perfeitamente normal. Isso foi em meados de Outubro, penso eu! Passado 2 meses, já estava no no Continente. Não houve conversações antes, querem ver?

Ontem tudo gozou com os Sportinguistas, mas esqueceram-se dessa situação :)

Estamos cá...

..para os fazer lembrar :).

lol estes bimbos estao tao ligados a corrupçao

para eles ja vale tudo,

Isso quer dizer o quê?

que o Bojinov vai para o Moreirense?

do que vi ontem

o Ghilas pereceu-me superior....

bom....

na verdade e resumindo o que se viu ontem em ALvalade, foi uma equipa que marcou um golo de sorte e uma outra que marcou um enorme golo! O resto é palha!

O Sporting tem bons jogadores e obviamente tem lacunas, com otodas as equipas têm, mas a realidade é que oproblema do sporting é mais profundo , é estrutural. Continua a ser um clube que prefere olhar para fora em vez de se fechar e se preocupar consigo mesmo.

O sporting ganhou 6 campeonatos e 42 anos, naõ acham que está na altura de rever as prioridades do clube?
Acham mesmo que um clube que ganha 6 campeonatos em 42 anos se deve intitular com candidato natural a ganhar o campeonato todos os anos?
Não acham que isto é iludir os adeptos e associados?

HOnestamente acho que o Sporting deveria mudar o seu discurso, estabiliar e alterar as suas prioridades.

quem és tu

que moral tens para quereres valorizar o que não merece , quando tem mais adeptos mais sócios , o estado deputados ministros , são do benfica com esse poder todo,, o porto brinca convosco --- e desvalorizas , um clube que pode estar a passar uma crise muito longa sim senhor , mas avossa tambem já é bastante grande vái para 25 anos ,, mas ´so te quero lembrar , que é para não ficar muito estérico ... mesmo que ganhes ,,, nota bem mesmo que ganhes , o campeonato e te voltarem a dar a táça da cerveja , e os porting não ganhar nada este ano -----------------------
desde o ano de época 1999/2000 até ao fim do campeonato como disse se ganhares fixas com 9 titulos ok,, (((((((((((((( 9 titulos são os que o sporting tem até agora ))))))))) mas pode ser que ainda se componha isto e ganhamos a táça de portugal e este ano não te dêem a da cerveja ,, e o sporting junte aos 9 + 1 ou 2 titulos o que fará 10 ou 11 ,, o que nesse caso tu farias 8 se nota bem se ganhares o campeonato -------------------- olha resumindo pode ficar 11 x 7 para o sporting ,, m
não te esqueças disto ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, agora pergunto eu terás cerebro para decifrar isto que esv
crevi ,, nã cerebros de galinha não acredito

CONTABILIDADE TENDENCIOSA

2000 SPORTING
2001 BOAVISTA
2002 SPORTING
2005 BENFICA
2010 BENFICA

Os outros ganhou o Porto.
Já agora vê as taças...

Tendênciosa?

Quando escvrevi isto não foi no sentido de menosprezar a História do SCP, nem o clube em si.

Apenas me referi a factos. e os factos são 42 anos = a 6 campeonatos.
Mas se naõ queres recuar 40 anos e apenas queres recuar 12 (2000 a 2012) podemos ver que a "tendência" se mantem: 12 anos = a 2 campeonatos.

Ser têndencioso seria dizer te que fazendo uma média dos campeonatos que o SCP venceu nos últimos 12 anos, poderemos chegar á conclusão que daqui a 48 anos o SCP terá ganho apenas mais 8 campeonatos.

Enfim, o que quis dizer é que se calhar, para bem do SCP e do Futebol Português a estrura do Clube deveria ser outra, mas isso só depende dos Adeptos, Sócios e Dirigentes.

Nada isto exclui o facto do SCP poder vir a ser campeão para ano (por exemplo), mas naminha opinião, isso nada muda.

agora

com os girassois os jubas vao dar o litro

Fase cerelac

Fase Cerelac, imagens de Borboletas infantis acrescido de Birras e amuos para marcar um penalti..... Quando vai crescer este Sporting?
aquele final de ontem ..... Quando corre bem tudo vai bem,mas quando corre mal...... não há nada a fazer

S.L. GAYSFICA

É SÓ PAR NÃO SE ESQUECEREM lamento de colocar isto , e ainda há o da viola , mas agora fica assim
http://cromos_da_bola.blogspot.com/2008/03/quem-cala-consente.html

hhuuuuuu hhhuuuu

Ó Leão...

estou chocado, achas que eu sou Benfiquista? ......

E , esta msg não é para levar a mal, mas pode-se dizer que se pouseram a jeito....

Principal problema do SCP: Plantel terrivelmente curto

Jogo fraquissímo do SCP.

Sinceramente não percebo porque o SCP anda a fazer 2 jogos por semana quase sempre com os mesmo jogadores. Com este ritmo, obviamente a equipa tinha que cair a pique em termos de forma.. Este decréscimo de qualidade ainda é agravado porque a equipa já desde meio de Dezembro demonstrava esta queda de forma.

E porque acontece esta queda de forma?
Porque o plantel do SCP é curto, extremamente curto. Basicamente o SCP possui somente um avançado de qualidade (actualmente lesionado), um trinco de qualidade (actualmentre lesionado), um meio-campo curto - tem Elias e o holandês e uma defesa em que tem um bom defesa-esquerdo, um razoável defesa-direto e 3 centrais de qualidade média.

Conclusão, o plantel do SCP é curto, terrivelmente curto em termos de qualidade, situação agravada pelo ritmo frenético de jogos e pelo nº de jogadores que chegaram recenteente ao clube e que obviamente ainda andam um pouco perdidos.

O que não é admissível são actos de indisciplina, por isso, o que aconteceu ontem, tem que ser rapidamente resolvido e resolvido exemplarmente.

P.S. Os sportinguistas que declaram Domingos como o principal culpado desta situação, merecem o estado em que o seu clube chegou nestas últimas épocas. Obviamente que Domingos tem cometido erros, mas o problema principal do SCP está muito longe de ser o treinador..

O Domingos é o principal culpado

pelas opções que toma. Ou nem isso?

Até prova em contrário, é ele que faz os onzes que sistematicamente "dão 45 minutos de avanço". É ele que os faz. Aquela aberração do Carriço a meio-campo também é opção/invenção dele. Também é ele que coloca o Renato Neto a titular nos dois jogos mais importantes da época (continuar na luta pelo título dependia de um triunfo contra o Porto, por exemplo), quando tinha uns 3 ou 4 treinos com o plantel, e o deixa fora dos convocados no jogo seguinte.

Depois, e sinceramente, parece-me de cabeça perdida, a responder a João Braga e afins.

os adeptos

do assobio nao tem tido descanso

áááááá

Killer..

Killer,

Para imensas posições as opções do SCP são nulas.. Vê a posição de ponta-de-lança? as opções são nulas, zero .. Ou é um puto de 20 anos ou apostas em jogadores com historial cheio de problemas..

A aposta no Renato Neto, foi uma aposta de último recurso, porque não havia alternativas..

E em primeiro lugar, dirigentes, treinador e jogadores deveriam ter sempre tido o discurso "está é a época zero".. expectativas baixas.. E apostar em somente 2 competições - deixar isso bem claro - , mas quando a conversa é "estamos em 4 frentes" e não se tem plantel para isso, a situação tinha que dar problemas.. é evidente..

Quanto ao Domingos estar de cabeça perdida, obviamente Domingos não está isento e esta situação está a mexer com toda a estrutura do SCP..

Uma coisa, tenho certa, o SCP tem um longo caminho a percorrer face ao problemas que teve e tem e se os adeptos e sócios pensam que problemas com esta gravidade se evaporam em 1 ou 2 anos, o SCP não vai a lado nenhum..

Não percebo

primeiro, a conversa das quatro frentes partiu (pelo menos também) do próprio Domingos. Logo, não é pressão imposta por uma entidade maior.

E claro que faltam opções. Sobretudo quando algumas delas estão absolutamente encostadas (André Santos ou Rubio, por exemplo). Alguma vez na vida o Rubio, por exemplo, fará pior figura do que o Evaldo, para nunca ter jogado uma vez que fosse (se exceptuarmos 2 minutos de 6 em 6 jogos)?

Renato Neto é situação de recurso? Mas porquê? Só porque se lesionou a anta do Carriço, senão lá vinha ele jogar no meio-campo. Mas achas normal jogadores chegarem, fazerem dois treinos, e serem titulares, como aconteceu com o Neto e o Seba? Por amor de Deus...

E alternativas???

Killer,
Quem define os objectivos de uma equipa?? É o treinador?? Obviamente que não ou então esse clube funciona muito mal. O sobjectivos foram definidos pela Direcção do clube, o treinador é o mero mensageiro..

Quanto a Rubio e André Santos, percebo-te mas são 2 jogadores!! 2 jogadores super jovens mas ai até te posso dar razão, mas que influência significativamente a resolução do problema? Não..

Quanto a Renatoe Seba, não considero normal, mas houveram sócios do SCP a criticar Domingos em Braga por não apostar neles!!! E sem eles que alternativas tem o SCP??

Os sócios do SCP tem 2 opções, ou muitos milhões para investir no clube ou dar tempo à Direcção. O meio-termo só vai fazer o SCP continuar o triste caminho que já anda á vários anos..

P.S. Quando vir Domingos com um plantel equilibrado e com qualidade a ter estes reultados, critico, até lá, penso que são os próprios sócios e adeptos do SCP a dar um tiro no pé..