Marítimo-FC Porto: e ninguém lhes ganhou… (CRÓNICA) | Relvado

Marítimo-FC Porto: e ninguém lhes ganhou… (CRÓNICA)

O FC Porto é o segundo campeão nacional a conquistar uma Liga sem derrotas. O recorde mais desejado
 

Campeão q.b.

Não foi preciso muito. Bastou um FC Porto q.b., de queda para golos com nota artística, para garantir o último objetivo da época na Liga Zon Sagres. Jimmy Hagan tem agora a companhia de André Villas-Boas na muito restrita lista de treinadores capazes de liderar a equipa a um campeonato sem derrotas.

O brilhante pecúlio de um dos técnicos mais jovens da história do futebol português foi conseguido com mais uma vitória, a 27ª… em 30 jornadas, frente a um Marítimo que se resigna ao nono lugar. Foi também o 39.º jogo seguido a marcar para a turma azul e branca, o que também constitui um recorde.

E há ainda a registar uma das maiores pontuações de sempre – a maior em campeonatos de 30 jornadas –, a maior vantagem de sempre sobre o segundo classificado – 21 pontos, e um feito com 35 anos – são dragões os dois melhores marcadores da Liga.

Para o derradeiro desafio no campeonato, Villas-Boas manteve Beto, Rúben Micael, Souza e James, segundas escolhas que têm tido mais minutos nesta reta final, e ainda Walter, que aproveitou, uma vez mais, para reforçar a conta goleadora com uma eficácia impressionante – fez apenas um remate.

E porque Dublin está à porta, a 27.ª vitória portista fez-se sem Hulk e com Falcao no banco. Em abono da verdade, não fizeram falta, até porque também o Marítimo tinha pouco a discutir: se os dragões ainda perseguiam recordes para abrilhantar a época, aos insulares a subida ao oitavo posto valia apenas uma entrada tardia na Taça da Liga em 2011/2012.

Devagar, devagarinho…

E assim se jogou, num jogo típico de final de época, com ritmo baixo, pouca velocidade, sem intensidade. Entrou melhor a equipa da casa, aproveitando a desconcentração de Álvaro Pereira e Otamendi, que deixaram Kléber surgir nas redondezas da área de Beto com perigo. Mas oportunidades, nem vê-las.

Acertadas as marcações e assentados os mais distraídos, foi tempo de brilhar Guarín, hoje o patrão do meio-campo portista. Grande visão de jogo aos 20’, com um passe a rasgar toda a defesa insular e a encontrar Varela no coração da área. O que o extremo, no limite do fora-de-jogo, fez com a bola não foi menos estético: remate em arco ao poste mais distante, com o pé esquerdo.

Dez minutos volvidos, mudaram os protagonistas, ficou a arte. Do lado esquerdo, James fez um daqueles seus passes teleguiados, para Walter. A cabeçada do brasileiro, ao poste mais distante, era imparável.

Até ao intervalo, o Marítimo teve mais bola, mas a Baba e Djalma faltava acutilância, e à irreverência e talento de Kléber faltava eficácia.

Dizer adeus à Liga a pensar em Dublin

No segundo tempo, a supremacia foi do Marítimo, graças à mudança tática operada por Pedro Martins, que recuou Djalma para o meio-campo, organizando a equipa em 4x4x2. Com o reforço portista para a próxima temporada muito mais em jogo, os madeirenses, mais pressionantes, voltaram a contar com falhas graves de Otamendi e estiveram bem mais perto do golo. Perante a passividade da defesa portista, recorrente nos últimos encontros, Baba apenas falhou perante Beto, por três vezes.

Com dois golos de vantagem e a invencibilidade nas mãos, os azuis e brancos pensavam em Dublin: primeiro saiu Sapunaru, depois Guarín, para dar ritmo a Sereno e, sobretudo, a Belluschi. Era altura de controlar o ímpeto maritimista e gerir o jogo. Sem grande brilho, sem grande ritmo, mas, uma vez mais, com os três pontos.

Ponto final na época do campeão, num ano para não mais esquecer. Segue-se a final da Liga Europa!

As figuras
Ficha do jogo
FC Porto:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

À conquista da Europa!!!

walter

um excelente jogador e matador é pena jogar no mesmo time q falcao ai as coisas se complicam mais tem de ficar daqui a dois anos pode vir a ser o nosso matador

WALTER

Gosto do puto walter,é daqueles que o fisico engana parece um gordo tosco,mas quando a bola lhe chega aos pés nao engana,penso que bem trabalhado daqui a 2 anos será estrela da equipa...

CUMPS...

SOMOS PORTO!!!!!

O melhor campeonato de sempre do grande, do enorme, do gigantesco, FUTEBOL CLUBE DO PORTO!!!!

INVENCÍVEIS!!!

MOMENTO ÚNICO E HISTÓRICO NO FUTEBOL PORTUGUÊS!!!

Este clube, esta equipa, este treinador

fizeram História.

Invictus!

Que Porto!

Uma época histórica, realmente

E, ao contrário do que dizem muitos, pareceu-me limpinha, apesar do ocasional benefício. A verdade é que o Porto, quando foi prejudicado, não baqueou, portanto nada leva a crer que o fosse fazer se não tivesse tido os benefícios que teve durante a época. Benefícios esses que, quer-me parecer, nunca foram decisivos.

Portanto, limpinho, este campeonato histórico. A época já é histórica, mas pode ficar como absolutamente épica, sobretudo apenas 7 épocas outras épocas inacreditáveis. Fazer melhor do que Mourinho, tão pouco tempo depois, é inclassificável.

Os meus parabéns.

Concordo

Concordo com o facto de que houve jogos em que fomos beneficiados, mas também encontro bastantes onde fomos prejudicados, e mesmo assim saímos por cima. O adepto tem sempre tendência para se lembrar de quando é prejudicado, e nunca ao contrário, especialmente se esses erros se transformam em pontos.

PORTO PORTO PORTO PORTO

ORGULHO, vamos lá todos...

Oh, meu Porto, onde a eterna mocidade
Diz à gente o que é ser nobre e leal.
Teu pendão leva o escudo da cidade
Que na história deu o nome a Portugal.

REFRÃO:

Oh, campeão, o teu passado
É um livro de honra de vitórias sem igual
O teu brasão abençoado
Tem no teu Porto mais um arco triunfal
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto, Porto, Porto
Porto, Porto

Quando alguém se atrever a sufocar
O grito audaz da tua ardente voz
Oh, Oh, Porto, então verás vibrar
A multidão num grito só de todos nós

Vou cantar essa musica em plenos pulmoes..

Já na próxima 4ª feira.. Pintar Dublin de azul e sonhar em trazer o caneco para a invicta!!

Espero que sim amigo, que no

Espero que sim amigo, que no final sejamos nós a festejar, não podemos morrer na Praia.

Re

Muita seriedade e empenho! Não embandeirar em arco e acreditar q é possível vencer este super-Braga! Preferia o Benfica pela forca anímica que teríamos mas convenhamos q com
o Braga vai trazer um aliciante desafio ao Porto!!
Vou esta mesmo atras da baliza no estádio,aquilo vai ser a loucura!!
Preciso de comprar uma camisola do Porto,não sabes de algum
sítio onde a possa arranjar sem desenbolsar uns 80 euros?

!

Preciso de comprar uma camisola do Porto,não sabes de algum
sítio onde a possa arranjar sem desenbolsar uns 80 euros?

Talvez em alguma loja de Chineses ou numa feira....

Sinceramente não

Sinceramente não sei...
Espero que faças uma boa viagem.

Grande abraço

Bosingwa no FCP?

já agora ontem corria um forte rumor que Bosingwa ia ser jogador do FCP na próxima época...

Dublin

Alguém aqui do relvado vai a Dublin na 4ª?