O FC Porto, de André Villas-Boas, entrou este sábado para a história do futebol português como o segundo melhor campeão de sempre, ao finalizar a prova invicto, com apenas três empates.
Os azuis e brancos só não conseguiram fazer melhor do que o Benfica, de 1972/73, o outro campeão invencível, que, sob o comando de Jimmy Hagan, terminou a prova com 28 triunfos e dois empates.
Em 77 campeonatos, só mais uma equipa logrou concluir a prova sem derrotas: em 1977/78, o Benfica somou 21 vitórias e nove empates, mas ficou no segundo lugar, com os mesmos 51 pontos (dois por vitória) do campeão FC Porto.
Como agora os triunfos valem a triplicar, os dragões bateram o recorde de pontos a 30 jornadas (84, contra os 76 do Benfica a época passada) e conseguiram também a maior vantagem sobre o segundo (21 pontos), o clube da Luz.
A supremacia foi total, de uma equipa que teve o melhor ataque (73 golos), incluindo o melhor marcador e grande figura da prova, o brasileiro Hulk (23), e a defesa menos batida (16).
Depois do terceiro posto de 2009/2010, os portistas apostaram no jovem André Villas-Boas (33 anos) para suceder a Jesualdo Ferreira e a equipa liderou o campeonato da primeira à última jornada.
Após quatro rondas, marcadas por algumas arbitragens polémicas, o FC Porto já tinha ganho nove pontos de avanço sobre o seu principal adversário, o Benfica, e, depois, nunca permitiu a aproximação.
Quando perdeu os primeiros pontos, em Guimarães (1-1), à sétima jornada, o “onze” de Villas-Boas ainda ficou sete pontos à frente dos “encarnados”, que, três rondas depois, golearia por 5-0 no Dragão.
Com mais 10 pontos do que os concorrentes mais próximos (então Vitória de Guimarães e Benfica), o FC Porto parecia ter o campeonato ganho à 10.ª jornada e essa aparência confirmou-se plenamente, já que os “dragões” nunca cederam.
Um novo empate (1-1 em Alvalade), à 12.ª jornada, ainda reduziu a margem para oito pontos, mas esta jamais baixou, já que os “dragões” continuaram a ganhar sem parar, acabando por festejar à 25.ª ronda, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.
A 3 de abril, uma vitória por 2-1 sobre o Benfica permitiu ao FC Porto festejar, com cinco jornadas por disputar, o seu 25.º título nacional.
Até final, os azuis e brancos mantiveram-se concentrados e, mesmo com algumas poupanças, seguraram a invencibilidade, cedendo apenas mais um empate, o terceiro, na receção ao Paços de Ferreira (3-3, na 29.ª ronda).
Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.
O-R-G-U-L-H-O
Enviado por Gumball81 a 14 de Maio de 2011, às 22:57.É este o nosso destino... Quando alguém tenta e não consegue, nós a seguir vamos lá e conseguimos, contra ventos e marés, contra toas as tempestades, nós somos Porto... este é o nosso destino..
2003, difícil mas não irrepetível!
A azia doentia do autor..
Enviado por Pietro a 14 de Maio de 2011, às 22:53.O Porto perde 4 pontos este ano em dois jogos de arbitragem vergonhosa.. Em
Alvalade golo em fora de jogo,expulsão discutível e critério disciplinar absurdo. Com
o paços um pênalti não assinalado e um golo do adversário em
posição irregular!!
Mas aqui o artolas do autor provavelmente não se recordou.. É mais
um pseudo-jornalista com pouca isenção
NEM NA COCHICHINA
Enviado por leaovivo a 14 de Maio de 2011, às 22:45.UM CAMPEÃO GANHA SEM DERROTAS SE NÃO OUVER MÃO DE CORRUPÇÃO E ISSO FOI EVIDENTE OS A´RBITROS IMPEDIRAM O -------- PORTO DE SER DERROTADO ---- NÃO QUER DIZER QUE TENHA A MELHOR EQUIPA NACIONAL , MAS ISTO É COMO UM GUERREIRO QUANDO TEM ARMADURA ESTÁ MAIS CONFIANTE NA --- BATALHA -------- É ASSIM COMO ESCREVO E SERÁ ESCUSADO VIR AQUI OS DRAGÕES CORRUPTOS VOMITAREM PORQUE NÃO SÃO TÃO BONS COMO PENSAM ,
Esta mais do que visto,
Enviado por dragao dos eua a 14 de Maio de 2011, às 23:40.que para se passar de perdedor,o que e o teu caso,para ganhador,que e o meu caso,seria preciso reconhecer os nosso proprios erros nas derrotas para que possamos inverter os resultados.Pelo teor do teu posting ,estou convencido de que vamos continuar a ganhar por muito muito tempo.
Apenas pena..
Enviado por Pietro a 14 de Maio de 2011, às 22:49.E o desprezo que se da aos vermes,aos que não merecem.. Serás daqueles que nunca irão reconhecer o q faz
o Porto ganhar e o teu clube fazer épocas como a que fez. Ser autista com
todo o respeito que as pessoas c a doença sofrem é triste assim como o teu comentário mal estruturado incoerente e descabido.
O ano passado foi o
Enviado por TomSawyer a 14 de Maio de 2011, às 22:45.O ano passado foi o campeonato dos túneis, este ano é o campeonato das arbitragens polémicas. Custa assim muito reconhecer a superioridade do adversário? Que foi o Benifca o ano passado e o Porto este ano.
Tem de se arranjar sempre uma desculpa para se não reconhecer um digno vencedor.
Haja paciência!
http://www.livros2011usados.blogspot.com/
Após quatro rondas, marcadas
Enviado por TomSawyer a 14 de Maio de 2011, às 22:42.Após quatro rondas, marcadas por algumas arbitragens polémicas, o FC Porto já tinha ganho nove pontos de avanço sobre o seu principal adversário, o Benfica, e, depois, nunca permitiu a aproximação.
Essa das arbitragens polémicas tinha que vir. Curiosamente é justamente nesta fase que o Benfica perde pontos. Mas a culpa de o Benfica ter perdido pontos foram as arbitragens. Mas não as do jogo com o Benfica, mas as do rival. Haja paciência.
Depois de um campeonato como este era escusado essa referência às arbitragens polémicas, que quanto a mim só existiram na cabeça das pessoas. Tanto se falou que acabou por ser quase uma verdade.
Muito orgulho
Enviado por Pietro a 14 de Maio de 2011, às 22:38.Mas quando falta "um bocadinho assim" para ter uma época memorável porque não sonhar?
Alguém aqui do relvado vai a Dublin? gostava de beber uma guiness com a malta!!
Vou para o sector 115..