FC Porto: um campeão impressionante | Relvado

FC Porto: um campeão impressionante

A campanha deste ano dos dragões só tem paralelo com o Benfica de Jammy Hagan. Veja os números.
 

O FC Porto, de André Villas-Boas, entrou este sábado para a história do futebol português como o segundo melhor campeão de sempre, ao finalizar a prova invicto, com apenas três empates.

Os azuis e brancos só não conseguiram fazer melhor do que o Benfica, de 1972/73, o outro campeão invencível, que, sob o comando de Jimmy Hagan, terminou a prova com 28 triunfos e dois empates.

Em 77 campeonatos, só mais uma equipa logrou concluir a prova sem derrotas: em 1977/78, o Benfica somou 21 vitórias e nove empates, mas ficou no segundo lugar, com os mesmos 51 pontos (dois por vitória) do campeão FC Porto.

Como agora os triunfos valem a triplicar, os dragões bateram o recorde de pontos a 30 jornadas (84, contra os 76 do Benfica a época passada) e conseguiram também a maior vantagem sobre o segundo (21 pontos), o clube da Luz.

A supremacia foi total, de uma equipa que teve o melhor ataque (73 golos), incluindo o melhor marcador e grande figura da prova, o brasileiro Hulk (23), e a defesa menos batida (16).

Depois do terceiro posto de 2009/2010, os portistas apostaram no jovem André Villas-Boas (33 anos) para suceder a Jesualdo Ferreira e a equipa liderou o campeonato da primeira à última jornada.

Após quatro rondas, marcadas por algumas arbitragens polémicas, o FC Porto já tinha ganho nove pontos de avanço sobre o seu principal adversário, o Benfica, e, depois, nunca permitiu a aproximação.

Quando perdeu os primeiros pontos, em Guimarães (1-1), à sétima jornada, o “onze” de Villas-Boas ainda ficou sete pontos à frente dos “encarnados”, que, três rondas depois, golearia por 5-0 no Dragão.

Com mais 10 pontos do que os concorrentes mais próximos (então Vitória de Guimarães e Benfica), o FC Porto parecia ter o campeonato ganho à 10.ª jornada e essa aparência confirmou-se plenamente, já que os “dragões” nunca cederam.

Um novo empate (1-1 em Alvalade), à 12.ª jornada, ainda reduziu a margem para oito pontos, mas esta jamais baixou, já que os “dragões” continuaram a ganhar sem parar, acabando por festejar à 25.ª ronda, em pleno Estádio da Luz, em Lisboa.

A 3 de abril, uma vitória por 2-1 sobre o Benfica permitiu ao FC Porto festejar, com cinco jornadas por disputar, o seu 25.º título nacional.

Até final, os azuis e brancos mantiveram-se concentrados e, mesmo com algumas poupanças, seguraram a invencibilidade, cedendo apenas mais um empate, o terceiro, na receção ao Paços de Ferreira (3-3, na 29.ª ronda).

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O-R-G-U-L-H-O

É este o nosso destino... Quando alguém tenta e não consegue, nós a seguir vamos lá e conseguimos, contra ventos e marés, contra toas as tempestades, nós somos Porto... este é o nosso destino..

2003, difícil mas não irrepetível!

A azia doentia do autor..

O Porto perde 4 pontos este ano em dois jogos de arbitragem vergonhosa.. Em
Alvalade golo em fora de jogo,expulsão discutível e critério disciplinar absurdo. Com
o paços um pênalti não assinalado e um golo do adversário em
posição irregular!!
Mas aqui o artolas do autor provavelmente não se recordou.. É mais
um pseudo-jornalista com pouca isenção

NEM NA COCHICHINA

UM CAMPEÃO GANHA SEM DERROTAS SE NÃO OUVER MÃO DE CORRUPÇÃO E ISSO FOI EVIDENTE OS A´RBITROS IMPEDIRAM O -------- PORTO DE SER DERROTADO ---- NÃO QUER DIZER QUE TENHA A MELHOR EQUIPA NACIONAL , MAS ISTO É COMO UM GUERREIRO QUANDO TEM ARMADURA ESTÁ MAIS CONFIANTE NA --- BATALHA -------- É ASSIM COMO ESCREVO E SERÁ ESCUSADO VIR AQUI OS DRAGÕES CORRUPTOS VOMITAREM PORQUE NÃO SÃO TÃO BONS COMO PENSAM ,

Esta mais do que visto,

que para se passar de perdedor,o que e o teu caso,para ganhador,que e o meu caso,seria preciso reconhecer os nosso proprios erros nas derrotas para que possamos inverter os resultados.Pelo teor do teu posting ,estou convencido de que vamos continuar a ganhar por muito muito tempo.

Apenas pena..

E o desprezo que se da aos vermes,aos que não merecem.. Serás daqueles que nunca irão reconhecer o q faz
o Porto ganhar e o teu clube fazer épocas como a que fez. Ser autista com
todo o respeito que as pessoas c a doença sofrem é triste assim como o teu comentário mal estruturado incoerente e descabido.

O ano passado foi o

O ano passado foi o campeonato dos túneis, este ano é o campeonato das arbitragens polémicas. Custa assim muito reconhecer a superioridade do adversário? Que foi o Benifca o ano passado e o Porto este ano.
Tem de se arranjar sempre uma desculpa para se não reconhecer um digno vencedor.
Haja paciência!
http://www.livros2011usados.blogspot.com/

Após quatro rondas, marcadas

Após quatro rondas, marcadas por algumas arbitragens polémicas, o FC Porto já tinha ganho nove pontos de avanço sobre o seu principal adversário, o Benfica, e, depois, nunca permitiu a aproximação.

Essa das arbitragens polémicas tinha que vir. Curiosamente é justamente nesta fase que o Benfica perde pontos. Mas a culpa de o Benfica ter perdido pontos foram as arbitragens. Mas não as do jogo com o Benfica, mas as do rival. Haja paciência.
Depois de um campeonato como este era escusado essa referência às arbitragens polémicas, que quanto a mim só existiram na cabeça das pessoas. Tanto se falou que acabou por ser quase uma verdade.

Muito orgulho

Mas quando falta "um bocadinho assim" para ter uma época memorável porque não sonhar?
Alguém aqui do relvado vai a Dublin? gostava de beber uma guiness com a malta!!
Vou para o sector 115..