FC Porto vs Spartak Moscovo: venha o Villareal! (CRÓNICA) | Relvado

FC Porto vs Spartak Moscovo: venha o Villareal! (CRÓNICA)

Goleada em nova grande noite do Dragão deixa a equipa de André Villas-Boas com pé e meio nas meias-f
 

Difícil primeiro, fácil depois

O FC Porto conseguiu uma importante vitória caseira que o deixa bem lançado para marcar presença nas meias-finais, onde deverá encontrar o Villareal. Falcao, por três vezes, Varela e Maicon, ele que foi hoje titular, deram uma vantagem que K. Kombarov atenuou, premiando a irreverência do Spartak, que defendeu a maior parte do tempo mas que não deixou de assustar Helton por diversas vezes.

O início da partida foi, aliás, um prenúncio das dificuldades que viriam mais tarde. O FC Porto entrou agressivo e pressionante a defender, mas pareceu surpreendido com a idêntica resposta da equipa russa que, ainda por cima, surgiu subida no terreno e mais perigosa no ataque – Welliton foi um cabo dos trabalhos.

Apenas aos 18’ é que os recém-consagrados campeões nacionais conseguiram criar perigo real para Dykan, depois de uma iniciativa bem conseguida mas mal acabada de Hulk. Ora, se nos primeiros 10 minutos a posse de bola foi sendo dividida, é certo que o FC Porto acabou por conquistar um maior domínio nos restantes. O problema foi materializar as oportunidades, que o Spartak conseguia anular com uma boa organização defensiva.

Falcao volta a afinar a pontaria

O minuto 37 chegou para premiar a equipa que mais atacava, punindo um Spartak que tinha vindo a recuar no terreno. Moutinho descobriu Álvaro Pereira que, de primeira, fez um cruzamento teleguiado para a cabeça de Falcao, que somava assim o oitavo golo na competição.

O FC Porto galvanizou-se e acabou o primeiro tempo num pingue-pongue de cruzamentos para a área que não tiveram mais consequências.

No segundo tempo assistiu-se à metamorfose portista. O Spartak, uma equipa de qualidade insuspeita, manteve uma constante ameaça à baliza de Helton. O que a equipa russa não esperava era certamente o vendaval de futebol ofensivo que Villas-Boas preparou ao intervalo.

Pouco inspirado, Hulk foi, ainda assim, um dos principais galvanizadores dos dragões, espalhando o pânico na defensiva contrária por diversas vezes, como quando atirou com estrondo à trave depois de um livre direto.

Não decidiu Hulk, decidiu Varela, aos 65’, num remate de primeira depois de uma bola amortizada por Falcao. E decidiu Maicon, pouco depois, num lance caricato, após pontapé de canto.

Kombarov ainda tentou estragar os planos

O golo de Maicon deixava o FC Porto com os dois pés nas meias-finais. K. Kombarov não gostou da ideia e, no minuto seguinte, completamente solto na área, fuzilou Helton e deixou o resultado em aberto.

Com cerca de 20 minutos para jogar, a equipa de Karpin ainda tentou ir buscar forças para fazer um segundo golo e Alex esteve perto de o conseguir – boa defesa de Helton, mais uma vez impecável na baliza.

O FC Porto sentiu o golo sofrido, mas só por uns minutos. Já com James, Belluschi e Cristian Rodríguez em campo, Falcao voltou a balançar as redes por mais duas vezes – com assistências do médio argentino e do extremo uruguaio –, assinando um hat trick e “matando” ali as aspirações da equipa moscovita.

Em princípio… o Villareal

A menos que alguma hecatombe aconteça, o FC Porto estará nas meias-finais com o Villareal, que aplicou a mesma “chapa 5” ao Twente. Será um tira-teimas entre dois dos favoritos à vitória final… e entre Falcao e Rossi, os dois melhores marcadores da Liga Europa, com vantagem para o colombiano.

As figuras

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não confundir desporto com as páginas mais negras da História

Caros leitores, por razões pessoais, tenho estado um pouco ausente do blog, mas é coisa passageira. No entanto não posso deixar despercebida a forma como o sítio electrónico do F.C. do Porto abordou o jogo entre a equipa dos dragões e o Spartak de Moscovo.
Antes de passar à questão principal, devo sublinhar que, quando qualquer equipa portuguesa vem jogar à Rússia, eu apoio-a de alma e coração. Além disso, em relação ao Porto, nutro em mim uma simpatia espacial porque nasci na Póvoa de Varzim. Por isso, não posso ser acusado de ser contra os "dragões".
Dito isto, quero deixar aqui o repúdio em relação a como o jogo do Porto e do Spartak de Moscovo é abordado no sítio eletrónico: http://www.fcporto.pt/, que, tal como lá está escrito, é o sítio oficial desse clube.
A vitória sobre o Spartak é comparado a um ataque a Moscovo, vendo-se a Basílica de São Basílio, obra-prima da arte religiosa russa na Praça Vermelha, sob a mira de uma arma, vendo-se também uma trincheira.
O autor desta obra, se não é idiota, ignorante e cretino ao mesmo tempo, se tem dois palmos de testa, é criminoso e irresponsável. Mas quem foi a "cabeça iluminada" que teve a triste ideia de comparar o Futebol Clube do Porto aos invasores nazis em 1941?
A comparação é insultuosa para o povo russo e para todos os povos da Europa e do mundo se se tiver em conta o que esse povo pagou para que outros gozassem das liberdades democráticas e não caíssem nas mãos dos invazores nazis, dirigidos por um Hitler paranóico.
O atrasado ou os atrasados mentais que inventaram essa comparação deveriam, pelo menos, recordar-se que foram derrotados todos aqueles que tentaram conquistar Moscovo.
Sr. Pinto da Costa, espero que lhe façam chegar este meu apelo a si: despeça imediatamente os autores dessa obra macabra e de mau gosto total, que em nada fazem engrandecer a equipa que você dirige. Trata-se de provocadores que apenas querem denegrir o nome do Porto e de Portugal.
Como o Sr. presidente sabe, eu sou um jornalista português que trabalha em Moscovo há mais de trinta anos e não quero ser confundido com pessoas que não pensam com a cabeça, nem com o coração.
A fama do meu país no estrangeiro já anda pelas ruas da amargura devido à política desastrosa e ruinosa dos nossos dirigentes políticos. Não lhe ponham mais nódoas com propaganda nazi no desporto.
Toda a História das relações entre Portugal e a Rússia mostra que os russos não mereciam tal saída dos "crânios" que trabalham para o F.C. do Porto.
Apelo a todos os meus leitores, principalmente aos adeptos e sócios portistas que se associem a esta indignação.

http://darussia.blogspot.com/2011/04/nao-confundir-desporto-com-as-pagin...

Há alturas que mais vale

Há alturas que mais vale estar calado! Onde há referências a um invasão nazi? Doidas andam as galinhas como diz a musica infantil! Se andam tão preocupados com mostras de ideologia nazi porque não propõem a extinção dos NN?

Frase do dia e do ano e...

Muito se tem falado no PEC. PEC para aqui, PEC para ali, enfim mas que raio é o PEC?!?!
Necrus explica....

PEC = PORTO ETERNAMENTE CAMPEÃO

http://www2.theuglydance.com/?v=gcujuojio5

grande noite europeia

vamos por pontos:

1- O FCP entrou mal no jogo, seria ainda a ressaca do título? a verdade é que os russos entraram melhor e a trocar bem a bola deixando baralhado a nossa equipa. Tiveram a sua hipótes , mas não concretizaram, Falcao não perdoou quando pôde, e marca um belo golo

2- Nesta altura ressalvo Fernando, estava bem, errando um ou outro passe , mas a dar uma segurança à equipa incriveis. Rolando também esteve muito bem durante o jogo... iamos para o Intervalo a ganhar por 1 , podiam ser 2 ou 3....

3- Helton, está a fazer a melhor época de que tenho memória no FCP.... Sempre seguro , sempre atento Às saídas, mesmo queando raramente tem que intervir, fá-lo com segurança... que grande época deste jogador que experimenta os poderes mágicos daquela braçadeira. o titulo começa na baliza em duvida

4- entrada na 2ª parte , o nosso meio campo absorve o jogo dos russos, Moutinho, Guarin (que se passa para ele jogar agora tanto??) e Fernando dão conta do recado, e começa a avalanche ofensiva... O Spartak quebrou e não mais se reencontrou.

5- Sofrfemos o 3-1 assim como que a despropósito, uma falha de concentração enorme, que logo foi atenuada.

6- AVB, ganhou este jogo.... Entra Beluschi, James e Rodriguez... qual deles entrou melhor e mais rendeu....!! é uma das caracteristicas que gosto dele, a maneira coom mexe/muda a equipa.... as substituições ontem mataram o jogo...

7- vem aí uma 2ª mão, em qe claramente somos os favoritos a seguir... mas temos que ser profissionais para seguirmos em frente.

8- grande resultado do SLB e um muito positivo do Braga... Cada vez será mais possivel os 3 nas meias... bonito

Cristina Villas-Boas

Será irmã?

não

quem é? mas nenhuma irmã acho eu se chama cristina

Pooooooooooorto

Depois de uma primeira parte muito cinzenta e cheia de passes errados tivemos uma segunda-parte fantástica.
muito disso explica-se também com os Russos terem ido abaixo fisicamente na segunda-parte e o Porto ter ido buscar forças para chegar ao grande resultado de 5-1 que mata quase(no futebol tudo é possivel) esta eliminatória.
Destaque pela positiva - Falcao um jogador que marca 3 golos mesmo ficando com a ideia que fisicamente não estava nas melhores condições não há muito mais a dizer.
Destaque pela negativa - Maicon, lembro-me de no inicio da época ter tido uma discussão com o Oh Dae Su em que ele dizia que Maicon ia arrumar com Rolando e eu dizia que esta ia ser a época de Rolando, Maicon é um excelente central não tenho duvidas mas tem paragens "cerebrais" que aterrorizam o mais calmo dos adeptos, precisa definir melhor a abordagem aos lances por vezes.
Parabéns aos jogadores e ao Villas-Boas, mais uma grande vitória.
PS: Parabéns ao Braga e ao Benfica que conseguiram resultados muito positivos, como seria bonito ter 3 equipas Portugueses nas semi-finais.
Cumprimentos

Grande porto! Somos os

Grande porto! Somos os melhores caralho!

Viva ao porto e ao ROBERTO! AHAHAH

mais um

para dizer que o porto é grande tem que dar no benfica................... grande slb!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

VENCEREMOS, VENCEREMOOOS!!!

Olha aí

interessante literatura para responder a mais um comunicado do teu presidente ;)

http://darussia.blogspot.com/2011/04/nao-confundir-desporto-com-as-pagin...

Parabéns pela vitória de hoje!

Cumps

???????

Fui ao site do Porto e não vi nada do que o esse gajo fala, por isso essa literatura vale o que vale.

Obrigado pelos parabéns que obviamente retribuo!

abraço

Vê aqui ;)

Nazis????

Se assim fosse o Porto era eliminado pelos russos, pois como se sabe foi aí que os alemães perderam a guerra. Que puto de exagero essa conversa do milhazes. Qq dia fazemos um video sobre a conquista de toquio numa intercontinental qq e dizem que é uma alusão aos americanos a lançarem uma bomba atomica no japao.

Venha a invasão a espanha e a conquista de villareal!!!

Censurem, mas apetece-me

PUT.A QUE PARIU!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Porto, Benfica, Braga!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

CARAL.HO,

Meu amor Portugal, se o FMI nos enraba na economia, nós vamos no Futebol e fudemos aquilo tudo.

Obrigado Portugal.

Pronto +1

EHEH

Venham eles...

Só Paramos com a taça,PORTO CAMPEÃO EUROPA LEAGUE 2010/2011...

Grande Porto!

Grande Porto! O AVB não deixou a equipa amolecer com o que já foi conquistado! Agora podemos gerir os próximos jogos a bel prazer!