UEFA analisa alegados cânticos racistas de adeptos do FC Porto | Relvado

UEFA analisa alegados cânticos racistas de adeptos do FC Porto

Fonte do organismo confirma que vai analisar eventuais manifestações racistas contra Balotelli.
 
FC Porto-Manchester City (16/02/12): Alvaro Pereira vs Balotelli
Lusa

A UEFA confirmou esta sexta-feira que está a analisar alegados cânticos abusivos contra o italiano Mario Balotelli, durante o encontro entre FC Porto e Manchester City, na sequência apresentada pelos ingleses junto do delegado ao jogo do organismo.

Questionada pela agência Lusa, fonte do gabinete de comunicação do organismo disse que o “Manchester City denunciou ao delegado da UEFA alegados cânticos abusivos dirigidos ao seu jogador Mario Balotelli e a UEFA vai analisar a questão e ver se há alguma prova disponível”.

“Não é possível nesta fase dizer o que poderá acontecer, já que depende da informação que a UEFA receber, nomeadamente através dos relatórios do delegado e do árbitro”, concluiu a fonte da UEFA.

Balotelli terá sido alvo de manifestações racistas quando foi substituído aos 77 minutos, por Kun Aguero, autor do golo da vitória do City sobre o FC Porto, por 2-1, na primeira mão dos 16 avos de final da Liga Europa, na quinta-feira, no Estádio do Dragão.

Após o encontro, o futebolista Yaya Touré, do Manchester City, disse “ter ouvido algo” vindo das bancadas durante o jogo.

“Ouvi qualquer coisa vinda das bancadas” afirmou o médio marfinense, que alegadamente também terá sido alvo de insultos racistas, acrescentando: “É por isso que gosto da liga inglesa, porque isto nunca acontece”.

O jogador acrescentou que “talvez em alguns países não esperem ver jogadores negros” e admitiu que “no futuro, as coisas vão mudar devido a uma abertura de mentalidades”.

O técnico dos “citizens”, Roberto Mancini, assegurou não ter “ouvido nada de estranho” por estar “concentrado no jogo”.

FC Porto:

Comentários [17]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

úi o platini anda mortinho

para filar o porto , não sei não

Estive a ver um pequeno

Estive a ver um pequeno resumo do Hannover-Brugge e o Jorge Sousa deu "Barraca".

...

eles pensam que ouviram qualquer coisa? nem o mancini no campo ouviu nada, nem ninguem e ouviram eles....quando mais de metade do porto e mais escuro que eles...ridiculo

Gostava de saber o que dirão

Gostava de saber o que dirão agora os grandes judticeiros que pediam castigo para o Javi Garcia por ele ter, "alegadamente", insultado o Alan com palavras racistas (embora mais ninguém tenha ouvido isso nem seja minimamente possível prová-lo, nem sequer ler nos lábios). Também serão de "extrema-direita"?

Mas há uma coisa que me faz espécie: porque é que o racismo é tão penalizado e outros insultos não? Insultar a mãe do outro, ou a nacionalidade, por exemplo, não será igualmente mau? E que dizer dos casos em que uma pessoa solta um mero desabafo, como é normal na espécie humana, como já aconteceu a todos? Tudo depende da moda politicamente correcta em voga. E às vezes torna-se ridículo.

PAH!

Eu sou um dos "judticeiros que pediam castigo para o Javi Garcia", e acho que qualquer adepto que seja racista deve ser imediatamente IRRADIADO dos estádios de futebol, mas também acho que o "uh uh uh uh " que se ouviu ontem no Estádio do Dragão não pode ser considerado racista, não existem macacos brancos também? Ou os doentes mentais que cantaram o "uh uh uh " também estavam a ser racistas para os "brancos"? LOL
De resto concordo contigo com os restantes insultos, para mim é MUITO PIOR chamar "filho da p...." do que "preto".

Claro que há racismos de

Claro que há racismos de todas as raças, mas não é segredo para ninguém que os "uh uhs" são para imitar macacos e sempre dirigidos a jogadores negros.

Eu vi o jogo e não ouvi nada,

Eu vi o jogo e não ouvi nada, já outros que foram ao Dragão disseram que nada ouviram. Caso tenha acontecido, o FC Porto só pode ser penalizado tal como os outros clubes.

Sempre com a história da Javi Garcia. Aí está a prova que ainda mexe com vocês.
A Alan mete a mão à frente da boca, quando castiga Varela com um pontapé de mau perder, Álvaro Pereira pede-lhe satisfações e o Espanhol mete a mão à frente da boca.
http://www.youtube.com/watch?v=S6Lhsp3sG8A

Expulsão? Ahaha, para quê? Árbitro Duarte Gomes..
http://relvado.aeiou.pt/diversos/duarte-gomes-sou-adepto-benfica-exclusi...

Parece-me natural, sem dúvida. O Garcia deverá dizer algo com ternura. São comportamentos que já são repetitivos, nem sei como tentam encobrir.. Enfim.. Incomoda? Sem dúvida..

Ps: Foi penalizado? Pois..

Não ouviste a claque gritar

Não ouviste a claque gritar nada, e ninguém ouviu o Javi dizer coisa alguma, por isso...Aliás, com o segundo em que ele mete a mão à boca, não devia ter tido tempo nenhum para dizer fosse o que fosse. Falei do Javi exactamente porque vocês se puseram numa acusação colectiva ao homem sem provas do que quer que fosse (e ainda por cima com "depoimentos" de gajos que até estavam longe do lance, mas sabe-se lá como, conseguiram ouvir).

Pronto, já chegamos a um

Pronto, já chegamos a um entendimento. Ninguém ouviu nada, porém um jogador da equipa que apoias tem o mesmo comportamento para vários colegas. Queres enganar quem? Queres dizer com isso que, o Javi nada disse, e se disse foram coisas amorosas? Por favor.. Lembra-te que sou Portista, não sou benfiquista ou outro gnu que segue a manada. Deixa-te disso, ok?

Lol! Sim, no FCP não há

Lol! Sim, no FCP não há nenhuma manada, o presidente nem está lá há muito tempo nem há nenhum culto de personalidade À volta dele. VocÊs acham que o Javi proferiu insultos racistas ainda que não tenham qualquer palavra, e depois dizem que nada ouviram da claque quando o assessor de imprensa vem afinal dizer que o que se ouviu era um "Hul, Hulk". Enfim...

PortoRosso

Estive no dragão na 5ª feira, e ouvi alguns energúmeros a emitirem esses sons na minha bancada.. Foram imediatamente abafados pela generalidade dos adeptos que ali se encontravam e até ao final do jogo apenas se ouvia um "Uuuuuuh" vindo da bancada sempre que o balotelli tocava na bola que terminou com o cantico "Ó Balotelli, vai pró caralho!". Da claque não sairam insultos racistas e os que ouvi/presenciei foram esporádicos, numa jogada apenas e vociferados por alguns adeptos.

Não gosto quando o FCP faz promoções de vendas de bilhetes. Apesar de estar mais gente no estádio e por conseguinte mais dinheiro, atrai um conjunto de adeptos que apesar de serem portistas não têm cultura de adepto. Vão ao estádio como se fosse um espectáculo, é suposto o Porto ganhar e não apoiam a equipa. Assobiam, são incorrectos com os jogadores e os treinadores e depois fazem estas cenas tristes.

Mas ao contrário do que muita gente anda a insinuar, esta situação está longe de ser orfã em Portugal. Já vi racismo dentro e fora de campo enquanto fui desportista e em ambos os sentidos.
O FCP está a defender-se como pode desta situação, pois é impossível controlares 40 e tal mil pessoas num estádio a terem maneiras e civismo.

Já o Javi Garcia, é óbvio que o homem se tapa a boca para ninguém se aperceber do que diz e quem ouve fica surpreso e ofendido, naturalmente não deve ser coisa boa, estarás de acordo? E o facto de ele só ter essas atitudes com jogadores de cor não deverá ser coincidência, ou achas que é?

Cumprimentos

Mas eu também não disse que

Mas eu também não disse que tinha sido a claque em uníssono, nem acho que haja "clubes racistas" ou menos racistas, até porque são uma colectividade com adeptos de todo o tipo, embora nas claques haja sempre mais radicalismo e exagero. Nem acho nada do outro mundo esses grunhidos (se calhar por já estar habituado), lembro-me que no Bessa fazia-se imenso; agora a desculpa do assessor de comunicação é que não lembra ao diabo, e até pode piorar as coisas (como ninguém cai nessa, pode servir como assunpção de culpas).
O Javi é por vezes violento, de acordo, e tem as suas atitudes mais incorrectas; mas não é possível provar o que ele diz, sobretudo quando alguns "testemunhos", por estarem longe, não podiam de forma alguma provar coisa alguma; no caso do Alan, parece quase uma acusação combinada.

era só um dos rotulos que

era só um dos rotulos que ainda faltava a este clube de futebol

cumpre agora todos os requisitos para ser considerado a maior merda de clube de sempre...

Associares o clube a meia duzia de adeptos

Mostra a pequenez intelectual que possuis.
Se pensar como tu, todos os benfiquistas são pessoas perturbadas e com limitada capacidade de argumentação, de insulto fácil e que odeiam de forma doentia quem lhe bate o pé.

Felizmente, vejo além disso e considero-te a ti, um membor de uma selecta raça de percevejos que de futebol falam zero, mas para vomitarem esta prosa aqui nem se ensaiam minimamente.

nem mais

+1

E não é que ...

... além de tudo o que já são os percevejos também são racistas?

E coitadinhos agora vão ter que calar a boca de que o Javi é racista. Afinal eles também são!!

...

Ai está o problema das claques serem legalizadas, agora o Porco é obrigado a facultar imagens e outras informações da claque, tão lixados, boa sorte ;)