FC Porto perdeu o norte no último quarto de hora (Crónica) | Relvado

FC Porto perdeu o norte no último quarto de hora (Crónica)

Copiosa derrota por 4-0 em casa do Manchester City. Mas o resultado é enganador.
 
Manchester City-FC Porto Lucho
Lusa

O FC Porto foi copiosamente derrotado em casa do Manchester City por 4-0. Um resultado enganador, pois durante 75 minutos a partida esteve sempre equilibradíssima. Os azuis e brancos tiveram mais ataques e cantos, mas a eficácia inglesa falou mais alto.

No entanto, os dragões descarrilaram por completo no último quarto de hora e voltam a deixar um estádio inglês com um resultado muito pesado, algo que já é normal.

André Villas-Boas foi espetador atento da partida, entre Pinto da Costa e Reinaldo Teles. Uma imagem bastante curiosa, a relembrar tempos bem recentes.

Depois da derrota por 1-2 na primeira mão, a tarefa do FC Porto não se adivinhava fácil e ficou ainda mais complicada aos...21 segundos, quando Agüero inaugurou o marcador. O argentino já tinha marcado um golo na primeira mão.

Bem vistas as coisas, o golo sofrido não alterou assim tanto as coisas: se os dragões marcassem dois golos e não sofressem nenhum não eram eliminados. Tinham era de disputar um prolongamento...

O City dominava e aos 16' esteve muito perto do 2-0, tendo valido Helton, a travar o remate de Yara Touré. Na jogada seguinte, o primeiro sinal de perigo, mas Varela não conseguiu desfeitear Joe Hart.

O jogo desenrolava-se em ritmo alto e com grande apoio dos cerca de 1500 adeptos portistas, que se faziam ouvir a alto e bom som.

Agüero estava em tarde inspirada e aos 28' quase marcou um golão, mas o chapéu a Helton acertou na barra. Nos dragões, Hulk - o homem mais temido pelos adeptos locais, a avaliar pelos assobios que ouvia - surgia de quando em vez com as suas arrancadas habituais.

Mas o melhor dragão era claramente Moutinho, que deve ter aumentado claramente o seu cartel em terras de Sua Majestade. O médio português batia-se de igual para igual com jogadores como Barry e Yara Trouré, este último um "monstro" que se impõe pelo físico mas que também tem muito futebol nos pés.

Em cima do intervalo, Otamendi teve nos pés a oportunidade de empatar o jogo, mas o remate saiu para as nuvens. O empate, diga-se, não ficava mal face ao que tinha acontecido na primeira parte.

FC Porto joga mas o City é que marca

As duas equipas regressaram dos relvados com os mesmos onzes e o FC Porto mostrava uma atitude ainda mais desinibida, encostando a formação inglesa às cordas. Aos 57' James introduziu mesmo a bola na baliza de Joe Hart, mas o lance foi anulado por fora de jogo de Hulk.

A partida desenrolava-se quase sempre no meio-campo do City, mas faltava sempre algo: ou o último passe não saia nas melhores condições, ou o remate não acertava na baliza - neste último particular, Hulk esteve em destaque, não acertando na baliza qualquer dos quatro tiros que efetuou. O brasileiro, no entanto, foi um perigo à solta, passando várias vezes pelos seus marcadores. E Moutinho manteve a alta bitola da primeira parte.

Sensivelmente a meio do segundo tempo, Vítor Pereira fez duas substituições: sairam Otamendi (lesionado) e Varela e entraram Sapunaru e Cristian Rodríguez.

O FC Porto dominava, mas foi o City a aumentar para 2-0 aos 75', com mais uma vez Agüero em destaque, desta vez a assistir Dzeko de forma perfeita. Rolando protestou e viu o segundo amarelo. Agora sim, a eliminatória estava sentenciada.

E com mais de 15 minutos por jogar e menos um elemento, temia-se que as coisas não ficassem por aqui. E assim aconteceu. Aos 84' David Silva aumentou para 3-0, aproveitando a desconcentração da defesa portista. E foi preciso apenas minuto e meio para o 4-0, apontado por Pizarro.

Agora, se tudo correr como se espera, será o Sporting a surgir no caminho europeu do Manchester City. Espera-se que com um resultado diferente...

FC Porto:

Comentários [151]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

V.P É CULPADO

Não teve a noção ou esqueceu-se que ia jogar , contra um clube cheio de grandes jogadores , que tem vantagem no marcador , que já vinha de um primeiro erro , que é o seguinte A EQUIPA É INGLESA MAS O TREINADOR COMO TODOS SABEM É ITALIANO , E USOU AQUILO QUE O V.P JÁ DEVIA NO DRAGÃO ESTAR ATENTO E NÃO ESTEVE COMO VOLTOU A REPETIR O ERRO IR PARA CIMA DO CITY , ATÉ SE VIA A CaRA DE SATISFAÇÃO do mancini NOS MOMENTOS QUE MAIS SUBIA o porto , só quem anda mesmo distraido é que comete estes erros ,, foi como peixe na água esta forma de jogar para o city , o M.U LEVOU 5 FOI ASSIM MESMO ATCARA ATACAR , E CADA LANCE DO CITY UM GOLO É SIMPLES , SÓ ESPERO QUE O SPORTING PASSE HOJE MAS COM ELES QUE JOGUE PARA NÃO PERDER POR MUITOS PODE SER QUE OS TRAME

O que vale aos portistas é

O que vale aos portistas é que o sporting os vai vingar.

(alguem consegue dizer isto em voz alta e não dar uma gargalhada?!)

Porque não?

Porque não?

12-0 saldo da eliminatoria

12-0 saldo da eliminatoria com o City, penso eu de que. isto se o clube dos marretas passar o Legia [já empatou 'em Legia', disse o Grande Sá] :D

ACEITO UMA APOSTA CONTIGO SE ÉS HOMEM

SE PASSAR O SPORTING,, 1000 € EM COMO POSSO PERDER COM O CITY MAS QUE NÃO LEVO 6X1 VALE

E assim reza a crónica.

Não faz sentido discutir-se as diferenças de orçamentos, juntar à conversa que, desta feita, Balotelli nem sequer saiu do banco e que o 2-0 foi "construído" por dois suplentes do jogo do Dragão, porque o que sucedeu ao FC Porto nesta eliminatória da Liga Europa não se explica com orçamentos. A queda foi espetacular para um detentor do troféu, porque, no fundo, perdeu por 6-1.

O 4-0 de ontem, verdade seja dita, não é um resultado gordo, é obeso. Está cheio de matéria gorda, um exagero que se explica pela inferioridade numérica que se seguiu ao 2-0 e antes ainda pela magreza de opções ofensivas do FC Porto, que faziam sentir-se nas competições nacionais antes da chegada de Janko e que sempre tomaram proporções bíblicas nos palcos europeus. A questão é que o FC Porto é simpático a oferecer e ranhoso a aproveitar as oportunidades que cria. Ontem, teve quatro livres frontais sem que nem um obrigasse Hart a defender, Hulk fez uma mão cheia de cruzamentos sem que houvesse um avançado - vá lá, um médio ou Varela - capaz de um simples desvio, teve 69% de posse de bola e não marcou um golo. Nem um para amostra, nem um que desse mais justiça ao que aconteceu ontem e outra expressão numérica a uma eliminatória que o Manchester City ganhou com recurso aos seus melhores elementos, mas também contando com a preciosa ajuda portista nos dois jogos, em especial nos golos de Aguero no Dragão e no Etihad Stadium. Não lembra ao diabo sofrer um golo aos 19 segundos...

Por ironia, o FC Porto evitou a pressão inicial do Manchester City - talvez interessado em não deixar que o FC Porto achasse possível reverter a eliminatória -, mas o preço pago pela oferta de Otamendi no golo do compatriota foi elevadíssimo. A primeira parte dos portistas é sofrível, apesar da posse de bola. O Manchester City, nos primeiros 45 minutos, fez um golo, mandou uma bola à barra e teve ainda mais uma ou duas boas oportunidades de golo. Só, mas suficiente. O FC Porto, por seu turno, andou muitas vezes perto da área do City - o que sucedeu durante todo o jogo -, mas só pôde lamentar o remate de Varela, que Hart defendeu com o corpo e o remate para as nuvens de Otamendi ao cair do pano da primeira parte. Foi uma noite miserável para o central argentino, que somou erros e acabou posto fora do jogo por um pontapé de um companheiro de equipa.

Um passo atrás neste texto e um número que merece ser valorizado: 69 por cento de posse de bola, um número expressivo que os dragões conseguiram apesar de quase 20 minutos em inferioridade numérica. Para que serviu ter a bola? Para nada, porque se é bom tirá-la dos pés dos craques como os que abundam na equipa de Roberto Mancini, convém fazer uso desse domínio. Como é óbvio, não fez. Não são precisas muitas palavras, apenas números que tornam, imagine-se a ironia, inexplicável o 4-0, mas que ajudam a perceber em boa parte o que é este FC Porto 2011/12 e o que sucedeu na eliminatória. Ora foi assim: 23 remates portistas, mas apenas três tomaram o caminho do guarda-redes, oito cantos, mas nenhum deles capaz de provocar perigo... O City fez mais com menos: cinco remates à baliza, quatro golos.

Os números da eliminatória não são fáceis de explicar, mas as exibições sim. Os portistas tinham de ser perfeitos neste dois jogos, mas desperdiçaram uma vantagem inicial no Dragão e ofereceram ontem o 1-0 a uma equipa repleta de qualidade, com um meio-campo pressionante como poucos - Yaya Touré é um jogador extraordinário - e que aproveitou tudo aquilo que lhe foi oferecido, incluindo a vantagem numérica que levou à goleada de ontem.

Acabou o FC Porto europeu, falta saber o que valerá daqui para a frente, até porque o futuro está próximo: no início do próximo mês joga muitas das aspirações ao título defrontando o Benfica no Estádio da Luz, onde regressará dias depois para tentar a inédita passagem à final da Taça da Liga.

POIS

Agora andamos a fazer

Agora andamos a fazer copy-paste de artigos de jornais, e não referindo a fonte em nenhum, podendo levar os outros a pensar que o artigo é de V/ autoria???

Muito feio!

Todos conhecem o Azeiteiro...

.....

23 remates Portistas....

...contra 5 do City.

PdC como foi possivel tamanho erro???

discordo

não vi o jogo de ontem, não o posso discutir com grande fundamento, mas:
"Não faz sentido discutir-se as diferenças de orçamentos, juntar à conversa que, desta feita, Balotelli nem sequer saiu do banco e que o 2-0 foi "construído" por dois suplentes do jogo do Dragão"

A diferença é mesmo essa, é que os supelentes do City são dzeko e Aguero..... palavras para quê :)

POIS

https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash4/432098_353505128022...

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Para não esquecer!

São 16 jogos oficiais dos corruptos em Inglaterra... 14 derrotas e 2 empates, e uma média impressionante de quase 3 golos sofridos por jogo.

Só nas últimas 5 temporadas, os corruptos foram GOLEADOS 4 vezes em 6 jogos... vá lá, que empataram 1 e noutro só perderam por 1-0.

Não esqueçam nunca:

22/02/2012: Manchester City 4-0 Corruptos
09/03/2010: Arsenal 5-0 Corruptos
30/09/2008: Arsenal 4-0 Corruptos
28/11/2007: Liverpool 4-1 Corruptos

Apresentem lá queixas à UEFA por causa dos bombardeamentos que levam na peida sempre que vão à Inglaterra, mas é!

Falem do Jesus, falem... mas digam-me como é que possível que um merda que diz "Acabaram por golear, num jogo em que nem sequer mereciam ganhar.", consegue estar em segundo lugar no campeonato? Ninguém é perfeito (só mesmo, ao que dizem, o outro JEsus) mas todos sabemos que Jesus é muito superior a este cabrão e a muitos como ele. E que se não fosse o país corrupto onde o Benfica tem que competir, neste momento eram 10 a 15 pontos de avanço.

http://oantitripa.blogspot.com/

Consegue fazer comentários

Consegue fazer comentários sem ofender ninguem?
Tente...
Diga-me só uma coisa, a corrupção que fala e a referencia que faz a 10 ou 15 pontos de avanço tem algo a ver com a diferença pontual (21 pontos!!!!) entre o 1º e o 2º, FCPorto, Benfica, respectivamente (mencionei os nomes porque poderia não estar recordado) do campeonato anterior?

POIS

APOSTO QUE SE NAO FOSSEMOS TAO PREJUDICIADOS ESTE ANO OS BYMBVS ACVRVPVTALHADVS JA ESTAVAM A UMA DEZENA DE PONTOS PELO MENOS

MAS DEPOIS LA VINHA O VITÔ A DIZER QUE O BENFICA NAO EXISTIU!!! NEM O UH UH UH HULK LHES VALE LOOOOOOOOOOOOOOL

O porto jogou aquilo que o outro deixou jogar

O FCP foi o epelho de si mesmo. Jogou aquilo que o M. City deixou jogar. A eliminatória ficou decidida aos 22 segundos de jogo. Depois, pela parte do City, foi o deixa andar ... mas sem dar ao Porto qualquer espaço de manobra junto da sua balisa.

Mesmo assim a brincar a brincar, ainda deu para os ingleses cada vez que iam à frente criar calafrios junto das redes do FCP.

Foram 5-1 e podiam ser 7 ou 8 caso o Manchester precisasse de marcar mais golos. Alem disso eles tiveram oportunidades para marcar mais 3 ou 4 golos que desperdiçaram ingenuamente.

Um Porto igual a si mesmo, sem soluçoes atacantes.

e o porto.. ficou a 5 golos

e o porto.. ficou a 5 golos do apuramento!!

"...Até ao 2-0 só deu

"...Até ao 2-0 só deu Porto,.." ... até aos 2 segundos só deu City!!!

Sem comentários............ apenas RIR

E agora?

Tao e o janko ja veio para as redes sociais comemorar a derrota?! palhaço

POIS

E AGORA VAMOS TODOS CANTAR:

VITÔ VITÔ ASSIM VOCE MI MATA, AI CITY PEGO AI AI CITY PEGO!!
VITÔ VITÔ ASSIM VOCE MI MATA, AI CITY PEGO AI AI CITY PEGO!!
VITÔ VITÔ ASSIM VOCE MI MATA, AI CITY PEGO AI AI CITY PEGO!!

NEM O UH UH UH HULK VALEU!!! O QUE VALE É QUE VAMOS DAR 5 OU 6 AO ZENIT E MOSTRAR AOS BYMBYS ACVRRVPTALHADVS COMO SE FAS

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

Parece a festa que a tua mãe

Parece a festa que a tua mãe faz quando eu lhe papo o rabo... lol

Uma nota..

Muitos têm realçado a exibição do FCP contudo gostaria de realçar o seguinte facto: o City começou o jogo já com a vantagem da primeira-mão e aos 22 seg ainda mais descansado ficou..

Repito: aos 22seg o City praticamente encerrou o assunto.

Estando o City na luta pelo título inglês, o seu grande objectivo, o City ia andar a correr, a desgastar-se numa eliminatória que já estava praticamente ganha?? Obviamente que não..

Por isso, o dito bom jogo do FCP foi feito à base do espaço e descando que o City decidiu fazer.. E infelizmente bastou aproveitar os erros do FCP para decidir a eliminatória..

Efectuar uma avaliação do jogo sem entrar com este factor na equação, parece-me errado.

não vi ontem o jogo

... felizmente... mas já na primeira mão fiquei com a sensação que jogamos o que nos deixaram. Equipas que deixam Dzeko e Aguero's no banco não estão ao nosso nivel...

só estão num ano, e acrescento as outras equipas tugas, excepcionalmente bom por parte de uma equipa nacional...

Mancini tinha Aguero e Dzeko...

...no banco,porque quis reforçar o meio-campo.Seria interessante verificar,quantas vezes jogou o City,com apenas um avançado.

A diferença dos "milhões" nunca foi impeditiva do FC Porto ganhar na europa.Aliás gostava de saber tirando o barça,que outra equipa ganhou 3 titulos internacionais em 10 anos.

Abraço.

Boas Curva,

Concordo contigo, embora tirando a final de 87, o dizeres:

A diferença dos "milhões" nunca foi impeditiva do FC Porto ganhar na europa.Aliás gostava de saber tirando o barça,que outra equipa ganhou 3 titulos internacionais em 10 anos....

- Sem querer tirar o devido merito, longe disso, mas ha que ver que:
- Na liga europa de 2003 ganhas ao Celtic em prolongamento
- Na champion ganhas ao Monaco na final - o merito foi mandares o Man Utd embora,
- Na liga europa do ano passado, jogas com o Braga, embora tivesses feito um excelente percurso.

Digo isto apenas na questão dos "milhoes"...infelizmente nos em Portugal ainda estamos uma linha abaixo dos colossos europeus, digo ate que temos o Porto uma linha abaixo e o Benfica duas linhas abaixo daquilo que é o Patamar da Europa.
Outra coisa que o Porto iria ter dificuldade é : Por muito que voces jogassem e fizessem para passar, tenho ca duvidas que este ano a UEFA não tenha já a final feita, entre Man Utd e Man City.

Abraço

Tanto o FC Porto...

..como os seua adversários na final,trilharam um caminho em que foram vencendo.Numa final tudo pode acontecer,goleada,prolongamento,ou a vantagem minima.Não percebo porque menospreza tamanho feito,ainda por cima quando a questão económica é tão importante.

Sobre a arbitragem,não vi nada de especial,embora olhamos para o City que fez 17 faltas e apenas teve um amarelo.A final que enumeras,não tenho duvidas que está na cabeça desses senhores.

Abraço.

mais uma vez

...nao estou a menosprezar esse feito....alias, o meu clube nao o consegiuu, o que quero dizer é que das tres conquistas, a unica equipa de "milhoes" que apanharam foi o Man Utd, na champions de 2004. As restantes, incluindo o Sevilha e o Corunha, eram equipas com o mesmo nivel do FCP.

NIM

Apanhamos o Real na fase de grupos e MArselha e lyon , que não sendo Os colossos , nãoi são faceis. Aliás, esse Lyon teve bons resultados na europa.

Aliás, esse coeunha recuperou de 4-1 para 4-0 ao milan.... ao alcance de poucos. Tivemos tb a Lazio na UEFA que não era pera doce

Toda a gente fala do Dzeko e

Toda a gente fala do Dzeko e do Aguero no banco mas ninguem se lembra que também o VP deixou no banco o Kléber e o Djalma. Se o Roberto Mancini deixou grandes jogadores de fora, que dizer do nosso? são duas grandes equipas onde não podem caber todos os craques.

Essa comparação :).

O técnico tem responsabilidade,mas neste caso(europa) a culpa exclusiva vai para a SAD.