Exclusivo: Jesualdo analisa FC Porto e Sp. Braga | Relvado

Exclusivo: Jesualdo analisa FC Porto e Sp. Braga

Treinador recorda a passagem pelos dois clubes, tece rasgados elogios aos presidentes e diz que os d
 

Jesualdo Ferreira tem um passado de grande sucesso ligado aos finalistas da Liga Europa. Passou três anos no comando técnico do Sporting de Braga, entre 2003 e 2006, e foi com ele que os arsenalistas começaram a disputar campeonatos (em 2004/05 a equipa manteve-se na luta quase até ao fim com os três grandes). E esteve quatro temporadas no FC Porto, entre 2006 e 2010, onde somou êxitos sucessivos, entre os quais três campeonatos.

Por isso, em Atenas - onde esta quarta-feira até tem um encontro decisivo do seu Panathinaikos, com o Olympiakos Volou - vai seguir a final da Liga Europa com toda a atenção. "O nosso jogo vai ser a meio da tarde, por isso se nada de extraordinário acontecer, vou conseguir ver o FC Porto-Sporting de Braga. Por quem vou torcer? Não tenho favorito...Espero essencialmente que seja um bom jogo, pois tenho carinho pelos dois clubes e por muitos jogadores com quem trabalhei, embora no Braga só esteja o Vandinho do meu tempo", confessa, em entrevista ao Relvado.

Jesualdo Ferreira não quer assumir responsabilidades nesta hora de sucesso dos dois clubes. "Não é falsa modéstia, mas entendo que deve ser dado mérito a quem está atualmente nos clubes. O FC Porto está a fazer uma época fantástica, o Braga igualmente, embora não tanto no plano nacional. É hora de realçar o trabalho de quem está agora no comando desses dois clubes", frisa.

No entanto, não deixa de reconhecer que quando chegou a Braga, há oito anos, "a equipa estava quase a descer de divisão" e que fez parte de "uma estrutura que iniciou um percurso de ascensão sustentada e de cultura de vitórias". E cita os nomes do "presidente António Salvador e do então diretor técnico Artur Monteiro, bem como de toda a equipa técnica e departamento médico". Por isso, não esconde estar "muito feliz" com este percurso da equipa até à final da Liga Europa.

Quanto ao FC Porto, a presença numa final europeia não constituiu propriamente uma novidade. Afinal de contas é a quinta na história e a terceira nas últimas nove temporadas. "O FC Porto é isto mesmo... Vitórias sucessivas, uma estrutura muito sólida de grande sucesso... Não quer dizer que lá seja fácil ganhar, mas é mais fácil porque existe uma conceção clara de clube, projeto e crença", refere.

E os dragões têm ainda algo que considera muito importante, que designa por mística. "É um conjunto de coisas que sentimos que existem, um sentimento permanente de querer fazer qualquer coisa, algo que de facto existe no FC Porto".

Líderes carismáticos

Parece existir um ponto em comum entre FC Porto e Sporting de Braga. Ambos têm líderes muito carismáticos, que parecem ser os principais responsáveis pelo sucesso dos dois clubes. No entanto, Jesualdo Ferreira diz que "é injusto fazer comparações entre Pinto da Costa e António Salvador". E explica porquê. "Primeiro que tudo, há mais de 30 anos de idade a separá-los. Temos de dar o mérito a quem o tem na sua devida proporção. Se quisermos fazer uma comparação, o Sporting de Braga está mais ou menos como o FC Porto estava em 1984. Na altura, ninguém esperava que chegasse a uma final europeia [foi derrotado pela Juventus, na antiga Taça das Taças].

O técnico português defende que Salvador e Pinto da Costa "são ambos muito competentes, mas se formos avaliar pelos resultados, claro que Pinto da Costa é mais competente, no entanto, enquanto um tem 7 anos de futebol, o outro tem 33 ou 34...".

Jesualdo explica quais são as grandes qualidades de António Salvador. "É um trabalhador incansável na sua vida pessoal e do clube. Se for preciso, às 6 ou 7 da manhã já está a trabalhar no Braga ou nas suas empresas e coloca sempre os interesses do clube à frente dos interesses individuais.  Enquanto estive lá, durante três anos, recebemos sempre no dia previsto".

Mesmo confessando "algumas divergências pessoais" com Salvador, frisa que "houve sempre uma linha comum entre os dois para bem do clube".

Nos últimos anos, elogia o facto do presidente do Sporting de Braga "se ter rodeado de gente competente que também contribuiu para esta ascensão sustentada".

Quanto a Pinto da Costa, afirma que "todos sabem como ele é, bem como a estabilidade que oferece aos grupos de trabalho, permitindo uma fácil integração de quem chega, criando gerações sucessivas de campeões".

FC Porto favorito

Jesualdo Ferreira considera os dragões favoritos, pelo menos em termos históricos. "Sem dúvida que o FC Porto é mais forte. Há uma diferença abissal na história dos dois clubes, em termos nacionais e de reconhecimento internacional. O FC Porto soma Ligas dos Campeões, Taças UEFAS, Supertaças, Taças Intercontinentais... Por isso, a expetativa da grande maioria das pessoas é que o FC Porto seja o vencedor", afirma.

Ainda assim, alerta que "nas finais, acontecem muitas vezes resultados que quebram a coerência, nomeadamente devido a fatores motivacionais e sem dúvida que o Braga tem uma motivação muito grande, não direi maior, mas diferente". Por isso, diz, "tudo é possível".

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

FC Porto:

Comentários [1]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

streams

Todos os jogos, filmes, séries, minijogos, rádios e muito mais em:

http://www.tv-xat.com/

Venha fazer-nos companhia