Luis Suarez suspenso por 8 jogos por insultos racistas a Evra | Relvado

Luis Suarez suspenso por 8 jogos por insultos racistas a Evra

Castigo pesado para o avançado do Liverpool que paga ainda 48 mil euros de multa.
 
Luis Suarez insulta Patrice Evra
Lusa

O avançado uruguaio do Liverpool, Luis Suarez, foi suspenso por oito encontros pela comissão disciplinar da Liga inglesa de futebol (FA), na sequência de alegados insultos racistas ao defesa francês do Manchester United, Patrice Evra.

Depois de seis dias de audições e um mês de inquérito, a FA multou ainda Suarez em 40.000 libras (cerca de 48.000 euros) pelo incidente, ocorrido em 15 de outubro último durante o encontro entre Liverpool e Manchester United (1-1).

Evra acusou Suarez de o ter insultado durante todo o jogo: "Não repetirei o que ele disse, mas foi de uma forma racista e repetiu-o mais de 10 vezes", disse Evra pouco depois de ter terminado o encontro.

Suarez negou sempre ter proferido os insultos, mas a comissão disciplinar da FA deu razão ao francês, afirmando que o uruguaio proferiu "palavras insultuosas" em direção a Evra e que estas "continham uma referência à cor da pele" do defesa.

O avançado dos "reds", que tem ainda a possibilidade de recorrer da decisão, reagiu via Twitter, afirmando que se tratou de um dia "muito difícil e doloroso" para ele e a sua família.

Ainda antes da audição, o uruguaio já tinha recebido o apoio da sua equipa e do técnico Kenny Dalglish.

"Nós o apoiaremos. Trata-se de gente que, ao não conseguir travá-lo no terreno de jogo, se esforça por arranjar outros meios para o parar", afirmou Dalglish.

Suarez, 24 anos, ingressouno Liverpool em janeiro passado proveniente dos holandeses do Ajax Amesterdão, numa transferência avaliada em 22 milhões de libras (cerca de 26 milhões de euros).

Internacional:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Essa pensamento....

Quando um preto ou negro chama um branco de branco o que ele faz?? nada
quando o branco chama o negro de preto??.... é um caos

Mas afinal ele é preto ou não?.....é.....então

sou negro se me chamam de negro preto escuro ou seila o que é não ligo porquê afinal sou mesmo negro preto e não me sinto inferior por isso.Não considero isso racismo.

Racismo para mim é ser proibido ou inibido de realizar uma certa ação e ser julgado de forma diferente por se ter uma raça diferente.

Temos de abandonar essa forma de pensar que ser chamado de negro é racismo, porque seria o mesmo que dizer que ser negro é ser inferior ou que o termo negro significa ser incapaz ou capataz.

O MAIOR RACISMO

está em quem pune um ser humano , por chamar preto a outro , só revela que querem mostrar que SER PRETO É SER MENOR E ISSO NÃO SE PODE DIZER ou comfirmar, por isso as instituições querem parecer que são respeitadoras dos outros povos crenças credos e raças, e se for um preto a dizer a outro ó preto de merda, já não há castigo , porque é uma guerra de pretos mestiços ,por amor de deus , só se pode ofender em ser preto se for um preto que não seja digno e respeitador na sociédade em que vive e que a sua formação seja 0 , porque se for digno formADO e com nivel intelectual zero ou elevado isto já não se passa , e os chineses- coreanos-japoneses- quando vimos 1, ou eu jogava contra eles , quando não gostava da entradas deles dizia logo ó chinoca ou amarelo tem lá calma , isto não é karaté, não será tambem seria racismo ,para eles não porque a cultura destes povos eles sabem como são e gostam do que são , porque será que quando me dirijo aos indios do sul da américa que andam por portugal a cantar até no resto da europa , eles têem orgulho em responder com sorrisos em dizer quando se pergunta a eles onde fica a sua tribo no peru bolivia colombia que zona , eles não ficam ofendidos mas demonstram orgulho , porque sabem o que são , o mesmo devia de ser assim um preto ter orgulho em ser preto , como eu tenho em ser europeu ,mas teria tambem se fosse indio mestiço preto amarelo pele vermelho , O CASTIGO A QUEM PREFERE A PALAVRA PRETO A UM PRETO , SÓ VEM DIZER QUE PRETO É UM SER MENOR MAS QUE NÃO DEVEMOS DIVULGAR OU CHAMAR, os verdadeiros rácistas são quem aplica esta lei , e os pretos que não gostam que lhes chamen aquilo que são e que deviam de ter orgulho , são o que se chama rafeiros

alguem daqui estava entre o

alguem daqui estava entre o Javi e o Alan para ouvir o que ele disse??

ó javi!!!

Foi...

...apresentada queixa pelo Alan ou pelo Braga?

ninguém disse nada...

viste ali o chinas a dizer alguma coisa? Não podes provar nada!

...

Acho que deves concordar que, se ninguém apresenta uma queixa formal, não pode existir castigo.

E o código???

Incrivel como a Liga Inglesa,não conhece o código dos jogadores tipo "Las Vegas".O que se faz no relvado,fica no relvado.....nunca pensei que fosse uma liga tão atrassada.

SE jogasses.............

No clube do DUMBO.......podias tudo e mais alguma coisa.........

O JAVI ja faz isso á 2 anos e nada lhe acontece.........LOLOLOLOLOLOLOL

é engraçado ver pessoas

é engraçado ver pessoas extremamente indignadas com esta decisão exigindo igualdade tipo "ai estes pretos ofendem-se com tao pouco" bla bla e os insultos á religião,ás maes etc porque nao punem isso??

O Evra fez queixa claro que sem a sua queixa ninguem iria mexer palha,e ja pararam para pensar porque insultos a maes etc nunca sao punidos??porque ninguém faz queixa e porque nao sao tao ofensivos como estes,nao "tocam",logo sao situaçoes completamente diferentes.

Porque a insistencia em tentar dar sempre a ideia que nao é nada de mais quando isto acpntece??
Talvez ainda incomoda muita gente que os "pretos" nao se limitam a calar e comer como antigamente.

CUMPS...

Estás a confundir tudo, lamento

O problema aqui, pelo menos para mim, está no critério especial, onde só ofensas para com jogadores de cor parecem ser dignas de castigo e forte reprovação. Porquê?

Mais: faz-me extrema confusão que chamar "macaco" a uma pessoa possa ser apenas extremamente grave num caso. Mas porquê? Parece que se instituiu que, oficialmente, "macaco" é uma expressão que só é grave se dita a algumas pessoas. É absurdo. Devíamos ser todos iguais. Todos.

Os insultos são, antes de mais, insultos. Têm racismo se quiserem que o tenha. Ou, então, o racismo é unilateral, o que ainda é mais absurdo. Quem acha que o racismo é unilateral está, logo aí, a ser racista. O que não deixa de ser irónico.

Se foi condenado, porque

Se foi condenado, porque razão é que falam em "alegados insultos racistas"? Se são alegados não são provados, por isso não podia haver nenhuma condenação. Isto dos lugares-comuns...
E porque é que os insultos racistas são mais graves do que outros? Os de cariz xenófoba, religiosa, de qualquer traço corporal, etc, não são igualmente graves?

Acabo de aprender que

Acabo de aprender que xenófobo e racista não é a mesma coisa. Uau.

Parabéns. Aprendeste algo de

Parabéns. Aprendeste algo de novo que talvez te ajude a ultrapassar algumas confusões demasiado comuns e erróneas. Racismo refere-se a a raças, ao passo que xenófobo tem a ver com nacionalidades. Se um tipo insultar alguém de raça diferente mas da mesma nacionalidade, não está a ser xenófobo.

O chauvinismo é caraterizado por...

Até que enfim ! Sente-se a "relva" a "crescer".

Sinceras saudações SA

PAH!

Por cá continuamos à espera de uma punição exemplar para o Javi "RACISTA" Garcia....

Ah espera, ele é jogador do FIFICA, já me esquecia que é imune a castigos desse tipo!!

uma fêz quiexa

foi condenada a trabalho comonitário , mas andam doidos será

A FA é um exemplo a todos os níveis

, mas não entendo a não-punição de outros insultos, então. Este politicamente correcto não faz sentido, até porque parece que só há racismo unilateralmente. E, já agora, duvido que alguém seja punido se chamar "uruguaio de m****" ao Suaréz. Ou se usarem termos depreciativos relacionados com a origem dos jogadores, como chamar "escumalha ibérica" a alguém dessa zona.

Se chamassem isso ao Suárez

Se chamassem isso ao Suárez em Espanha podes ter a certeza que nao era ignorado,nao se trata de unilateralidade há as razoes historicas tambem,há menos de 100 anos pessoas de origem africana eram escravas aqui na europa,ainda hoje os africanos sao vistos de forma inferior...

Há que ter atenção á historia,é claro que existe rivalidade entre países etc,mas este racismo contra afro descendentes é mais destacado devido aos factos históricos,depende também do local,como eu disse em Espanha ofensas a Sul Americanos teriam reacçoes identicas.

A meu ver, a questão até é simples

O politicamente correcto é que decide tudo. Se, na NBA, um jogador chamar "white trash" a outro, nada acontece. Mas, se a ofensa tiver conotações raciais para um afro-descendente, então está o caldo entornado.

Não há ninguém que não lamente a escravatura e a eterna exploração do povo africano por parte de Europeus e outros, mas, caramba, não temos de todos andar aqui com paninhos quentes. Querem punir, punam tudo. Se um jogador chama "paneleiro de m****" a outro, só é digno de suspensão se o jogador for de facto homossexual? Porquê? Da mesma forma, se um jogador chamar macaco a outro, só é ofensivo se o jogador for africano? Isto é completamente absurdo! Quem acha que só se deve punir nessas situações é que está a validar essa ofensa como exclusiva do povo africano! Por amor de Deus...

Há menos de cem anos já a

Há menos de cem anos já a escravatura tinha sido abolida em todos os países da Europa. Mas que eu saiba o racismo existe em toda a parte, sem que sejam necessários quaisquer factos históricos. Ou será que o racismo dos negros é mais desculpável? Talvez seja por isso que o Zimbabwe é a miséria que é.

Mas o que é que o Zimbabuwé

Mas o que é que o Zimbabuwé tem haver com esta situação?? E quem disse que o racismo dos negros é mais desculpável??Está a insinuar que os actos do Suárez deviam ser desculpaveis tais como os que supostamente sao no Zimbabwe??

CUMPS...

O racismo hoje

É económico : Se fores pobre estás f..... sejas branco ou preto ou azul.

SA

E o Javi pá?

Onde anda a queixa contra o espanhol? Puf...

POIS

MAS QUAL QUEIXA? O GAJO SÓ SE QUEIXOU À TV