Taça Libertadores da América: Técnicos portugueses podem vencê-la pela 4ª vez seguida | Relvado

Taça Libertadores da América: Técnicos portugueses podem vencê-la pela 4ª vez seguida

Breve análise dos três principais candidatos ao título.
 
Abel Ferreira com a Taça Libertadores (fonte: SE Palmeiras)

A Taça Libertadores da América 2022 já se aproxima da fase eliminatória dos oitavos de final, e a participação de técnicos portugueses continua sendo marcante neste ano. 

Desde 2019, ano em que Jorge Jesus sagrou-se campeão com o Flamengo, apenas técnicos portugueses levantaram o troféu da competição mais prestigiada entre equipas de futebol da América do Sul. 

De relembrar que antes de Jorge Jesus vencer a Taça em 2019, nenhum treinador português havia sequer participado do torneio. Na edição atual, são cinco lusitanos comandando equipas sul-americanas. Segue uma breve análise dos três principais candidatos ao título.

Abel Ferreira

O atual detentor do troféu, Abel Ferreira, volta a aparecer com muito destaque nesta edição do torneio. Seu Palmeiras busca o tricampeonato consecutivo e já está qualificado antecipadamente para a fase decisiva de oitavos de final. 

A campanha é perfeita até aqui: Foram quatro vitórias em quatro partidas, com incríveis vinte golos anotados a favor e apenas dois contra. Uma das casas de apostas mais confiáveis operando no Brasil e em Portugal, a Betano, aponta o Palmeiras como o time mais bem cotado para vencer a competição. 

Paulo Sousa

Muitos se surpreenderam quando Paulo Sousa optou por deixar o cargo de selecionador da Polónia para cruzar o oceano Atlântico e desembarcar no Rio de Janeiro para treinar o Clube de Regatas do Flamengo. 

Com apenas cinco meses de trabalho no Brasil, o momento já é de contestação sobre o técnico português. Equipa com o maior número de adeptos no país, o Flamengo sofre com a pressão popular depois da derrota na final da Taça Libertadores 2021 em Montevidéu. 

A campanha em 2022 não é convincente, mas o Flamengo já é figura certa entre as equipas que irão disputar as fases finais. Na melhor partida do grupo H até aqui, os rubro-negros venceram no estádio do Maracanã por 3 golos a 1, ao Talleres da Argentina, equipa treinada pelo também português Pedro Caixinha.

Vítor Pereira

O ex-treinador dos Dragões é mais um português apresentando seu trabalho em um grande clube brasileiro, e surge com  aspirações reais de vencer a Taça Libertadores em 2022. 

O Sport Club Corinthians Paulista é atualmente líder do Campeonato Brasileiro, e também aparece em primeiro lugar no seu grupo da Taça. Porém, a qualificação para a fase final ainda está a perigo, e o "Timão" precisa melhorar muito para  chegar ao título que seus adeptos só comemoraram uma vez, há exatos dez anos atrás.

Na próxima rodada do Grupo E, os paulistas viajam à Argentina para o esperado confronto contra o Boca Juniors, equipa seis vezes campeã da Taça Libertadores em sua história. 

A grande final do torneio está marcada para o dia 20 de novembro, a ser disputada no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. Resta saber se técnicos portugueses estarão por lá, e se vão conseguir estender a hegemonia lusitana de títulos na competição por 4 anos consecutivos. 

Internacional:

Comentários