Os duelos do Mundial | Relvado

Os duelos do Mundial

Algumas curiosidades sobre os duelos que fazem do futebol o desporto-rei.
 
Fifa World Cup Qatar 2022

O campeonato do Mundo - Fifa World Cup Qatar 2022, no Qatar, que irá decorrer em sete cidades, de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022, contará com sete estádios construídos de raiz e a remodelação total de um estádio, para acolher o evento, que pela primeira vez, se realizará no final do ano.

Se gosta de futebol e o campeonato do mundo é, para si, um dos pontos altos do desporto-rei, pode em sites como a Betway, acompanhar o evento e aventurar-se nas apostas desportivas, para uma experiência ainda mais emocionante e divertida.

À boleia do Fifa World Cup Qatar 2022, “viajamos” pelas edições anteriores e deixamos algumas curiosidades sobre os duelos em campo, que fazem do futebol o desporto-rei:

As finais do Campeonato do Mundo

A final do último Mundial, em 2018, disputada em Moscovo, opôs a França e a Croácia, em jogo com autogolo de Daniel Subašić, golo de Pogba que virou o sentido de jogo, quando a partida estava 2-1 e deitou por terra as ambições da Croácia. 4-2 foi o resultado final!

Em 2014 e pela terceira vez nas finais do Campeonato do Mundo, a partida entre Alemanha e Argentina. As seleções já se tinham defrontado na final de 1990, com vitória da Alemanha e na final de 1986, com vitória da Argentina. O Maracanã foi o “tira-teimas”,  onde a Alemanha levou a melhor, num jogo com apenas um golo de Mario Götze.

A final no Soccer City, em Joanesburgo, África do Sul, de 2010, trouxe a Espanha, pela primeira vez a uma final e os Países Baixos, a sua terceira presença. Se pensavam que “à terceira de vez”, os holandeses saíram vencidos, com a vitoriosa estreia da Espanha, com um golo de Andrés Iniesta.

Em 2006, no Olympiastadion, na cidade de Berlim, foi preciso ir a prolongamento e a penaltis: o sofrimento das finais! A Itália venceu a França por 5 - 3 após empate por 1-1 nos 120 minutos de jogo. Para a história fica também a expulsão de Zidane após agressão a Marco Materazzi.

Ronaldo, o Fenómeno, foi a estrela da  final de 2002, no International Stadium, no Japão, ao marcar os dois golos da seleção brasileira, contra a Alemanha. Em campo estavam as seleções com mais presenças nas finais do Campeonato do Mundo: o Brasil com seis (a terceira consecutiva) e a Alemanha com sete.

Os números das finais

O Brasil lidera o ranking de campeões do Mundo com cinco vitórias, em sete participações. Segue-se a Alemanha, que participou em mais finais do que o Brasil (oito), mas só por quatro vezes levou a ambicionada taça para casa. A fechar o pódio, a Itália, também com quatro vitórias, em seis presenças nas finais.

No Top 6, Argentina, França e Uruguai, com duas taças cada, sendo o Uruguai detentor do primeiro título do Campeonato do Mundo, em 1930.

Curiosamente, a Inglaterra, berço do futebol, chegou apenas uma vez a uma final, em 1966 e sagrou-se campeã do Mundo.

O Fifa World Cup Qatar 2022

O próximo campeonato do mundo contará com a presença de 32 seleções, algumas das quais ainda por apurar.

As vagas das seleções qualificadas estão a ser disputadas e das 211 nações filiadas da FIFA, o maior número de presenças pertence à UEFA, com 55 equipas a competir por 13 vagas, sendo que 10 já estão preenchidas.

Pode acompanhar estes e outros dueles, em sites como a Betway, com calendários de provas e resultados atualizados.

Internacional:

Comentários