Finais Europeias: quando duas equipas do mesmo país acabam na final | Relvado

Finais Europeias: quando duas equipas do mesmo país acabam na final

A final da Champions será entre duas equipas do mesmo país, uma tendência cada vez mais recorrente.
 
Foto por Janosch Diggelmann em unsplash.com

A final da Liga dos Campeões é um dos jogos mais aguardados no final de cada temporada. As decisões europeias de 2021 aproximam-se a passos largos e Portugal volta a acolher, pelo segundo ano consecutivo, a final da prova milionária que colocará frente a frente o Manchester City e o Chelsea no Estádio do Dragão. 

Este ano, a final da Liga dos Campeões é disputada entre duas equipas do mesmo país, algo que acontece pela oitava vez desde o ano de 2000 – uma tendência cada vez mais recorrente. Na Liga Europa, esta particularidade é muito menos frequente, embora já tenham sido disputadas finais entre equipas do mesmo país – e Portugal sabe-o bem! Em 2010, o FC Porto conquistou a Liga Europa após uma caminhada gloriosa que terminou com a vitória sobre o Sp. Braga em Dublin.

Vamos relembrar algumas dessas finais da Liga dos Campeões! 

Real Madrid vs Valência (3-0, 1999-2000)

A primeira final entre equipas do mesmo país aconteceu a 24 de maio de 2000 no Stade de France e opôs o Real Madrid ao Valência, que se estreava numa final.

No Real Madrid, Fernando Morientes foi uma figura que nem sempre foi consensual e, em certos momentos, era mais provável ser manchete num jornal por experimentar a sua estratégia para a roleta num casino do que marcar um golo numa final. Porém, em 2000 foi exatamente isso que aconteceu aos 39 minutos da primeira parte, ao fazer de cabeça o 1-0.

Na segunda parte, o Real Madrid fechou as contas do jogo com golos de Steve McManaman e Raúl aos 67 e 75 minutos, respetivamente. Este foi o primeiro título europeu de Vicente Del Bosque, que viria a conquistar novamente a Europa em 2012, ao comando da seleção espanhola. 

Real Madrid vs Atlético Madrid (2013-2014, 2015-2016)

Continuando na saga das finais 100% espanholas encontramos um denominador comum: o Real Madrid está presente em todas! As finais europeias entre equipas espanholas conheceram novos capítulo em 2014 (Estádio da Luz, Lisboa) e 2016 (Giuseppe Meazza, Milão) ambas disputadas entre Real Madrid e Atlético de Madrid – mais que finais entre equipas do mesmo país, foram finais entre equipas da mesma cidade!

Em 2014, a equipa de Diego Simeone esteve a poucos minutos de conquistar o troféu, mas Sergio Ramos empatou a partida aos 93 minutos com um cabeceamento certeiro, anulando a vantagem que o Atlético dispunha desde o minuto 36, graças um golo de Diego Godín. No prolongamento, o Real Madrid acabou por chegar à goleada (4-1), com dois golos de Gareth Bale e um tento de Marcelo.

Dois anos depois, Sergio Ramos voltou a marcar numa final, inaugurando o marcador aos 15 minutos. O Atlético de Madrid chegou a igualdade aos 79 minutos, através de Carrasco – assistido por Juanfran, que tinha assistido Godin dois anos antes em Lisboa! A partida foi decidida nos «penalties», com Cristiano Ronaldo a marcar a grande penalidade decisiva.

Esta final ficou igualmente marcada pela estreia da utilização da tecnologia da linha de golo numa competição da UEFA.

AC Milan vs Juventus (0-0, 2002-2003)

Em 2003, 68.000 espectadores assistiram em Old Trafford à primeira ‘final italiana’. No entanto, a ausência de golos durante 120 minutos de futebol foi um balde de água fria para os adeptos. 

Os adeptos ‘rossoneri’ ainda celebraram o golo de Andriy Shevchenko, porém Markus Merk viria a anular o golo por fora-de-jogo, ao entender que Rui Costa obstruiu a visão de Buffon – decisão que não foi consensual.

O AC Milan conquistou a sua sexta Liga dos Campões nas grandes penalidades, após cinco grandes penalidades falhadas entre as duas equipas. Andriy Shevchenko bateu a grande penalidade decisiva, fechando as contas em 3-2 após uma série de cinco penalties.

Bayern Munich vs Borussia Dortmund (2-1, 2012-2013)

Conhece a expressão Der Klasiker? É o nome dado à rivalidade entre estes dois clubes que em 2013 defrontaram-se na final da Champions League, realizada em Wembley (Londres).

O Borussia Dortmund chegava à sua segunda final após eliminar o Real Madrid, ao passo que o Bayern disputava a sua 10ª final. No ano anterior, o Bayern perdera a final frente ao Chelsea no seu próprio estádio e procurava a vencer esta final a todo o custo para apagar a imagem do ano anterior.

O nulo no marcador foi desfeito aos 60 minutos, por Mandžukić. Sete minutos depois, Ilkay Gündogan restabeleceu a igualdade de grande penalidade. Porém, quando ambas equipas se preparavam para o prolongamento, Arjen Robben faz o 2-1 e estabelece o resultado final.

Manchester United vs Chelsea (1-1, 2007-2008)

A primeira final totalmente inglesa chegou em 2008. Chelsea e Manchester United defrontaram-se no Luzhniki Stadium, num jogo com onde Drogba foi expulso, Cristiano Ronaldo falhou um penalti e John Terry protagonizou um momento insólito.

O jogo teve uma primeira parte emocionante – Cristiano Ronaldo inaugurou o marcador aos 26 minutos e Frank Lampard estabeleceu o 1-1, momentos antes do apito para o intervalo. Após uma segunda parte sem incidentes de maior, o jogo acabou com os ânimos exaltados após o árbitro Lubos Michel mostrar cartão vermelho direto a Drogba aos 116 minutos. Nos penalties, Cristiano Ronaldo falhou, tal como John Terry que escorregou no momento mais inoportuno da sua carreira. Anelka voltou a falhar para o Chelsea, entregando assim a primeira e única «Champions» do século ao Manchester United.

Liverpool vs Tottenham (1-0, 2018-2019)

A segunda final entre equipas inglesas apenas foi possível graças a dois ‘milagres’ nas meias-finais: o Tottenham virou a eliminatória contra o Ajax aos 96 minutos e o Liverpool operou um autêntico milagre ao bater o Barcelona por 4-0, anulando assim os 3-0 em Camp Nou.

No jogo da final, assistiu-se ao segundo golo mais rápido de sempre em finais: Salah marcou de grande penalidade aos 2 minutos de jogo. Com o Liverpool em vantagem o jogo não foi muito intenso, tendo sido marcado por uma invasão do terreno de jogo. O resultado ficou selado aos 87 minutos, quando Origi marcou o 2-0 e fechou as contas do jogo. 

O próximo capítulo das finais entre equipas inglesas será escrito no próximo dia 29 de maio. Até lá, todos os adeptos aguardam ansiosamente para saber se Pep Guardiola vai conquistar a sua primeira ‘Champions’ com os Citizens ou se o Chelsea repetirá a proeza de 2012.

Internacional:

Comentários