FC Porto 1-2 Nacional: Em 2010 correu melhor! | Relvado

FC Porto 1-2 Nacional: Em 2010 correu melhor!

 

É inevitável começar por aqui: com o ano novo vieram novas sensações para o FC Porto. Ao 27º jogo da época, a equipa treinada por André Villas-Boas caiu.

Foi para a Taça da Liga, é certo, mas isso não altera a cara de poucos amigos do técnico portista no final da partida que coloca os dragões no último lugar do grupo A, juntamente com o Beira-Mar, que também perdeu por 2-1. Será justo dizer que o resultado não reflecte em nada o que se passou no campo, apesar de os da casa terem sido tudo, menos brilhantes.

O FC Porto surgiu mudado, mas não muito. Kieszek, Sereno e Rúben Micael saltaram para o onze, tal como Walter e Rafa, algo que a ausência dos lesionados Falcao e Álvaro Pereira da convocatória facilmente deixava antever. A falta de extremos também anunciava nova titularidade para James Rodriguez.

O Nacional, como prometido, apresentou-se no Dragão sem poupanças, estendendo-se no relvado no mesmo 4x3x3 dos azuis-e-brancos, mas com uma postura (muito) defensiva. A aposta pontual no contra-ataque, para aproveitar a velocidade de Diego Barcellos, até podia ter tido resultado aos 22 minutos, quando o brasileiro apareceu sozinho frente a Kieszek, mas rematando fraco e à figura do polaco.

FC Porto domina e Bracalli descansa

O FC Porto foi dominador desde o início mas não criava oportunidades. Com Walter lento e desaparecido e James a explorar em demasia a zona central – perdendo-se no meio da teia montada por Jokanovic -, o FC Porto mostrava-se pouco capaz de criar perigo. Até porque, à esquerda, o poder ofensivo de Rafa não faz esquecer o de Álvaro Pereira.

Sobrava o capitão Hulk, que tentava furar uma e outra vez, mas sempre muito desacompanhado – e muito marcado. Nos primeiros 45’, o FC Porto só rematou de meia-distância, quase sempre pelo brasileiro. Sem grande pontaria, diga-se.

A primeira parte foi passando sem que o FC Porto conseguisse chegar à área de Bracalli. Não só o ataque estava desinspirado, o meio-campo também não tinha o perfume de outros tempos. Apesar de Guarín, o antigo mal-amado que agora arranca aplausos do Dragão.

As Figuras

E tudo muda no segundo tempo…

O segundo tempo começa com uma grande oportunidade para o FC Porto, mas… na sequência de mais um remate de longe de Hulk, que Bracalli defendeu. Os “azuis-e-brancos” apareceram, ainda assim, mais incisivos, fruto de um adiantamento de Guarín, que se “colou” aos dois interiores.

Hulk celebra com James (FCP 1-2 Nacional)Sem deslumbrar, o FC Porto viu-se bafejado pela sorte aos 62 minutos. Num lance aparentemente inofensivo, Felipe Lopes agarra Walter na área. Olegário Benquerença apita após indicação do auxiliar. Como tem sido hábito, Hulk não perdoou.

O FC Porto até melhorou depois do golo. Sem Fucile, lesionado, e com Sapunaru, que até entrou bem, os dragões assumiram de vez o 4x3x3, encostando James à esquerda. Os lances de perigo foram-se sucedendo e os da casa ameaçavam o segundo.

“Obrigado, Kieszek”, diz Anselmo

Mas afinal, quem chegou ao golo, para espanto geral, foi o Nacional, aos 78’, num tento de Anselmo que merecia ser atribuído a Kieszek. Um autêntico frango do polaco, que largou um cruzamento fácil para os pés do jogador alvinegro, que tinha acabado de entrar.

Mas se um golo da equipa que abdicou de atacar já era surpresa, o choque total veio aos 84’. Um ataque raro decidido por dois suplentes – Jokanovic também bateu Villas-Boas neste domínio -: cruzamento de João Aurélio e Anselmo, outra vez ele, a cabecear sozinho e a fazer o segundo do Nacional e da sua conta pessoal.

O FC Porto ainda tentou o empate, mas nem chegou lá perto.

O Nacional pouco ou nada fez por merecer o resultado com que saiu do Dragão. Mas não há volta a dar: começou 2011 e acabou a invencibilidade do FC Porto.

Fotos: Lusa

FC Porto:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O meu único comentário..!

Não vi o jogo porque estava em viagem, mas pelo que o meu pai me transmitiu merecemos a derrota. Uma derrota não nos fará mal, muito menos numa prova em que favorece os 3 grandes, e é certinho que passaremos à fase seguinte, embora a Taça da Liga sirva apenas para dar lugar a jogadores como Emídio Rafael, Kiezerk, Sereno, os elementos mais fracos do plantel.

Ontem e hoje lá apareceram os lúnaticos a prever a queda do FC Porto nas próximas partidas. Estão radiantes com uma derrota merecida numa competição menor.

Enquanto eles já cairam inúmeras vezes. Os Lagartos nem sei as derrotas, enquanto os Lampiões até perderam a sua águia. Shame on you! :)

Bom dia a todos.

não sei ...

"e é certinho que passaremos à fase seguinte" não passa à próxima fase só a equipa que fica em primeiro do grupo? não tenho a certeza mas acho que é assim, e se assim for o porto não depende só de si para passar ...

fodass...

até as derrotas valem merda!

cambada de corruptos

O FCP colocou-se a jeito..

Não começamos bem 2011 e dificilmente vamos mais longe na Taça da Liga.
Não gostei da derrota e espero que esta sirva para limar arestas que estavam a tornar-se evidentes dsede alguns jogos atrás.

Ontem, contra uma boa equipa, e o FCp com 7 não habituais titulares demosntrou que:
- Hulk desceu consideravelmente de forma;
- Rafael está extremamente verde;
- Sereno não tem qualidade para jogar no FCP;
- Walter é lento..

Compreendo que não podemos ter 24 jogadores da mesma qualidade mas penso que o actual plantel necessita urgentemente de outro avançado, já que para as outras posições temos outras segundas alternativas viáveis.

O FCP tinha o jogo controlado, mas como vem sendo nos últimso tempos, não marcamos o segundo golo, somos passivos e depois acontece o que aconteceu ontem.. Já em Paços esteve perto de acontecer..
Temos que matar o jogo, o 1-0 é sempre um resultadio muito frágil.

Concluindo, não gosto de perder, mas de todas as competições esta é que me custa menos perder.. E se for para entrar noutra série de resultados positivos... A derrota pode ser uma boa lição para o futuro..

O jogo do próximo fds e fundamental.

Azia Nortenha

Imagino a azia dos tripeiros hoje, é que nem com a ajudinha do Olegário conseguiram ganhar, mais um penali inventado quando as coisas não estão fáceis, mais um penalti contra e os arbitros teimam em não marcar... é o de costume, nada a que não estejamos habituados há 30 anos.

Bom ano para todos

Cala a boca ou então só sai asneira.

Tripeiros são os nascidos na cidade do Porto e não os adeptos dos andrades. Percebes?
Até porque na cidade há imensos adeptos do futebol que não são portistas. Bem assim como há portistas espalhados por esse país fora.
Eu, por exemplo sou tripeiro de gema, como se costuma dizer, e não sou portista. Logo antes que fales informa-te do que dizes ou então sai asneira como saiu.

Desculpa

Peço desculpas pelo uso da palavra tripeiros pois tens toda a razão, os tripeiros não devem ser conotados com o FCP, mas é do hábito, mais uma vez as minhas desculpas aos tripeiros. Bom ano

LOL

Ainda temos 8 azias pelo caminho para perceber o vosso sentimento...

LOL

Acho que o kiezek nao vai fazer tantos jogos assim....

Ontem, Kieszek foi piada de

Ontem, Kieszek foi piada de ano novo... Mas a piada maior é estes gajos estarem enterrados na areia e virem cantar de galo por termos perdido pela primeira vez esta época num jogo da taça deles... LOL. Pessoalmente, caro Necrus, agradeço aos deuses a derrota de ontem. Não poderia ter acontecido em melhor altura nem em melhor competição ;)

Bem agradecer a derrota

Não vou, não gosto de ver a minha equipa perder nem a feijões lol mas a ter de perder (sim TODOS, eventualmente acabam por perder alguma vez.) que seja nesta tacinha de merda.

Espero uma melhoria na equipa já no jogo contra o marítimo. Uma melhor atitude, mais garra e querer, e já agora uma boa exibição. O Porto não tem se dado bem com esta paragem (mas já nao temos lá o Jesualdo) por isso tenho algum receio.
Agora esta derrota não abala nem um pouco a confiança que tenho nesta equipa ganhadora e no futuro campeão 2010/2011. Até os comemos ;)

Não abala, nem belisca

Não abala, nem belisca sequer. Também não gosto de perder e estava curioso para ver até onde ia este record, mas a equipa estava claramente a precisar de aprender que não se pode abrandar o ritmo com o resultado em 1-0. Não creio que seja uma questão de falta de humildade, mas era claramente uma questão de excesso de confiança, percebia-se que nos últimos tempos a equipa sentia que chegando ao golo o jogo estava ganho.

Agora, o mister terá este exemplo para os manter alerta. Por isso é que eu agradeço esta derrota, antes aqui do que no campeonato ou na Liga Europa. Não se trata de desvalorizar a competição, mas é claramente a menos importante de todas...

Tenho vindo a dizer e volto a repetir: Rumo à tripleta (e tripleta não inclui a Taça da Liga) ;)

é que és crente

Na era Jesualdo tiveram 4 anos para aprender que não podiam abrandar e achas que é com um jogo que viram a luz?? LOL

Caíram ao jogo 27, nada mau!

é que és inteligente

A era Jesualdo já terminou há uns mesitos... Digo eu!

é pá

andas a compreender um bocado mal o Português. Onde é que eu digo que ainda andam na era Jesualdo?

Não ando a perceber mal o

Não ando a perceber mal o português, ando é com o pensamento 2 ou 3 vezes mais rápido que o teu...

Disseste tu: "Na era Jesualdo tiveram 4 anos para aprender que não podiam abrandar e achas que é com um jogo que viram a luz?? LOL

Foda-se... Mas o que é que esta época tem a ver com a era Jesualdo?! Porque não haverão eles de aprender agora, se tudo é diferente do que nos 4 anos anteriores?! "É que és inteligente"... repito.

"é que és crente"

repito :)

daqui a um tempo veremos se é a minha análise a partir do exterior que está correcta (e é olhando para os últimos jogos do porto), ou se é a tua crendice vinda do interior do clube.

muito mau e preocupante

Vilas boas deve estar preocupado, é que perder um jogo em casa, ainda para mais com olegario benquerenca a apitar, ainda com o penalty classico para desembrulhar jogos dificeis e saiem com derrota...

para refletir....

exacto ...

... tal como Jesus deve ter aprendido que no Dragão mesmo a roubarem um penalti levaram 5....

já para não falar de coimbra...

...o roubo que aquilo foi