Um sucessor para Dias da Cunha |
|
01 de Dezembro de 2004, às 12:50 |
rlc diz: "o presidente do Sporting tem sido
alvo de contestação dos adeptos, no entanto dificilmente deverá sair do clube.
Ao que parece, Dias da Cunha é avalista de vários financiamentos do clube e a
sua saída poderia significar um estrangulamento financeiro a curto prazo.
Afinal, qual a saída para o SCP? Estará o clube num beco sem saída, em que
Dias da Cunha é o mal menor? Ou poderá surgir um novo Roquette? Quem gostariam
de ver à frente deste clube?"
24 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Sporting:
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Frederico Varandas e Hugo Viana negoceiam Bruno Fernandes em Inglaterra
Frederico Varandas e Hugo Viana, respetivamente presidente...
-
Tiago Fernandes deixa sub-23 do Sporting e assume Desportivo de Chaves
O treinador Tiago Fernandes deixou a equipa sub-23 do...
-
Atlético quer acordo com o Sporting por Gelson
O Atlético de Madrid quer evitar um litígio com o Sporting...
-
Sporting: sondagem aponta Varandas como “melhor presidente”
Frederico Varandas é o candidato ao Sporting apontado como...
-
Bruno de Carvalho: “Saí porque ganhei títulos demais!”
Bruno de Carvalho, anterior presidente do Sporting,...
-
Sporting mede forças com Atletico Madrid
O Atlético Madrid é o adversário do Sporting nos quartos de...
-
Jorge Jesus: "A nossa intenção é ficarmos até sábado"
Quarta ou domingo à noite. Estas são as duas hipóteses que...
Ouvi dizer q o Santana Lopes ia ficar desempregado
Enviado por THIERRYBLE a 02 de Dezembro de 2004, às 09:24.Dias da Cunha não pode saír
Enviado por Viajante a 01 de Dezembro de 2004, às 17:15.Em vez de ir para o desemprego
Enviado por aestevao a 01 de Dezembro de 2004, às 15:16.Atenção que as noites são para a discoteca e as tarde de fim de semana para casamentos.
Saud.
Dias da Cunha segue política de Roquette...
Enviado por pois a 01 de Dezembro de 2004, às 15:06."o presidente do Sporting tem sido alvo de contestação dos adeptos, no entanto dificilmente deverá sair do clube. Ao que parece, Dias da Cunha é avalista de vários financiamentos do clube e a sua saída poderia significar um estrangulamento financeiro a curto prazo."
Avalista? Ou negociador?
Ou por outro lado, é uma pessoa credível negocialmente e em quem a banca confia?
Ao contrário de outras instituições, que preferem fazer avais aos municípios?
"Afinal, qual a saída para o SCP? Estará o clube num beco sem saída, em que Dias da Cunha é o mal menor?"
A sad está no caminho para a saida e a viabilização financeira do clube e das suas empresas (ou o contrário..nunca entendi bem)
Desportivamente, sobretudo a nível da política da equipa principal, é que vou criticando de forma mais acérrima.
Há muito a melhorar.
"Ou poderá surgir um novo Roquette? Quem gostariam de ver à frente deste clube?"
Um novo Roquette, seria sempre uma imitação barata do "antigo".
O Sporting tem um caminho a percorrer, e falo-á em passos seguros até um futuro promissor.
O sucessor de Dias da Cunha, quanto a mim, podia ser o Miguel Ribeiro Telles ou o Silva Resende.
Nunca deveria ser o Filipe Soares Franco, o Dias Ferreira e o Octávio Machado, o Paulo Futre, o Simão, ou o Jorge Gonçalves.
Gostava de ver regressar o José Bettencourt e o José Couceiro.
Re:Dias da Cunha segue política de Roquette...
Enviado por C4r7m4n_0 a 01 de Dezembro de 2004, às 16:51.LOL...dava-te um divertido se podesse...
Apesar de tudo tens razao no que diz respeito às personalidades que possam dignificar o bom nome do Sporting, no futuro atraves de um presidente credivel e realista, bem como dos restantes elementos das direcções das varias empresas Sporting!
Sou também da opiniao que pessoas como Miguel Ribeiro Telles, Bettencourt e mesmo Silva Resende (nunca tinha colocado essa hipotese, mas parece-me bastante oportuno) devem ter lugar de destaque no Sporting, pois ja mostraram que apenas lhes interessa defender os interesses do clube. Por outro lado Soares Franco (para quando a sua saida?), Subtil de Sousa, amigos e Cia Lda, são os tais energumenos de que se tem falado!
Na equipa de futebol, tens de compreender que, devido à pouca capacidade de compra do Sporting em virtude do alto passivo e regularização das contas, nao nos é permitido contratar os jogadores que pretenderiamos para equilibrar o plantel. A maxima de Roquette: "Primeiro esta a estabilidade financeira depois o reforço da equipa". O mais dificil é fazer um equilibiro entre ambos, e considero que a politica de sustentação do projecto (aposta nos jovens da casa) está a dar os seus frutos. Ja viste o numero de putos no plantel do SPorting? Quase todos têm qualidade para construir um Sporting bastante forte, e se juntarmos os jovens que estao "a sair", so podemos estar confiantes num futuro risonho.
O que quero dizer é que a tua desconfiança na equipa de futebol, é justificada sobre a politica que se calhar tu proprio defendes...a contenção :) Mas digo-te que eu acho o plantel do SPorting bastante bom e tenho é pena que haja jogadores sem poderem dar o seu contributo à equipa, como por exemplo Paulo Sérgio e Tello. Mas isso ja sao outras discussões.
Cumps
Re:Dias da Cunha segue política de Roquette...
Enviado por pois a 01 de Dezembro de 2004, às 17:20.Quanto à política de futebol.
Digamos que concordo com a aposta nos jovens.
Concordo que os reforços, devem ser direccionados e à altura do clube, tendo em conta a capacidade fincanceira que é pouca.
Mas por partes:
A aposta nos jovens
É a política base, por assim dizer.
O clube tem fama e proveito de ter uma boa prospecção, e capacidade de formação de jovens valores.
É construída uma academia, por forma a potenciar mais ainda essa capacidade e para facilitar a sua integração na equipa principal.
Logo, eu considero que a extinta equipa B, deveria ser o laboratório/encubadora para essa equipa.
Deveria de haver 3 políticas de contratações, que funcionaria como balizagem dos objectivos da equipa principal.
1. Jovens valores que pudessem ingressar no sector de formação.
2. Jovens de divisões secundárias e estrangeiros com potencial, para a equipa B.
3. Valores seguros que reforçassem pontos chave da equipa.
Esta seria a minha política.
Essa pensei eu que fosse a política.
Não a política de Claytons, Silvas, (que não são maus jogadores e que poderiam ter imenso sucesso no clube..apenas não é a minha linha de seguimento "dessa política")
O problema que temos agora, mesmo 2 anos depois da academia, alguns de equipas satélite e equipa B, é que parece que a coisa continuou a ser feita como à 10 anos atrás.
Apenas temos umas instalações melhores.
A minha desconfiança em relação a essa política, é simplesmente não a entender e quando julgo entender ela muda sem que eu me pareça que seja uma evolução.
Quanto aos jogadores que falas (e outros) parece-me que a equipa técnica é escassa.
Deveria haver mais acompanhamento de determinados jogadores em diversos níveis.
Se um jogador tem potencialidade, mas apresenta lacunas, deve trabalhar fora dos treinos regulares para atingir esse objectivo.
Mais gente, para individualizar o treino e potenciar contratações.
Um clube como o Sporting, não se pode dar ao luxo de "falhar" apostas ou contratações.
De uma forma ou de outra, tem que extrair o positivo desse jogador e aproveitá-lo.
Dispensas e empréstimos manhosos, investimento perdidos, é que não.
Exemplos e recentes:
Luís Filipe - 24 anos - 3.000 milhões Euros
Danny - 21 anos - 1.500 milhões Euros
Silva - 28 anos - 1.500 milhões Euros
Jardel - 28 anos - 5.000 milhões Euros
R.Tello - 25 anos - 7.500 milhões Euros
Quiroga - 25 anos - 2.500 milhões Euros
As vendas das jóias, não chegaram para cobrir o prejuízo que estes deram....
Re:Dias da Cunha segue política de Roquette...
Enviado por C4r7m4n_0 a 01 de Dezembro de 2004, às 19:45.Repara numa coisa, falas em Silvas e Claytons, jogadores que manifestamente são maus negocios à partida visto que nunca mostraram valor suficiente para competir num clube como o Sporting. Este tipo de jogadores que custam 1 milhao ou 1,5 milhoes ou mesmo 2 milhoes, à partida é um valor considerado baixo, mas se comprares varios jogadores por esse valor, os custos aumentam significativamente, sem que a equipa fique reforçada convenientemente. Na minha optica, as regras para contratação de jogadores seriam:
-jogadores em fim de contrato mas com valor inequivoco para assumir uma posição de relevo no Sporting (ex:Rogerio);
-jogadores jovens com grande potencial, mesmo que vão para a equipa de juniores ou juvenis (está a experiencia um puto de 18 anos nigeriano na equipa de Paulo Bento; e foi contratado no inicio da época um jovem brasileiro de 15 anos de nome Adilson);
-jogadores que mesmo estando com contrato com outro clube, sejam valiosos e uma mais valia para um onze competitivo. Nem que para isso so se faça uma contratação deste gabarito por ano (ex: em vez de comprares varios jogadores de 1 milhao por ano, contratas um de 5 milhoes). Por isso muitas vezes falo em jogadores tipo Diego (antes de ele vir para o Porto), Robinho ou Maicon. Se o SPorting é deficitiário numa determinada posição e se dentro dos quadros do clube, nao consegue colmatar essa falha, entao avança-se para esta solução. Contratar por contratar é que nao, e deitar um milhao ao lixo (Silva) é que nao, porque para isso temos os putos.
Tudo isto depende de que? De boa capacidade de observação dos olheiros e tecnicos do clube, pois sao eles que podem definir se um determinado jogador tem uma boa relação qualdiade/preço para satisfazer todas as exigências. É necessário ser mais criterioso nas aquisições. Temos detectores de talentos jovens no clube especialistas na materia, mas infelizmente não é proporcional à equipa senior.
A equipa B tem os seus pros e contras. Servia essencialmente para os jovens vindos dos juniores poderem fazer uma sequencia no clube, e serem chamados à equipa A quando fosse o caso. Mas para isso também é necessário ter alguem com perfil para fazer usofruto desta vantagem da melhor forma. O ultimo a faze-lo foi BOloni, que demonstrou estar um passo acima de quase todos os treinadores que passaram por Alvalade. Para alem dos jovens que todos nos reconhecemos como valores seguros para o futebol portugues, Boloni dava oportunidades a outros para se mostrarem entre os "grandes". Nessa altura tu ja ouvias falar em Djalo com 15 anos (inclusive marcou o golo da vitoria contra o Alverca num jogo amigavel), em Edgar Marcelino, no Custodio, etc etc. Boloni soube tirar partido das suas potencialidades, mas para ser um treinador de TOP faltavam-lhe outros parametros. Na outra face da moeda temos as desvantagens inerentes a uma equipa que disputa a 2ª divisao B, com pouca expressao competitiva para jovens com futuro numa equipa candidata a campea. E porque nao, mudar os regulamentos e premitir que as equipas B podessem subir à equipa A, como em Espanha? Acho que o desafio seria interessante, o que implicaria desde logo objectivos de vitora aos jovens vindos dos juniores, e incutir-lhes-ia maior ambição. Para alem disso os responsaveis do Sporting pensaram que a relação dinheiro/proveito nao era benefica para o clube. Se houvesse alguem que podesse potenciar ao maximo os jovens, e as regra fossem mudades eu apoiaria incondicionalmente a continuação da equipa B.
Falando desta época, apesar de tudo as contratações revelaram-se uma agradavel surpresa e alguuns têm sido mais valias.
Cumps.
Re:Dias da Cunha segue política de Roquette...
Enviado por pois a 02 de Dezembro de 2004, às 07:37.Boloni, para mim, mesmo com algumas limitações continua a ser de longe melhor para o projecto Sporting que qualquer um dos que entretanto lá passou e mesmo que grande parte dos antecessores, excepto o Mirko Jozic.
E mostrou-se disponível em determinada altura para continuar no Sporting noutras funções.
Funções que não interessavam a alguns directores profissionais, a quem iria faltar trabalho e protagonismo.
presidente do scp
Enviado por lup51 a 01 de Dezembro de 2004, às 14:35.Re:presidente do scp
Enviado por Sartor a 01 de Dezembro de 2004, às 17:47.Dias da Cunha deve sair? Claro, para os lampiões..
Enviado por Catota a 01 de Dezembro de 2004, às 13:50.Sejamos sérios: quem é que contesta Dias da Cunha? João Rocha e seus acólitos! Não conheço nenhum sportinguista "das massas", digamos assim, que pretenda a saída do Dr. Dias da Cunha. Os sportinguistas conscientes e sérios sabem muito bem distinguir a árvore da floresta e todo o show-off que se faz á volta desta questão. No que me toca, tanto me faz que tratem o homem por senil e caduco, como me venham dizer que quem deixa chegar o passivo a 400 milhoes de euros é incompetente. Continua à espera e acredito, que a clarificação das contas dos outros clubes tenham resultados semelhantes (mais 50 milhões para trás ou para a frente).
Alguém de bom senso acredita que os dirigentes sportinguistas dos últimos anos são insensatos, incompetentes e esbanjadores ao ponto de porem o clube na falência? Ou que se locupletaram com dinheiro do clube? Ou que fizeram negócios em proveito próprio? Claro que não! Nós no Sporting podemos não ter títulos mas andamos de cabeça erguida e temos confiança ilimitada nestes dirigentes. Ou alguém acha que qualquer um dos últimos dirigentes sportinguistas tem rabos de palha ou precisa de alguma coisa do clube? Tivéssemos nós a certeza de tudo como temos disso. Os nossos dirigentes são impolutos. E mais: são como a mulher de César a quem se exigia que além de séria parecesse séria. Aliás, o facto referido como sendo o factor de manutenção do Dr. Dias da Cunha (ser o "avalista" de referência da banca) é exactamente um factor extra devido á imagem de seriedade que transmite à pessoa em causa. Ou a banca anda a dormir?
Saudações da selva
já tens 25 pontos Catota!
Enviado por Obikwelu a 01 de Dezembro de 2004, às 18:29.Obikwelu é clone de... querias saber, mas não te digo!
ó Obikwelu, só há uma pessoa com quem...
Enviado por Catota a 01 de Dezembro de 2004, às 19:08.Em todo o caso obrigado porque, se reparaste, estive muito "ocupado" e nem notei essa história dos pontos.
Mas gostava de saber a fundo como se processa e como é que podes saber quem me moderou ou não...
Saudações da selva
Re:ó Obikwelu, só há uma pessoa com quem...
Enviado por Obikwelu a 01 de Dezembro de 2004, às 19:39.1º não sei com quem falaste de pontos, sei sim que andavas a dizer "já tenho 24 falta um para 25".
2º Obikwelu é do Sporting mas é uma referência nacional, mesmo para mim portista.
Sei quem te moderou, porque fui eu com outro nick, elementar caro Watson!
Re:ó Obikwelu, só há uma pessoa com quem...
Enviado por Catota a 01 de Dezembro de 2004, às 21:24.De qualquer forma fico admirado que um portista me tenha moderado positivamente depois da polémica que mantive aqui com vários portistas.
Saudações da selva
Re:ó Obikwelu, só há uma pessoa com quem...
Enviado por Sartor a 01 de Dezembro de 2004, às 21:33.Eu acho que desde o início andaste confuso em relação a algumas coisas
pensa nisso catota.
já mudaste o email disfarçado?!
Enviado por JR a 01 de Dezembro de 2004, às 17:13.Sobre o teu novo email disfarçado, já foste ler o "abrupto" do Pacheco Pereira? Não me admirava nada que ele se demitisse...
Desculpa lá JR, não sabia que alguém...
Enviado por Catota a 01 de Dezembro de 2004, às 17:35.Eu explico: o homem estava longe de imaginar, como aliás toda a gente, que o presidente ia convocar eleições. E se bem conheço as pessoas, ele ontem ao fazer a declaração estava apavorado. Só assim se compreende aliás, que tenha logo começado por se desculpar pelas atitudes que tem tido e a dizer que nunca se aproveitou politicamente da crises governamentais. Isto é de rir. Parece aqueles miúdos que atiram a pedra e escondem a mão. mas a prova mais evidente é que, na ocasião em que deveria estar sózinho como um verdadeiro líder e mostrar o peito, ele não só se desculpa por qualquer atitude que tenha eventualmente provocado esta crise como chama logo á colação um peso-pesado da política, António Vitorino, como que buscando um certo respaldo. É nestas ocasiões que se vêm os homens. Fez lembrar, mais uma vez, os miúdos que vão desafiar prá porrada levando o irmão mais velho atrás.
Olha, eu que nunca votei PSD, se o Santana for às urnas voto nele. Aqueles barões do PSD e toda a gente que não fez mais do que estender-lhe cascas de banana e tirar-lhe o tapete (mesmo o próprio PR, não sei se não esteve à espera que o PS se recompusesse e na primeira oportunidade, pimba).
Mas diz lá onde posso ler o Pacheco Pereira (outro que comecei a detestar, como aliás ao Marcelo, detesto gente deste tipo que morde pela calada e mão que os alimenta).
Saudações da selva
Re:Desculpa lá JR, não sabia que alguém...
Enviado por JR a 01 de Dezembro de 2004, às 18:12.Mas vais ao Google, escreves abrupto e aparece-te logo o blog do Zé Pacheco Pereira.
Sobre o que disseste, discordo da parte final (na 1ª sobre o Sócrates estou de acordo) mas não vou usar o contraditório - era chato estar aqui a utilizar este espaço de futebol para isso e também demorava o seu tempo. Um dia falamos disso pessoalmente se houver oportunidade. As eleições são só em Fevereiro e muita água vai correr ainda....
P.S.: já fui ver ao Google para te tirar trabalho é: abrupto.blogspot.com
Mantem-te atento a ele, sai muita novidade do PSD, e também ao jantar na FIL dos 80 anos do Mário Soares. Vão lá estar o Pacheco Pereira, Marcelo,Cavaco,etc. Não me admirava nada que Soares apoiasse Cavaco para Belém! já imaginaste uma 2ªvolta com Cavaco e Santana? A esquerda toda ao lado de Cavaco? Isto está mais entusiasmante que o futebol!
Re:Desculpa lá JR, não sabia que alguém...
Enviado por Catota a 01 de Dezembro de 2004, às 18:32.Obrigadinho pelo endereço
SAudações da selva
podes explicar-me?
Enviado por JR a 01 de Dezembro de 2004, às 16:57.Re:Dias da Cunha deve sair? Claro, para os lampiõe
Enviado por lup51 a 01 de Dezembro de 2004, às 16:23.com isto tens um +5 erudito
ó Lup51, não me vais acusar também...
Enviado por Catota a 01 de Dezembro de 2004, às 16:30.Já me basta o Lehon...
Eu
Enviado por Scolari a 01 de Dezembro de 2004, às 13:35.