Um novo presidente para o Sporting |
|
07 de Outubro de 2004, às 09:50 |
DIRIGENTES QUE PERCEBAM DE FUTEBOL PRECISAM-SE!
devenish sublinha também: "não seria
Luis Duque o melhor candidato à sucessão de Dias da Cunha? Não estará o
SCP a ser vítima de ter ao seu serviço dirigentes que percebem muito pouco de
futebol? Poderá uma SAD de futebol
sobreviver só com gestores tecnocratas, mas que dos meandros do futebol pouco
entendem? Para quando uma SAD dirigida por profissionais a tempo
inteiro?"
38 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Sporting:
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Frederico Varandas e Hugo Viana negoceiam Bruno Fernandes em Inglaterra
Frederico Varandas e Hugo Viana, respetivamente presidente...
-
Tiago Fernandes deixa sub-23 do Sporting e assume Desportivo de Chaves
O treinador Tiago Fernandes deixou a equipa sub-23 do...
-
Atlético quer acordo com o Sporting por Gelson
O Atlético de Madrid quer evitar um litígio com o Sporting...
-
Sporting: sondagem aponta Varandas como “melhor presidente”
Frederico Varandas é o candidato ao Sporting apontado como...
-
Bruno de Carvalho: “Saí porque ganhei títulos demais!”
Bruno de Carvalho, anterior presidente do Sporting,...
-
Sporting mede forças com Atletico Madrid
O Atlético Madrid é o adversário do Sporting nos quartos de...
-
Jorge Jesus: "A nossa intenção é ficarmos até sábado"
Quarta ou domingo à noite. Estas são as duas hipóteses que...
Paulo Futre
Enviado por tone a 07 de Outubro de 2004, às 11:55.Toni
Enviado por jaburu a 07 de Outubro de 2004, às 12:04.candidatos a candidatos...
Enviado por lup51 a 07 de Outubro de 2004, às 11:37.ser presidente do scp é um cargo que apetece a muitos, vamos ver se esses muitos incluem alguém com unhas.
dias da cunha... grande época de 2002, mas sem a entrada de jardel, não sei o que seria... de resto muitos disparates.
já no regresso aos títulos em 2000, após um empate em leiria o dias da cunha veio a público criticar duramente o inácio.
não sei o que desejam os meus amigos sportinguistas, nem quem está bem visto entre eles, mas acho que o bettencourt é uma solução viável, se ele estiver para aí virado.
E porque não o Mr. Rocket?
Enviado por mrtaz a 07 de Outubro de 2004, às 11:27.E porque não deixar de facto o Dr. Dias da Cunha "governar" o Sporting até ao fim do mandato?
Apesar de não ir muito com a cara do homem (é mais do discurso dele, mas adiante...), a procissão ainda vai no adro...
E o problema do Sporting não está na direcção mas sim no meio campo...
Cumprimentos,
MrTaz
Bettencourt parece-me um bom nome
Enviado por vputin a 07 de Outubro de 2004, às 11:23.Mas o clube pode pagar este retorno aquilo que o levou a ter uma travessia no deserto:
Instabilidade e "notáveis" sempre dispostos a contestar, e à procura de protagonismo para se afirmarem como possíveis candidatos a dirigentes no Sporting...
Não me espantava se neste processo além da recuperação de nomes que têm como grande ambição dirigir o Sporting, surgissem pessoas que foram ultrapassadas pela organização do processo Roquette, que deixou a nú, a pouca apetência para dirigirem...
Estou a pensar no Tomás Aires, no Luis Duwe, Dias Ferreira, etc... nomes que têm em comum a grande ambição pelo poder leonino...
Não penso que nenhum desses fosse benéfico para o Sporting...
off-topic - Prof.Marcelo Rebelo de Sousa
Enviado por jaburu a 07 de Outubro de 2004, às 11:11.Eu quero o Prof.Marcelo Rebelo de Sousa na TVI ou outro canal qualquer, a opinar sobre a vida política nacional, sobre livros e sobre desporto (embora não seja um expert nesta matéria é agradável ouvi-lo falar).
Quem é o dr.Rui Gomes da Silva? lembram-se quando era membro do Conselho de Justiça da FPF, que foi ridicularizado por Pinto da Costa numa asneira que cometeu?
Desculpem falar de outra coisa que não futebol, mas a vida não é só bola.
A Pide já acabou.
Demissão da SAD - uma questão de tempo
Enviado por JR a 07 de Outubro de 2004, às 10:41.Agora Peseiro está a ser uma desilusão, não para mim que nunca o considerei nada de especial, criou espectativas no início da época (vitórias em todas as provas, incluindo UEFA Cup) e não demonstra ter ideias para resolver o problema dentro do campo: muda a equipa constantemente, não tem psicologia para a imprensa quando fala (então era o Mourinho nº2, só porque foi colega de curso e até melhor classificado?) e demonstra estar totalmente desfasado da realidade que é a de ser treinador de um grande clube.
Deixem o Dias da Cunha em paz!
Enviado por Andebol é que é! a 07 de Outubro de 2004, às 10:14.Agora um pouco mais a sério... não posso deixar de referir que um presidente não necessita necessariamente de saber muito sobre futebol. Roquette não me parecia um expert na matéria e fez um grande e importante trabalho no Sporting...
Dias da Cunha, que não me parece um grande conhecedor do futebol (aliás nem sabe bem a regra do fora de jogo) teve alguns directores para o futebol, bastante competentes; não será essa a diferença? Não estará o Sporting orfão de Bettencourt e Ribeiro Telles?
Parece-me que deve haver uma estratégia e nesta tem que haver um equilíbrio entre o futebol e a vertente financeira do clube. Não sei até que ponto é que esse equilíbrio existiu no tempo de Luís Duque, porque recordo bastantes críticas à contratação milionária de jogadores, na altura em que ele esteve no clube. Mas de qualquer modo, parece-me ser uma pessoa bastante competente e experiente. Agora pergunto, será que neste momento existe estratégia no Sporting? Ou o plano estratégico delineado pela equipa de Roquette, está na gaveta?
Creio que o Sporting talvez necessitasse de sangue novo e alguém com ideias diferentes (ou melhor alguém com ideias!). Seguramente que além de Duque, Bettencourt ou Ribeiro Telles, existirão mais alternativas, mas a questão principal é saber se Dias da Cunha quer sair...
Tecnocracia.
Enviado por Samycasanova a 07 de Outubro de 2004, às 10:08.- E quem despediu o Fernando Santos , o que é ?
"Luís Duque parece-me um profundo conhecedor do futebol e do sportinguismo; e que tal recuperar Bettencourt ou Ribeiro Telles?"
- Luis Duque já afirmou publicamente que não pretende voltar a dirigir um clube de futebol . Bettencourt ? HHuummmm ! Vai ser outro DC só que mais novo ...
Ribeiro Telles ? Não sei , não o conheço bem ...
"Poderá uma SAD de futebol sobreviver só com gestores tecnocratas, mas que dos meandros do futebol pouco entendem? Para quando uma SAD dirigida por profissionais a tempo inteiro?"
- Não existe nenhuma escola de dirigentes de futebol . Há quem tenha jeito para a "coisa" e quem não tenha ! Um bom empresário ou Gestor não é sinónimo de bom dirigente de um clube ....
Um mau dirigente tem impacto negativo sobre o clube que dirige é óbvio !
Uma SAD "TEM" que ser dirigida por pessoas a tempo inteiro , alguém poderá ser eficiente se ocupar apenas umas horitas por dia a uma empresa tão complexa como uma SAD ??
Ser dirigente não é apenas contratar/despedir jogadores e técnicos e mandar "bocas foleiras" sobre o "sistema" para a comunicação social ...
Bocas foleiras?!
Enviado por Andebol é que é! a 07 de Outubro de 2004, às 10:21.Re:Tecnocracia.
Enviado por pois a 07 de Outubro de 2004, às 10:20.- E quem despediu o Fernando Santos , o que é ?"
E quem despediu o Del Neri, o que é?
""Luís Duque parece-me um profundo conhecedor do futebol e do sportinguismo; e que tal recuperar Bettencourt ou Ribeiro Telles?"
- Luis Duque já afirmou publicamente que não pretende voltar a dirigir um clube de futebol . Bettencourt ? HHuummmm ! Vai ser outro DC só que mais novo ..."
Vai?... Ele até saiu em divergência com o DC... é no mínimo estranho.
""Poderá uma SAD de futebol sobreviver só com gestores tecnocratas, mas que dos meandros do futebol pouco entendem? Para quando uma SAD dirigida por profissionais a tempo inteiro?"
- Não existe nenhuma escola de dirigentes de futebol . Há quem tenha jeito para a "coisa" e quem não tenha ! Um bom empresário ou Gestor não é sinónimo de bom dirigente de um clube ...."
Há sim senhor. Pelo menos duas.
"Um mau dirigente tem impacto negativo sobre o clube que dirige é óbvio !
Uma SAD "TEM" que ser dirigida por pessoas a tempo inteiro , alguém poderá ser eficiente se ocupar apenas umas horitas por dia a uma empresa tão complexa como uma SAD ??
Ser dirigente não é apenas contratar/despedir jogadores e técnicos e mandar "bocas foleiras" sobre o "sistema" para a comunicação social ..."
Precisamente. O problema é que os dirigentes da Sad do Sporting estão mais vocacionados para dirigir a empresa, do que para "contratar/despedir jogadores e técnicos e mandar "bocas foleiras" sobre o "sistema" para a comunicação social ..."
Re:Tecnocracia.
Enviado por PLO a 07 de Outubro de 2004, às 14:33.Re:Tecnocracia.
Enviado por pois a 07 de Outubro de 2004, às 15:29.Parece-me que não. Até defendo a teoria da "Tecnocracia" e da pouca habilidade para a gestão de uma equipa de futebol, o que aliás tenho criticado desde há muito tempo neste elenco directivo de Dias da Cunha.
Mas admito que em termos da minha capacidade de ser habilidoso, me possas corrigir.
Reconheço que nesse campo, há pessoas com muito mais "bagagem" do que eu.
Cada um faz o que quiser na sua casa .
Enviado por Samycasanova a 07 de Outubro de 2004, às 12:18.Só falei do despedimento do F.Santos devido ás desculpas pelas derrotas devido ao "sistema" , ora , se a culpa foi do sistema , porque é que despediram o técnico ?
Quanto ás escolas de dirigentes desportivos .... repondo-te da seguinte forma : Um Engº que me dava aulas costumava a dizer que uma Universidade não fazia Engenheiros , simplesmente dava tudo o que seria necessário para que um dia mais tarde os alunos formados fossem "realmente Engenheiros" .
Neste país de Doutores e Engeheiros , será que ainda ninguém percebeu que é necessário mais do que um simples "canudo" para sermos dignos de usar esses nomes ?
Re:Cada um faz o que quiser na sua casa .
Enviado por pois a 07 de Outubro de 2004, às 14:59.Só demos a desculpa do sistema, porque o periodo de experiência do F.Santos já tinha passado...
E além disso o Dias da Cunha, que tenho criticado, refere que o sistema actua em várias formas. O que a leviandade dos castigos a alguns jogadores, o sistema de classificação dos árbitros que é no mínimo intimidatório, até ao apito dourado, que envolveu várias personalidades do futebol em cargos desportivos, prova isso mesmo.
E eu digo. O Sistema, existe.
Não beneficia um só clube, nem uma só instituição.
O Sistema de vícios e costumes que está instalado na sociedade civil, tem obviamente a sua forma de actuação no desporto.
Mas também era claro que a equipa tinha problema. E graves.
(Eu) Nunca disse que o Sporting perdia por causa de A ou B. Mas sempre fui crítico de Fernando Santos.
"Quanto ás escolas de dirigentes desportivos .... repondo-te da seguinte forma : Um Engº que me dava aulas costumava a dizer que uma Universidade não fazia Engenheiros , simplesmente dava tudo o que seria necessário para que um dia mais tarde os alunos formados fossem "realmente Engenheiros" .
Neste país de Doutores e Engeheiros , será que ainda ninguém percebeu que é necessário mais do que um simples "canudo" para sermos dignos de usar esses nomes ?"
Essa era uma questão que dava pano para mangas.
Contudo, parece-me que acabas por responder a ti mesmo.
De facto existem pelo menos 2 escolas em Portugal que pode formar pessoas na especialidade de Gestão de Clubes, ou entidades desportivas.
O que pode fazer com que a breve prazo tenhamos pessoas com uma formação que lhes permitirá encorpar como dirigentes desportivos, evitando assim os tradicionais "mecenas", que não são mais que "patos bravos" que podem ou não ter jeito para o dirigismo.
Quanto à escola da vida, o FCPorto até é dos clubes que tem um presidente que evoluiu no clube passando por várias funções até chegar ao topo.
Ao que sei Pinto da Costa, passou por várias funções no clube, desde seccionista de modalidades até presidente.
E tem razão.
Enviado por LeãoRusso a 19 de Outubro de 2004, às 22:43.Lista de Assinaturas
Enviado por rma a 07 de Outubro de 2004, às 19:11.Não me chocava ver o Sporting...
Enviado por pois a 07 de Outubro de 2004, às 17:31.Da mesma forma que gostava de ver novamente Miguel Ribeiro Telles e
José Bettencourt, como responsáveis executivos na SAD.
Gostava de ver o futebol profissional entregue novamente a José Couceiro, coadjuvado na parte técnica (planeamento de todo o futebol) por Lazlo Boloni
Não me chocava ver como treinador
Paulo Sousa ou Balakov
e como adjuntos
Oceano da Cruz
Venâncio
Barão
Gostava que fosse contratado um bom preparador físico, que pudesse ir ficando no Sporting, ou que voltasse a equipa Rui Oliveira / Fidalgo Antunes.
Gostava que pessoas como,
Eurico Gomes, Manolo Vidal, Carlos Freitas, Jean Paul, Bruno Gama, Fernando Mendes e António Dominguez, fizessem parte de uma equipa homogénea, que vestisse Boss e Fatos de treino, nas áreas de Secretáriado Técnicos, observação de jogadores e de adversários.
Penso que urge ir enquadrando pessoas na estrutura de maior sucesso no Sporting, a formação que inclue pessoas com longo historial no clube, como Mário Lino, José Manuel Torcato, Aurélio Pereira e Juca.
Os actuais adjuntos de Peseiro e alguns treinadores jovens, parece-me estarem à altura.
Sobretudo falta "humanizar" mais o clube.
Falta que o "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória", não sejam apenas uma frase para vender cachecois e camisolas.
Já agora uma nota para algo que me entristece muito.
Os jogos em Alvalade e no Alvalade XXI, nunca mais foram os mesmos desde que uma parte da Juventude Leonina se tornou em Directivo XXI.
A Torcida Verde, pela sua pacatez, amor ao clube e pelas iniciativas de caracter humanitário e social, tem sempre um lugar de destaque no apoio ao clube.
As outras 2, desde a separação tornaram-se uma vergonha para os Sportinguistas.
Re:Não me chocava ver o Sporting...
Enviado por C4r7m4n_0 a 07 de Outubro de 2004, às 19:00.Quem é o Barão da equipa técnica? É o Das Couves? lol...se fosse nao era nada mau, pelo menos é Sportinguista :P
Cumprimentos
Re:Não me chocava ver o Sporting...
Enviado por pois a 08 de Outubro de 2004, às 06:21.Re:Não me chocava ver o Sporting...
Enviado por Barao Das Couves a 07 de Outubro de 2004, às 18:09.Estou disponivel, com certeza e anuncio já a compra de Thierry henry ; Ronaldo; Rooney para reforçar a frente de ataque.
Vou usar a táctica dum certo clube...compra-se e depois alguém ha-de pagar...
Re:Não me chocava ver o Sporting...
Enviado por pois a 08 de Outubro de 2004, às 06:32.Era só preciso alguma ordem... e sobretudo lembrar-se que uma equipa e uma estrutura que se quer moderna, TAMBÉM PODE VESTIR FATOS DE TREINO... if you know what i mean...
Re:Não me chocava ver o Sporting...
Enviado por A.Filipe a 07 de Outubro de 2004, às 17:42.Cumps e excelente análise.
o rapaz dos pneus....
Enviado por leão eterno a 07 de Outubro de 2004, às 17:06.Re:GOSTAS pouco gostas
Enviado por darkgame a 26 de Outubro de 2004, às 13:30.E porque não...
Enviado por WinstonSmith a 07 de Outubro de 2004, às 16:44.Sinceramente e na minha humilde opinião,escolho Sousa Cintra como o grande salvador da nau leonina,e passo a dizer o porquê,no ano em que este multimilionário e simbolo da nação leonina, esteve á frente do Sporting tivemos da melhores equipas de sempre,e dos planteis mais ricos tanto a nivel de qualidade como a nivel de quantidade,e passo a dizer alguns nomes: Balakov,Figo,Amunike,Paulo Sousa,Pacheco,Sá Pinto,Iordanov,Vujacic,Dani,Naybet,Marco Aurélio..e tantos outros que despontaram depois a nivel nacional e pela essa europa fora,sempre com exelentes treinadores,Bobby Robson e Carlos Queiroz,que eram uma garantia para qualquer equipa a nivel nacional.
Penso que era a solução adequada,e a cabeça certa para dar retorno não só á importancia do Sporting como á mistica Sportinguista que vem sido apagada a chama por pertenços maus resultados.
Saudações Leoninas
WinstonSmith
Re:E porque não...
Enviado por O maior a 07 de Outubro de 2004, às 22:12.Calma
Enviado por A.Filipe a 07 de Outubro de 2004, às 15:34.Para ter como presidente Godinho Lopes ou Soares Franco prefiro Dias da Cunha pois este pelo menos é sério( a nível de contas pelo menos os sportinguistas não se podem queixar).
Agora concordo com o regresso de Roquette, isso sim seria excelente para o Sporting, pois veria regressar a Alvalade o homem que tornou possivel ideias consideradas megalómanas como o Centro de Estágio, o Alvalade XXI(refiro-me ao estádio e toda a área comercial envolvente).
Agora Roquette a regressar, o que duvido muito seria bem acompanhado e não com homens como Paulo Andrade e Carlos Freitas, este regresso deveria ser feito com o regressar de figuras de peso que percebessem de futebol, como Paulo Futre que o pudessem auxiliar.
Quanto a Luis Duque é uma opção que me agrada mas depende de quem o acompanha, se for para mudar só de presidente e ficarem lá o resto das moscas nem este terá sucesso.
Este regresso de Luis Duque seria o regresso do homem que saiu por querer trazer Mourinho para Alvalade e que tem uma politica que me agrada que é: Os bons resultados financeiros só são possiveis com os desportivos, isto é, tem de haver investimento para haver lucro.
Dias Ferreira seria uma opção não muito diferente de Dias da Cunha mas seguiria a "moda" de comentadores desportivos assumirem cargos importantes, veja-se Santana Lopes que é Primeiro-Ministro, José Socrates presidente do Ps, Fernando Seara presidente da camera de Sintra, qualquer dia ainda temos o Castelo Branco como ministro da cultura,lolol.
Cumps
Força Sporting Estarei Sempre convosco
sporting ....
Enviado por noko a 07 de Outubro de 2004, às 14:25.os clubes são em portugal como os partidos politicos na america que controlam estações televisivas e jornais ...
Re:sporting ....
Enviado por O maior a 07 de Outubro de 2004, às 22:14.