Um autarca para gestor de futebol | Relvado

Um autarca para gestor de futebol

 

Catota diz: "o novo
administrador da SAD sportinguista, ex-presidente da câmara de Alcácer do
Sal, vai assumir funções na gestão do futebol leonino. A sua entrevista ao Record
parece eivada de dúvidas sobre aquilo que o espera e sobre a sua real
capacidade para a função. Parece esperar o apoio de Carlos Freitas e, quando se
requerem grandes decisões, diz «ser necessário assimilar os problemas». Não
haveria ninguém na estrutura capaz de, mais rapidamente, implementar soluções ao
invés de assumir problemas? Que credibilidade merece um autarca para a
gestão de uma SAD de futebol por contraponto aos experts em
gestão que por lá têm passado?"

Sporting:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um politico

E sempre importante, na solucao de problemas, na influencia de decisoes politicas e na abetura de portas dentro do governo.

A SAD e gerida por uma equipa, como qualquer empresa, e cada membro tem uma especialidade, ou seja nao e necessario todos saberem de futebol, e ao contrario bastante salutar ter alguem que se preocupe com as relacoes publicas, outro com as financas, outro com o futebol e por fim um a supervisionar e atomar as decisoes finais. Um conselho da administracao.

Ao meu ver a entrada de um politico podera criar alguma abertura no governo as alteracoes que o Sporting tem tanto lutado nos ultimos anos.

Off Topic

Como é que funciona esta historia das moderacoes e das pontuaçoes. Eu posso pontuar alguem? Esses pontos sao subtraidos da minha pontuaçao?
screwie

dá que pensar...mesmo no futebol

O Coelho e o Pastor

Era uma vez dois vizinhos. O primeiro vizinho comprou um coelhinho para os filhos. Os filhos do outro vizinho pediram um animal ao pai. Então o pai comprou um pastor alemão.

Conversa entre vizinhos:

- Mas ele vai comer o meu coelho.
- Não, de forma alguma. O meu pastor é filhote. Vão crescer juntos e ser amigos vão ver.

E parece que o dono do cachorro tinha razão. Era normal ver o coelho no quintal do pastor e vice-versa. As crianças, felizes.

Eis que o dono do coelho foi passar o final de semana na praia com a família e o coelho ficou sozinho. Isso na sexta-feira. No domingo, de tardinha, o dono do pastor e a família estavam a comer, quando entra o pastor alemão na cozinha.

Trazia o coelho entre os dentes, todo imundo, arrebentado, sujo de terra e claro, morto.

Quase mataram o pastor.

- O vizinho sempre estava certo... E agora, meu Deus?
- E agora?

A primeira atitude foi bater e espancar o pastor, escorraçar o animal, para ver se ele aprendia um mínimo de civilidade e boa vizinhança.
Claro, só podia dar nisso. Mais algumas horas e os vizinhos iam chegar. E agora? Enquanto olhavam uns para os outros, o pastor lá fora ia rosnando, lambendo as pancadas e feridas.

-Já pensaram como vão ficar as crianças?

Não se sabe exactamente de quem foi a ideia, mas era infalível. Vamos dar um banho no coelho, pô-lo limpo, depois secamo-lo com o secador de cabelo e colocamo-lo na casinha dele no quintal. Como o coelho não estava muito desfeito, assim fizeram. Até perfume colocaram no falecido. Ficou lindo, parecia vivo, diziam as crianças. E lá foi colocado, com as pernas cruzadas, como convém a um coelho cardíaco.

Umas três horas depois eles ouvem os vizinhos chegar. Notam o berreiro e os gritos das crianças. Descobriram! Passados 5 minutos o dono do coelho veio bater a porta. Branco, aterrorizado , assustado. Parecia que tinha visto um fantasma.

- O que foi? Que cara é essa?
- O coelho... O coelho...
- O que tem o coelho?
- Morreu!
Todos:
- Morreu? Ainda hoje de tarde parecia tão bem...
- Morreu na sexta-feira!
- Na sexta?
- Foi. Antes de viajar as crianças enterraram-no no fundo do quintal!

A história termina aqui, o que aconteceu depois não interessa. Nem ninguém sabe. Mas o personagem que mais me cativa nesta historia toda, o protagonista da historia, é o Pastor.
Imagine o pobre do Pastor que, desde sexta-feira, procurava em vão pelo amigo de infância, o coelho.
Depois de muito farejar descobre o corpo. Morto. Enterrado. O que faz ele? Provavelmente com o coração partido, desenterra o pobrezinho e vai mostrar para os seus donos. Provavelmente estivesse até a chorar, quando começou a levar porrada de todos.
O pastor é o herói. O bandido é o dono do pastor. O ser humano. Sim, nós mesmos, que não pensamos duas vezes. Para nós o pastor é o irracional, o assassino confesso.
E o homem continua achando que um banho, um secador de cabelos e um perfume disfarçam a hipocrisia, o animal desconfiado que tem dentro de nós. Julgamos os outros pela aparência, mesmo que tenhamos que deixar esta aparência como melhor nos convier. Maquiada.

Coitado do pastor. Coitado do dono do pastor. Coitados de nós, animais racionais.

Não é só Ex-Autarca...

"Que credibilidade merece um autarca para a gestão de uma SAD de futebol por contraponto aos experts em gestão que por lá têm passado?"

Ao pores esta questão, não podes dizer só que, Rogério de Brito, é um ex autarca.
O Engº Rogério Sousa de Brito, é menbro do conselho leonino.
Rogério de Brito é um gestor com vasta experiência de muitos anos em áreas de decisão. Foi deputado da Assembleia da República entre 1980 e 1999, presidente da Câmara de Alcácer do Sal entre 1994 e 2005, deputado ao Parlamento Europeu, membro das Assembleias Parlamentares do Conselho da Europa e da União Europeia Ocidental. Desde Março deste ano é presidente do Conselho de Administração da REGI – Planeamento e Desenvolvimento Regional, empresa dedicada ao incremento da informática no litoral alentejano. Foi responsável por várias publicações sobre economia e sociologia agrárias e premiado com a medalha de Pró-Mérito do Conselho Europeu.

Posto este curriculo, já merecerá um pouco mais de credibilidade, não?!
Mas por vezes "convém" só dizer algumas coisinhas...

basicamente é poltico...

E fora da política ele fez o quê?

Eu pergunto porque não sei.

És mais esperto do que pareces!

Era para dar de barato "as coisas que convém dizer" mas podes começar a achar que disseste uma grande coisa e mais tarde repetes.

Por isso só te quero dizer o seguinte: Jorge Sampaio, sportinguista, membro e, penso que, presidente da Comissão de Honra do Centenário, tem um currículo mais vasto do que esse que indicaste e eu não o queria a Gestor de Futebol do Sporting. A exemplo de muitos outros.

Se no currículo de Rogério Brito houvesse 10 campeonatos ganhos e 2 taças dos Campeões Europeus eu estava calado. Assim...

Que me importa lá bem que o homem tenha gerido bem a Câmara de Alcácer do Sal. Ou que seja engenheiro. Ou que tenha estado no Parlamento Europeu. Grande coisa. Mário Soares também foi do Parlamento Europeu! Achas que daria um bom gestor do futebol leonino?

Saudações da selva

Re:És mais esperto do que pareces!

Acho que temos de saber separar as coisas. Uma SAD não deixa de ser uma empresa, e foi para isso que o Engº Rogerio de Brito foi inserido na estrutura, gerir uma empresa.
A nivel de gestão do futebol, propriamente dito, penso que temos lá uma pessoa que será o responsavel por essa área, com provas dadas. Carlos Freitas.

Isso é o menos

Se há alguém que resolve problemas (se calhar criando outros, por vezes) são os autarcas. A "ginástica" que eles não fazem para chegar a boas soluções para bem das populações!...

E porquê? Porque sabem "bater à porta certa", sabem recorrer à pessoa indicada para apontar a solução de um problema, porque não desistem...

Antes de se poder resolver um problema, ele tem de ser identificado e assumido. Esse é o primeiro passo. Depois... toda a gente se pode concentrar na busca de uma solução.

Quem sabe este autarca não será a pessoa certa para gerir (nem só os gestores sabem gerir) os recursos e mobilizar as pessoas certas? Quem sabe não tem o espírito e a sensibilidade para trabalhar em equipa? Quem sabe ele não percebe de futebol (seja lá isso o que for)?

Eu não estou particularmente preocupado com isso...

Cumps

Ainda há bons políticos

-nt-

off topic

já sou um visitante assiduo do relvado á uns 6 meses, ou talvez mais, nem sei. Sei que comecei a vir aki qdo vi uma entreviste do lourenço (sporting) e ele disse k visitava este site, entao decidi cá vir visitar o site. Mas só hoje decidi registarme, espero k valha a pena, por vezes vejo aki várias clubites, o que é pena, mas tb se nao fosse isso por vezes nao havia temas de discussão, pois quando nao há polémicas nao há temas para discutir, assim vai o futebol cá em portugal!!
espero conseguir amealhar alguns pontos sempre k possivel!
cumps Kreepy

Re:off topic

Creepy, very creepy.
Bem vindo ao mundo estranho.
E não te preocupes muito com os pontos, não vale a pena.

Re:off topic

qual é o teu clube?
eu sou vitoriano desde os meus 10 anitos, já lá vai muito tempo, pois agora já tenho 74 anos e como nã tenho nada que fazer venho aqui ler os comentários dos nossos amigos relvas.
bem vindo aqui, e se consseguires fazer pontos dis-me como é que se fás porquê nã conssigo, tou sempre cá em baicho mesmo quando digo que a menina susana é jeitosa.

Sabes perfeitamente

Não vais ignorar os problemas. Isto é como os "upgrades": arranja-se produtos novos para instalar sobre os velhos. Não resolvem os problemas antigos e acabam por arranjar novos problemas.

Tranquilidade

Este é um momento de transição em que se exige que se criem condições de modo a obter estabilidade no clube até à altura das eleições.
Espero que o novo administrador da SAD saiba ser competente e consiga criar um reforço na união entre SAD e técnicos e jogadores do Sporting por forma a existir um bom ambiente. Também se exige que tome decisões relativamente à reabertura de mercado já em Dezembro, no que diz respeito a eventuais contratações ou dispensas no planel principal.
No futuro espero isso sim que os candidatos à presidencia do Sporting e da SAD avancem o mais rapidamente possível.
Apoio nomeadamente os possiveis candidatos Luis Duque e Miguel Ribeiro Telles pelo Sportinguismo, pelo profissionalismo, pela experiência e pela própria postura que têm. Contudo parece-me que talvez ñ queiram assumir a presidencia do clube mas antes da SAD. Estes dois nomes inspiram-me máxima confiança e talvez sejam os dois principais nomes para avançarem de forma legitima para a presidência. Porém espero que os candidatos dêm a cara e avancem de forma inequivoca pois é bom que hajam mais que uma alternativas credíveis. Até lá espera-se que exista tranquilidade e união no seio do clube e da equipa.

Autarca?!!

Lá virão as conversas de sacos azuis e fugas para o Brasil ,outra vez!!

qual é a admiração?

desde q vi 1 porco a andar de bicicleta... perdão, 1 autarca a Gerir o FUTEBOL PORTUGUÊS, 1 tal d "Major" (vá-se lá saber de quê, porque no exército não o foi de certeza... ahh foi foi!!! pela secretaria...), que não me admiro com decisões destas..
Facto é que tanto a politica como o Futebol, em Portugal, são uma boa MERDA, como gostamos de ser comidos por parvos, aplaudimos e rezamos que a nossa sardinha seja a menos "F...ida"...

Alguns bons resultados...

Parece que o Felgueiras e o Marco (seguramente entre outros) beneficiaram bastante com os autarcas...

isto no relvado já nã é futebol

é política.