Transferências no Sporting | Relvado

Transferências no Sporting

 

João Pestana fala da eventual: "transferência do jogador português Mamede do Reggina para o Sporting. Os leões também demonstraram interesse em Bogdani. Seriam boas aquisições?"
Além destas possíveis contratações, que nomes gostariam de ver alinhar no Sporting (dentro dos limites do possível)? E em que posições necessitam os leões de mais reforços?

Sporting:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Contratações:

Em primeiro lugar um excelente preparador físico...
Quanto a mim, antes das contratações, o Sporting tem de pensar bem na diminuição de atltetas no plantel e por isso começo por falar nas dispensas:
-Nuno Santos(emprestado para rodar)
-Quim Berto(dispensado, fim de contrato)
-Bino (dispensado, fim de contrato)
-Bruno Caires(emprestado,para rodar)
-Afonso Martins(rescisão contratual)
-Edmilson(dispensado, fim de contrato)
-Iordanov(fim de contrato e de carreira)
-Acosta(dispensado, fim de contrato)
-Kirovski(emprestado, para rodar)
-Cáceres(final do empréstimo,dispensado)

Quanto a jogadores transferíveis temos:
-Beto(2,5 a 2,8 milhões)Espanha/Itália
-Mpenza(0,8 a 1 milhão) Bélgica/França
-Quiroga(1,1 a 1,5milhões)Itália/Espanha
-C.Prates(1,5 a 2milhões)Itál./Esp./Ing.
-Mahon(0,3 a 0,5 milhões)Ing./Escócia
Sabe-se que o Sporting precisa de equilibrar as contas, logo podem ser transferidos 3 a 4 jogadores, o Saber já foi transferido para o Nápoles, o Quiroga também tem muitos clubes italianos atrás e o Beto é o mais valioso. Quanto a Cesar Prates é preciso mantê-lo mais uma temporada...

Depois desta análise há o caso de Rodrigo Fabri cujo passe pertence ao Real Madrid e ao Flamengo, os elevados ordenados que aufere desaconselham a sua continuidade e o mais provável é que deixe Alvalade, uma vez que o Sporting sonda o mercado em busca de um jogador para aquela posição(Zé Roberto do Braga). Para além de Spehar que também poderá ser dispensado o que não é crível dada a razia na saída de avançados...

O nº de jogadores deverá ser de 26 e deve ser dada primazia aos jogadores polivalentes, capazes de actuar em várias posições e aos oriundos da equipa B e emprestados assim teremos:
G.R.-Schmeichel, Nelson e Tiago
D.D.-Cesar Prates e Vidigal(ex equipa B)
D.C.-Hugo,A.Cruz,P.Babb e Marco Almeida(ex Campomaiorense)
D.E.-Rui Jorge e Dimas
T.-Paulo Bento, Delfim, Mamede(ex Reggina)
M.D.-Sá Pinto,P.Barbosa,Luis Filipe(ex Braga)
M.V.-Toñito,Zé Roberto(ex Braga)(ou Rodrigo Fabri)
M.E.-R.Tello e Horvath
A.-Spehar,João Pinto,Ayew(ex Yogazinsport da Turquia),Chiquinho (e 1 avançado deste grupo:Agnaldo, Magno Alves,Maniero, Bogdani, Toni de Luca ou Ruben Sosa)
Destes 26 atletas 2 seriam integrados na equipa B sempre que não fossem convocados(Vidigal e Chiquinho).Se surgissem lesões a equipa B cederia os melhores jogadores para essas posições.
Seria um plantel com menores gastos e muito equilibrado.Veja-se que o Sporting teria necessidade de contratar apenas 4 jogadores no máximo, se Fabri se mantivesse seriam apenas 3...Embora entrassem no total 8 jogadores que não faziam parte do plantel da temporada anterior.
Estas alterações que proponho e que em certa medida tento adivinhar, estão ligadas, no entanto, a um homem cuja permanência ainda não é certa mas que tanto eu como os mais influentes jogadores do plantel exigem que continue que é o Treinador Manuel Fernandes.
                        -João Pestana

Re:Contratações:

Concordo com o seu ponto de vista mas parece que esqueceu a principal lacuna desta equipa que necessita urgentemente de um extremo-esquerdo.
Uma equipa como o Sporting que luta para ser campeão nao pode cometer o erro de não ter pelo menos, um jogador de raiz para uma posição tão influente nas jogadas de ataque de uma equipa. Veja-se o caso do Porto que tem excelentes jogadores tanto na esquerda como na direita, e isso torna mais fácil a vida aos avançados. Não é por acaso que Jardel teve tanto sucesso e Pena o segue.
Portanto penso que tudo o que disse está muito correcto mas não se podem esquecer de contratar um extremo-esquerdo porque este ano jogámos sempre com adaptações como Horvath (que é médio centro) e Tello que já provou que não é extremo nenhum.
Ainda não percebi, e custa perceber o Sporting saber que por cerca de 500m.c pode ter um jogador que não é nenhum "craque" mas que muito ajudou o Sporting a conseguir o titulo e não o compra, refiro-me a De Franchesci.
Veja o exemplo da compra do Tello. O Sporting correu um risco pois desconhecia por completo o resultado da contratação (adaptação, qualidade) e invistiu cerca de 1,4milhoes na aquisição deste estrangeiro desconhecido, quando nem por metade comprava um jogador comunitário com provas mais que dadas. É isto que eu não compreendo.

Re:Contratações:

Eu acho pertinente a questão do extremo esquerdo, no entanto , realço o facto de Horvath ser um jogador polivalente que se adapta perfeitamente á posição, infelizmente passou mais de metade da época lesionado e não pode dar o seu contributo.Quanto ao Tello acho que é um extremo, já o conhecia da selecção chilena, e está referênciado pelos melhores clubes mundiais, no entanto tem de melhorar em dois aspectos, em primeiro lugar aumentar a capacidade muscular para ter mais força e velocidade, depois melhorar a resistência, quanto ao 1º aspecto recomendo trabalho específico com um bom preparador fisico, quanto ao 2º recomendo uma pré-época forte do ponto de vista da preparação fisica...
Não esqueci as boas exibições que fez na estreia com o Porto para a Super Taça e no jogo seguinte para o campeonato, no entanto a adaptação ao futebol português para os jogadores sul americanos é sempre dificil(veja-se que em 3 ou 4 anos apenas dois ou três em 9 contratados se adaptaram, Duscher, Acosta e Quiroga, ao contrário de Ramirez, Viveros, Kmet, Hannuch, Gimenez, Carlos Miguel, Néné, etc...
O Pedro Barbosa também faz bem o flanco esquerdo, e uma vez que o objectivo é reduzir o número de jogadores, acho mais importante contratar um bom ponta de lança do que um extremo esquerdo, uma vez que há soluções para essa posição no plantel.
                        -João Pestana

Contratações

Penso que o Sporting vai ter de investir mais em qualidade do que quantidade, e evitar grandes esforços financeiros em contratações para posições onde não estejam tão carenciados.
Quanto a vendas e dispensas parece que as dúvidsa começam a ser cada vez menos: Beto irá ser a principal fonte de receitas este ano, depois temos Quiroga que não deve regressar a Alvalade e Saber. Com estas vendas o Sporting poderá encaixar um valor na ordem dos 3milhões de contos.
Nas dispensas surgem alguns nomes: Bino e Quim Berto parecem saidas quase concretizadas, depois Iordanov, Bruno Caires, Kirovski, Caceres, Edmilson e Fabri (emprestimo) serão os restantes dispensados.
Quanto a aquisições as coisas complicam-se. Existem muitas possibilidades, mas uma coisa é certa: o Sporting tem de investir, o que considerar dentros dos seus limites, naquelas possições onde todos estamos fartos de saber e onde se andou durante uma epoca a dizer que o Sporting estava fragilizado. Refiro-me a um ponte-de-lança e um extremo-esquerdo. Poderá ainda adquirir um central, mas para isso não será necessário grande investimento, uma vez que até se pode servir com a "prata da casa": Marco Almeida.
Mesmo que não compre mais nenhum jogador, até porque não julgo necessário, não existe problema pois o plantel deste ano era muito vasto devido à participação na Liga dos Campeões e para a próxima epoca isso não faria sentido.
Portanto deixo aqui uma sintese daquilo que poderia ser o team do Sporting na proxima epoca:
GR: Shmeichel/Nelson/N.Santos ou Tiago
DF: Prates, A.Cruz, Babb, R.Jorge, Hugo, Dimas, M.Almeida, L.direito
MD: Barbosa, Tonito, Mpenza, Delfim, P.Bento, Horvath, Sá Pinto, Extremo esquerdo
AV: JVP, Spehar, Chiquinho, P.Lança

Reforços

Creio que o Sporting tem necessidade, e urgengência em contratar um extremo esquerdo de raiz pois todos os jogadores que fazem aquela posição são adaptados ao lugar e como é obvio não teem o mesmo rendimento que teriam no seu lugar de raiz. As contractações referidas não posso comentar pois não conheço nenhum dos jogadores, apenas sei que a Fiorentina anda tambem a tentar contratar esse Bogdani, logo que alguem compre o Nuno Gomes.

Todas as outras posições do plantel leonino estão bem preenchidas e com boas soluções, tendo apenas em consideração a idade de Acosta. Mas para o lugar de Acosta o Sporting tem o Ayew que como todos nós sabemos é um bom ponta de lança, apenas não lhe deramo devido valor em Alvalade. Pois se Ayew não fosse um bom jogador, concerteza não marcaria os golos que já mrcou na grécia, e tambem pelo Boavista. Creio que o Sporting tem que apostar no seu actual plantel pois tem equipa mais que suficiente para arrebatar para a próxima época as competições em que entrar.

Mamede e Bogdani

Mamede é um jogador razoável de primeira divisão portuguesa, portanto nada que falte ao Sporting. No entanto jogadores com aquelas características não abundam em Alvalade.
Quanto ao ponta de lança albanês Bogdani, do Bari, já seria um jogador mais caro e para uma posição onde vai sair Acosta. No entanto bem melhor que ele é Spehar e este não tem jogado muito, embora quando jogue o faça bem. Dados os prós e os contras não sei se seria a contratação mais acertada para o Sporting.