Sporting, principal derrotado da época |
|
11 de Maio de 2004, às 07:17 |
SameDifference diz: "quem se atreveria, a 4/5 jornadas do fim do campeonato, a prever uma inversão das posições de Benfica e Sporting neste final de Superliga? Afinal, que factores foram decisivos nesta inversão?" E para Andebol é que é! "o SCP é um dos principais derrotados da época. Qual a causa principal para que tanta coisa tenha corrido mal?" Já hari questiona: "que se passará com o SCP e a sua Academia? Se com pelados ganhavam títulos e formavam Figos, agora com todas as condições logísticas não ganham nada..."
30 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Sporting:
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Frederico Varandas e Hugo Viana negoceiam Bruno Fernandes em Inglaterra
Frederico Varandas e Hugo Viana, respetivamente presidente...
-
Tiago Fernandes deixa sub-23 do Sporting e assume Desportivo de Chaves
O treinador Tiago Fernandes deixou a equipa sub-23 do...
-
Atlético quer acordo com o Sporting por Gelson
O Atlético de Madrid quer evitar um litígio com o Sporting...
-
Sporting: sondagem aponta Varandas como “melhor presidente”
Frederico Varandas é o candidato ao Sporting apontado como...
-
Bruno de Carvalho: “Saí porque ganhei títulos demais!”
Bruno de Carvalho, anterior presidente do Sporting,...
-
Sporting mede forças com Atletico Madrid
O Atlético Madrid é o adversário do Sporting nos quartos de...
-
Jorge Jesus: "A nossa intenção é ficarmos até sábado"
Quarta ou domingo à noite. Estas são as duas hipóteses que...
pdc
Enviado por ottawa-lion a 11 de Maio de 2004, às 14:07.Segundo a edição de hoje do jornal Comércio do Porto Pinto da Costa foi apanhado nas escutas telefónicas da Polícia Judiciária (PJ) à conversa com Pinto de Sousa, onde sugere a nomeação de Martins dos Santos para a partida Rio Ave-FC Porto, mas o árbitro diz desconhecer o assunto.
«Eu não sei o conteúdo dessa conversa portanto também não me vou pronunciar, no entanto não tenho nada a ver com isso. Recebo as credenciais para ir arbitrar os jogos e tento fazê-lo o melhor possível, de modo a não ter influência nos resultados. O que posso dizer é que ninguém me contactou para que eu fizesse qualquer jogo», referiu Martins dos Santos, que domingo passado deixou a arbitragem por ter atingido o limite de idade.
Em sua defesa acrescenta que se se recuar no tempo e se se ler os comentários a esse jogo a imprensa foi unânime em considerar que fez um bom trabalho. «Quanto à minha actuação no jogo Rio Ave-FC Porto penso que tive uma boa actuação, aliás a imprensa foi a primeira a dizer que não houve qualquer problema e no final as duas equipas deram-me os parabéns».
Sobre a possibilidade do seu nome ter sido citado no caso «Apito Dourado», diz estar tranquilo. «Bem, o meu nome, assim como o de outros árbitros, se calhar está envolvido no caso «Apito Dourado», agora que eu tenha algum problema não, portanto não vejo que haja algum motivo para preocupação.»
Re:pdc
Enviado por Fuzilah a 11 de Maio de 2004, às 14:26.Está tudo dito.
Re:pdc
Enviado por ottawa-lion a 11 de Maio de 2004, às 16:15.Flox responde
Enviado por Flox a 11 de Maio de 2004, às 12:37.Flox diz: muita gente previu e "mexeu os cordelinhos": houve excesso de "Paixão", com efeitos prolongados e devastadores!
Andebol é que é! diz e depois pergunta: "o SCP é um dos principais derrotados da época. Qual a causa principal para que tanta coisa tenha corrido mal?"
Flox pergunta: não seria melhor dizer que o Sporting foi o único derrotado da época? Ou o Benfica já ganhou a Taça de Portugal?
Mas eu digo também que, no caso do Sporting, houve excesso de "Paixão", com o "Santos" a ajudar e a fazer com que a equipa desse à "Costa"... entre outras coisas!
Hari questiona: "que se passará com o SCP e a sua Academia? Se com pelados ganhavam títulos e formavam Figos, agora com todas as condições logísticas não ganham nada..."
Flox diz: o Sporting B foi treinado por um benfiquista... a equipa A foi treinada por outro benfiquista... faltou PAIXÃO!
Mas a qualidade está lá... e jogadores como Paulo Sérgio, Valdir, Marcelino, Saleiro, Djaló, Carlos Marques, Paim... em breve terão uma palavra a dizer no futebol português!
"É preciso ter calma... e não dar o corpo pela alma"! :)
Saudações
O Sporting perde o 2º lugar
Enviado por Dilbert a 11 de Maio de 2004, às 10:26.E claro... graças a Ricardo.
Acho muito engraçado ver criticar tudo no Sporting, desde a falta de jogadores de qualidade, até à direcção e treinador. o Facto é que apesar de tudo o Sporting esteve quase 20 jogos sem perder. Chegando mesmo a pressionar o FC Porto. Claro que a ponta final foi terrivel ao nivel dos resultados, mas exibicionalmente o Sporting jogou bastante bem contra o Boavista, Benfica e Guimaraes.
O problema são 2 derrotas em 3 jogos que se merece ganhar.
E depois claro, só quem não quer dirá que Moreirense e Maritimo não tiveram impacto na epoca do Sporting.
Dilbert
Sem soluções.
Enviado por Samycasanova a 11 de Maio de 2004, às 10:03.Penso que o Benfica ultrapassou o Sporting devido á altura em que teve mais lesionados , enquanto o Benfica teve no início o Sporting foi mais para o fim , aqueles jogadores que tinham levado ás costas a equipa desceram de rendimento ou lesionaram-se e os resultados foram o que vimos .
Se estas equipas quiserem lutar em todas as frentes têm que arranjar soluções para que quando um jogador falhe , o outro o consiga substituir sem que se note uma grande quebra de rendimento .
Não me parece que se passe alguma coisa com a academia do Sporting , mas dá que pensar ! Como é que têm talvez a melhor escola de futebol do país e não conseguem ser os melhores ?
Acho que são políticas desportivas menos correctas que levam a que o rendimento global não seja o esperado ! Vejam esta época , acham sinceramente que o Sporting tinha o melhor plantel ? Longe disso ! Perderam em todas as frentes e na melhor fase da equipa , perderam contra o "Gerblidsgfhjci" e uma equipa de escalão inferior para a taça de Portugal ...
Azares acontecem , só que ao Sporting acontecem vezes demais .... penso que não se chama azar , talvez "azelhice" !
Cpts.
a razao foi ...
Enviado por nplima a 11 de Maio de 2004, às 09:46.na minha modesta e benfiquista opinião, no jogo com o Boavista a arbitragem foi tão mázita que os jogadores perderam a cabeça.
Daí em diante, em vez de termos "candeia que vai a frente ilumina duas vezes", tivemos o Sporting com a pressão sobre eles, vinda da imprensa, do publico e dos seus proprios dirigentes, mais a sua caça às bruxas inconsequente.
O Benfica ia em crescendo, a melhorar o seu rendimento e com os aleijados quase todos em condições de jogar, quando chegámos a Alvalade, apesar de o Sporting ter jogado melhor, lá conseguimos dar a estocada final.
Creio que deve haver mesmo corrupção na arbitragem da superliga, mas nao tenho meio de o provar. Até lá, acho que a melhor forma é manter a cabeça fria, partir do principio que há arbitragens melhores que outras, e estar mentalmente preparado para haver arbitragens *mesmo* más.
NL
...mqs que CATEGORIA !! de comentário...PARABÉNS..
Enviado por HULK VERDE a 11 de Maio de 2004, às 10:47....simples e bem explicado...
...é lamentável a questão das arbitragens...lamentável...mas quando alguém consegue ter a tua clareza de espírito, que no fundo é similar à minha, é porque nem tudo vai mal...
...talvez estejamos a crescer...talvez um dia destes tenhamos um futebol melhor...até lá os abutres é que vão saboreando...
...fica bem...
Re:...mqs que CATEGORIA !! de comentário...PARABÉN
Enviado por luni a 11 de Maio de 2004, às 13:25.Não te vi a vires para aqui reclamares quando era o Sporting a ser beneficiado...
Apesar de terem sido prejudicados em alguns jogos, foram beneficiados em muitos mais...
Quantos jogos voçés venceram com penaltis inexistentes sobre o Liedson??
Eu que sou portista sou capaz de admitir que voçes tal como o Porto e o Benfica foram prejudicados em alguns jogos, mas és tu capaz de admitir que o Sporting foi tb beneficiado em outros??
Cumprimentos...
Motivos
Enviado por nepper a 11 de Maio de 2004, às 09:04.Mas comparemos o Sporting com Benfica (para já não falar no Porto).
Resumidamente desde o Inicio de época temos:
-Não sai nenhum jogador do onze do Benfica / Sporting vende Ricardo Quaresma e Cristiano Ronaldo.
-No Benfica entra Luisão(3+) / Sporting Rochemback(4), Silva(1), Ricardo(2), Liedson(4), Polga (4)
Ou seja o sporting monta uma equipa nova enquanto que o benfica mantém a estrutura da época passada, apesar disso o benfica principlamente devido ás lesões e falta de banco comeca-se a atrasar. Sporting começa a época com um esquema de 3 centrais (Beto(3), Hugo(1), Polga(4)) e logo nas antas vê qual será o seu futuro. Benfica não faz melhor, perde com a Lázio e o Fc Porto mas demonstra que está praticar um bom futebol, denotando no entanto muita falta de concentração em momentos chaves do jogo.
Sporting é eliminado da taça uefa e da taça de Portugal por equipas acessiveis, onde o principal responsável é o técnico e a forma como montou a equipa para esses jogos (Tal como o já tinha feito no passado no porto, aquando da eliminação pelo torrense). Benfica continua a crescer de forma.
Novo Ano, fase de melhor altura de futebol do Sporting, fase onde o Benfica se "espalha um pouco" derrota em casa com o Sporting, empate em leiria.
Novo momento chave, sporting empata com o Porto, animicamente a equipa do sporting vai-se abaixo. Rochembaqck lesiona-se. Sporting contrata Tinga(4).
Do outro lado da segunda circular benfica contrata Fyssas (3), e finalmente Ricardo Rocha(4) afirma-se como central ao lado de Luisão. Benfica livre de lesões começa a praticar do melhor futebol da superliga (apesar dos maus jogos contra Nacional e Moreiranse, este ultimo só após o golo). Sporting espalha-se em vila do conde (benfica vai lá empatar) e este é o momento em que percebe que o Sporting na verdade não vai lá. Nesta altura quem olha-se para as últimas jornadas poderia prever o que ai vinha. O sporting teria de jogar com
-Braga (F)
-Amadora (C)
-Boavista (F)
-Leiria (F)
-Benfica (C)
-Guimarães(F)
Enquanto que o calendário do Benfica era:
Rio Ave(f)
Paços(c)
Braga(f)
Amadora(c)
Sporting(f)
Leiria (c)
Na verdade o sporting tinha uma recta bfinal complicada, apesar dos Quatro (???)pontos de avanço que tinha do benfica à entrada para as ultimas seis jornadas, na 1º dessas finais até consegui ganhar pontos, só que depois foi o descalabro, ia a Leiria, campo sempre muito complicado e perdeu ( o benfica tinha lá empatado), foi ao bessa e perdeu ( o benfica tinha lá empatado) e recebia o benfica, e o benfica ganhou, ganhou porque o Moreira Brilhou e porque soube aproveitar as opurtunidades que teve, ao contrário do que esta época tinha acontecido contra a Lázio e contra o Porto.
Na última jornada já não havia nada a fazer.
Esta é a minha humilde opinião
Suadações Benfiqusitas
NePPEr
Banco de suplentes
Enviado por ee95104 a 11 de Maio de 2004, às 07:40.Na ausência ou baixa de forma de alguns titulares, nomeadamente, Rochenback, Niculae, Custódio, Carlos Martins, João Pinto, não houve forma de Santos tirar coelhos da cartola e reequilibrar o plantel.
Rochenback é para mim dos melhores exemplos, dada a influência no plantel, reflectida tanto em golos como na presença do meio-campo. Santos apercebeu-se e foi buscar Tinga, que apesar de criticado na fase de adaptação, acabou por salvar o meio-campo leonino.
Em suma, falta de soluções no banco para compensarem ausências de jogadores chave, especialmente no meio campo.
Ricardo vai ser também o bode expiatório, juntamente com Fernando Santos, mas é assim o futebol.
Bom essa do não ganham nada
Enviado por recenso111 a 11 de Maio de 2004, às 07:37.Quanto ao resto do Artigo "andebol é que é" coloca-nos mais uma questão interessante. O que falhou?
A meu ver falhou muita coisa.
1º - Falta de extremos-Aqui a culpa deve ser imputada à SAD. Vender Quaresma e Ronaldo ao mesmo tempo sem haver a respectiva contrapartida desportiva (à excepção de Rochemback é claro) foi um acto de má gestão desportiva.
2º - Lesões - Aqui a culpa ... pode incutir-se ao departamento médico se bem que algumas das lesões foram através de entradas de adversários.
3º - Falta de "Matador". Liedson é um excelente jogador, brilhante por momentos, mas não é um "matador". Silva nunca justificou o investimento. Niculae só surgiu em forma aceitável no final de época (aceitável, não é boa) Lourenço provou que ainda é muito "verde" e que não passa de uma boa "arma-secreta".
4º - Escolhas duvidosas de Fernandos Santos. Quanto a mim aqui está o principal factor para a má época do Sporting. Fernando Santos parece que tem afilhados na equipa. Não interessa quem está melhor, joga quem tem "nome". Um exemplo muito claro : Carlos Martins! A meu ver a equipa do Sporting desta época tinha que ser ele e mais 10! O carlos é um excelente jogador e julgo que jogando com regularidade pegaria de estaca na equipa verde e branca. Não é a jogar 10 a 15 minutos que vai brilhar. Fez um excelente jogo pela selecção onde marcou 2 golos, a seguir marca ao Gil Vicente e faz uma bela exibição e no jogo seguinte....BANCO! Mas o Engenheiro é cego ou quê?
Acima de tudo julgo que foi isto que falhou esta época no sporting.
Cumprimentos
+1 Bem escrito
Enviado por Andebol é que é! a 11 de Maio de 2004, às 13:00.Além do mais, subscrevo o que disseste sobre o Carlos Martins. Para mim, nas últimas 3 épocas fez muito menos do que aquilo que eu espero dele. Creio que será a médio-prazo, um dos futuros patrões da selecção nacional e só me espanta, jogar tão pouco tempo!
Re:+1 Bem escrito
Enviado por recenso111 a 11 de Maio de 2004, às 13:17.Cumprimentos
Re:+1 Bem escrito
Enviado por Andebol é que é! a 11 de Maio de 2004, às 13:22.Preferes Julho ou Agosto?
Re:+1 Bem escrito
Enviado por recenso111 a 11 de Maio de 2004, às 15:01.Re:+1 Bem escrito
Enviado por Andebol é que é! a 11 de Maio de 2004, às 15:50.Cerveja...
Gaijas em T-Shirt molhada (depende ainda da participação ou não de algumas relvinhas...)!!!
Re:+1 Bem escrito
Enviado por recenso111 a 11 de Maio de 2004, às 16:51.Eh pá então marca é um encontro desse 1 vez por semana!!!
Que se lixe a barriga por causa da cerveja!!!
Re:Bom essa do não ganham nada
Enviado por CaMuFLadO a 11 de Maio de 2004, às 09:59.Então na parte do Carlos Martins tiraste-me as palavras da boca.. ou muito me engano ou mais cedo ou mais tarde vai ser mais um maniche no porto!
2 supertaças, uma ao FCP e a outra ao Leixões...
Enviado por HULK VERDE a 11 de Maio de 2004, às 10:38....veremos na final da Taça, o que conseguirão fazer na primeira vez em 10 anos que ombreiam com o FCP...
Acontece..
Enviado por SLB_21 a 14 de Maio de 2004, às 11:06.não acho
Enviado por lup51 a 11 de Maio de 2004, às 17:34.perdeu ronaldo e quaresma e teve que reformular o sistema de jogo.
ricardo e silva desiludiram e nem scp nem fernando santos serão culpados (pelo menos por inteiro) disso. quem sabe senão vêm ainda a fazer grandes épocas no scp? sobretudo ricardo...
houve pontos positivos, como a descoberta de custódio ( e de paulo sérgio por via do empréstimo... ).
há uma equipa base, e penso que com um lateral direito, um extremo esquerdo, um goleador e o regresso de paulo sérgio e danny as coisas compõem-se.
os grandes derrotados da época?
guimarães (com 4 internacionais AA!)
belenenses (foi à rasquinha...)
estrela da amadora (à partida já era candidato a descer, mas não se esperava uma diferença tão abismal para os outros...)
Os males do Sporting.
Enviado por brsantos a 11 de Maio de 2004, às 16:06.Sinceramente só espero que não aconteça o mesmo com o Benfica para o ano quando formos para a nossa Academia.
O Sporting só perdeu o segundo lugar devido à falta de motivação e ao desleixar de certos jogadores que baixaram o ritmo de jogo. é de realçar tambem que a perda de Rochemback tambem deu muitas dores de cabeça ao Sporting e Tinga veio tentar dar um pouco mais de animo à equipa (atenção ao Tinga que vai ser bom jogador no meu entender).
E por ultimo o Sporting devia de começara a pensar em se desfazer de certos jogadores: Pedro Barbosa, João Pinto, Rui Bento e Paulo Bento que estão a ficar velhos e quando o Sporting os mandar embora irá sentir muitas dificuldades. atenção que eu disse que o Sporting devia de começara a pensar.
Pegando nas palavras do presidente do Sporting
Enviado por vputin a 11 de Maio de 2004, às 15:19.Menos linear do que esta explicação para justificar insucessos desportivos, poderemos encontrar razões para o insucesso nas 7 derrotas (o Porto teve 2), nos 33 golos sofridos (o Porto sofreu 19) e nos golos marcados 60 contra 63 do Porto.
Mas não só:
a ausência de um médio criativo que fizesse as vezes do João Pinto enquanto esteve lesionado.
A falta de opções na direita em que o Miguel garcia se revelou um jogador demasiado faltoso e que não transmite a segurança necessária.
Não existirem extremos na equipa de qualidade.
O fracasso da aposta no Silva e Clayton.
As poucas soluções ao nível dos ponta de lança. O Liedson é um bom jogador, mas notou-se a falta de capacidade fisíca do Niculae.
Se olhar-mos para o Benfica...
Enviado por j_eagle a 11 de Maio de 2004, às 07:35.Será assim tão bem gerido o Sporting? Terão a ser bem aproveitadas todas estas estruturas por parte do Sporting? Não me parece, não é só azar, não acredito que o Benfica tenha chegado ao 2ºlugar por ter sorte, foi um campeonato do querer e do lutar os resultados foram aparecendo tanto para o Sporting como para o Benfica de formas diferentes.
Um campeonato competitivo sem sombra de dúvidas isso foi, para o ano há mais... se possível com menos «ais» de alguns clubes !!
Cumprimentos
Será o início do fim do Sporting?
Enviado por Thy NightWolf a 11 de Maio de 2004, às 07:31.Fico até arrepiado com isto, e vejo de que forma é que nós (portugueses) temos memória tão curta. Pergunto, de onde sairam Custódio, Lourenço, Paíto, MGarcia, Beto, Nuno Santos, BetoII, Gisvi, etc. ? Será que nunca foram vistos na Academia?
O Sporting é simplesmente a MELHOR escola de formação do país, e uma das melhores do mundo (se tal me é permitido dizer). Obviamente que a temporodada não correu nada bem aos leões, mas não é por isso que vamos agora dizer que a Academia não tem funcionado. Pelo contrário, o Sporting é a equipa na SuperLiga que mais "prata da casa" utiliza (pelo menos entre os grandes).
O que aconteceu ao Sporting esta epóca foi não conseguir ser forte psicologicamente. Muito sinceramente o Sporting perdeu o campeonato no jogo frente ao Nacional, já que apartir daí o Sporting nunca mais voltou a practicar o futebol bonito que até então estava a desenvolver.
Saudações leoninas
Thy NightWolf
Re:Será o início do fim do Sporting?
Enviado por CaMuFLadO a 11 de Maio de 2004, às 09:55.Re:Será o início do fim do Sporting?
Enviado por spico a 11 de Maio de 2004, às 07:48.Re:Será o início do fim do Sporting?
Enviado por Thy NightWolf a 11 de Maio de 2004, às 09:38.Tens razão. Mas aqui deve dar-se o mérito aos "olheiros" que viram nele um jogador com futuro e muito valor (como está a ser demonstrado).
Saudações leoninas
Thy NightWolf
Re:Será o início do fim do Sporting?
Enviado por spico a 11 de Maio de 2004, às 11:19.