Sporting: Hugo, o mal amado? | Relvado

Sporting: Hugo, o mal amado?

 

Poderá passar de mal-amado a bem-amado?
Paulo Verde continua lembrando alguns
"jogos que lhe correram mal, como por exemplo o jogo com o
Partisan em Alvalade, em que entrou a marcar um golo na própria baliza, ou o
jogo com o FCP em que ofereceu de bandeja uma bola logo aos 10 segundos de
jogo, que só não resultou em golo, porque...
Mas também, um jogador que tem algumas infelicidades, e que ainda por cima é
assobiado e/ou apupado cada vez que toca na bola... até prefere nem lhe
tocar...
O que é um facto é que contra o Paços, Hugo até esteve bem... mas o que é um
facto é que quando toda a equipa está bem, também é mais fácil...
Poderá ainda passar de mal-amado a bem-amado?"

Porque desperta Hugo tanta antipatia?
Rasputin nota ainda o seguinte:
"pode-se evidentemente não gostar do Hugo como jogador de futebol. Pode-se
naturalmente criticar o seu desempenho nos jogos. Pode-se inclusivé opinar que
ele não tem categoria para fazer parte do plantel sportinguista, mas partir do
princípio que uma assobiadela vai ajudar a resolver alguma coisa é
perfeitamente estúpido e disparatado!
O Hugo já deu provas do seu valor num dos mais exigentes campeonatos que se
disputam na Europa (o italiano). O Hugo está a jogar adaptado a uma posição que
não é a sua (por isso, que se critique exclusivamente Bölöni pela opção). O
Hugo tem sabido honrar a camisola que enverga e nunca deixou de dar aquilo que
tem e que não tem para tentar corresponder ao que lhe é pedido. Porquê então
despertar tanta antipatia entre tantos sportinguistas?!
Pessoalmente sinto-me envergonhado e revoltado com esta
situação, que não é digna do ideal sportinguista. O que pensam os
relvinhas?"

Sporting:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Nas Antas temos o Tribunal

em que se aceita que qualquer jogador tem demonstrar qualidade para alinhar pelo clube. Trata-se de algo que já condenou o Domingos a coros de assobios de cada vez que tocava na bola, até fazer exibições condizentes com o clube. O mesmo se passou com o Semedo. Ou com o Deco que na segunda época nas Antas, era assobiado nas Antas... Hoje é um idolo a quem se faz vénias... Já por exemplo o Secretário fruto do muito tempo que tem passado no banco já deixou de merecer tantos assobios, que no presente vão muito para o C.Peixoto... trata-se de uma forma de estar muito própria dos portistas. Somos capazes de criticar a equipa quando ganha mas joga mal(já vi a equipa estar a ganhar ao intervalo e ser assobiada por jogar mal). O tribunal é fruto de um sentimento colectivo de quem assiste ao jogo, de que não basta correr, esforçar-se muito ou ter alguma habilidade. É preciso mostrar que se está à altura do Porto. É uma das bases da empatia com o público que nunca morreu de amores pelos treinadores defensivos que passaram pelo clube como o Octavio, apesar do muito sucesso de alguns deles como o Ivic... A mim parece-me natural que o público assobie quando o jogador não tem qualidade. Não partilho da ideia de que tudo que é do clube é bom e temos de apoiar... Pelo contrário... Isso é seguidismo tipico de uma parte dos cativos das Antas que são aqueles que vão a todas as Assembleias Gerais do clube mas não representam mais de 2,3% do universo de sócios do clube.

Extrapolando estas considerações para o Sporting acho perfeitamente natural e legitimo que os sportinguistas assobiem alguém que pode mostrar muito empenho, muita luta mas foi directamente responsável em vários desastres desta época como por exemplo contra o Partizan em que teve responsabilidades nos 3 golos... Isto apesar de ter triunfado na segunda divisão italiana ou no Braga. Se não mostra qualidade para um Sporting(o que não é manifestamente a mesma coisa)... Foram 200 mil contos muito mal gastos...

Complemento

Caro VPutin,

O Hugo triunfou em Italia PRINCIPALMENTE na serie A italiana e nao tanto na serie B, quando a equipa desceu de divisao. Uma diferenca significativa, julgo eu!

Ja quanto aos assobios, reafirmo que nao entendo o adepto que paga o bilhete para ir ver a sua equipa e que, mal comeca a partida, comeca a assobiar determinado jogador do seu clube, sem sequer se perceber se ele esta ou vai jogar bem ou mal. Se lhe chamas um "tribunal", entao e um tribunal arbitrario, pois julga o reu sem provas de culpa e sem oportunidade de ouvir as "testemunhas". Nao se deve comparar esta situacao, no meu entender, com o caso de a equipa estar a efectuar uma fraca exibicao e o publico manifestar o seu (natural) descontentamento.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

o tribunal das Antas

é um nome que não fui eu que inventei... já existe há muitos anos. Pode ser algo arbitrário mas exige o maximo dos jogadores de um grande como o Porto...

Olhem o Tello

Também era assobiado e agora não.

Re:Até o Pinto da Costa....

...foi assobiado o ano passado...vê lá tu !

Prontos...falei Nele...vou lavar a boca...hohoho.

Assobios

O Rasputin diz, entre outras coisas, que isso de assobiar um jogador nada ajuda o clube. Estou de acordo, aliás não é só o visado que se enerva mas sim toda a equipa.

..mas diz este utilizador que sente vergonha deste facto. Não creio aqui que se deva sentir vergonha. Eu tenho vergonha, ou não, daquilo que eu faço e não do que os outras fazem. Cada um demonstra o que sente como bem entende. Eu posso não gostar que assobiem mas não me envegonho,....quando muito fico algo triste.

Porém devemos considerar que o adepto comum, perefitamente anónimo apenas tem duas maneiras de manifestar o seu descontentamento. Uma é assobiar o jogador e outra é puxar do lenço branco para o treinador.
Se lhe tirarmos isto, esse adepto fica sem capacidade de expressão. E sabemos bem que são estas manifestações de vontades, por vezes pouco dignas, que levam à mudança de treinadores, dirigentes, etc..., que mais tarde todos gostam se os resultados forem bons.

* PLO *

Caro Rasputin:

Compreendo a tua defesa ao nosso dentista, entenda-se Mister Boloni, muitas vezes com razão, mas não posso entender a defesa do jogador Hugo.
Por um lado é certo que é um erro os adeptos assobiarem pois não é isso que vai fazer o jogador jogar melhor, antes pelo contrário. Mas por outro lado, a qualidade do Hugo é questionével. É um jogador com muita raça, muita força, mas em termos de qualidade, e na minha modesta opinião, não tem valor para um grande.
Depois, a questão de passar a ser mal-amado é compreensivel. Se as principais culpas das derrotas leoninas se posicionaram sobre a defesa, Hugo, sendo o "elo mais fraco da mesma, foi o mais criticado e visado pela generalidade da critica.
De qualquer modo penso que o Hugo não voltará a jogar mais pois o João Paulo vem demonstrar o enorme valor que tem. Assim Hugo poderá discutir a lateral direita com Quiroga.

Naturalmente

Que respeito a tua opiniao. Agora, o que ainda ninguem conseguiu explicar e porque sera que se questiona o valor de um jovem que vingou numa formacao da serie A italiana e se da como um dado adquirido que o Joao Paulo (o qual tera o seu valor tambem) ira vingar, sem quaisquer problemas, na equipa, dado que vem do (ainda) modesto U.Leiria?!?!?!

Sera que na tua opiniao o Hugo desaprendeu de jogar? E como se pode aquilatar o valor de um jogador, quando este esta permanentemente a jogar adaptado???

Uma nota final: jamais responsabilizei individualmente o jogador A ou B pelas vitorias leoninas. Obviamente que o mesmo se aplica no caso dos maus redultados. Alias, as grandes equipas, normalmente superam os dias menos felizes que os seus defensores eventualmente possam ter... (vide caso Gil Vicente-FCPorto)

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Naturalmente

Rasputin, diz-me só uma coisa: notou-se ou não uma defesa completamente diferente quando o Beto entrou? Mais consistente, de confiança? Olha, eu notei, eu senti isso.
E atenção: o Hugo foi para Itália pois fez uma boa epoca no Braga. Lá está o que eu digo. É bom jogador mas não para um grande. E o Hugo na Sampdória não se deu assim tão bem como dizes. Aliás se se tivesse dado bem teria sido aproveitado nem que fosse por outros clubes da séria B (na altura a Sampdória desceu), mas não foi, e o Sporting comprou-o sem qualquer dificuldade aparente e por baixo valor.

Re:Naturalmente

Caro a_bandeira,

Mas claro que o Beto da muito maior consistencia a defensiva leonina, so que eu vejo as coisas de outro modo: nao desvalorizo os que la estao mas afirmando que o Beto e "so" dos melhores defesas centrais europeus da actualidade (na minha modesta opiniao), logo por isso faz diferenca (para melhor) em qualquer equipa...

Ja quanto a prestacao do Hugo na Sampdoria foi muito positiva para quem levava como unicas credenciais ser titular... no Sp.Braga. Depois da descida de divisao e obvio que as coisas deixaram de correr tao bem, mas ainda hoje em dia o Hugo tem uma excelente imagem em Genova. Dai ser legitimo afirmar que ele vingou onde muitos, com maior cartel, falharam rotundamente....

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Eu vejo a coisa doutra maneira..

Penso que os adeptos assobiam mais é o treinador por o colocar em jogo, não o jogador em si. O Hugo faz o que pode, e se não joga melhor é porque não sabe mais. Mais grave é o caso do Zahovic no Benfica, que ganha quase 30 mil contos por mês para não jogar a ponta dum corno. Nem sequer se esforça, e depois pelos vistos ainda vem dizer que o SLB é uma m****. Deve-se estar a referir à direcção que trocou o Marchena por ele, nisso dou-lhe todo o meu apoio.

Essa foi forte...

...mas tem toda a sua lógica.

Cumprimentos,
Imhotep

Hugo

O Hugo tem a sua utilidade no Sporting.

Já está no Sporting à 3 anos, sendo que na primeira época foi utilizado algumas vezes no meio campo, onde até marcou alguns golos importantes.

No ano passado e já com Boloni, passou a jogar em todo o lado menos no seu lugar, praticamente.

E nunca se queixou, tendo inclusivé jogado alguns jogos com imensas dores porque Boloni precisava dele, sendo operado apenas quando a defesa estava recomposta..
.. A constante mudança de posição naturlmente também prejudica, criando falta de "rotinas"..

Para além disso, e não sendo um jogador fora de série, tem-se ressentido das fracas exibições da equipa, o que não ajuda ninguém...

Relembro que este ano, Rui Jorge, Quiroga e Contreras, tem feito uma época bastante intermitente também, sendo qualquer um deles internacional dos seus paises..

Acima de tudo, acho que apesar da sua qualidade futebolistica, que pode ser alvo de diferentes análises, não justifica o tratamento que tem tido por parte de alguns Sportinguistas em dias de jogos, daquele que qualquer um pode considerar um grande profissional, de brio, esforço, dedicação, devoção..por forma a dar a glória a outros..

Por exemplo, por muito que não goste da forma de jogar do Rui Bento, jamais me passaria pela cabeça, ir para o campo assobiar o jogador sempre que este toca na bola...

Ouve lá...

...ontem mandei-te um mail, sobre o tema de irmos ver o sportine e resposta...népia!

Exigo uma resposta, pá! :)

É só para dizer...

Que não me parece nada ético os vossos comentários no relvado sobre assuntos "familiares", afinal existem telemóveis, telefones, msn entre muitos outros meios de comunicarem um com o outro.

Cumprimentos,
Imhotep

Sabes...

...que anda ai o Zorro?

Cuidado, muito cuidado...

De todas as maneiras, obrigado pela chamada de atenção...

Zorro??

Palavra que não percebi essa do Zorro Paulo Verde, é algo que me está a passar ao lado...já agora, se não for abusar da tua paciência... :-)

Cumprimentos,
Imhotep

Re:Zorro??

Tens de perguntar ao "pois"...vê o mail falso dele...:)

Era uma brincadeira...

Re:Zorro??

Pois é, nem tinha reparado nessa do "pois" ter escrito "as aventuras do zorro" no espaço a seguir ao nick. :-)

Cumprimentos,
Imhotep

Paulo Verde

Epá...!!!...mandaste?

Não recebi..

Desculpa lá, tem paciência e envia lá outra vez...

Ok...

...andas absorto no trabalho, tá visto :)

Os artistas amados do Sporting

Hugo, "Huguito", o homem dos assobios.

O mais engraçado é que quanto mais lhe assobiam, melhor parece jogar. Das duas uma:

1) Ou pensa que os assobios são uma forma de o apoiar, de dizer que está a jogar bem
2) Quer calar o pessoal nas bancadas e dá um bocado mais

O Hugo é um bom profissional, tem lidado bem com os assobios e a pressão, mas falta-lhe o resto... em falta de melhor, é o que se arranja, o técnico lá terá as suas razões.

Junta-se ao Pedro Barbosa ("mochilas", "croissant", etc) na galeria dos mal amados do Sporting.

Pode ser que o João Paulo o mande - ou a outro artista, nunca se sabe - para o banco, e que passe o tal "exame" que o Boloni lhe está a preparar.

Re:Os artistas amados do Sporting

O Barbosa não é mal amado no SCP!

Re:Os artistas amados do Sporting

("a pedido de algumas famílias")?

?

caro

caro Rasputin

a tua defesa do fabuloso Hugo e do dentista dos Cárpatos raia o incompreensível...

eles são maus, muito maus...

não consegues ver o evidente...?

Vais-me desculpar

"a tua defesa do fabuloso Hugo e do dentista dos Carpatos raia o incompreensivel..."

mas esta nao entendi....
Podes ser mais especifico?

Ainda se dissesses que a minha defesa incondicional dos interesses do Sporting raia o incompreensivel...

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Vais-me desculpar

a tua defesa incondicional dos superiores interesses do Sporting levar-te-ia a reconhecer a Evidência...

Hugo

exelente jogador sem duvida...
..lol...
Ainda falam da defesa do benfica. (com razao por acaso mas olhem p'ra vossa).
   

Pergutem ao Souness...

o mestrado no assunto e ele dirá se o Hugo tem "big balls" para aguentar os assobios ou não.
Hugo = M.Thomas?
Alguém encontra diferenças na maneira de jogar?

Saudações

Mais uma opinião sobre Hugo

A defesa de Hugo, baseada naquilo que o jogador terá feito há 3 anos atrás na Sampdória, parece-me insuficiente. Confesso que não vi um único desafio de Hugo na Sampdória, confesso também que não era espectador atento aos desafios do Braga, quando Hugo lá estava, para saber se Hugo teria jogado bem ou não. Aquilo que até agora vi foram os desafios de Hugo pelo Sporting. E aquilo que vi é o suficiente para ter uma opinião formada sobre o jogador. Hugo não tem qualidades para representar o Sporting.

Não será a melhor atitude ir assobiar um jogador da própria equipa ao estádio, nisso concordo. Mas consigo perceber que esses assobios não existem sem razão de ser. Eles existem porque o mais paciente dos adeptos fica exasperado por ver que um dos piores jogadores do plantel tem praticamente lugar cativo nas opções do treinador, prejudicando assim a equipa pela qual sofrem. E atenção que também Rui Bento começa a impacientar o público crítico de Alvalade. É que certas opções são mesmo complicadas de entender.