Sporting: os heróis e os vilões | Relvado

Sporting: os heróis e os vilões

O Relvado lança o desafio aos adeptos do Sporting, e não só... Quem foi o melhor esta época: Postiga
 

O Sporting luta nesta altura pelo terceiro lugar no campeonato, nada mais que isso. Aliás, nunca esteve acima desse posto ao longo de toda a temporada.

Antes do início da época, com o novo treinador Paulo Sérgio e com Costinha como diretor para o futebol, as expectativas eram altas e passavam obviamente por melhorar o quarto lugar conquistado no ano passado, mas é precisamente essa a posição que os leões ocupam, a cinco jornadas do final.

Com um ponto de atraso em relação ao Sporting de Braga, o Sporting terá ainda de visitar os recintos de FC Porto e dos minhotos, precisamente na última jornada.

Os homens de Alvalade tentarão superar a marca de três vitórias consecutivas no campeonato, o melhor que conseguiram atingir, entre Dezembro e Janeiro.

Quais os melhores?

No meio de vários problemas a nível diretivo que marcaram os últimos meses, com o episódio mais recente a surgir nas eleições do passado dia 26 de Março, dentro de campo quem esteve melhor e pior?

Um dos destaques da época em Alvalade tem sido Hélder Postiga. Contabiliza cinco golos na Liga e numa fase inicial da época era a verdadeira "inspiração" ofensiva na equipa, o que lhe valeu presença habitual no ataque da seleção nacional.

Cinco golos marcou também o chileno Jaime Valdés, que teve uma fase muito positiva, depois de um início de época muito modesto. Nas últimas jornadas voltou a estar algo "escondido".

Aquele que é considerado por muitos o jogador revelação e um dos mais consistentes do Sporting é um dos vários atletas formados no clube: André Santos. Prova da sua importância no funcionamento da equipa é o facto de o jovem português ser, de longe, o médio mais utilizado no plantel.

Quem nem devia ter jogado?

Entre a lista de desilusões, constam nomes como o de Maniche. O internacional português, com passado no Benfica e FC Porto, chegou a Alvalade aos 32 anos e com um salário elevado, mas não conseguiu impor a sua experiência no meio-campo. Pouco influente, marcou apenas um golo no campeonato até à data.

No centro da defesa, Torsiglieri e Nuno André Coelho não convenceram a maioria dos sócios. O argentino chegou mesmo a ser, em certo momento da época, um "susto" para os adeptos em Alvalade, sempre que intervinha no jogo, enquanto André Coelho até deu ideia, no início da temporada, que estaria à altura de ser um bom médio defensivo ou defesa central, mas acabou por ser pouco utilizado.

Ainda na defesa, chegou um lateral que tinha prometido muito no Sporting de Braga, mas não o confirmou no primeiro ano ao serviço dos leões: Evaldo. O brasileiro até é o jogador de campo mais utilizado no plantel (apenas atrás do totalista Rui Patrício), mas não mostrou ser aquele jogador consistente na defesa e perigoso no ataque. Chegou-se mesmo a questionar, em tom de ironia, se este era o mesmo Evaldo de Braga.

No sector ofensivo, entre outras possíveis opções, destacamos Yannick Djaló. Pouco interventivo, pouco decisivo, a velocidade do extremo pouco tem valido à equipa. Apontou três golos até ao momento.


Mas o leitor tem a última palavra... Quem gostou mais de ver no Sporting, ao longo da época? E quem desiludiu mais?

Sporting:

Comentários [21]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Acho incrível colocar-se o

Acho incrível colocar-se o Torsiglieri nesse lote quando até foi dois melhores. E diga-se que não me lembro de no início da época os adeptos tremerem quando ele tocava na bola, sendo que, a acontecer isso foi com o Nuno André Coelho. Que este sim, é o maior flop do Sporting este ano. Claro está que os maiores mesmo de todos foram dois: Bettencourt e Paulo Sérgio. Mas a paródia continua, agora que temos lá um anão, que só de olhar para ele dá só dá vontade de rir. Como podem os jogadores levarem a sério o clube quando têm um protótipo de homem a presidente?

Ser dos melhores não quer

Ser dos melhores não quer dizer que se seja bom!

A maior desilusão chamou-se

A maior desilusão chamou-se Torsiglieri ou Maniche?
Quando a pergunta é aquela, alguém que foi dos melhores não pode ter sido desilusão. Se é bom ou não, enfim, mas que não foi seguramente a desilusão, isso não foi. O maior flop foi sem dúvidas o Nuno André Coelho.

Herói, herói...

...é o Cardinal, do Futsal. Esse sim! :)

Abraço,
JC

enorme Cardinal

afinal era do que eles precisavam na noite das eleições para controlar as pessoas....
:)

Tchhhh... hoje é dia de trabalho...

Não dá para ficar aqui a tarde toda a enumerar os "vilões"...

De actos heróicos, o último que me recordo foi aquele atirar da merda da medalha de consolação da final da Taça da Liga, há 2 anos, pelo Pedro Silva, talvez o último herói do Sporting, que só tinha um senão - não jogava nadinha... A partir daí tem sido um anti-heroismo atroz e concertado que nos tem tornado num bando de cidadãos conformados e sem direito à revolta.

Vilões da época? Para além de um sintomático "todos", vamos tentar especificar melhor...

No plano físico, as desilusões Izmailov e Pedro Mendes - estiveram por cá em 2010/2011?!

No plano técnico, as desilusões Nuno André Coelho (porra, que o Porto come-nos à grande!), Evaldo (era só para avisar que o Sporting não é o Braga, embora este ande sempre por cima de nós, ultimamente), Vukcevic (hás-de avisar-nos quando será a tua tal época de explosão ou então hás-de ir explodir para outros lados, ok?), Saleiro (de promessa a esquecido - bem podia fazer como o Nuno Gomes e marcar uns golos em meia-dúzia de minutos em campo...). As confirmações Grimi (Vade-Retro!!!), Polga (tão amigo do Liedson e deixou-o partir sozinho), Djaló (meu Deus, se metade da velocidade deste cromo fosse convertida em técnica ou inteligência...).

No meio disto tudo, os melhores jogadores do Sporting 2010/2011, quando ainda faltam alguns jogos para fazer, têm sido um defesa-direito (João Pereira) e um médio muito limitado mas esforçado (André Santos). Perguntam-me se têm mérito nesta distinção? Francamente, creio que é mais demérito dos restantes...

O Vilão da época, contudo, e por mais que fuja não se pode esconder, é o ilustre José Eduardo Bettencourt e a sua troupe de "deita-abaixos", com o timoneiro Paulo Sérgio à cabeça!

O último parágrafo diz

O último parágrafo diz tudo!
Bettencourt e Paulo Sérgio, uma dupla de coveiros como nunca se viu!

O grande problema é que temos lá agora outro cotonete igualzinho, da mesma escola!
Pode ser que não traga outro Paulo Sérgio, mas com as ambições que se lhe conhecem, com o Ricciardi a mandar também, ou muito me engano ou vem outro desgraçado.

Não sei, tenho as minhas

Não sei, tenho as minhas (sérias) dúvidas. Pelo homem em si, parce-me mais um fantochezito... mas eu tenho uma certa admiração pelo Carlos Freitas e uma pontinha de esperança de que poderá marcar alguma diferença num dos aspectos que tem sido uma das nossas grandes pechas, as vendas e compras de jogadores. E chama-me patego, mas tenho um feeling também no Duque e na capacidade de fazer reviver um pouco do espírito daquela época de 1999/2000 - o cenário não era muito diferente do actual...

És injusto, não dás o devido

És injusto, não dás o devido destaque ao Paulo Sérgio.

Agora mais a serio, na 6ª feira, na minha reunião semanal de vedetas, se falava do SCP. Eu era da opinião que o SCP tem pior plantel que o SCB. Conclusões: lá me deram a volta, o SCP tem como mais valia, o Valdés, o Matias e para muitos o Patricio, para além dos já referidos João Pereira e André Santos. Treinadores à parte, deveriam garantir facilmente o 3º lugar. Para o título, ou discutir um lugar na Champions, aí já toda a gente concorda que é curto.

Na final onde o Pedro Silva se revolta, o SCP perde tanto por culpa própria como por culpa do Lucílio. O penalti é uma vergonha, mas o descontrolo completo de toda a equipa, dos treinadores e dos adeptos, fez com que entregassem o jogo logo ali.

Apre!

A final da taça lucilio baptista (escrevo em minúsculas intencionalmente) foi uma das maiores vergonhas a que assisti desde que vejo futebol. Falar só do penalty é redutor para todo aquele rol de asneiras do lucilio e que só podia resultar do desnorte dos jogadores que, como se sabe são humanos, e sentem-se.
Quanto à comparação entre SCP e SCB eu também acho que o plantel do SCP é melhor, bem melhor, tem é sido mal orientado quer no plano desportivo quer no plano directivo. Se queres saber só vejo oito jogadores do SCB com lugar no plantel do SCP (Artur, SIlvio, Rodriguez, Vandinho, Alain, Mossoró, Lima e Paulo César). O que acho é que o plantel do SCB é mais homogéneo que o do SCP e, claro, como já referi, tem uma Direcção e um treinador competente.

Comparativo como foi feito na

Comparativo como foi feito na 6ª:

Artur-Patricio; para mim Artur é superior, houve que discordasse, sem vantagem
Garcia-João Pereira; JP
Moisés-Carriço; igualdade - Carriço é demasiadamente novo
Rodriguez-Polga/Torsi/NAC; Rodriguez
Silvio-Evaldo; Silvio
Vandinho-André Santos; Vandinho
Viana-Matias; Matias
Mossoró-Maniche; Mossoró
Alan-Vukcevic; Alan
Paulo Sérgio-Valdez; Valdez
Lima-Postiga; Lima

Fica SCP com 3 jogadores num 11...

Também posso comparar assim

Artur - Patricio : Iguais
Silvio - João Pereira: João Pereira
Elderson - Evaldo: Iguais
Rodriguez - Torsiglieri: Rodriguez
Paulão - Carriço: Carriço
Vandinho - Pedro Mendes: Vandinho
Viana - André Santos: André Santos
Mossoró - Matias: Matias
Alain - Vukcevic: Alain;
Paulo Sérgio - Valdez: Valdez
Lima - Postiga: Lima

Como vês facilmente coloco 5 do SCP, 4 do SCB e 2 empates. Moisés já saiu do SCB e Silvio joga na direita (tem jogado na esquerda porque Elderson está lesionado). Além disso, sempre que Pedro Mendes esteve apto jogou a titular, o mesmo não acontecendo a Maniche.

Obviamente que este "jogo" não quer dizer absolutamente nada, porque nem sempre quem tem os melhores jogadores é mais capaz (apesar de estar sempre mais perto de o ser).

Acho que o Artur é bem

Acho que o Artur é bem melhor, mais seguro, ainda não o vi dar um frango, tem sido uma agradável surpresa.

Paulo César e não Paulo Sérgio :)
Claramente o problema do Sporting é o conjunto porque até tem bons jogadores.

Rui Faria no SCP?

Segundo me confidenciaram o novo treinador do SCP será o adjunto de Mourinho no Real Madrid. Cai por terra o nome mais ventilado na comunicação social Domingos, que nunca passou de uma hipótese.
Segundo as minhas fontes a não ligação de Rui Faria a nenhum rival e o facto de ter um conhecimento profundo do mercado espanhol e italiano pesou favoravelmente na escolha. Há quem anteveja e preconize um sucesso idêntico ao de Villas Boas no Porto.
Rui Faria far-se-á acompanhar de Baltemar Brito no comando técnico dos leões.

Nem sabia que ele tinha curso

Nem sabia que ele tinha curso de Treinador, ele sempre foi conotado com o papel de preparador fisico/adjunto.

Também não sei se tem...

Também desconheço, mas esse facto por si só é contornável, dado que Baltemar Brito tem e existem outros elementos que possuem essa qualificação no SCP (Couceiro, Lima, Manuel Fernandes, Vidigal). Ao menos em número de técnicos ninguém nos ganha! :)

é o 2º special one oficial..

Quanto às ligações, estas valem o que valem. Perguntem ao rui faria de que clube ele é..

Sobre a qualidade propriamente dita não me posso pronunciar, mas não tenho dúvidas que terá os conhecimentos técnicos necessários para estar um grande clube. Sobre a capacidade ao nível da liderança é que já não sei. O tempo dirá.

Também concordo

Artur Jorge é benfiquista e foi campeão no FCP, Jorge Jesus é sportinguista e é idolatrado na luz, Paulo Bento é benfiquista e deixou saudades em alvalade, etc, etc.

exacto

quando um treinador é 100% profissional como são os casos referidos e consegue integrar-se no espirito e na mistica do clube que reperesenta o sucessó é garantido.

O Paulo Bento não deixou

O Paulo Bento não deixou saudades em Alvalade.
Deixou em alguns Sportinguistas, mas noutros, como eu, não!

difícil

falar bem de alguém, mas talvez André Santos, Rui Patricio, Valdes e Matías, em determinados momentos, certamente não foi por eles que as coisas correram mal.

Dos lado negativo, a lista é extensa, Evaldo, Djaló, Vukcevic, Nuno Coelho, Abel, Polga, Grimi, Saleiro, Pedro Mendes e Izmailov pelas lesões, e principalmente Paulo Sérgio, Bettencourt e até mesmo Postiga, que apesar de ter boa imprensa, que tenta enganar muita gente, não passa de um tipo individualista, que está sempre em fora de jogo, e que falha golos atrás de golos. Até me devo ter esquecido de alguém, mas acho que fico por aqui.

Mas o mais negativo da época, foi sem duvida as eleições, em que saiu vitorioso um tipo fraco, reles, da continuidade, e que vai num futuro próximo, colocar pior, o que já está mau. Isto é que me doeu acima de tudo. Podíamos mudar, e decidiram deixar tudo na mesma.

Depois, de uma lado, nem positivo, nem negativo, temos Carriço, Torsi, Liedson, Salomão e Couceiro.

Por fim, falar de Maniche, que digo já que não gosto, que fez uma má época, mas também já estou farto que digam sempre que é culpado de tudo. O rapaz não joga há séculos, já é tempo de pararem de cascar no gajo.