Sporting: Filipe Soares Franco renuncia à recandidatura à presidência | Relvado

Sporting: Filipe Soares Franco renuncia à recandidatura à presidência

 


Sporting: Filipe Soares Franco renuncia à recandidatura à presidência
O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, anunciou a renúncia à recandidatura ao cargo, no programa "Grande Entrevista" da RTP, depois de ter mantido em segredo a sua posição durante alguns meses.



«Não me vou recandidatar», anunciou o ainda líder dos "leões", invocando responsabilidades «empresariais e sociais» na sua vida como empresário, face à crise, e afirmando que só continuaria com um «projecto inovador, para um ciclo de modernização e inovação».

De acordo com Soares Franco, esta possibilidade não é real, uma vez que teria de haver uma «alteração dos estatutos», que só poderá ser feita com a «aprovação em Assembleia Geral por um maioria de 75 por cento».

«Tomei a decisão uma semana antes do Natal, pois focalizar-me no Sporting e nas suas exigências era completamente incompatível com a minha actividade empresarial», explicou, afirmando que concretizou em «85 por cento» o seu projecto de três anos. A construção de um pavilhão para as modalidades e a criação da figura do provedor do sócio, «cujo regulamento já está criado», foram, disse, as únicas promessas que ainda não cumpriu.

O presidente dos "leões" garantiu ainda que vai continuar no cargo até ao final do mandato e recusou o cenário de a equipa de futebol poder vir a ser afectada pela sua decisão.

Soares Franco chegou à presidência do clube, e também da SAD, a 20 de Outubro de 2005, substituindo António Dias da Cunha, que se tinha demitido em solidariedade com o então treinador da equipa de futebol José Peseiro, que saiu do clube devido aos maus resultados. A 28 de Abril de 2006, Soares Franco foi eleito presidente do clube, vencendo o acto eleitoral com 74,2 por cento dos sócios.

A entrada do actual presidente coincidiu com a aposta em Paulo Bento, então treinador dos juniores, que tinha levado ao título nacional, para o comando técnico da equipa principal de futebol. Apesar da contestação dos adeptos em vários momentos, Soares Franco garantiu sempre a continuidade do treinador à frente da equipa, pelo menos até à sua saída do clube, tendo mesmo dito que queria fazer de Paulo Bento uma espécie de Alex Ferguson - técnico principal do Manchester United há mais de 20 anos.

Com Paulo Bento ao comando, o Sporting não conseguiu chegar ao título nacional, mas conquistou duas Taças de Portugal e duas Supertaças e levou o clube por três vezes consecutivas à Liga dos Campeões, feito inédito na história do clube, tal como o apuramento esta época para os oitavos-de-final da prova.

Outra das bandeiras do mandato de Soares Franco é a reestruturação financeira, muito contestada por alguns sectores do clube, sobretudo, devido à alienação de património não desportivo do Sporting, como o centro comercial Alvaláxia.

Com o antigo presidente Dias da Cunha como um dos principais "inimigos", Soares Franco foi muito criticado pela renegociação do passivo, tendo mesmo sido acusado de estar a vender o clube aos bancos. Segunda-feira, o presidente do Sporting anunciou um plano de reestruturação financeira do grupo empresarial dos "leões" para reduzir o passivo em cerca de 42 por cento nos próximos cinco anos, graças à renegociação com a banca.

O projecto dos responsáveis "verde-e-brancos" implica a emissão de VMOC (valores mobiliários obrigatoriamente convertíveis), no valor de 55 milhões de euros, e a passagem dos direitos de transmissão televisiva da empresa Sporting Comércio e Serviços de volta para a sociedade anónima desportiva (SAD) para o futebol.


Lusa


Sporting:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Ora aqui está uma verdadeira surpresa...

... face a todos os vaticínios anteriormente elaborados. Será que se fartou? Será que considera que já enterrou definitivamente o clube? Terá tido uma atitude de 'quem vier a seguir que feche a porta'? Vamos ver o futuro.

O "Golpe" de Soares Franco

Soares Franco anunciou ontem que não irá recandidatar-se à Presidência do Sporting Clube de Portugal. Se o actual Presidente do Sporting pretende aprovar as Vmoc´s (Obrigações convertíveis em acções), que irão levar à venda da maioria da SAD do Sporting, porque motivo é que haveria de querer continuar como Presidente do Sporting Clube de Portugal? Para ser Presidente apenas das modalidades amadoras?!? Muito melhor, julgará ele, será vender a maioria da SAD a determinadas pessoas da sua confiança, onde ele próprio se poderá incluir, e após essa "operação" passarão a governar a Sporting SAD a seu bel-prazer, sem necessitarem de "aturar" os sócios do Sporting Clube de Portugal. Para além de passar a ser um dos donos da Sporting SAD, deixará de disponibilizar 1 hora por dia que costuma disponibilizar ao Sporting Clube de Portugal ... Nem o "Vale e Azevedo" chegou a tal ponto ... http://forumbenfica.blogspot.com/

Apetecia-me responder-te desta forma

"um labrego é sempre labrego" e tu e outros da tua laia da escória da sociedade merecem isso mas como há benfiquistas sérios e seres pensantes e não bardamerdas como tu e muitos outros não faço essa afirmação. Também no meu clube e noutros há frustrados e ratazanas como tu mas o vosso tem ultrapassado em muito o aceitável, cuidado que podem vir dias muito negros para o teu "clube" (e e vai entre comas porque adeptos como tu não interessam a ninguém) neste ano se certos objectivos não forem alcançados.

Re: Apetecia-me responder-te desta forma

Ó Devenish desculpa lá mas agora passaste-te! Mas o comentário do homem é assim tão agressivo lol? O que é que isso em a ver com o Benfica ou com passar das marcas (essa nem percebi)? cumps

Não há muito mais a acrescentar...

já que o LG e o Rasputin disseram quase tudo! Mas as declarações de ontem e a recusa em não se recandidatar deixaram-me com a esperança de que este projecto Roquette acabaria com o fim da presidência do FSF! Claro que é só impressão, já que a continuidade não será posta em causa com este feliz abandono do Franco e pessoas como o Rogério Alves e o Ernesto Ferreira da Silva serão quase de certeza candidatos à cadeira da presidência Leonina. Ou seja, mais do mesmo na continuidade da descaracterização do clube iniciada com embuste Roquette. Já os eventuais candidatos da oposição serão também delfins ou apaniguados de alguém. Fala-se de alguém próximo do Dias Ferreira, já que este não tem a estaleca necessária para assumir uma candidatura. A Isabel Trigo Mira parece ser uma aposta com o selo Dias da Cunha e amigos. Os Rochas movimentam-se e o Abrantes Mendes é uma carta fora do baralho, já que o baralho não tem as cartas todas. Eu, em todo o caso, preferiria uma candidatura de união com um adepto já com provas dadas. Independentemente de ter feito parte de todo este processo "projecto Roquette" o Eduardo Bettencourt é o homem que tem tudo para devolver o Sporting aos sócios e à glória. Basta apenas vontade do próprio e a garantia por parte dos sócios no apoio a uma pessoa que quer servir o Sporting e não o contrário. Saudações Leoninas

O ernesto nunca se candidataria

o facto de presidir à empresa que audita as várias empresas do grupo sporting traria um conflito de interesses impossível de gerir. por outro lado, e apesar de achar Bettencourt diferente da maior parte dos engomados que lá andam (a forma como entrou em campo para segurar a claque foi prova disso) achas que é de confiar num homem que apoiou a 100% Dias da Cunha e Franco que dizem tão mal da gestão um do outro? Eu não me parece...

Re: O ernesto nunca se candidataria

Ele assumiu à pouco tempo o arrependimento de não se ter candidatado na altura em que o FSF lançou a dele. Aliás, o FSF assumiu que desistiria caso o Ernesto se tivesse candidatado. Pá ó Miguel e essa do conflito de interesses tem muito que se lhe diga! Pá já o Bettencourt é um homem, que apesar de tudo, gosta do Sporting e isso para mim basta. cumps

não sei se ernesto estaria disposto a abdicar

do posto na BDO, mas foi falado na altura que a empresa nao via com bons olhos a candidatura dele e que o pressionou no sentido de não se canditar. Agora imagina o que seria a empresa do presidente auditar-lhe as contas. já hoje acho um escândalo e confio pouco nas contas, com o gajo como presidente mais valia não pedir contas nenhumas. poupavam se uns milhares de euros

Oceano para Presidente

Estilo Obama é o que Sporting precisa :).

Re: Oceano para Presidente

lol

Re: Oceano para Presidente

LoooL Agora merecias um divertido. P.S E a Marina Mota, sua mulher, era a Directora Desportiva para acabar com as "palhaçadas" na equipa. xD

Re: Oceano para Presidente

A Marina já não anda com o Oceano faz tempo, julgo eu...

Re: Oceano para Presidente

LooL Vê-se mesmo que ando afastado das notícias cor de rosa. :P

Re: Oceano para Presidente

Então temos que arranjar outra para Directora Desportiva,lol.

Isto cada um retira da entrevista o que mais lhe c

Eu por exemplo a parte que mais gostei, foi quando o FSF disse que um dos motivos de não se recandidatar era que não tinha a disponibilidade que é exigida a um presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Claro está que o inverso se aplica ás suas empresas, e a mim isso não me choca rigorosamente nada, porque só quem não tem outra fonte de rendimento a não ser o próprio clube, ou quem não tenha amor ao que é seu (as empresas entenda-se), ou porque o herdou ou porque não lhe custou a construir, é que pode pôr um clube de futebol que não lhe dá proveitos financeiros (sim porque o homem enquanto presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL não tem vencimento) há frente de um negócio de muitos milhões de euros, como são por exemplo os negócios dele em ANGOLA e este é na minha opinião o principal motivo, é que Angola é dos poucos Países a nível mundial onde a crise não se vai notar tanto (para gajos como ele é óbvio), logo compensar as quebras dos negócio do FSF cá. Já em relação ao haver uma vaga de fundo, de momento a única vaga que eu estou a ver, é esta de frio que se faz sentir por toda a Europa, porque de resto ele que não entre nisso, porque uma vez do eu não quero mas se vocês insistirem muito eu aceito, ainda se come, agora duas, NEM PENSAR NISSO!!!!!!!!!!!!! Já em relação ao que ele fez ou não pelo SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não tenho dados para afirmar se o que ele diz é verdade ou não, mas duma coisa tenho a certeza, o facto de ele sair e não ter que ser empurrado já me deixa contente, é que a maioria das vezes que alguém não quer largar determinado lugar ou posto, é porque tem receio daquilo que os que vierem a seguir possam encontrar (as famosas auditorias, algumas “encomendadas”) e revelar. A nível desportivo, e já contabilizando o campeonato e a taça da Liga que vamos ganhar este ano, penso que será o único presidente que em 4 anos ganhou tudo o que havia para ganhar a nível interno em tão pouco tempo de presidência, e não estou só a falar do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL estou a falar do futebol português, por isso penso que o FSF foi melhor (ao nível dos resultados que é o que interessa) presidente que eu conheci (também só tenho 34 ampolas) do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. Agora a conversa de saber se renova ou não com o PBento é que não tem cabimento nenhum, nem o PBento vai nisso, tenho a certeza absoluta que o PBento não aceita renovar o contrato sabendo que o presidente vai ser outro que não o FSF, porque o homem (PB) pode ter muitos defeitos, o que eu por acaso até nem acho que tenha, mas é um tipo correcto que tem princípios e que só renovará com o SPORTING se o presidente eleito assim o desejar, o que aliás não pode ser de outra maneira.

Re: Isto cada um retira da entrevista o que mais lhe c

Capitão o gajo tinha mais "obrigações" empresariais e "sociais" na altura em que se candidatou ao Sporting do que agora. É tudo uma tanga para assegurar a continuidade após ter feito o "trabalinho" para reforçar mais a força do Bes em Alvalade. Agora venha outro! cumps

Re: Isto cada um retira da entrevista o que mais lhe c

Olha que o bcp tem bem mais peso na dívida do SPORTING que o bes. Quanto ao FSF em si, é daqueles que não gosto nem deixo de gostar, é indiferente, só fiquei fodido com o facto de ele assistir aos jogos do SPORTING como o fcp ao lado do CORRUPTO, nisso para te ser franco, o FSF desiludiu-me, ele não poderia ter feito tábua rasa do esforço do Fífias da Cunha ao denunciar o sistema e as suas caras. Já ontem a mesma merda, só faltou dizer que o jnpc é um santo e vai de atacar (por acaso que até com razão, mas se não fala de um, não deve de falar do outro) o slb por causa do jogo com o Estoril. PS: Agora o Rogérinho é que nem pensar, dass,é o típico gajo que gosta de estar bem com deus e com o diabo, nesse aspecto é ainda pior que o FSF que também é desse tipo de pessoa

com esta não contava....

fiquei surpreendido com esta tomada de decisão. e estou curioso para ver os futuros candidatos

notícia inquientante

Não por ele ter saído, mas pelas condições em que vai sair (desta vez, não acredito que volte atrás). A questão é seguinte: como se viu nas últimas AG, existe uma divisão clara entre os apoiantes de Franco e os restantes. Os apoiantes de Franco conseguem votações entre os 60 e os 65% dos votos (diferente do número de sócios), o que é/foi insuficiente para aprovar aquelas medidas propostas pelo Franco, como as VMOC ou a passagem do estádio para a SAD. POr isso, penso que a ideia dos dirigentes foi sacrificar a rainha para continuar o jogo, agora com uma pessoa mais na sombra e que não provoque os anticorpos que Franco dava a muitos sócios. Por isso, não duvido que alguém ligado à actual direcção se vá candidatar, para continuar o projecto. Mas está um jogo de xadrez muito interessante, existem ainda muitos peões, bispos e torres, será interessante observar as suas movimentações até Santarém, em que a coisa começará a ficar definida com vista às futuras eleições. Partes inquientes da entrevista: - CHANTAGEM AOS SÓCIOS Se disse que decidiu uma semana antes do Natal que não se recandidataria, não devia ter assinado o novo contrato com os bancos após essa data. Ainda por cima quando o contrato estabelece que OU os sócios aprovam na próxima AG os VMOCS e a passagem da Sporting Comércio e Serviços para a SAD ou os bancos provocam o caos no clube - DESCONSIDERAÇÃO PELOS SÓCIOS Neste aspecto ele é coerente, sempre disse que o objectivo dele era criar um clube (melhor, uma SAD, só com accionistas e sem sócios chatos e que fazem perder votações. Mas vir defender que era melhor criar novas formas de votação que afastem os sócios da vida do clube é demais. -Reafirmação da divisão clara entre clube e SAD Com a passagem da Academia e do Estádio para a SAD, ficava tudo dividido entre a SAD, gorda e cheia de vantagens, só com accionistas, e o clube, com as modalidades amadoras, os atletas do futebol até aos juvenis, os sócios e pouco mais. Conclusão: Os sócios sem poder e o Sporting CLUBE sem Património.

Re: notícia inquientante

Concordo contigo em todos os aspectos e acredito que não tem mesmo volta atrás a sua recandidatura. Interessante.

discordo apenas de um ponto

60% ou 65% como dizes, na minha opinião não estão com Franco e com esta politica. Simplesmente não vêm alternativas crediveis o que me inquieta ainda mais. Por exemplo eu que sou critico desde o inicio do projecto Roquette e seus seguidores, nunca votaria em Abrantes Mendes. Mas (embora eu acredite que volte atras) mesmo que Franco saia, vai ficar um da mesma politica, portanto não tou a ver mudanças.

Alternativas

Esse é um problema fundamental. Alternativas! É que muitos sócios votaram e votam nestas políticas por existir uma ausência gritante de opções credíveis. Tem sido assim há largos anos. Muita crítica e poucas soluções. No fundo na mesma linha dos que governam o país. Chegou o momento. Apareçam agora e façam-lhes frente. É urgente uma consolidação das contas do grupo Sporting e deverá ser exigido isso mesmo ao actual presidente. Porque tem sido esse o maior escudo ao aparecimento de novos rostos. Saudações leoninas

concordo em absoluto

cumps

Mensagem aos Sportinguistas

Ponto fundamental: a grandeza, a vitalidade de um clube mede-se pelo nivel de involvencia e participacao dos seus apoiantes e associados. FSF estava (esta), neste ponto de vista, a assassinar o Sporting Clube de Portugal. Esquecam as tretas dos planos financeiros, das medidas de gestao, do passivo, do deficit, etc, etc. Um Sporting a perder gente, apoio, participacao e um Sporting mal gerido. PONTO FINAL. A industria futebol (como agora se convencionou chamar) nao e um simples negocio e nem se gere como tal. A componente emotiva, do imprevisto, mesmo do populismo tem um papel fundamental na gestao equilibrada de um clube. Uma instituicao como o Sporting ate pode ganhar alguns titulos no futebol (o resto e para extinguir, segundo parece) mas se continua esta hemorragia de pessoas, de paixao, de envolvimento na vida do clube, nao ha vitoria alguma que nos salve da decadencia! Eu prefiro mil vezes um Sporting conflituoso, tumultuoso, despertador das paixoes mais exacerbadas, dos desvairios mais imprevisiveis mas vivo, vibrante, estimulante em todos os sentidos do que um Sporting ganhador de alguma coisa, com futebol intragavel mas aparentemente objectivo, aplaudido por meia duzia de adeptos e alguns senhores engravatados, com um charuto numa mao e um copo de whiskey noutra. Por ultimo, um apelo: nao tenham receio da mudanca. O Sporting esta numa encruzilhada e os sportinguistas saberao escolher o caminho certo. Ate porque esse ainda e um dos poucos direitos que nao nos tentaram retirar... Saudacoes Relvaticas Rasputin

Re: Mensagem aos Sportinguistas

nem mais !!!! este anti - democrata como o chamou o skin alguns dias atrás quer o poder total e fazer do sporting o que lhe apetecer. o sporting é dos sócios nem que tenha de descer de divisão, o sporting é nosso !!!!! quer ir embora que vá!!! é pena é anunciar neste momento a meio da época para abalar a estrutura, gosta muito do sporting sem duvida. só espero é que também os socios não caiam em gajos tipo abrantes mendes, mas rogério alves esse palhaço também não. cumprimentos leoninos.

Re: Mensagem aos Sportinguistas

É o Sporting que queremos! Com garra e paixão! Bem escrito!

Tenho uma opinião sobre esta questão

Mas não me quero pronunciar porque me faltam dados objectivos, de qualquer modo subscrevo o post do Catota não por ser amigo dele mas porque me palpita uma coisa futura desse género. Veremos quais são as alternativas ao projecto de FSF.

Na minha opinião

já vai tarde... Um exemplo e simbolo da gestão em Portugal mas a partir do momento em que pactuou com a corrupção e preferiu assobiar para o lado no caso Apito dourado, perdeu muito valor para mim.

Não acredito que Franco esteja a ser franco...

Eu acho que o gajo vai protelar a sua decisão, tipo tabu cavaquista e acabará por se recandidatar, com um cheque em branco dos sócios, que lhe permita tudo, incluindo vender parte do capital da SAD a investidores estrangeiros. Se por ventura o Soares Franco não se candidatar mesmo, então candidata-se um qualquer do mesmo clube, que pode ser o parvalhão do Rogério Alves ou o Miguel Ribeiro Teles. Já agora, convém dizer que esta declaração, vem em péssima altura e poderá influenciar o rendimento de jogadores. Por muito profissionais que eles sejam (ou nem por isso), existem jogadores que já tiveram propostas e quiseram sair, mas a actual direcção não deixou. Será que os próximos, têm a mesma opinião? E Paulo Bento, vai deixar para Junho, a escolha do seu próximo patrão ou vai confiar que tudo se vai resolver no defeso?

Re: Não acredito que Franco esteja a ser franco...

O Rogério Alves nem pensar nisso é bom, o fulano é o típico advogado que fala, fala, e não diz um CARALHO, quanto mais fazer alguma coisa. Era o teu sonho, isso é que era ter motivos para bater no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, e fazer artigos atrás de artigos sempre com dito senhor como tema central.