Sporting deve abandonar JVP? | Relvado

Sporting deve abandonar JVP?

 

Pedrini diz: "li no Diário de Notícias há dias que caso se venha a confirmar um castigo pesado a JVP (por exemplo 1/2 anos de suspensão), existe um regulamento que permite ao clube a que o jogador pertencer rescindir com por justa causa. Gostava de saber a vossa opinião sobre este caso. Será que o Sporting deve (se o castigo se verificar) continuar a gastar fortunas para sustentar um jogador parado e portanto inútil para a equipa? Ou será que deve rescindir e portanto «abandonar o JVP»? Respondam com toda a sinceridade..."

Sporting:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Não concordo

Acho que o JVP deve ficar no Sporting não dependendo da suspensão da FIFA porque eu acredito que a FIFA dará, no máximo 1 ano, por isso não se justifica que dispensem um jogador que foi fundamental na conquista do título. Têm é que o apoiar e icentivar, isso sim devem fazer. Um jogador como um João Pinto que é ele sempre o sofredor deste tipo de falta e agora, por raiva comete esta falta. Temos de analizar que um jogador coreano lhe fez uma entrada dura antes que não foi assinalada e ele agiu depois a quente e nervoso. è compreensível e humano. Não desrespeitem como tem vindo a ser o grande João Pinto. Esta crítica dirige-se, principalmente, à comunicação social que tem massacrado o lançe do JVP para venderem jornais, ou outro tipo de coisa, e o que eles querem é que acha "sangue". Força JVP.

Duas caras...

É ridiculo que rescindam o contrato com JVP!
Dias da Cunha, já afirmou que, acredita na inocencia do jogador.
Se ele for punido, não deve sofrer dupla injustiça, ao ser despedido do seu clube.
Afinal, se o despedirem estão a concordar que ele agrediu o arbrito.

#Relvado na PTNet

Não acredito, mas caso tal suceda, o Bessa...

...aguardará JVP de braços abertos...

Mas não acredito que o SCP lhe negue apoio e corra com ele...

Acredito plenamente que primeiro que o SCP tome qualquer posição sobre JVP, no caso de ser severamente punido se se confirmar a agressão, o próprio JVP tomará uma posição relativamente ao SCP...nem que seja prescindir dos valores que aufere mensalmente...

Alcatrão e penas!

caros relvinhas,

Depois do jogo com a Coreia do Sul tem-me vindo á lembrança aquela velha imagem do "Far west" que eram os linchamentos públicos dos acusados que terminavam num banho de alcatrão e penas dos mesmos e depois a forca.

João Pinto errou e vai ser penalizado pela justiça da FIFA. É natural que os portugueses estejam melindrados com o comportamento do jogador em campo - não pela falta, nem pelo tal soco ainda não provado, mas pela forma como contestou a sanção do árbitro (que pode eventualmente ter sido agravada caso tenha golpeado o juíz argentino).
É natural que esse nelindre seja acrescido para revolta fruto da nossa eliminação extemporânea.

Agora o que os orgãos de comunicação social têm feito é vergonhoso, pois tem incentivado os piores julgamentos emocionais na base de vender papel e espaços publicitários. Isso é verdade no caso de João Pinto como o foi no de Vitor Baía após o jogo com os EUA e claro Oliveira. Perguntas do genero quem é o culpado, qual deve ser a sanção, a assumpção de que a versão do árbitro é verdadeira, a explicação sem ouvir as partes das razões da visita á cabine do árbitro (desculpa do soco), o lançamento para as primeiras páginas das piores penalizações "João Pinto pode ser irradiado", têm vindo num crescendo que agora está na fase de perguntar a Dias da Cunha se o jogador poderá ter uma rescisão por justa causa com o Sporting (programa da TSF entrevista a Dias da Cunha - hoje).
O presidente do Sporting e muito bem, refutou este tipo de questão pondo o acento tónico na defesa do jogador acatando as decisões da FIFA e não querendo ser mais "papista que o papa" em termos de punição como a generalidade da imprensa vem fazendo.

Claro que o eco dessa imprensa - que quer vender a todo o custo - é alimentado pelo mau estar dos adeptos da selecção pela sua desmoralização e irracionalidade na busca de culpados, e também pelos numerosos adeptos de clubes rivais que com fanatismo vêm uma boa possibilidade de afastar João Pinto de um concorrente dando uma satisfação ao ódio que nutrem pelo atleta, quer por ter trocado de camisola (benfiquistas) quer por ter escolhido Alvalade e não as Antas e ter simulado 1.500 penalties que retiraram os últimos campeonatos ao FC Porto(portistas). Em comum tem crescido um ataque ao atleta anterior ao Mundial baseado em epítetos como fiteiro simulador, lançar-se para a piscina ignorando o facto que foi unanimemente considerado como o melhor jogador português da I Liga (e mesmo o melhor nos casos de Record e A Bola).

É triste que em relação existam clubismos mas parece que para os fanaticos o que interessa é ganhar independentemente dos meios. (p.ex. ouvi um fanático do Benfica dizer-me que esta selecção não era a dele porque não tinha nenhum jogador do Benfica!!!. Disse-lhe para apoiar a Eslovénia!)

Independentemente dos erros de alguém, toda a gente tem direito a um julgamento e a que sejam provadas as acusações contra ele. Normalmente a "família" sabendo o acusado culpado não desata a discutir a pena a levar na base do pior possível - mesmo que seja um familiar desavindo e não muito chegado (do mesmo clube).

Grande Júri da TSF

O programa foi o grande Júri da TSF e só para verem o clima foi publicitado (o programa) como se Dias da Cunha tivesse dito que a rescisão com justa causa seria possível.

Ouvi o programa e os entrevistadores (Carlos Andrade . sportinguista e Carlos Magno. portista) puseram-lhe essa questão ao que Dias da Cunha respondeu que tal situação não se punha porque era preciso aguardar a decisão da FIFA com serenidade e depois a Sad do Sporting e não o presidente (DC) propor-lhe-ia uma solução em função da sentença.

Fez-me lembrar a situação em que João Pinto após o jogo com os EUA foi confrontado em conferencia de imprensa pelo jornalista do Record "se não achava mal que o seu nome fosse sempre equacionado como alternativa a saír do onze inicial" ao que o atleta respondeu que "sim, principalmente porque achava que depois da época que tinha feito e das exibições ao serviço da selecção que sempre tinham merecido nota alta por parte da imprensa, era incompreensível o seu nome vir sempre á baila por esses motivos - ressalvando que estava a fazer um juízo sobre si próprio e que terceiros (treinador/imprensa) poderiam julgar o assunto para si incompreensível)"

Esta entrevista veio na edição do Record do dia seguinte com a tal pergunta. Pois bem a pergunta "desapareceu" dos comentarios dando ideia que o jogador por "motu" próprio tinha levantado o problema. Mais uns pregos para o caixão...

A deturpação intencional da verdade, o julgamento baseado nas nossas paixões clubisticas ou outras com fins de obter mais dinheiro (vendas) ou a eliminação de um adversário (futuro) ou de um ódio de estimação mostra bem ao ponto que se desceu.

Até o Major Valentim Loureiro parece um homem sereno no meio deste clima o que é de aplaudir mas também uma surpresa tal a algazarra gerada.

Sporting e João Pinto

No «caso» do Sá Pinto, que não ficou impedido de jogar no estrangeiro, o Sporting vendeu o seu passe à Real Sociedad... e resolveu-se um problema «bicudo»!
Neste «caso» do JVP, de que ainda não se conhece o desfecho, ainda não houve uma condenação... é prematuro traçar-se um cenário definitivo!
Se ele for condenado por 2 anos... é uma coisa!
Se ele for condenado a 1 ano... é outra coisa!
Se ele for condenado por 6 meses... é outra bem diferente!
Se ele não for condenado por tempo, mas sim por número de jogos na Selecção... é outra completamente diferente... e aí já não se coloca a questão do tópico!

Penso, em todo o caso, que o Sporting, caso se verifique o pior dos cenários acima traçados, devia renegociar o contrato e as funções do JVP, no clube.
O Sporting dispõe de uma Academia e de muitas equipas no futebol jovem... e não faltará trabalho para o JVP, numa qualquer função que a SAD e o clube achem por bem atribuir ao JVP... se ele concordar, obviamente!

O Sporting poderá olhar para o João Pinto como um futuro reforço para a sua equipa... ou como um futuro técnico!

Mas aguardemos com serenidade a conclusão de todo este processo, na certeza de que o Sporting saberá ser magnânimo... e justo!

Re:Sporting e João Pinto

Acho interessante essa tua ideia de "reciclagem", mas não estou a ver em que é que o João Pinto poderia ser útil (neste momento) não sendo como jogador.
Se for apenas "para dar o que fazer ao rapaz" acho que haveriam outros figuras históricas do clube que deveriam ser lembradas em primeiro lugar.

abandono?

abandonar JVP? porquê? por acaso, matou alguém?

vamos ter senso e esperar que a decisão da FIFA contrarie os Torquemadas Apafianos Reis e Pereira...

Re:abandono?

O quê, se estiver dois anos sem jogar vai-lhe pagar os ordenados, é?

Novo Contrato?

Não acredito que JVP leve um castigo tão pesado. E se levar, o castigo da FIFA apenas se refere a jogos internacionais... internamente o castigo pode ser menor! No entanto, se hipoteticamente vier a acontecer, acho que o Sporting não deve rescindir com o jogador... apenas negociar novamente o contrato!

Saudações

devem chegar a um acordo

..penso que é injusto que o SCp abandone o JVP, no entanto ele é muito caro...e um clube tem que fazer as suas contas..talvez uma rescisão de comum acordo

Há que ser ponderado na análise da situação

O que Dias da cunha não foi mas entretanto queixou-se de deterpução do que disse...

Quanto à suspensão do JVP já falei sobre isso e prometi a mim mesmo não me repetir para não ajudar a perpetuar a telenovela...

Quanto ao contrato de trabalho temos que distinguir a suspensão em que ele vai incorrer: 1 ano e meio, 2 anos: sendo ele um jogador caro, 360 mil contos/ano fora os prémios, seria um luxo que o Sporting estivesse até ao fim do contrato com o jogador a pagar-lhe ordenado sem ele pode jogar. Segundo o que sei tem contrato até 2004. Por isso 720 mil contos em 2 anos a pagar-lhe ordenado sem ele jogar é um luxo...

Sendo menos do que isso a suspensão acho que o clube não deve ponderar sequer a sua saída...

Para se compreender a importância do JVP

note-se que 7% do que o SCP gasta em ordenados é para lhe pagar a ele. O que o Sporting gasta com os seus ordenados representam 5% das receitas do clube... Por isso se ele for suspenso por muito tempo(o que não desejo como já afirmei aqui) o clube terá de ponderar muito bem os custo da decisão de o manter. Ainda para mais quando parece haver fundamento para o clube rescindir com ele sem pagar qualquer indemnização se ele for suspenso por 2 anos... Por caducidade do contrato de trabalho... Ou na pior das hipóteses tendo de chegar a acordo com ele nuam perspcetiva de um acordo indemnizatório...

Re:Para se compreender a importância do JVP

isto tendo em conta os dados de 2000/01...

Hipocrisia

É a única contradição nesta rescisão! Depois de virem apoiar o jogador em desculpas absurdas, agora abandonam o jogador! Isso é que está mal!
Quanto à rescisão do contrato, o que pode fazer o Sporting? Vai ficar com um peso até ao final do contrato! Acho que se a pena for igual ou superior ao contrato devem rescindir, caso contrário, devia ser o próprio João Pinto a abdicar do salário durante a pena, como outros grandes profissionais, mas "apenas" por lesões suas... esses são grandes homens!

Qual é o regulamento?

Ou voces acham que os jogadores e os seus representantes são parvos ou amadores?

Se o João Pinto tiver um castigo pesado, a SAD negoceia a rescisão com o jogador (pagando metade do contracto p.ex.) e fica tudo bem .. menos para a I Liga, que fica om menos 1 artista ..

Cumps

Ponto Importante

João Pinto tem mais 2 anos de contrato, supondo que leva uma pena de 2 anos é obvio ke o sporting pretenderá rescindir o contrato não acham? isto é obvio em qualquer empresa.

O Sporting deve...

apoiar Joao Pinto sempre para pelo menos demonstrarem gratidao por um jogador que deu muito ao clube e nao merece que lhe façam o mesmo que no slb.
Porque não colocar o Joao Pinto se for suspenso como membro da equipa tecnica?
P.S:Mais um artigo sobre Joao Pinto quantos mais virao?

claro que sim

meus amigos,eu sou motorista,se um dia levar a carta de conduçao fora,acham que a minha entidade patrunal me vai pagar o ordenado para estar sem fazer nada?claro que nao ,a primeira atitude é despedirme com justa causa.

se o castigo a aplicar a j.pinto for superior a 1 ano,o scp deve rescindir o contrato com j.pinto,afinal o culpado foi o jogador

Joao Pinto

Agradecia que me informassem quem e que neste momento sabe a certeza do castigo do Joao Pinto,pelo aquilo que tenho lindo, o jaoa ainda vai para a cadeia, nao falta juizes a daram sentencas, portanto estejam descansados que o SPORTING, SAD, sabe muito bem o que deve fazer, de certeza que o Joao Pinto vai ter algum castigo,mas tenho a impressao que o SPORTING nao vai rescendir o contrato com o Joao, esta ideia era a vontade de muito boa gente, que querem queimar o Jogador que foi considerado o melhor jogador do ultimo campeonato, ate que nao acredito de ele ter agredido o arbito, porque ele nao e de responder aquilo que lhe fazem. Toda a gente vi no jogo SPORTING benfica que o jogador do benfica jmp, cuspiu na cara do Joao Pinto, ele nao lhe respondeu com ninhuma agressao,Foi verdade ou nao?

É um grande dilema...

Do ponto de vista do clube : o JVP não é própriamente um atleta barato. Em actividade, o retorno que ele dá em termos de resultados é muito bom. Parado...é complicado mantê-lo! Por outro lado, o JVP por tudo aquilo que fez pelo SCP nestas duas épocas, não pode ser "jogado" pela janela. Isso colocaria o SCP ao nível de outras instituições, o que eu sinceramente não desejo.

Do ponto de vista do jogador : Óbviamente que a iniciativa, num caso destes deveria partir do jogador. O JVP não está própriamente mal na vida, é uma pessoa com carácter e que óbviamente não quererá prejudicar o clube que "lhe devolveu a alegria de jogar á bola", e por certo estará disposto a efectuar um qualquer tipo de acordo com o clube que defenda ambas as partes.

No meu ponto de vista : será sempre alcançada uma solução que não será "custo zero" para o clube, mas que também recompense e defenda o jogador, por tudo o que ele deu ao clube!

A outra hipótese é que isto não seja nada, o castigo seja só para os jogos internacionais, e não tenha uma duração tão longa como se especula...

JVP e SCP

Sou benfiquista mas penso que o SCP, caso abandone JVP, mostrará uma tremenda ingratidão por um jogador que foi um dos principais artífices do último título conquistado!
Pessoalmente não acredito que JVP leve sequer 1 ano de suspensão!

Re:JVP e SCP

...se levar um castigo 1 ano,será um escandalo