Sporting: chicotada precisa-se? | Relvado

Sporting: chicotada precisa-se?

 

Fernando Santos no banco leonino?
Paulo Verde sublinha que, "sem
colocar em causa a direcção, parece que neste momento
Laszlo Bölöni e restante equipa técnica não são capazes de o fazer... e mais
grave do que isso é que provavelmente a relação entre eles estará neste momento
bastante desgastada...
Não seria mais inteligente neste momento colocar Laszlo Bölöni já à frente dos
trabalhos da Academia e entregar a equipa principal, por exemplo, a Fernando
Santos, treinador de reconhecida competência, desempregado, e capaz de trazer
uma lufada de ar fresco à equipa, aos sócios/adeptos e... aos
resultados?"

Sporting com novos objectivos?
Paulo Verde nota ainda que "a
direcção do
Sporting, após a derrota do passado sábado, já redefiniu os objectivos para esta
época. Considerando que no início da época o SCP poderia estar na Liga dos
Campeões,
mais competições internas, verifica-se que houve falta de ambição, de dinheiro
ou de ambas as coisas...
Se ao participar nas competições internas as lesões e as invenções de alguns
jogadores puseram as lacunas do plantel a nú, se estivesse o Sporting na LC como
seria? Se calhar estaria a lutar pela manutenção...
Como encaram estes novos objectivos atendendo ao que tem feito, e poderá fazer,
o Sporting e os principais adversários Benfica e Guimarães?"

Sporting:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

profissão a este nível muito volátil...

Estamos a falar de um treinador que, bem ou mal, ganhou tudo o que havia para ganhar na época passada e que foi variadas vezes elogiado na época passada pelos seus métodos de trabalho e capacidade de liderança.
Mas claro, estamos a falçar de um treinador, habitualmente idolatrado quando as coisas coisas correm bem mas rápida e radicalmente cambiado de "deus" para "diabo" (ou de bestial para besta) consoante os mesmos resultados quando estes não lhe são favoráveis.

Em Laszlo Bölöni preocupa-me muito uma coisa: o facto de nunca ter sido convincente nas competições fora de portas (com ou sem Jardel) e esse facto sempre me levou a questionar se seria a pessoa indicada para dirigir uma equipa sénior e profissional e se por acaso este Senhor não seria a pessoa certa para dirigir as escolas e a formação do Sporting...
Fica a questão...

Primeiro!

O Sporting não está afastado do titulo!Nunca se sabe...
    Precisamos de um defesa,mas quando o Beto voltar,esse defesa vai para o banco,portanto só se for por empréstimo.
    A nossa equipa devia ser:
                                  Tiago
Sá Pinto-Contreras-Beto(eu sei)-R.Jorge
 
  Ricardo Fernandes(ou Tonito)- Paulo B.

Ronaldo JVP Quaresma

                                              Jardel

E que tal resolver

primeiros os inúmeros problemas de balneário no Sporting em vez de despedirem o Treinador.

Não me digam que uma equipa que entra em campo com esta atitude que todos vimos não tem problemas a resolver internamente, já se viu que neste momento Boloni não tem mão logo uma intervenção do responsável máximo do futebol Sportinguista era Bem Vinda.
Os jogadores parece que entram em campo com intenção de perder.

E a meu ver o facto de Paulo Bento não jogar ou do Pedro Barbosa estar a jogar outra vez(fazer que joga) deve estar mais relacionado com problemas internos do Clube e á sua força no balneário e não com questões tácticas do treinador que á partida com essas condicionantes já tem que meter jogadores de lado, e depois inventa tácticas e adaptações maradas.

Claro que isto não é uma certeza mas é sim o que me parece ser o problema do Sporting actualmente e que tem com origem Jardel e as suas peripécias que causaram uma completa desunião de um Grupo de jogadores e o Treinador.

Que tal resolver de uma vez por todas o assunto Jardel dentro do Balneário internamente para colocar os jogadores todos dentro do mesmo barco e com o mesmo objectivo pois com jogadores a navegarem para a frente e outros para trás não há Comandante que consiga levar os marinheiros a bom Porto.

Saudações e Continuação de Bom Ano Novo

Sporting:uma questão motivacional.

Concordo com o artigo do Paulo Verde.Acho que o problema principal do Sporting é psicológico ao que se junta "invenções tácticas" de Boloni.Foram várias as situações pelas quais os leões passaram, incluindo a novela Jardel que fragilizaram em demasia o balneário.Desde o inicio que os jogadores vêem sua direcção e treinador apostarem tudo numa recuperação do Jardel como se só com ele poderiam e teriam alguma hipótese de lutar pelo título.A esta onda derrotista e pessimista junta-se a ausência de João Pinto no inicio do campeonato.O Sporting sente-se orfão.Depois vêem a direcção a se humilhar e receber de braços abertos "o filho pródigo Jardel" que muito mal tratara os Sportinguistas em toda a situação criada à sua volta.Novamente , volta aquela ideia que só com Jardel se pode ganhar...Os resultados não aparecem,Niculae está magoado.Jardel parece acabado e com pouca vontade de ajudar o Sporting.A pressão aumenta.Picardias aparecem..nos treinos, nos balneários, nos jogos.Expulsões estúpidas, um técnico fraco no banco.Sem capacidade de dar um murro na mesa e arrumar o balneário.E os maus resultados acumulam-se pressionando ainda mais uma equipa fragilizada psicologicamente e que ve seu treinador colocando Jardel a titular ,sendo apenas peso morto lá na frente.Clima de injustiça é sentido no balneário.Mais picardias, mais confusões.Boloni parece estar a leste de tudo isso.Finalmente, um jogo em que se pode recuperar a moral.E o que acontece? Jogadores pegam no jornal e vêem seu treinador a dizer que tem medo do Benfica, que o seu adversário é favorito.Adversario que vinha de maus resultados e acabava de mudar de treinador.Jogadores pasmos.Derrota clara.A história repete-se contra o Porto.Novamente discurso de medo, de intranquilidade.Nova derrota clara e sorte à mistura por evitar a humilhação.Apetece dizer que desta maneira, nem o Real Madrid resistia.Sem por em causa os dotes tecnicos de Boloni, a sua aptidão motivacional é praticamente nula tornando inviável a meu ver que as coisas mudem se ele continuar.O Sporting, como aconteceu com o Porto de Octávio e com o Benfica de Jesualdo, precisa de um balão de oxigénio que faça a equipa respirar.De um treinador rigoroso.E é isso que importa , mais do que novos jogadores.

+1 Bem escrito

Ora aqui está! É precisamente isto! Ninguém retira ao Boloni qualidades e virtudes...agora os defeitozinhos tambem lá estão e esta questão motivacional é gravissima!
O homem é bom, não é preciso despedi-lo : vai para a Academia que precisamos de mais Hugos Viana, C.Ronaldos e Quaresmas...

Como treinador principal eu digo : basta! Os sportinguistas não merecem isto!

Que faz Prates no Banco? Já o ano passado não era opção! Porque ficou no plantel?

Que faz Paulo Bento no banco? Sempre que joga desempenha bem o tão propalado "transportar de bola" da defesa para o ataque. Este será talvez o seu ultimo ano e está no banco?

Quantos jogadores tem o sporting para marcar lances de bola parada? Quantos cantos são mal marcados e desperdiçados por jogo? Onde anda o melhor marcador de lances de bola para do Sporting Ricardo Fernandes?

Porque não são Quaresma e/ou C.Ronaldo regularmente titulares? Será porque Barbosa domina o balneário e tem de jogar? E logo os 90 minutos? O homem a partir dos 15 minutos da 2ª parte já não pode com uma gata pelo rabo!!!

Peço desculpa mas temos jogadores que podem fazer mais! E que já demonstraram que sabem jogar juntos!

Já se esqueceram de Belgrado? Eu peço desculpa pelo que vou dizer , mas a nossa "sorte" nesse jogo foi o R.bento ter-se lesionado logo no principio do mesmo, e ter entrado P.Bento, ou julgam que com passes para trás e para o lado se tinha feito aquela exibição? Os jogadores são os mesmos de então...que se passou entretanto? Cheira-me que não há mão naquele balneário!!!

Carlos Martins não joga porquê?

Toñito joga fora do lugar onde rende mais porquê?

Quiroga a lateral direito com um laterla direito de raíz no plantel? E para quê? Para jogar Hugo? O homem que começou a a oferecer a eliminatória ao Partizan? O homem que demorou 10 segundos a oferecer o 1º ao Porto??!!!

Desculpem mas "pachorra" tem limites...

Re:+1 Bem escrito

Se tivesse pontos dava-os a voces os dois!
    Disseram tudo o que eu tentei dizer!
    Só queria acrescentar que o Boloni devia chamar o J.Paiva(ou o Djalo) à equipa A para levantar a moral(eu sei que ja o chamou no jogo contra o Marco).

um treinador que ganhou tudo ja nao presta?

nao sei se é o sporting que precisa de uma chicotada,se sao os jogadores que precisam de uns bons assoitos,para ver se correm mais.um treinador que ganhou o campeonato e a taça ja nao presta?

Re:um treinador que ganhou tudo ja nao presta?

Quem ganhou tudo foi o Jardel e o JVP.

chicotadas...

não vou por aí...

o principal erro desta SAD foi o de não ter contratado um TREINADOR em Junho passado...
os títulos que Boloni conquistou nunca me enganaram: sempre o vi como algo de sofrível, sem chama e génio...
apanhou uma dupla, familiar, imparável,e um Hugo Viana em plena afirmação: foi isso que o salvou, não a sua arte e engenho...

Boloni, no Sporting, cria problemas, não resolve problemas...

(Sporting Sempre!)

Caso Liverpool

A mentalidade, felizmente ou infelizmente, em Portugal é esta, equipa não joga treinador para a rua, no Sporting penso que estão a tentar mudar mas será que com a pressão dos sócios a Direcção o conseguirá fazer?

Deixo aqui um caso, o Liverpool, equipa de Abel Xavier que começou penso que o Campeonato a todo o vapor e agora só não vence à 11/12 jogos. Em Portugal é impensável pensar que num Porto, Sporting ou Benfica se isto sucedesse o treinador se mantivesse, mas em Liverpool o treinador continua, o que demonstra sensatez na Direcção pois a equipa que começou a ganhar todos os jogos no inicio é a mesma e o treinador também por isso talvez o treinador não seja o culpado mas sim, os resultados teimam em não re-aparecer.

Cumprimentos

Re:Caso Liverpool

Concordo plenamente contigo.
O Liverpool FC começou realmente bem a época assumindo o topo da tabela mas depois apesar dos excelente jogadores e treinadores que tem simplesmente caiu a pique num campeonato bastante difícil e anda à 12 jogos para se levantar.
Não é por isso que metem o treinador em causa, não é por isso que a estrela Owen é criticado, não é por isso que os adeptos deixam de ir aos estádios e começam a criticar, nem é por isso que o treinador já não serve, vai para a rua e venha um novo.

J-Eagle disse tudo

Tudo tá mal técnico para a rua

Pois é quando algo corre mal o técnico tem sempre a culpa de tudo. É assim no mundo do futebol e essa mentalidade vai ser difícil de mudar nos próximos tempos. O Romeno Laszlo Boloni ao que me lembre desde que está no clube leonino é a primeira vez que se mete em causa a sua categoria. O ano passado foi campeão nacional e venceu a Taça de Portugal, fez uma dobradinha coisa que raramente acontece por aquelas bandas. Levou o clube à Liga dos Campeões mas por azar apanhou um Inter de Milan nas qualificações, foi pena. Lançou na equipa jovens como Quaresma, Hugo Viana, Ronaldo apesar de não ser ele que os formou nem fez crescer.

Agora este ano tudo mudou e que me lembre é a primeira vez desde que chegou que o técnico é criticado e que os adeptos querem a sua cabeça. Os responsáveis leoninos não se parecem preocupar se o clube vence ou não o campeonato, se vai ou não à UEFA, pois afirmam que Boloni fica na mesma sem estar o seu cargo em perigo mediante os resultados.

Que tal darem uma oportunidade ao Boloni, coisa que não fizeram com o Inácio que tinha ganho o campeonato também. Deixem o homem trabalhar em paz, tentar dar a volta por cima com a vinda de Beto e talvez mais um ou outro reforço agora em Janeiro. Ver se o clube consegue ir à UEFA ou Liga dos Campeões e se por acaso as coisas correrem mal este ano paciência. Para o ano à mais, planeia-se a época de modo diferente, com novas estratégias e o reforço de alguns sectores. Mas sempre com o mesmo treinador que já mostrou categoria e valor para ser o líder do clube de Alvalade.

Por mim Boloni não saía e dava-lhe uma oportunidade. As coisas de momento não estão a correr bem mas podem melhorar. É a primeira vez que acontece isto e já querem a cabeça do técnico?

Como não sou sportinguista...

essa tua questão para mim é académica.

Eu acho que o Bölöni nunca convenceu...foi campeão e conseguiu aquilo que dissete mas nunca convenceu...nós, adeptos contrários, dizemos que lhe saíu na rifa o Jardel e os 40 golos que marcou a época passada e por isso ganhou, enquanto os adeptos leoninos desvalorizam um pouco o Jardel e creditam a equipa no seu todo e o treinador.
Mas lá no fundo no fundo todos sabemos que o treinador será o que tem menos mérito nos feitos atingidos.

Daí que eu entenda que se peça a cabeça do homem sim!

* PLO *

Ora ca esta um novo conceito de futebol

A equipa "auto-comandada", em que um unico jogador, qual Ali Baba e os 10 Canastroes, consegue abrir, por si so, as portas de todos os titulos e riquezas!!!

Ahh... e ja agora, senao te importas, podes-me emprestar o teu "medidor de merito da equipa tecnica"??? E que eu pedi um ao Pai Natal, mas ele nao me pode oferecer, ja que um tal de "Mourinho" tinha esgotado o stock existente no Polo Norte e arredores...

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Re:Como não sou sportinguista...

Mas o Jardel sozinho ganhava alguma coisa? Contra 11? Nem contra 1.

Com tantos excelentes jogadores no plantel do ano passado, é uma ofensa aos mesmos dizer que era só o Jardel. Há mérito de todo o plantel, mesmo na marcação de golos que não foram exclusivos do Jardel.

Re:Como não sou sportinguista...

Sr. artista, a questão não pode, como bem sabe, ser colocada assim. É claro que não ganhava sozinho mas não é isso que eu disse nem é isso que está em discussão.

O artista vê mérito na equipa. A equipa tem jogadores e treinadores. Dessa gente toda eu só disse que o que tem menos mérito - não disse que não tem nenhum mérito - é o treinador romeno (uma vez que matemáticamente existe sempre o primeiro elemento de um conjunto bem-ordenado).

Percebido?

* PLO *

Re:Como não sou sportinguista...

Concordo Plenamente, e digo mesmo + uma coisa. É uma vergonha para o Futebol ter como primeiro treinador a conseguir o pleno em Portugal esse senhor. Nunca convenceu e teve quanto à Taça e SuperTaça teve o caminho completamente aberto. Depois na Liga foi só esperar as cabeçadas de Jardel...

Re:Como não sou sportinguista...


É uma vergonha para o Futebol ter como primeiro treinador a conseguir o pleno em Portugal esse senhor. Nunca convenceu e teve quanto à Taça e SuperTaça teve o caminho completamente aberto. Depois na Liga foi só esperar as cabeçadas de Jardel...


Mas o Boloni agora vai pagar por ter o Jardel? Cada um joga com os jogadores que tem, se o Sporting tem o Jardel, o Boloni tinha de o deixar de fora para provar que percebia do assunto?

Re:Tudo tá mal técnico para a rua

Estou completamente de acordo contigo.
E vou só acrescentar que se fosse cá em Portugal o Alex Fergunson nunca aguentaria o tempo que está em Manchester pois passado uma série de maus resultados cá despede-se logo os técnicos.
Boloni deveria se manter no Sporting pois foi contratado inserido num projecto de renovação da equipa.

Re:Tudo tá mal técnico para a rua

Tás muito enganado. O ano passado à 6a jornada a sua posição já estava em grave perigo.

Re:Tudo tá mal técnico para a rua

Isso são histórias de encher os jornais e telejornais. Estou a falar de graves problemas onde todos criticam como agora. O ano passado desde que chegou o Mário Jardel nunca mais ninguém falou do Boloni.

Re:Tudo tá mal técnico para a rua

Não considero histórias de enchwer os jornais. Não podemos esquecer que a direcção à 5 jornada veio afirmar completa confiança no treinador romeno.
Acho que todos nós sabemos o que isso significa não é?

Que soluçao para o Sporting? Ser racional.

Qualquer soluçao baseada na emotividade arrisca-se a ser uma má soluçao. Concretizando a minha ideia:

Em primeiro lugar tendo em conta que estamos a 17 jornadas do fim do campeonato, o Sporting está na Taça de Portugal ainda envolvido há que definir quais os objectivos(menores na ambiçao é certo) que o clube deve visar neste momento. Se fosse eu a definir, seria assegurar quanto antes a ida à Liga dos campeoes(estao a 3 pontos desse objectivo) e tentar vencer a Taça. Se o clube conseguir gerir a carga emocional da decepçao causada pelos desaires, pelo muito provável afastamento do titulo, pelas más exibiçoes pode desprender-se das pressoes a que tem estado sujeito e correr por fora... Já vi equipas que assim fizeram grandes segunda voltas. A maioria das equipas deixa-se abater mas é na capacidade de reacçao às adversidades que se distinguem os que tem capacidade e competencia e os que nao tem.

Quanto ao equacionar de problemas penso que é fácil de sintetizar: A equipa está desmoralizada, sem fio de jogo, com problemas na defesa e no ataque(Jardel nao produz e nao há soluçoes). Penso que tentar arranjar uma soluçao para o ataque a titulo de empréstimo que nao um Kutuzov seria uma boa ideia...

Por outro lado há que recuperar os jogadores lesionados: Beto, Niculae, Quiroga, Ronaldo...

Quanto ao treinador penso que devem ser-lhe garantidas condiçoes para continuar até ao final da época. Como? Mostrando muito claramente que nao vai ser despedido, tentando o reforço da equipa(para nao ficar só pelas intençoes) nas posiçoes onde precisa. Deve pois continuar até ao fim por várias razoes: é o treinador que acompanha estes jogadores há um ano e meio, nao há garantias, nem fortes probabilidades de que alguém contratado agora seria a soluçao- duvido que alguem credivel aceitasse liderar o barco agora. Depois há as más experiencias do M.Fernandes e outros. Destas mudanças sucessivas nos ultimos 10 anos apenas com o Octavio e o Inacio resultou. Penso que nao é de arriscar. Além de que sai mais caro porque se paga a este treinador o que ele tem a receber até ao fim e tem que se pagar ao substituto.

Isto no curto prazo. Quanto à preparaçao da próxima época penso que Boloni nao é um homem adequado para treinar o Sporting. Se os dirigentes da SAD forem dessa opiniao que comecem a pensar em pessoas crediveis para o substituir. Se entenderem que deve continuar é claro que isso é porque consideram que a época falhou por outras razoes que nao tem a ver com ele: Problemas de planificaçao, falta de soluçoes para algumas posiçoes, o problema do Jardel, etc...

Tudo isto deve ser analisado friamente e de forma racional

PS:(caro rasputin, como contestario assumido ao Boloni é óbvio que iria comentar este desafio. Nao o pude fazer ontem por motivos pessoais. Fi-lo hoje quando tive tempo).

Vputin, acabas por ir ao meu encontro...

Vou apenas retirar duas frases do teu comentario:

«Penso que tentar arranjar uma solucao para o ataque a titulo de emprestimo que nao um Kutuzov seria uma boa ideia...»

«Mostrando muito claramente que nao vai ser despedido, tentando o reforço da equipa(para nao ficar so pelas intencoes) nas posicoes onde precisa.»

Afirmacao: o que mencionas e autentico «sacrilegio» para a direccao da SAD. Ou melhor, o que eles conseguem oferecer a Boloni e um jogador do Estarreja... Honestamente, achas o romeno tao incompetente, que o unico reforco que ele pediria nesta altura seria um... medio esquerdo da 2a.Divisao B????
Por outro lado, surgiriam outras questoes pertinentes: porque e que iriam oferecer ao tecnico em Janeiro aquilo que ele anda a pedir desde a pre temporada??? Tapar tardiamente buracos, para os quais ja estao avisados desde o inicio, nao me parece uma politica racional e «financeiramente sustentavel», concordas?

Enfim, o que sobressai de toda esta discussao e que, afinal de contas, Boloni nao tem os meios a disposicao (para alem dos lesionados) para poder lutar de igual para igual com os adversarios. E quando isso aconteceu, nomeadamente na primeira volta da epoca anterior, os resultados foram conclusivos.

Quanto aos comentarios que vi aqui escritos, relembrando opinioes ja antigas sobre as insuficiencias de Boloni... bom, podia tambem trazer a memoria inumeros escritos glorificando o tecnico romeno, nomeadamente aquando da serie de goleadas consecutivas da epoca anterior. Sao tudo opinioes respeitaveis....no equilibrio entre ambas estara, eventualmente, a realidade.

Saudacoes Relvaticas
Rasputin

Caro Vputin : vou mais atrás...

Em plena euforia de título ganho e em artigo com o seguinte título :

Sporting campeão: é merecido?
Editado por Susana Valente, Segunda, 29 de Abril de 2002 às 8:49

Fiz o seguinte comentário :

"Nelson...lê e reflecte...
Por Paulo Verde ([email protected]) , Terca, 30 de Abril de 2002 às 14:48 (Pontuação: 2)
Já pensaste que no sábado só não ganhámos o jogo por opção do Sr.Boloni?
Por que razão Hugo Viana ficou no banco?Por que razão ele teima em jogar com os dois Bentos no meio, que só se atrapalham um ao outro?Por que razão ele teima em jogar com o Pedro Barbosa de inicio, quando toda a gente vê que ele não aguenta um jogo inteiro, e que seria mais útil a entrar mais tarde no jogo fresco, aproveitando algum cansaço dos adversários? Por que não opta ele pelo Prates na posição de médio ala do lado direito de inicio? Por que razão em todos os jogos, mais tarde ou mais cedo, o Sporting cede o meio campo por completo ao adversário? Por que razão é tão frequente os adversários terem espaço para rematar na zona frontal da baliza, como no 1º golo do V.Setúbal?
Eu penso que o Sr. Boloni percebesse melhor o futebol português e os jogadores de que dispôe não tinha sido eliminado pelo Milão da Taça Uefa, e já era campeão há 3 ou 4 jornadas...
Mas, enfim, o homem tabém tem aspectos positivos, reconheço, mas mais na formação e reconhecimento de jovens talentos, bem como na gestão de um plantel reduzido e que esteve sujeito a bastantes lesões...no resto : muita sorte!!!
Mas pode ser que tenha aprendido e que nos dÊ muitas alegrias nos próximos anos!
Saudações Leoninas.... "

Pois é amigo Vputin, só tenho pena de não perceber pêva disto...

Um forte abraço para ti!

criticas que eu fiz a época passada

O Sporting desiludiu-me
Por vputin, Sexta, 23 de Novembro de 2001 às 0:15 (Pontuação: 2)
O Jardel tem escondido muita coisa. Não aceito que o Sporting tenha jogado assim. Sei que o adversário era o Milan, o meu FCP ontem foi um "retranqueiro", etc... mas já vi o BFC a jogar em Liverpool de igual para igual, já assisti ao FCP a ganhar em Milão. Isso significa que gosto de ver as equipas ambiciosas seja qual for o adversário. Para mim o SCP tendo João Pinto, Jardel, Niculae pode ganhar em cada campo. A verdade é que tem jogadores fraquinhos como o Hugo(que é que ele faz no Sporting?), e um treinador incompetente(só os adversários é que se apercebem disso...) . Quanto ao Pedro Barbosa anda muito crossaint e pouco génio...
Fiquei com pena que o Sporting tenha estado muito pouco europeu... tenho´que confessar o meu receio que o SCP não seja equipa para o BFC aumentou o que é muito mau para o FCP

http://relvado.com/res/01/11/22/2141213.shtml

criticas que eu fiz a época passada

Sporting: treinador precisa-se! Editado por Susana Valente às 9:36 vputin diz: "Boloni confessou que os últimos resultados lhe têm tirado o sono. Provavelmente não só a ele. O romeno já deve estar de malas à porta esperando o dia do avião. Mas não deixa de ser de elogiar, pese a sua fraca capacidade para treinar o Sporting, a franqueza e a correcção com que sempre se dirigiu a adeptos e imprensa... Mas não durará mais de 1/2 jogos...

Errei clamorosamente no tempo que ele durava no clube. Mas que fui sempre da mesma opiniao sobre ele...

Não houve melhorias Por vputin, Domingo, 9 de Setembro de 2001 às 2:27 (Pontuação: 4, Interessante

Qto ao Sporting eu já tinha dito aqui no relvado num artigo (que é óbvio não se referia ao Boavista- porque há quem diga que só falo do campeão) que o acho mediocre. Não tem a minima qualidade e já previa que isto ia acontecer. A equipa esteve quebrada, houve um conflito negativo de competências entre o Niculae e o Jardel(nenhum sabia bem onde começava e acabava a sua função) que tornou improdutivo todo o jogo atacante do Sporting onde até nao desgostei do P.Barbosa para quem esteve tanto tempo inactivo, O Hugo esteve ao nivel que realmente tem. Não jogou menos do que sabe. Houve foi uma sobrevalorização incompreensivel para mim das suas capacidades muito medianas... mas o Boloni...
Pronto para este senhor além dos equivocos de jogar sem um organizador de jogo, alinhar com 2 avançados que não se encaixaram num esquema táctico fosse ele qual fosse...
Numa frase dirigida aos sportinguistas: O Problema não está nele. Está mas é em quem o escolheu. Ele faz o melhor que sabe(pouco) e mais não podemos exigir. É como pedirmos ao Secretário para parar o Figo: faz o que pode... Se quiserem continuar a dizer amén a adiminstradores da SAD que contratam romenos sem qualidade(tirando o Lucescu e o Iordanescu nenhum treinador romeno tem curriculo para treinar o Sporting). Acho mal que toda a gente leonina diga "yes sir!!!" a um presidente que não foi eleito... há dezenas de pessoas que sabem mais e conseguem mais do que Boloni aqui em Portugal. Não é incompetência contratar alguém tão mediocre, pagar 25 mil contos de indemnização à federação romena, e dar-lhe um ordenado de 20 mil contos mês? Desculpem-me a franqueza mas irrita-me esta mania dos estrangeiros. Nós tivemos um engenheiro, era português mas ao menos esse ganhava em 6 meses o que ganha o Boloni num mês e ainda sabia mais de futebol...

http://relvado.com/res/01/09/08/2146212.shtml

nesta época...

ja agora para provar que as minhas criticas nao sao de agora ficam os meus escritos nesta epoca sobre Boloni:

Travão à euforia Por vputin ([email protected]) , Domingo, 3 de Novembro de 2002 às 3:43 (Pontuação: 3, Desinteressante) sem estar a fazer um grande esforço de análise consegue-se ficar espantado com a forma abrupta como se passa da euforia à depressão no que toca ao futebol e à prestação da sua equipa.

Há uma semana depois da vitória suada no Bessa todos transpiravam confiança. Ninguém duvidava de que o campeonato iria mais cedo ou mais tarde para o SCP. Bastou um jogo para o treinador ser uma "besta", o Ronaldo já não é o novo Figo ou o novo qualquer coisa, O SCP ter uma equipa com muitas falhas... Vejamos se isto não é contraditório:

O Sporting este ano já perdeu 4-0 em Paços de Ferreira, 4-2 em Braga e empatou com o Varzim em casa, perdeu 3-1 com o Partizan. Agora perdeu 3-0 em casa com o Gil Vicente. Pontos comuns a estes jogos? O Sporting teve uma defesa que teve várias falhas aliada a um meio campo que não pressionava os adversários. Essas preocupações com o sector defensivo foram postas de lado e a confiança na capacidade ofensiva justificou o repor das expectativas no que estes jogadores podem obter. A verdade é que o Sporting tem uma bela equipa. Hoje fez um jogo diferente do que disputou com o Varzim. Foi semelhante ao do Paços e de Braga na prestação defensiva. Porquê? Na verdade hoje Boloni errou ao escolher a formação inicial. Confiou numa equipa virada toda para o ataque com 2 extremos(Quaresma), 2 avançados(Jardel e Niculae) e um jogador que alinhava atrás deles(JVP). A equipa não pressionou o adversário que surpreendeu pela ousadia e pela atitude que teve em 2/3 do jogo de não recuar todo para a sua grande áres. Foi avançando no terreno, expondo as debilidades de um trinco isolado(P.Bento) que ainda assim foi dos melhores, de um Beto que nunca será o central que os jornais tentaram promover e de um R.Bento que teve uma falha imperdoável no primeiro golo, em que me pus como tantos outros, a pensar porque é que o Pequeno baresi, estava a jogar a central com o Quiroga na direita e o C.Prates/Hugo no banco. Melhor do que uma adaptação é jogar com um atleta que seja daquela posição. Boloni errou na escolha dos centrais, do meio campo(devia ter alinhado com C.Martins ou o R.Bento ao lado do P.Bento em vez do Niculae que foi uma nulidade). Depois as substituições foram um verdadeiro non sense(então a última...
Tantos avançados fizeram perder capacidade defensiva. E preciso contrabalançar tanta propensão ofensiva. Em resumo: Para mim o Sportig é o maior adversário do Porto. Tem uma grande equipa com o Ronaldo, que hoje na primeira parte mostrou algumas coisas, Jardel, Sá Pinto, Quaresma, Niculae e JV Pinto. Mas precisa de jogar articulado e equilibrado. Hoje não o fez e saiu-se mal. Não há razões para tanto dramatismo. Mas não deixa de custar perder um jogo simplesmente porque treinador e jogadores foram incompetentes.
http://relvado.com/res/02/11/02/2254250.shtml

nesta época...

ja agora para provar que as minhas criticas nao sao de agora ficam os meus escritos nesta epoca sobre Boloni:

Derrota para reflectir I
Por vputin, Domingo, 15 de Setembro de 2002 às 5:21 (Pontuação: 2) Antes de pegar no jogo propriamente dito há que meditar no que foi a vitória sobre o Santa Clara: Forçada, sem brilho, de uma grande ineficácia geral. Antes disso houve uma vitória natural contra a Académica e a eliminação aos pés do Inter numa segunda mão decepcionante depois de uma grande primeira mão. Podem-me dizer: é o problema do Jardel. Ou do treinador. Ou das muitas saídas como o Babb, A Cruz, H. Viana e ausências do JV Pinto e Sá Pinto.
Em primeiro lugar pegaria no actual estado anímico da equipa: Estão com vontade mas pouco confiantes. Penso que isso se deve ao clima de constante agitação que o clube tem vivido com comunicados diários, provocada por agentes externos já conhecidos de todos. É necessário que hajam jogadores que protejam a equipa e se assumam como lideres. Beto? P. Barbosa? Eu apostava num P. Bento e num R. Jorge. Os jogadores a partir de hoje assumem uma atitude perante os media de não comentar, treinos à porta fechada, etc... Tudo aquilo que Inácio(quando foi campeão no SCP) soube aprender com Pedroto e que os seus outros discípulos cultivam fervorosamente: a defesa do grupo de trabalho. Num clube grande como o SCP é necessário que jogadores, técnicos protejam a equipa de todos os ataques que vêm do exterior. Dou um exemplo: O FCP na caminhada para o Penta, teve ataques da SIC, do Record, mas soube sempre manter a equipa unida. Porquê? Haviam jogadores que transmitiam a tranquilidade e a capacidade de liderança nos momentos importantes: Aloísio, J.Costa, J. Pinto, P. Santos, etc.. apesar de desaires momentâneos. Recordo com especial nostalgia um jogo ganho em Alvalade em que o FCP venceu um 1-0 com um golo do Domingos, em que a equipa lutou toda unida o resto do jogo para defender o resto do jogo o resultado alcançado.
Com isto gostaria de chegar aos agentes exteriores que têm vindo a inquinar o clube. Não se trata só de Jardel não jogar. Tratam-se de comunicados aos quais a administração da SAD tem respondido com firmeza, mas que vão moendo... Depois a equipa não foi pensada para não ter Jardel. Kutuzov é uma solução de recurso, mas independentemente do seu valor(que para mim é discutível), não é em definitivo avançado. Criticar a SAD? Tem tentado reagir... Para mim tem actuado com a lisura de comportamento que não consigo encontrar nos outros 3 candidatos ao titulo. Talvez por isso sofra as sequelas de ter uma equipa desequilibrada. Talvez em Dezembro as coisas melhorem principalmente porque de certeza que a SAD está a prepara isso e consciente que de início, apesar de estar a defender o ceptro as coisas podem não correr bem.
Não sou um defensor acérrimo de Boloni. O ano passado a equipa mesmo jogando pouco em alguns períodos teve grande eficácia na dupla JVP e Jardel. Mas tem méritos: Lança jovens, aposta neles com firmeza, enfim tenta seguir o rumo que delineia. Não o acho um grande estratego, mas aprecio a forma metódica com organiza o seu trabalho. Quem trabalha como ele o faz merece ser respeitado. Não invalida que não seja um grande treinador. Não o é e há muito tempo que estou convencido disso. .
http://relvado.com/res/02/09/14/2148236.shtml

Não percebo!!!

Precisa-se é de um "novo" Jardel!!! E um renovado Beto... Mais nada.