Sporting a andar para trás? |
|
19 de Agosto de 2004, às 09:40 |
Andebol é que é! diz: "O Sporting foi campeão com Boloni e foi também com o romeno, que despontaram alguns dos craques lusos mais mediáticos: Ronaldo, Quaresma e H. Viana. Será que não foi um erro mandar embora o dentista? Bem vistas as coisas, o que mudou para melhor, com Fernando Santos e com Peseiro? Afinal, Boloni era mesmo um mau treinador, ou foi queimado no Sporting?", pergunta este Relvas.
31 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Sporting:
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Frederico Varandas e Hugo Viana negoceiam Bruno Fernandes em Inglaterra
Frederico Varandas e Hugo Viana, respetivamente presidente...
-
Tiago Fernandes deixa sub-23 do Sporting e assume Desportivo de Chaves
O treinador Tiago Fernandes deixou a equipa sub-23 do...
-
Atlético quer acordo com o Sporting por Gelson
O Atlético de Madrid quer evitar um litígio com o Sporting...
-
Sporting: sondagem aponta Varandas como “melhor presidente”
Frederico Varandas é o candidato ao Sporting apontado como...
-
Bruno de Carvalho: “Saí porque ganhei títulos demais!”
Bruno de Carvalho, anterior presidente do Sporting,...
-
Sporting mede forças com Atletico Madrid
O Atlético Madrid é o adversário do Sporting nos quartos de...
-
Jorge Jesus: "A nossa intenção é ficarmos até sábado"
Quarta ou domingo à noite. Estas são as duas hipóteses que...
O Homem do Enrabu ...
Enviado por RAZOR a 19 de Agosto de 2004, às 11:14.Teve a coragem para lançar jovens como o Quaresma, Ronaldo e Hugo Viana.
E n se pode eskecer k ele foi campeao nacional e vencedor da taça no mesmo ano, coisa k jah n se via a mts anos no sporting.
Penso k a dispensa de Boloni para a contratacao de Fernando Santos n se compreende, uma vez k o engenheiro do penta n conseguiu trazer nada de novo a este sporting...
PS » Outra das coisas k ficam para a historia neste homem era kd ele começava a falar em portugues e passado um bocado virava para frances e dps outra vez para portugues.
Trocava as voltas tds aos jornalistas ...
Ate os romenos k trabalhavam nas obras falavam melhor portugues k ele
eh eh eh
cumps
Será,
Enviado por Visconde de Alvalade a 19 de Agosto de 2004, às 10:51.10 anos a marcar passo?
Enviado por lup51 a 19 de Agosto de 2004, às 17:55.eu sou daqueles que ainda acha que a taça de portugal não é para encher chouriços. chama-me antiquado. e por esta ordem de ideias o sporting não marcou passo 18 anos mas sim 14, com a taça em 96
então compara
Enviado por lup51 a 19 de Agosto de 2004, às 12:05.2 - despediu-se o artur jorge com um campeonato e 3 jornadas do campeonato seguinte
3 -com a equipa em primeiro, vende-se o hélder e o dimas, dois defesas titulares e o autuori fica amarrado
etc...
o sporting nos 18 anos despediu marinho peres, manuel josé, robson, e muitos outros sem dar tempo para nada
Re:Será,
Enviado por Andebol é que é! a 19 de Agosto de 2004, às 11:26.Lazlo Boloni
Enviado por pois a 19 de Agosto de 2004, às 10:33.Antigo internacional e estrela Romena, podia ter seguido o via mais fácil de se tornar treinador.
Preferiu uma licenciatura numa área sem ligação ao futebol e em seguida formou-se teoricamente nas áreas de metodologia de treino, que não dominava.
Entrou no Sporting vindo da Selecção Romena, com a determinação de quem luta pelo seu sucesso. Cedo determinou que tinha muito que evoluir e que iria fazê-lo junto com o Sporting, ajudando-o a crescer com ele.
Demonstrou que uma postura séria em relação ao trabalho não invalidava que se pudesse ser afável e simpatico no trato do dia a dia.
Rompeu com algumas instituições do futebol Português, uma delas que o marcou e ajudou na sua queda, a de não responder a perguntas estúpidas e desonestas dos jornalistas, sob o pretexto de informar o público.
A sua entrada no clube coincide com o arranque da Academia do Sporting.
A sua experiência por ligação à formação, mostra-se determinante na fase mais complicada, criando premissas e directrizes.
No futebol profissional, num plantel que havia desiludido na época anterior, é confrontado com a saida de jogadores importantes.
É assumida a restruturação do futebol, e o orçamento para a equipa principal, diminui, contrariando uma tendência anterior.
Já perto do início da época chega Niculae e já com a época a decorrer, surpreendentemente chega Jardel.
A equipa que havia começado o campeonato de forma intermitente, melhora a olhos vistos. A equipa é audaz, dá espectáculo, marca muitos golos e torna-se confiante, não só com a chegada de Jardel, mas com a inclusão esporádica de Quaresma e Hugo Viana, dois jovens que se assumem entre os mais velhos.
No final o balanço.
O Sporting ganha a Liga e vence a Taça de forma inequívoca.
É afastado da Taça Uefa, depois de uma carreira brilhante, pelo AcMilan depois de um jogo de grandes emoções em Alvalade. Mário Jardel é um dos melhores marcadores da Uefa, apesar de nem ter chegado às Meias Finais.
Boloni está em estado de graça, reconhecendo-se virtudes, na forma metódica e competente como dirige todo o futebol do Sporting.
A época seguinte, começa com intermitências.
Boloni clama por reforços, mas só vê mais uma vez a saida de jogadores determinantes.
A má prestação no Mundial 2002, onde tinha sido a equipa mais representada na Selecção Portuguesa, o castigo de João Pinto e a situação de M.Jardel, são prenúncios de que as coisas não iam correr bem.
Os resultados não aparecem e em vez de uma equipa que assumia o jogo de forma autoritária, certamente pelas limitações e falta de confiança dos jogadores, assiste-se a uma equipa de medos e receios, que se arrasta pelos relvados portugueses.
Estranhamente alguns jogadores fundamentais, afastam-se de Boloni.
Esse distanciamento começa a ser visível, e os resultados pioram.
Perto do final do campeonato, aparece outro protagonista. Filipe Soares Franco mostra-se descontente com o andamento das coisas, apesar dos votos de confiança de Bettencourt.
A saida de Boloni torna-se uma certeza e começa a surgir o nome de Pekerman, que pelo passado na selecção argentina, poderia dar sequência ao PROJECTO. Esse nome é dado como certo e visita inclusivé Lisboa e a Academia.
Filipe Soares Franco novamente surge em cena e F.Santos passa a ser o eleito.
O resto é sabido..
Re:Lazlo Boloni
Enviado por leão eterno a 19 de Agosto de 2004, às 13:31.também não gosto de Soares Franco. contudo, não penso que tenha assim tanto poder em Alvalade- o seu comparsa Fernando Santos caiu logo na 1ª época...
sobre Boloni, sou irredutível: os grandes homens, líderes, vêem-se nas dificuldades: Boloni foi um fracasso na 2ª época e apenas razoável na 1ª...
disse-o aqui...
Enviado por Miguel Heleno a 19 de Agosto de 2004, às 10:30.Cpmts:
MH
Não deixou saudades
Enviado por Tó Natário_0 a 19 de Agosto de 2004, às 10:07.Não me parece que tenha sido queimado em Alvalade, dado que teve sempre o apoio da SAD. Aceitando que a "maré" tenha mudado na segunda temporada, acredito que Boloni não teve capacidade para dar a volta ao texto, deixando que a equipa leonina resvalasse para patamares exibicionais verdadeiramente inimagináveis.
Re:Não deixou saudades
Enviado por Andebol é que é! a 19 de Agosto de 2004, às 10:18.Eu por alguns momentos, ainda me lembrei que o substituto de Del Neri podia ser o Romeno...
Seria uma loucura assim tão grande?
1 Abraço
Re:Não deixou saudades
Enviado por Tó Natário_0 a 19 de Agosto de 2004, às 12:02.Um abraço
Laszlo Boloni
Enviado por L1n0 a 19 de Agosto de 2004, às 10:07.Sinceramente, acho que tem o perfil de manager da Liga Inglesa.
O Sporting andou para trás sim, quando dispensou o Fernando Santos, que não fez mais no Sporting porque não pode. Conseguiu a melhor serie de vitorias dos ultimos anos, colocou o Sporting a praticar um futebol bonito e agressivo, mas a determinada altura da época faltaram-lhe soluçoes, nomeadamente extremos, que não lhe permitiam gerir o esforço e mudar de esquema táctico.
Re:Laszlo Boloni
Enviado por C4r7m4n_0 a 19 de Agosto de 2004, às 18:34.Tem os seus meritos como treinador pois tem apetencia para a formação, e concordo que tacticamente, e como gestor de recursos humanos é mesmo fraco!
Re:Laszlo Boloni
Enviado por L1n0 a 19 de Agosto de 2004, às 19:32.Tens o exemplo do Alex Ferguson, que também é um excelente caçador de talentos, sabe formar jogadores, mas tacticamente não é um grande treinador
Re:Laszlo Boloni
Enviado por C4r7m4n_0 a 19 de Agosto de 2004, às 20:13.Na minha opiniao um treinador, ou antes um bom treinador, tem que perceber de futebol.
Esse bom treinador tem que dominar o futebol na vertente indispensavel para o sucesso da equipa: a tactica. É este quem a define, e adapta os seus jogadores ao sistema táctico ideal.
Para complementar o aspecto táctico, há a gestão de recursos humanos, nada facil de gerir e saber motivar os seus jogadores, nos maus momentos.
Tacticamente Alex Ferguson é muito bom, pois foi ele um dos responsáveis para o sucesso do ManUtd nas ultimas duas decadas. E sinceramente, sendo fraco tacticamente não se vai muito longe...
O Boloni tinha sem duvida uma caracteristica que eu apreciava: a formação. Não so promoveu os 3 jovens que todos nos conhecemos, como também estava a prever o futuro com chamadas desde há algum tempo a equipa principal, para treinos, do Yannick Djaló, Edgar Marcelino ou até o próprio Custódio, etc, etc...
Cumps
olhando para trás é fácil
Enviado por lup51 a 19 de Agosto de 2004, às 10:04.erro: teve jardel e soube pôr a equipa a defender bem e a jogar para ele.
a equipa ficou, claro, completamente dependente do jardel e rotinada num estilo de jogo que com a saída de jardel já com a época seguinte em andamento... depois foi o crash anunciado
a saída de fernando santos com apenas um ano de trabalho (em que a equipa fez mais quinze pontos que no ano anterior) e em que os dirigentes falaram do sistema... é uma política com a qual não concordo, pois acho que or exemplo trappatoni não deveria ser despedido por o benfica por hipótese ficar em 3º a um ponto do 2º
Re:olhando para trás é fácil
Enviado por Leão Transmontano a 20 de Agosto de 2004, às 10:38.VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, SEMPRE!
je sui tré content
Enviado por noko a 19 de Agosto de 2004, às 09:57.ps- jõao pinto não faria mais 2 epocas ?mesmo que pagassem ao homem os tais 12 mil contos que ele queria!
ò Andebol
Enviado por blueyes a 19 de Agosto de 2004, às 14:58.o Del Neri já se foi, sobram 2..mas continuo a achar que o Trap. é melhor.
Quanto ao Boloni, mantenho também a opinião que este não era treinador para nenhum dos grandes. Realmente foi campeão no Sporting, e lançou jogadores como o H. Viana, Quaresma e C. Ronaldo.
No entanto, esse campeonato foi ganho à custa de 1 única pessoa, o Super Mário, venha quem vier com outras explicações, foram 43 golos numa epoca (creio eu) e isso faz a diferença em qualquer equipa do Mundo (apesar de haver muito Penalty´s duvidosos - nomeadamente contra o SLB).
Quanto ao lançar jogadores:
- O H. Viana, que foi o que se destacou mais na altura, só foi lançado, e quero aqui lembrar isso, porque o Sporting tinha muitos lesionados e não tinha ninguém para jogar no meio-campo. O míudo soube aproveitar a oportunidade e ganhar o seu espaço na equipa.
- Dos 2 extrêmos, Quaresma acabou por ser o mais utilizado, vindo a fazer uma boa época. C. Ronaldo não se dava muito bem c/o Boloni, basta relembrar o derby (SLB/Sporting) no Jamor em que o "puto" nem para o banco foi.
- O Pb do Sporting, como o do SLB, é a falta de €€€ e isso reflecte-se na qualidade da equipa, pois as aquisições de um e de outro clube acabam por ser as possíveis e não necessariamente as melhores.
Agora, os jornais quiseram fazer passar a ideia que o Sporting, e o SLB estavam recheados de futuros craques (Moutinho, Veloso, Vilela, Simões..etc..), mas até prova em contrário isso são "fantochadas" jornalísticas e como diz o Toni "sem ovos, não se fazem omeletes" quer se trate do Boloni, do Peseiro ou do Trap.
Cumps.
Re:ò Andebol
Enviado por Andebol é que é! a 19 de Agosto de 2004, às 16:06.Quanto ao Boloni, o que eu gostava de debater, era se de facto o Boloni era assim tão mau, ou se foi queimado. É que não me parece que ele tenha tido as mesmas oportunidades e apoio que os seus sucessores...
caro Ricardo
Enviado por leão eterno a 19 de Agosto de 2004, às 13:33.Re:caro Ricardo
Enviado por Andebol é que é! a 19 de Agosto de 2004, às 13:49.Exumar Boloni?
Enviado por vputin a 19 de Agosto de 2004, às 12:44.Noto, um certo saudosismo, que me espanta.
Será que não se recordam da segunda época do dentista dos cárpatos no Sporting?
Já foi esquecido o facto, do Beto durante dois anos, não ter podido jogar na sua posição de central, fruto da insistência do romeno em colocá-lo a lateral direito, mesmo tendo o César Prates no plantel?
Foram esquecidas as derrotas vergonhosas para o clube, com o Paços de Ferreira (Quatro a Zero), com o Partizan 3-1, e várias outras numa época para esquecer?
O senhor Boloni era um treinador metódico, mas que padecia de grandes males:
A arrogância de que era treinador bom demais para o Sporting.
Que o futebol nacional não presta, comparado com outros (entretanto Portugal foi vice campeão Europeu, o Porto ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões).
Como portista não me importava de o ver à frente do Sporting. Como não terá outra vez um Jardel a marcar 42 golos... Iria queixar-se de tudo e todos à sua volta.
Saudações Portistas.
Enviado por JPeixoto a 19 de Agosto de 2004, às 12:26.FC Porto vai vencer...
Enviado por JPeixoto a 19 de Agosto de 2004, às 12:24.Re:FC Porto vai vencer...
Enviado por Blue2004Eyes a 19 de Agosto de 2004, às 14:58.Engraçado...
Enviado por OGrandeArtista a 19 de Agosto de 2004, às 12:18.Agora critica-se o Sporting por não ter renovado o contrato com o Boloni (não foi despedido), enquanto que na altura se dizia mal do Sporting porque não corria com o Boloni quando as coisas estavam a correr mal.
P.S.: O Boloni poderia ter ficado no Sporting com outra posição que não a de treinador principal. O problema é que a segunda época o deixou muito mal visto, pelo que no final já não teria muitas condições para ficar por lá.
A musica já chateia...
Enviado por comprisoft a 19 de Agosto de 2004, às 11:45.Este artigo têm a sua logica...
Enviado por Denver a 19 de Agosto de 2004, às 11:29.Ao passar de treinador para treinador em curtos espaços de tempo e com resultados a não melhorarem têm-se aquela tendencia de voltar ao passado na busca de algo onde se agarrar, neste caso Boloni e Inacio. Mas a verdade é que isso acontece em todos os clubes vejamos o SLB por exemplo...quem foi o ultimo treinador campeão no clube da luz? Será má memoria minha ou ele foi-se embora no ano seguinte?
Essa mania de irmos buscar algo ao passado para justificar os erros presente é uma má mentalidade portuguesa.
Comentamos o Presente e esqueçamos o Passado.
nao dou os louros todos a boloni
Enviado por palmelao a 19 de Agosto de 2004, às 09:57.a nivel desportivo,boloni foi campeao,mas qual o treinador que nao era vencedor tendo um avançado que marcou 42 golos.serve para exemplo a epoca que o boloni fez,quando jardel apanhou a birra.
ou seja,o sporting a meu ver nao esta,nem andou para traz com a sucessao de boloni