Sporting a andar para trás? | Relvado

Sporting a andar para trás?

 

Andebol é que é! diz: "O Sporting foi campeão com Boloni e foi também com o romeno, que despontaram alguns dos craques lusos mais mediáticos: Ronaldo, Quaresma e H. Viana. Será que não foi um erro mandar embora o dentista? Bem vistas as coisas, o que mudou para melhor, com Fernando Santos e com Peseiro? Afinal, Boloni era mesmo um mau treinador, ou foi queimado no Sporting?", pergunta este Relvas.

Sporting:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O Homem do Enrabu ...

era de facto um bom treinador e gostei sempre dele quando teve no sporting.
Teve a coragem para lançar jovens como o Quaresma, Ronaldo e Hugo Viana.
E n se pode eskecer k ele foi campeao nacional e vencedor da taça no mesmo ano, coisa k jah n se via a mts anos no sporting.
Penso k a dispensa de Boloni para a contratacao de Fernando Santos n se compreende, uma vez k o engenheiro do penta n conseguiu trazer nada de novo a este sporting...

PS » Outra das coisas k ficam para a historia neste homem era kd ele começava a falar em portugues e passado um bocado virava para frances e dps outra vez para portugues.
Trocava as voltas tds aos jornalistas ...

Ate os romenos k trabalhavam nas obras falavam melhor portugues k ele

eh eh eh

cumps

Será,

que é só o Sporting que está a andar para trás? há uns que á 10 anos que andam a marcar passo.

10 anos a marcar passo?

no meu calendário é há 3 meses e 5 dias

eu sou daqueles que ainda acha que a taça de portugal não é para encher chouriços. chama-me antiquado. e por esta ordem de ideias o sporting não marcou passo 18 anos mas sim 14, com a taça em 96

então compara

1 - despediu-se o toni campeão

2 - despediu-se o artur jorge com um campeonato e 3 jornadas do campeonato seguinte

3 -com a equipa em primeiro, vende-se o hélder e o dimas, dois defesas titulares e o autuori fica amarrado

etc...

o sporting nos 18 anos despediu marinho peres, manuel josé, robson, e muitos outros sem dar tempo para nada

Re:Será,

Ainda faltam mais oito, para deixarmos de ser tão diferentes...

Lazlo Boloni

Lazlo Boloni, é o tipo de pessoa que acha que o mérito se conquista com trabalho.
Antigo internacional e estrela Romena, podia ter seguido o via mais fácil de se tornar treinador.

Preferiu uma licenciatura numa área sem ligação ao futebol e em seguida formou-se teoricamente nas áreas de metodologia de treino, que não dominava.

Entrou no Sporting vindo da Selecção Romena, com a determinação de quem luta pelo seu sucesso. Cedo determinou que tinha muito que evoluir e que iria fazê-lo junto com o Sporting, ajudando-o a crescer com ele.

Demonstrou que uma postura séria em relação ao trabalho não invalidava que se pudesse ser afável e simpatico no trato do dia a dia.

Rompeu com algumas instituições do futebol Português, uma delas que o marcou e ajudou na sua queda, a de não responder a perguntas estúpidas e desonestas dos jornalistas, sob o pretexto de informar o público.

A sua entrada no clube coincide com o arranque da Academia do Sporting.
A sua experiência por ligação à formação, mostra-se determinante na fase mais complicada, criando premissas e directrizes.

No futebol profissional, num plantel que havia desiludido na época anterior, é confrontado com a saida de jogadores importantes.
É assumida a restruturação do futebol, e o orçamento para a equipa principal, diminui, contrariando uma tendência anterior.

Já perto do início da época chega Niculae e já com a época a decorrer, surpreendentemente chega Jardel.

A equipa que havia começado o campeonato de forma intermitente, melhora a olhos vistos. A equipa é audaz, dá espectáculo, marca muitos golos e torna-se confiante, não só com a chegada de Jardel, mas com a inclusão esporádica de Quaresma e Hugo Viana, dois jovens que se assumem entre os mais velhos.

No final o balanço.
O Sporting ganha a Liga e vence a Taça de forma inequívoca.
É afastado da Taça Uefa, depois de uma carreira brilhante, pelo AcMilan depois de um jogo de grandes emoções em Alvalade. Mário Jardel é um dos melhores marcadores da Uefa, apesar de nem ter chegado às Meias Finais.

Boloni está em estado de graça, reconhecendo-se virtudes, na forma metódica e competente como dirige todo o futebol do Sporting.

A época seguinte, começa com intermitências.
Boloni clama por reforços, mas só vê mais uma vez a saida de jogadores determinantes.
A má prestação no Mundial 2002, onde tinha sido a equipa mais representada na Selecção Portuguesa, o castigo de João Pinto e a situação de M.Jardel, são prenúncios de que as coisas não iam correr bem.

Os resultados não aparecem e em vez de uma equipa que assumia o jogo de forma autoritária, certamente pelas limitações e falta de confiança dos jogadores, assiste-se a uma equipa de medos e receios, que se arrasta pelos relvados portugueses.
Estranhamente alguns jogadores fundamentais, afastam-se de Boloni.
Esse distanciamento começa a ser visível, e os resultados pioram.
Perto do final do campeonato, aparece outro protagonista. Filipe Soares Franco mostra-se descontente com o andamento das coisas, apesar dos votos de confiança de Bettencourt.
A saida de Boloni torna-se uma certeza e começa a surgir o nome de Pekerman, que pelo passado na selecção argentina, poderia dar sequência ao PROJECTO. Esse nome é dado como certo e visita inclusivé Lisboa e a Academia.
Filipe Soares Franco novamente surge em cena e F.Santos passa a ser o eleito.

O resto é sabido..

Re:Lazlo Boloni

Carlos

também não gosto de Soares Franco. contudo, não penso que tenha assim tanto poder em Alvalade- o seu comparsa Fernando Santos caiu logo na 1ª época...

sobre Boloni, sou irredutível: os grandes homens, líderes, vêem-se nas dificuldades: Boloni foi um fracasso na 2ª época e apenas razoável na 1ª...

disse-o aqui...

na altura em que o Boloni foi embora do Sporting: O Sporting não sabe ter paciência com os seus treinadores... Vejamos: Os últimos 2 campeões no SCP (Boloni e Inácio) foram embora por não terem capacidade de ganhar o campeonato duas vezes seguidas... há teorica/ 3 concorrentes ao tíulo, logo ganhar o campeonato 1 vez de três em três épocas é a unica coisa que se pode exigir a um treinador. É assim que as coisas funcionam Inglaterra... Depois admiram-se de não ganhar o campeonato durante 18 anos... Claro a despedir os treinadores campeões!!!

Cpmts:
MH

Não deixou saudades

O romeno teve algum mérito na forma como permitiu a afirmação de alguns jovens. Contudo, acabou por deixar imagem de alguma inépcia, não esquecendo as exibições deploráveis que o Sporting realizou na segunda temporada...

      Não me parece que tenha sido queimado em Alvalade, dado que teve sempre o apoio da SAD. Aceitando que a "maré" tenha mudado na segunda temporada, acredito que Boloni não teve capacidade para dar a volta ao texto, deixando que a equipa leonina resvalasse para patamares exibicionais verdadeiramente inimagináveis.

Re:Não deixou saudades

Tó,

Eu por alguns momentos, ainda me lembrei que o substituto de Del Neri podia ser o Romeno...

Seria uma loucura assim tão grande?

1 Abraço

Re:Não deixou saudades

Lol, se ele fosse mesmo bom tinha sido logo a primeira escolha.Ops, aliás, a segunda: a seguir a Paulo Assunção, claro :)

      Um abraço

Laszlo Boloni

A minha opinião em relação ao Boloni é a de que era um treinador que percebia bastante de futebol, que era um excelente recrutador de jogadores, e que tinha uma psicologia de formação fantástica, completamente inovadora em Portugal. Sabia como fazer evoluir os jovens, como os deveria colocar, e quando os deveria colocar. Pecava no entanto no aspecto táctico, onde o considero um treinador fraquinho.

Sinceramente, acho que tem o perfil de manager da Liga Inglesa.

O Sporting andou para trás sim, quando dispensou o Fernando Santos, que não fez mais no Sporting porque não pode. Conseguiu a melhor serie de vitorias dos ultimos anos, colocou o Sporting a praticar um futebol bonito e agressivo, mas a determinada altura da época faltaram-lhe soluçoes, nomeadamente extremos, que não lhe permitiam gerir o esforço e mudar de esquema táctico.

Re:Laszlo Boloni

para mim perceber de futebol não é compativel com ser fraquinho tacticamente.

Tem os seus meritos como treinador pois tem apetencia para a formação, e concordo que tacticamente, e como gestor de recursos humanos é mesmo fraco!

Re:Laszlo Boloni

O Boloni não deixa de perceber de futebol por ser menos bom tacticamente.
Tens o exemplo do Alex Ferguson, que também é um excelente caçador de talentos, sabe formar jogadores, mas tacticamente não é um grande treinador

Re:Laszlo Boloni

hmmmm....sinceramente nao concordo contigo.

Na minha opiniao um treinador, ou antes um bom treinador, tem que perceber de futebol.

Esse bom treinador tem que dominar o futebol na vertente indispensavel para o sucesso da equipa: a tactica. É este quem a define, e adapta os seus jogadores ao sistema táctico ideal.

Para complementar o aspecto táctico, há a gestão de recursos humanos, nada facil de gerir e saber motivar os seus jogadores, nos maus momentos.

Tacticamente Alex Ferguson é muito bom, pois foi ele um dos responsáveis para o sucesso do ManUtd nas ultimas duas decadas. E sinceramente, sendo fraco tacticamente não se vai muito longe...

O Boloni tinha sem duvida uma caracteristica que eu apreciava: a formação. Não so promoveu os 3 jovens que todos nos conhecemos, como também estava a prever o futuro com chamadas desde há algum tempo a equipa principal, para treinos, do Yannick Djaló, Edgar Marcelino ou até o próprio Custódio, etc, etc...

Cumps

olhando para trás é fácil

alguns dizem que boloni só ganhou porque teve jardel

erro: teve jardel e soube pôr a equipa a defender bem e a jogar para ele.

a equipa ficou, claro, completamente dependente do jardel e rotinada num estilo de jogo que com a saída de jardel já com a época seguinte em andamento... depois foi o crash anunciado

a saída de fernando santos com apenas um ano de trabalho (em que a equipa fez mais quinze pontos que no ano anterior) e em que os dirigentes falaram do sistema... é uma política com a qual não concordo, pois acho que or exemplo trappatoni não deveria ser despedido por o benfica por hipótese ficar em 3º a um ponto do 2º

Re:olhando para trás é fácil

Não sabes do que falas. É óbvio que o Sporting foi prejudicado com o Fernando Santos, mas também chegou a uma fase em que pelo menos podia ter garantido o segundo lugar e o treinador deu mostras de extrema incompetência...Basta ver o jogo com o Benfica, quando tira o Paulo Bento esgotado, desguarnece o meio campo e coloca avançados, esperando que o Benfica não atacasse... Mas até lá tivemos um Martins dos Santos que nos ROUBOU TRÊS PONTOS no Moreirense, o ROUBO DA MADEIRA e O ROUBO E PALHAÇADA DO BESSA...Claro, como o Fernando Santos é amigo do Pinto da Costa, não disse nada. E por falar nessa equipa de azul: lembras-te de Leiria? Marítimo, com uma agressão daquele jogador que se calhar ainda vai para o Arsenal (diz o JOGO) Maniche mesmo na cara do arbitro? E das entradas por trás daquele jogador que vai para o Real Madrid, Arsenal ou Chelsea (diz O JOGO) o goleador das equipas advesárias no EURO 2004 chamado Costinha sobre o Simão Sabrosa? E a vergonha de Guimarães? E tantas outras......... E lá vai aquela equipa ser campeã de novo, sem dúvidas. Enquanto auilo que dizes não existir, O SISTEMA, se mantiver activo.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, SEMPRE!

je sui tré content

parce que ..a culpa não é dos treinadores ,porque boloni e fernando santos são bons treinadores e entendem de futebol e é muito mais façil fazer rolar a cabeça de um treinadaor arranjando assim um bode espiatorio, disfarçando assim a má gestão do clube. vendem os melhores valores da equipe e não equilibram o plantel ...a ganancia desgraçou o sporting ..e os adeptos na altura das vendas até ficaram euforicos ...por isso não tem nada que se queixar dos maus resultados desportivos..

ps- jõao pinto não faria mais 2 epocas ?mesmo que pagassem ao homem os tais 12 mil contos que ele queria!

ò Andebol

então não eras tu que dizias que dos 3 técnicos contratados pelos 3 grandes, o melhor era o Peseiro?

o Del Neri já se foi, sobram 2..mas continuo a achar que o Trap. é melhor.

Quanto ao Boloni, mantenho também a opinião que este não era treinador para nenhum dos grandes. Realmente foi campeão no Sporting, e lançou jogadores como o H. Viana, Quaresma e C. Ronaldo.

No entanto, esse campeonato foi ganho à custa de 1 única pessoa, o Super Mário, venha quem vier com outras explicações, foram 43 golos numa epoca (creio eu) e isso faz a diferença em qualquer equipa do Mundo (apesar de haver muito Penalty´s duvidosos - nomeadamente contra o SLB).

Quanto ao lançar jogadores:
- O H. Viana, que foi o que se destacou mais na altura, só foi lançado, e quero aqui lembrar isso, porque o Sporting tinha muitos lesionados e não tinha ninguém para jogar no meio-campo. O míudo soube aproveitar a oportunidade e ganhar o seu espaço na equipa.

- Dos 2 extrêmos, Quaresma acabou por ser o mais utilizado, vindo a fazer uma boa época. C. Ronaldo não se dava muito bem c/o Boloni, basta relembrar o derby (SLB/Sporting) no Jamor em que o "puto" nem para o banco foi.

- O Pb do Sporting, como o do SLB, é a falta de €€€ e isso reflecte-se na qualidade da equipa, pois as aquisições de um e de outro clube acabam por ser as possíveis e não necessariamente as melhores.

Agora, os jornais quiseram fazer passar a ideia que o Sporting, e o SLB estavam recheados de futuros craques (Moutinho, Veloso, Vilela, Simões..etc..), mas até prova em contrário isso são "fantochadas" jornalísticas e como diz o Toni "sem ovos, não se fazem omeletes" quer se trate do Boloni, do Peseiro ou do Trap.

Cumps.

Re:ò Andebol

Eu sou esse mesmo! E a opinião se calhar mantém-se, apesar de o Peseiro me desiludir ligeiramente, a ver vamos nos jogos a sério...

Quanto ao Boloni, o que eu gostava de debater, era se de facto o Boloni era assim tão mau, ou se foi queimado. É que não me parece que ele tenha tido as mesmas oportunidades e apoio que os seus sucessores...

caro Ricardo

Boloni saiu tarde...

Re:caro Ricardo

Curiosamente lembrei-me deste artigo, ao ler ontem, um comentário de um relva sportinguista que muito admiro...

Exumar Boloni?

Confesso que este artigo, me surpreendeu.

Noto, um certo saudosismo, que me espanta.

Será que não se recordam da segunda época do dentista dos cárpatos no Sporting?

Já foi esquecido o facto, do Beto durante dois anos, não ter podido jogar na sua posição de central, fruto da insistência do romeno em colocá-lo a lateral direito, mesmo tendo o César Prates no plantel?

Foram esquecidas as derrotas vergonhosas para o clube, com o Paços de Ferreira (Quatro a Zero), com o Partizan 3-1, e várias outras numa época para esquecer?

O senhor Boloni era um treinador metódico, mas que padecia de grandes males:

A arrogância de que era treinador bom demais para o Sporting.

Que o futebol nacional não presta, comparado com outros (entretanto Portugal foi vice campeão Europeu, o Porto ganhou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões).

Como portista não me importava de o ver à frente do Sporting. Como não terá outra vez um Jardel a marcar 42 golos... Iria queixar-se de tudo e todos à sua volta.

Saudações Portistas.

Penso que o Boloni é um bom treinador, obviamente desgastado no Sporting. Não devia ter sido despedido só devido a alguns maus resultados. Afinal quem é que ajudou o Sporting a roubar campeonatos ao FCP? Penso que nenhum dos 2 seguintes treinadores é melhor que ele.

FC Porto vai vencer...

é este o meu poressentimento. Agora quanto a Carlos Xistra, eu penso que é um bom árbitro pelos jogos que vi dele, mas polémica haverá sempre. Qualquer jogo entre o Porto e Benfica tem sempre lances duvidosos... pénaltis, foras de jogo, etc. Agora espero é que seja um jogo um pouco a favor do slb porque tem quase todos os jogadores disponíveis, enquanto o FC Porto não tem nem metade dos disponíveis. Esta não é uma desculpa mas é deveras preocupante.

Re:FC Porto vai vencer...

enganaste no topico :)

Engraçado...

Como as coisas mudam...

Agora critica-se o Sporting por não ter renovado o contrato com o Boloni (não foi despedido), enquanto que na altura se dizia mal do Sporting porque não corria com o Boloni quando as coisas estavam a correr mal.

P.S.: O Boloni poderia ter ficado no Sporting com outra posição que não a de treinador principal. O problema é que a segunda época o deixou muito mal visto, pelo que no final já não teria muitas condições para ficar por lá.

A musica já chateia...

Sempre a mesma musica, "somos os melhores a formar etc etc...) e no fim "népia".Por amor de Deus chamem os "bois pelos nomes", ou seja incompetencia.

Este artigo têm a sua logica...

..à portuguesa!
  Ao passar de treinador para treinador em curtos espaços de tempo e com resultados a não melhorarem têm-se aquela tendencia de voltar ao passado na busca de algo onde se agarrar, neste caso Boloni e Inacio. Mas a verdade é que isso acontece em todos os clubes vejamos o SLB por exemplo...quem foi o ultimo treinador campeão no clube da luz? Será má memoria minha ou ele foi-se embora no ano seguinte?
  Essa mania de irmos buscar algo ao passado para justificar os erros presente é uma má mentalidade portuguesa.
  Comentamos o Presente e esqueçamos o Passado.

nao dou os louros todos a boloni

de facto foi com boloni que quaresma,ronaldo e viana surgiram na 1ª liga,mas segundo consta os jogadores referidos tinham valor suficiente para serem chamados ao plantel principal.nao foi boloni que os descobriu

a nivel desportivo,boloni foi campeao,mas qual o treinador que nao era vencedor tendo um avançado que marcou 42 golos.serve para exemplo a epoca que o boloni fez,quando jardel apanhou a birra.

ou seja,o sporting a meu ver nao esta,nem andou para traz com a sucessao de boloni