Sporting acaba com equipa B! |
|
18 de Maio de 2004, às 09:49 |
aestevao diz: "a SAD do Sporting anunciou o final da sua equipa B. A Associação Académica de Coimbra fez exactamente o mesmo. Como razão principal para a tomada de decisão, leões e estudantes apontaram os custos financeiros que o projecto acarretava. Tratando-se do final do projecto com melhores resultados nesta área (Sporting B), estaremos perante o primeiro sinal da falência deste modelo de formação?"
35 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
Sporting:
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Frederico Varandas e Hugo Viana negoceiam Bruno Fernandes em Inglaterra
Frederico Varandas e Hugo Viana, respetivamente presidente...
-
Tiago Fernandes deixa sub-23 do Sporting e assume Desportivo de Chaves
O treinador Tiago Fernandes deixou a equipa sub-23 do...
-
Atlético quer acordo com o Sporting por Gelson
O Atlético de Madrid quer evitar um litígio com o Sporting...
-
Sporting: sondagem aponta Varandas como “melhor presidente”
Frederico Varandas é o candidato ao Sporting apontado como...
-
Bruno de Carvalho: “Saí porque ganhei títulos demais!”
Bruno de Carvalho, anterior presidente do Sporting,...
-
Sporting mede forças com Atletico Madrid
O Atlético Madrid é o adversário do Sporting nos quartos de...
-
Jorge Jesus: "A nossa intenção é ficarmos até sábado"
Quarta ou domingo à noite. Estas são as duas hipóteses que...
que brilhante conclusão...
Enviado por DiOBfc a 18 de Maio de 2004, às 13:49.Re:que brilhante conclusão...
Enviado por fanta a 18 de Maio de 2004, às 22:45.Como!?
Enviado por Nuno Xavier a 18 de Maio de 2004, às 12:33."Tratando-se do final do projecto com melhores resultados nesta área (Sporting B), estaremos perante o primeiro sinal da falência deste modelo de formação?"
Ó Aestevão, estás a colocar em comparação quais projectos, para afirmares tão categoricamente esta certeza!!? Ou que resultados!?
É que a equipa B do FCP não entra de certeza nessas tuas conjecturas! É certo que a B do Sporting nunca fez resultados dignos de realce nestes (poucos) anos de existência, tendo lutado este ano até à última para não descer!
Enquanto que se fosse permitido às equipas B subirem à 2ªLiga (como em Espanha, por exemplo), a do Porto já lá estaria à muuuito!
Ora sendo os resultados desportivos os que mais importam no futebol (peraí, excepto para os iluminados da SAD sportinguista) não consigo descortinar justificações para essa ideia tão (pouco) realística!
Aguardo ansiosamente esclarecimentos...
Saudações Desportistas
Re:Como!?
Enviado por aestevao a 18 de Maio de 2004, às 21:17.Só agora é que pude vir ao relvado.
Então é assim a minha afirmação tem por base não os resultados que as equipas B conseguem nos seus campeonatos, mas sim o numero de atletas que colocam nos plantéis principais (é um pouco como os primeiros escalões de formação aonde o que importa é ensinar e não ganhar).
Ora nessa perspectiva penso que a equipa B leonina foi a que mais resultados teve. Na equipa B do Sporting jogaram durante algum tempo: Carlos Martins, Hugo Viana, Quaresma, o Custódio ou o Miguel Garcia (um dos dois), o Paíto, o Beto (um dos suplentes do Moreira na sub 21) e mais uma mão cheia de jogadores que não me lembro pois o SCP não é o meu forte.
Sendo assim penso que afirmação é válida, pois comparativamente ao FCP os resultados são superiores.
Saud.
Re:Como!?
Enviado por Nuno Xavier a 19 de Maio de 2004, às 17:09.Vale! Sorry pelo lapso no teu nome, mas com o teu nick a não ajudar (aestevao), tornou-se difícil fazer melhor! A adivinhação nunca foi o meu forte, mas como adoro desafios...
Quanto aos teus argumentos, concordo plenamente na questão da sua validade, pois igualmente tinha ficado com a ideia de que seria mais ou menos essa a linha orientadora do teu comentário, tendo tentado só polemizar un petit peú!
Mas (não sei se voltarás a pôr os olhos neste comentário), se me permites, só dois aspectos:
Não concordo quando afirmas que "o mais importante é ensinar e não ganhar"!
Acredito na primazia do primeiro objectivo em relação ao segundo, mas nunca desassociando-os completamente, pois o não-cumprimento de certos objectivos mínimos desportivos poderá (o caso do Sporting B, por exemplo) comprometer irrediavelmente o projecto!
É que se por um lado não se ganha nada em ficar em primeiro (a subida está proibida às B), o descer de divisão... enfim!!!
Quanto à autêntica palete de "grandes" jogadores saídos das camadas jovens e equipa B leoninas, só uma questão: Se foram assim tantos e bons, o que falhou? Qual a razão por detrás dos maus resultados desportivos (salvo alguns títulos exporádicos) alcançados?
Das duas uma: Ou não são assim tão bons (acho que o Ronaldo, o Custódio e o Viana são realmente bons valores), ou então a formação tático-técnica falhou redondamente!!!
Talvez daí o falhanço da esmagadora maioria dos já mencionados jogadores nas suas experiências estrangeiras, acrescentando aqui o Quaresma, embora não o ache grande pistola!
Saudações
Re:Como!?
Enviado por aestevao a 21 de Maio de 2004, às 21:22.Quanto ao que falhou era isso que me propunha a saber.
Mas julgo que os responsáveis do SCP terão chegado à conclusão que á outros formas mais baratas de rentabilizar os jogadores.
SAUD.
Re:Como!?
Enviado por wS a 18 de Maio de 2004, às 14:22.Seja como for, o Porto B é o único que costuma flutuar sempre pelos primeiros cinco lugares. o Braga B tambem se tem aguentado razoavelmente pelo meio da tabela.
Só tenho pena
Enviado por luigiman a 18 de Maio de 2004, às 12:23.Já defronto o Benfica B, só faltava mesmo o Sporting B.
O mais engraçado é que se a equipa se mantivesse certamente que o clube não desistia da continuação da equipa B.
Não percebo qual o problema de ter equipa B, pois se apenas jogarem com jogadores formados e que subam dos juniores o custo não deve ser assim tão elevado e poderiam esperar mais um pouco porque a retoma está a chegar graças ao Benfica lol :)
Cumprimentos
No Sporting não sei...
Enviado por Claudio Simoes a 18 de Maio de 2004, às 11:47.Um clube que tem um orçamento reduzidíssimo, que atravessa sérias dificuldades financeiras, que têm dos planteis principais mais vastos da 1ª liga ( 33 jogadores )... tem obrigatóriamente que reduzir por algum lado, senão... fecha!...
Os clubes, especialmente as SADs, têm de dirigir os mesmos como empresas que são, no momento de crise mundial que atravessamos há que fazer cortes, dispensar o supérfluo.
Saudações Leoninas...
...do Atrasado Mental!
Coincidência
Enviado por ee95104 a 18 de Maio de 2004, às 11:01.Mas o ceder atletas a outros clubes tem sido uma solução também proveitosa.
A limitação é o não poder recuperar estes atletas a qualquer altura, por exemplo em casos de lesões ou para gestão do esforço...
os resultados desportívos também ajudam á decisão
Enviado por Kikas a 18 de Maio de 2004, às 10:32.Não concordo minimamente que o projecto do Sporting "b" seja um dos que tem melhores resultados, muito pelo contrário, está a falhar redondamente, pois não tem conseguido potenciar todo o valor que as equipas de Juniores do Sporting têm, sendo que as principaís revelações da equipa "A" são valores que já se haviam revelado nos escalões jovens... e rodar por rodar, sempre fica mais barato colocar os jogadores, por exemplo, na Liga de Honra ou mesmo na 2ª "b" ou 3ª Divisão a estar a pagar por uma equipa que (se continuá-se) mais que provavelmente estaria a jogar nos Distritaís.
Este projecto tem resultado noutros lados, onde por exemplo o FC Porto "b" (2ª "b" Norte) não pedala mais porque nunca poderá subir á Liga de Honra, em virtude exactamente de ser equipa "b", mas apresenta bons resultados, com um plantel á base dos Júniores no 1º ano de sénior (logo com salários mais baixos) e exporádicamente algum castigado ou lesionado da equipa "a".
Os restantes jogadores da equipa "b", que não têm feito parte dos planos do plantel principal, ou se desvinculam, ou então aceitam ser emprestados.
Logo, eu retiro a conclusão que o modelo funciona... quando se consegue evitar descidas de divisão... como aconteceu no caso do Sporting "b" aos distritaís.
Re:os resultados desportívos também ajudam á decis
Enviado por hari a 05 de Junho de 2004, às 23:37.LOL!!!
Enviado por mrtaz a 18 de Maio de 2004, às 10:31.Esta frase tem duas coisas engraçadas:
A primeira é a afirmação de que a Equipa B do Sporting foi a que melhores resultados teve... Poderá estar-se a referir à quantidade de jogadores que de lá saíram e que deram bom dinheiro ao Sporting, mas tal já aconteceu com o Figo, Peixe, Paulo Futre, etc etc etc e tal qualidade está no nível de formação e não na equipa B.
Quanto à falência deste modelo de formação, também tem piada que o primeiro sinal seja dado pelo Sporting quando hajam equipas que já acabaram com tais equipas...
Bem que, se eu olhar para o qua faço e não vir o que os outros já fizeram, não há dúvidas que eu hei-de ser pioneiro em tudo lol...
Oh!!! Oh!!! Oh!!! Venham mais....
Enviado por mrtaz a 18 de Maio de 2004, às 12:32.Errata...
Enviado por mrtaz a 18 de Maio de 2004, às 10:33.... quando hajam equipas ...
Deve-se lêr:
... quando há equipas ...
fui eu que entendi mal ou...
Enviado por devenish a 18 de Maio de 2004, às 10:04.Mas o projecto do Sporting era melhor em quê, comparado com o do FCP por exemplo?
Em resutados não é concerteza, nem a nível da equipa B ou das equipas juvenis do clube.
A extinção da equipa B...
Enviado por C4r7m4n_0 a 18 de Maio de 2004, às 18:21.-financeiramente caro, e a pouca competitividade daquela divisão para jogadores jovens do SPORTING é pouco produtivo e pouco aliciante para estes.
É melhor emprestar muitos deles a equipas da Superliga ou da liga de honra, o que sairia mais barato, e seria mais competitivo. O Sporting tem boa "cotação" a nivel de formação de jogadores, pelo que qq clube da I liga aceitaria os jovens de Alvalade.
Re:A extinção da equipa B...
Enviado por AzoresPlayer a 19 de Maio de 2004, às 17:23.teoria e prática
Enviado por lup51 a 18 de Maio de 2004, às 18:04.na realidade, os hugo vianas, quaresmas e ronaldos, manuéis fernandes, postigas, praticamente transitaram directos dos juniores para os A. se são bons são mesmo bons, para quê andarem pela B? o benfica de início usou a B e acho que bem para colocar alguns ex-juniores promissores e outros ex-juniores de outros clubes: livramento do farense, castro do fafe (formado no guimarães), e outros. o sporting criou os B a partir do plantel jovem que estava no satélite de então (lourinhanense) em dois ou três anos ambos estão na 3ª.
o porto consegue andar sempre nos 5 primeiros da 2ª B Norte, mas o contacto com a equipa A parece muito reduzido: havendo excepções, claro.
e em todas vemos jogadores "castigados" ou "abandonados" ir para a B. péssimo: fehér, maniche, panduru, paulo madeira, etc.
na académica acho que devia continuar mas doutra maneira: para manter ou antes "ressuscitar" a ideia do futebol estudante, semi-profissional. isto acho que vale a pena até descendo aos distritais, e tem poucos custos. ou não é este clube uma ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA?
braga e marítimo vão-se safando. e o marítimo até coloca no plantel muita gente da B.
fernando santos falou e bem deste assunto recentemente, mas foi pouco ouvido.
em itália, inglaterra, alemanha, holanda, e outros existem as chamadas "reservas" ou "amadores". estas equipas jogam à quarta feira e utilizam mistos de jogadores não utilizados no domingo pelo plantel principal, jogadores que estiveram lesionados e precisam de ritmo e vários juniores ou seniores de primeiro ano. acho que este modelo deve ser revitalizado, já que só em espanha os "B" sobreviveram. até há "C", nalguns casos!
lembro-me bem do campeonato de reservas. esta competição estava dividida por zonas, e inscreviam-se as equipas interessadas. acho que acabaram com ele há cerca de vinte anos. lembro-me do benfica, sporting, belenenses, estrela da amadora, estoril, oriental, atlético, casa pia e outros disputarem o de lisboa.
como curiosidade: quando rui águas veio do portimonense para o slb esteve um ano em que quase só jogou na reserva. no ano seguinte marcou 12 golos na liga. césar brito a mesma coisa. e o rui águas já veio com 25 anos...
A desprestigiante e cara equipe B
Enviado por Barao Das Couves a 18 de Maio de 2004, às 15:19.1º Porque para andar nos ultimos lugares da IIB ou na III divisão, não interessa a ninguém e é desprestigiante para o nome do clube.
Deve ser até desmotivante para um possivel bom jogador andar numa 3ª divisão sem objectivos nenhuns...a não ser pastar por lá....e o Sporting A ali tão perto.
2º Um bom jogador destaca-se sempre e não é preciso nenhuma equipe B numa 3ª divisão para "roda-lo".
Pega-se no jogador e emprestasse a uma equipa da II de honra ou mesmo da I Divisão onde o jogador atinge muito mais depressa a maturidade e um nivel mais elevado de competição.
Ao contrários dos elevados custos que custa a manter uma equipe, ainda se podem ir buscar alguns proveitos.
Mais uma boa medida da SAD.
Acabar com a B
Enviado por AzoresPlayer a 18 de Maio de 2004, às 10:04.Re:Acabar com a B
Enviado por C4r7m4n_0 a 18 de Maio de 2004, às 18:04.é por se preocuparem com o slb que ninguém os vê
Enviado por HULK VERDE a 19 de Maio de 2004, às 11:23....até a autonomia "abana"...
...eheheheheh...
...frustrados...
Re:é por se preocuparem com o slb que ninguém os v
Enviado por AzoresPlayer a 19 de Maio de 2004, às 13:11.Quanto a este assunto Racistas e FDP, não comento mais
esse clube é o do Manel Fernandes, que espetou 4..
Enviado por HULK VERDE a 19 de Maio de 2004, às 22:43....o mesmo Manuel Fernandes que fez com que Portugal conhecesse esse clube dos Açores, levando-o a subir até à 1ª Liga???
...ORGULHO VERDE!!! Não devo nada ao lampião, nem ao Vieira dos "pneus"!!! e o meu clube já salvou o da Catedral do Inferno 2 vezes da falência!! 2 !! para além do material e dos campos que vos emprestou ou doou, ao longo da história...é só para saberes, ó frustradito, quem vos salvou da miséria...é esse o clube dos HOMENS VERDES, que te fazem confusão à cabeça e ser o frustrado que és, mas isso é problema teu...
...continua a Ser Lambe Botas...
Re:esse clube é o do Manel Fernandes, que espetou
Enviado por AzoresPlayer a 20 de Maio de 2004, às 09:59.Racistas
Enviado por AzoresPlayer a 19 de Maio de 2004, às 08:33.Re:Acabar com a B
Enviado por Marcellus a 18 de Maio de 2004, às 17:53.Re:Acabar com a B
Enviado por lup51 a 18 de Maio de 2004, às 17:50.Re:Acabar com a B
Enviado por allezPORTOallez a 18 de Maio de 2004, às 17:29.Cumps.