SCP: Muitas dúvidas no ar | Relvado

SCP: Muitas dúvidas no ar

Se havia assim tanta necessidade de extremos, por que razão se emprestou Salomão? E seriam Salomão
 

A derrota do Sporting frente ao Valência por 0-3 teve como efeito acordar os sportinguistas do estado inebriante em que vinham estando. De facto, cada início de época tem habitualmente o mesmo efeito nos apaixonados pelo futebol. Há sempre a esperança de que a época que se avizinha seja melhor que a que passou, mesmo que a precedente haja correspondido às expectativas.

Com efeito, a vinda de vários jogadores (a dispensa de outros tantos), os elogios permanentes da imprensa a cada um deles, elevando-os a patamares que alguns nem sequer chegam a atingir, elogiando capacidades que tão-pouco têm, os mesmos elogios às políticas dessas contratações; um novo treinador; e a juntar a tudo isto uma nova direção, com novos diretores, com discurso aparentemente novo mas em cujo bojo não é senão uma repetição dos discursos de outrora a que os adeptos correspondem com uma alegria inebriante porque já sob o efeito dos inícios de época, resulta na absoluta incapacidade de avaliar convenientemente o trabalho que se está fazendo.

A derrota do Sporting não põe em causa todo o trabalho já realizado até aqui. Mas, por outro lado, também não pode ser motivo de satisfação.

As contratações, em razão da debilidade financeira do clube, são as possíveis, e é com estas que Domingos trabalha e tem de trabalhar. Mas se as contratações são as possíveis, e por ora apenas temos um esboço do valor real de cada jogador, não obstante se poder aferir em alguns quer as suas qualidades, quer as suas debilidades e daqui se poder retirar algumas ilações, no que tange às dispensas poder-se-iam objetar, porquanto algumas são disparatadas.

O mesmo dir-se-á da permanência de alguns jogadores. Descarte a dispensa e empréstimos de jogadores como Salomão, Wilson Eduardo, Pedro Mendes, Torsiglieri, a permanência de jogadores como Tiago, Polga, Carriço, Postiga, Evaldo, Yannick, Matias e Izmailov são tão questionáveis como certas contratações. Salomão dera mostras de talento na época passada, contribuindo inclusive, em determinadas alturas em que a equipa se mostrava literalmente amadora, com algumas boas exibições e golos; Wilson Eduardo fizera uma época razoável no Beira-Mar, chegando a falar-se na hipótese de integrar o plantel principal do Sporting; Torsiglieri mostrara-se bastante competente quando fora chamado à titularidade; Pedro Mendes não precisaria de apresentações, visto que é um dos melhores trincos portugueses.

Deste modo, de entre estes quatro jogadores, Pedro Mendes será talvez aquele cuja dispensa será menos questionável, na medida em que além de já ter uma idade (muito embora essa seja também uma das desculpas mais absurdas do futebol português: haja visto Milan, entre outros) é um jogador que nos últimos anos tem tido sobejos problemas físicos. Mas se com efeito Mendes tem tido estes problemas, por que razão um jogador como Izmailov, que tem tido problemas semelhantes e se tem visto na pré-época constantemente condicionado, permanece no plantel?

O mesmo, com devidas diferenças porque lesões não tão graves, dir-se-á de Matias. E que dizer da contratação do jogador búlgaro, que tem um passado de lesões que não seria de descurar. Mas que dizer dos empréstimos de Wilson Eduardo, Salomão e Torsiglieri, quando se mantém Yannick, Izmailov e Polga/Carriço?, para se mencionar jogadores das mesmas posições (e que dizer do norte-americano?).

Numa rápida passagem pelos jornais online são unânimes os comentários quanto à fragilidade da defesa, sobretudo na zona central, e na lateral esquerda, e bem assim sobre a necessidade de um ponta-de-lança. Verifica-se igualmente alguns comentários menos simpáticos sobre Bojinov. Ressalta uma pergunta: se simples adeptos conseguem detetar estas lacunas na equipa, por que razão não as detectam os responsáveis?

Outras das críticas têm sido sobre Daniel Carriço e a quase obrigação de ser titular. Por que razão se tornou este jogador quase um indiscutível? (Haja visto os lances dos golos do Valência em que Carriço está neles todos.)

As dispensas e empréstimos de jogadores não devem servir para mostrar aos adeptos que apenas houve mudança ou, que parece ser o caso, servir de desculpa para se contratar uns quantos jogadores, mas antes devem ser tomadas com inteligência e cotejando com as putativas contratações. Assim se empresta e assim se dispensa.

Em vista disso, cotejando as dispensas e empréstimos com as contratações e permanências verifica-se que aquelas não são, de todo, inferiores a estas. Assim subiste uma pergunta tanto mais pertinente quanto um facto por ora sucedido, qual seja, a do volte-face na dispensa de Pereirinha, que permanecerá no plantel e por sua vez dispensar-se-á João Gonçalves: quem dispensa e empresta, e com que razões, e se Domingos tem nelas voz, assim como nas contratações. Se é certo que Domingos teve voz na agora permanência de Pereirinha, por que razão não o manteve inicialmente (iria manter João Gonçalves) e agora após ter-se repescado Pereirinha e de o ter visto treinar, se decidiu a mantê-lo? Porque não o deixou treinar-se durante o primeiro mês da pré-época para daí retirar a sua conclusão? Porque só agora achou que ele seria útil e João Gonçalves não? Que legitimidade tem um treinador que dá (?) voz para a dispensa de um jogador sem o ter visto treinar-se para depois o repescar (ainda que por necessidade mas que resultou na sua permanência) e mantê-lo no plantel? Não teve Domingos voz total nas dispensas, empréstimos, permanências e contratações? Se não, não deve um treinador ter voz ativa nelas, senão mesmo ser a principal voz no que ao plantel diz respeito, com a consciência das debilidades do clube, pois claro.

A contratação de Capel assim como a possível contratação de um outro extremo são sintomáticas de como a política de contratações, dispensa e empréstimo tem vindo a ser feita. Na verdade, há umas semanas, não se falava na necessidade de mais extremos, e recentemente Carlos Freitas dizia que o Sporting estava bem servido de extremos, falando inclusive que a permanência de Pereirinha também resultaria numa solução. Dias depois fala-se na possibilidade da contratação dum extremo do Barcelona. Mas o que ninguém fora capaz ainda de perguntar ao diretor do Sporting foi: se havia assim tanta necessidade de extremos, por que razão se não o disse imediatamente?, e por que razão se emprestou Salomão? e Wilson Eduardo? E perguntas ainda mais pertinentes: seriam Salomão e Wilson Eduardo inferiores a Yannick? Quais as razões do empréstimo de Salomão? São questões que se gostariam de ver respondidas.

Ainda: Cédric Soares foi emprestado à Académica; Adrien idem. Por sua vez, Santiago Arias foi contratado para defesa direito, o mesmo lugar que Cédric faz. Este tem 19 anos, Santiago Arias os mesmos 19. Cédric é proveniente da formação e, diz-se, uma promessa. O valor da sua cláusula é de 30 milhões, o que demonstra a esperança e confiança que se tem no seu valor. Santiago Arias chega da Colômbia e é também uma promessa, assim o dizem. O valor da cláusula é de 20 milhões. O primeiro, Cédric, não tem espaço no plantel e por isso fora emprestado; o segundo, Arias, por seu turno, tem espaço no plantel. Pergunta-se: quais as razões para se dispensar um, Cédric, e se comprar um outro para o mesmo lugar, com a mesma idade?, se aquele até tem uma cláusula superior à do contratado, o que significaria, em princípio, com maior valor. Arguir-se-ia, se acaso as idades fossem diferentes, que se devia à idade, à falta de experiência. Mas na verdade ambos têm a mesma idade, e não se vê razão aparente para que um tenha mais experiência do que outro, conquanto possa ter jogado na equipa principal do seu país, mas enfim realidades futebolísticas assaz diferentes.

Da mesma forma, dispensou-se Diogo Salomão, cuja idade é de 22 anos, e comprou-se um extremo (avançado?) com idade de 20 anos: Carrillo. Ambos com cláusula de 30 milhões de euros: o que pressupõe que se tem esperanças em ambas e que a qualidade, à luz da cláusula, deve ser semelhante (ainda que ver-se as coisas desta forma não seja fiável). Quais as razões para o empréstimo de um e a integração no plantel de outro? A idade e a experiência não podem ser, dado que o que fica no plantel é mais novo. Assim como se mantém uma contratação de um outro jovem, 18 anos, no plantel: Rubio. Quais as razões para se integrar jovens provenientes do estrangeiro no plantel principal, e a mesma oportunidade não ser dada aos da formação? (Este ano apenas André Martins foi integrado, e a sua qualidade é bem discutível. São questões que se gostariam de ver ser respondidas.

A chegada de Carlos Freitas e Luís Duque, tão esperada por alguns, ao Sporting deve ser vista tanto com otimismo como com desconfiança. Otimismo porque quer um quer outro já em tempos construíram bons plantéis; desconfiança, porque também já tiveram os seus erros (o que é natural, enfim). Mas o que se não deve esperar é complacência para com eles, porquanto se alguém tiver de responder pelos falhanços, se os houver doravante, são eles, mais do que quaisquer outros.

A derrota frente ao Valência poderá por um pouco de travão na euforia que se vem constatando nos sportinguistas (euforia de que a imprensa tem muita culpa, porquanto elogiando à saciedade esta política de contratações, e culpa maior na sobrevalorização dos jogadores contratados), e, acima de tudo, poder mostrar aos dirigentes de que na defesa muito trabalho precisa ser feito, seja pelo técnico, seja por eles mesmos arranjando soluções que garantam qualidade.

É preciso ter os pés assentes na terra, em razão das dificuldades do clube. Não se exigir muito. Mas da mesma forma é preciso que se seja honesto com os sócios (explicar-se todas aquelas questões) e não se prometer mais do que aquilo que é permitido, a fim de não suceder o que se viu diante do Valência: uma desilusão. E a desilusão só existe em virtude de ilusão.

Sporting:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

teimosia

acredito fortemente k domingos ainda nao acertou com a equipa principal...o yanike nao tem lugar na equipa principal e ele teima no erro o jogo é todo pelo lado esquerdo e o resto da equipa nao joga?com esta postura e esta atitude nao vamos a lado nenhum k saudades do diogo salomao....

enfim

Está na hora de arrumar a casa e mandar embora o que restou de fruta podre no balneário.
O Polga já esta a mais no Sporting e ninguém toma medidas em o despachar e assim poder contratar alguém com qualidade para ajudar nessa defesa k esta um desastre
Não durmam e depois venham com tretas que estão a construir equipa nova

Caríssimos usuários, o RELVADO Sintético, nesta versão 3.0 bateu

No(s) fundo(ilhos), é só Clonados/Dollyzados e demais Cromados, que por aqui pastam/desandam, qual deles o mais aparvalhado, autêntico lixo como a Economia do País, se nada percebem de futebol, quanto mais de outros assuntos que são do interesse do comum dos cidadãos que querem estar sempre actualizados, aos ditos falta-lhes ter alguma bagagem (a dita de substância qual substrato intelectual), quando nem um rasgo de mero humor, se lhes consegue detectar, andam por aqui só por andar…, vulgo almas penadas sem descanso!
Assim vou deixar-lhe na minha modesta opinião, quem merece, que se lhes dê resposta :
Nos Índios/Lampiões o vattimo, Aveiras.
Nos Bimbos o tomazzz, Oh-Dae-Su.
Nos Lagartões o Tom Sawyer, Killer Kowalski.
Escolham vocês os 6, mais dois de cada clube que acham que merecem alguma consideração e assim só a esses se dará conversa/paleio, verão que, a putalhada e os acima falados de clonados e cromados ficam a falar/escrevinhar sózinhos (coisa que já fazem, a mesma pessoa com nick´s diferentes pergunta e responde a si mesma, veja-se onde chega a maluqueira)!!!
Acreditem se ninguém lhes ligar depressa desandam daqui do sítio maradex, nunca gostei de cortar o pio a quem quer que fosse(é contra os meus princípios), mas isto tem sido um abuso com o pulular/pastar por aqui de tal gentinha qual gentalha mera escumalha, que nada diz/escreve a não ser parvoeiras de PUTOS!!!.
Não quero criar aqui um grupo/irmandade como a carneiragem bimba tem (marram todos no mesmo sentido os seguidores do flatulento o papa mafiosi corrupto o carneiro-mor), quero tão só bitaitar de futebol com quem perceba da poda, e porque não outros assuntos de interesse comum, sempre com uma pitada de humor, pois se não der para TRETALOLAR, não me interessa.
P.S. – Dado que estes administradores/editores nada fazem, só espero que ao lançar à colação tal propósito, que não se metam…, quero tão só, se isto der resultado que o próximo “coche” me seja ofertado como ao outro.
Ou então paguem-me uma avençazita dado estar a lançar sementes para a sobrevivência do site, que segundo alguns já está morto/matado e morrido…???!!!
Saia mais uma TRETALOLADA, sem querer influenciar os 6 user´s acima não posso passar sem citar estes que também me merecem a perda do meu tempo a lê-los e a responder-lhes, nem sempre :
Zefil, GVF, Venom, Ramzi, Leão Viseense, Skin69, Sartor, Juilo (deve escrever com outro nick, pois só aparece a espaços) e o enorme HULK VERDE, que é feito de ti home…, vou-me esquecer de mais 2 ou 3, embora tenha memória elefantina, não me vem agora à “alembradura” os demais…???!!!
Vamos lá a pôr, isto em marcha, limpa-se a porcaria e quem aparecer e merecer, dá-se-lhe troco se perceber alguma coisa de bola e não só…, os tais desditos é deixá-los também por aqui passarinhar, o direito à vida mesmo dos imbecilóides, está prevista na constituição da República Portuguesa, não podia deixar o escrevinhamento sem nova TRETALOLADA…???!!!

O MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL, poderia na 2ª metade

ter chegado ao empate, levou o terceiro numa jogada que os médios/defensores são pouco diligentes, dado que a jogada é muito boa, mas em 3 ou 4 toques e ninguém conseguir intrometer-se e o avançado ainda aparece perante o descoordenado motor cara a cara..., podia-se ainda ter feito o segundo, mas de nada valia!!!

Agora é dar o lugar de titulares aos putos, estes sim mostraram sangue na guelra, já os veteranos ai jasusi..., é melhor nem dizer nada. ou sai um chorrilho de asneirolas que as criançinhas que por aqui pastam até CORAM, coitadinhas...???!!!

Rúbio é jogador, Carrilho parece, Jéffren a rever e o puto pequenito que foi formado lá por bandas de Alcochete, dêem-lhe minutos está ali um novo anão com muito FUTEBOL....

paparam mais 3 batatinhas em casa

normal.

os bombos da festa são assim.

Do MAIOR o SPORTING CLUBE de PORTUGAL, parlapiarei

mais tarde, nos entretantos...

Agora vai um artigo de opinião de um gajo que já foi ministro das finanças e é do C.D.S. Partido Popular, não esquecer que É/são gente de extrema-direita e até defendem ideais vindos da cabeçoila de um Jean Marie Le Pen, este Bagãozinho Félizado deve pensar que chegou aqui hoje e nada tem a ver com tal é só TRETALOLAR de tal gentalha NAZI, será por isso que até um grupo de investidores que ninguém sabia bem quem eram, encabeçados segundo dizem pelo J.E.B., queriam adquirir o BPN, a prestações denominadas de tranches, ao que chegou este meu País, só escumalha e bandidos...???!!!

Agora até o dinheiro do Petróleo e diamantes de sangue do tirano de Angola, encabeçados pela filha do desdito, anda por aqui a circular a seu belo prazer em bancos BIC e ZON´s e demais lavagem de caroços...

E TUDO O BPN LEVOU...???!!!

"...Um "caso exemplar", o do BPN. De tudo o que não deveria ter acontecido. A factura final da nacionalização (sem a SLN…) ainda está por determinar. Certos são já 2,4 mil milhões (três vezes a sobretaxa extraordinária sobre o IRS!). A que acrescem 550 milhões de aumento de capital antes da transacção com o comprador, as más surpresas que poderão advir de activos tóxicos e, ainda, as indemnizações e subsídios de desemprego a pagar aos 800 empregados a dispensar (quase tanto como os 40 milhões que o oferente se propõe pagar!).
Tudo somado, o custo deverá ultrapassar os 2% do PIB, ou seja, em termos relativos, mais quatro vezes do que custou o burlão Madoff à economia americana (0,5% do PIB dos EUA)!
Mas ao contrário de lá, cá tudo se passa em versão "português suave". Excepto para os contribuintes, tudo o BPN levou...
Onde pára tanto dinheiro que desapareceu como que por magia? Onde estão os culpados para além dos presumidos que estão a aguardar julgamento? E o que aconteceu aos supervisores? Constâncio foi premiado e da CMVM pouco se sabe. Uma tristeza revoltante!

Por alguma razão o maluco das

Por alguma razão o maluco das noruegas não tinha o CDS na lista, e tinha todos os outros partidos. Assim se vê, não a força do PCP, mas os extremistas/nazistas que esses centristas são.

Sporting

É uma equipa com muitos reforços e a direção não pode sequer ponderar em despedir o Domingos, ele pode ser o novo Fergunson, tem que se ter calma com esta nova equipa, o Alex Fergunson só passado 4 anos é que ganhou o campeonato..

Vem mesmo a calhar.

É que é dúvidas no 'ar', no 'chão'.. onde quiseres. Incrível como mesmo com meia-equipa nova, novo treinador e equipa técnica, novo presidente e directores desportivos a merda continua a mesma!! Irra que chateia.
Já se caminha para o inicio da época a sério e a equipa anda a jogar a passo e a ver jogar... tempos recentes que pensava que não iriam voltar, enganei-me pelos vistos!

Mais vale desligar-me por completo do futebol e do Sporting, não há volta a dar com mais que tudo... uma mentalidade que não impera no clube, a de vencedor.

É mesmo isso. Mais vale

É mesmo isso. Mais vale desligar. É que não há mesmo volta a dar. A mentalidade perdedora deve estar entranhada naquela puta daquela zona. Hei-de morrer sem ganharmos nada que se veja.

O texto encontra-se

O texto encontra-se aqui:
http://devaneios-publicos.blogspot.com/search/label/Sporting

Nota para a edição: se não conhecem o advérbio destarte que significa, assim, desta maneira; não custa nada consultar um dicionário. Tudo menos trocar por descarte .

Depois desta nota, uma palavra já para o jogo de hoje. Que se compre extremos, avançados, até pode vir Messi e Ronaldo, mas que não se compre um defesa central, para não dizer 4, é de incompetência.

Por amor de deus, mas quem

Por amor de deus, mas quem fez a troca não sente a língua? Então colocar aqui: " Descarte a dispensa e empréstimos de jogadores como Salomão, Wilson Eduardo, Pedro Mendes, Torsiglieri, a permanência de jogadores como Tiago, Polga, Carriço, Postiga, Evaldo, Yannick, Matias e Izmailov são tão questionáveis como certas contratações" , não dá para ver que não faz sentido nenhum? Não dá para se depreender o sentido, quer pelo que vem depois, quer pelo que vem antes? Não sou eu que preciso de um pedido de desculpas, mas a língua precisava de um pedido de desculpas pela forma como constantemente a vilipendiam. É inadmissível. Se é para isto, prefiro que nunca publiquem nada meu.

Só li o início e digo-te que

Só li o início e digo-te que o Salomão e o Wilson Eduardo não são inferiores ao Djaló. Até são muito superiores. Mas são inferiores ao Capel e ao Jeffrén, sem qualquer dúvida.
Sendo assim, fizemos bem em emprestá-los.

Entretanto, estamos prestes a ser goleados por uma equipa de merda como o Málaga. Não há volta a dar. Até podia vir o Mourinho.