Que recordações de Bölöni? | Relvado

Que recordações de Bölöni?

 

Com a confirmação de Fernando Santos como novo treinador do Sporting, Peter Brandon sugere uma espécie de «despedida» a Laszlo Bölöni, questionando: "para além dos títulos conquistados, terá o romeno deixado mais alguma marca positiva em Alvalade? Quais eram as características que mais admiravam em Bölöni? E qual foi o melhor jogo do Sporting com Bölöni no comando? Nada de veneno, caros relvinhas, vamos só recordar os bons momentos!"

Sporting:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

5 de Dezembro de 2002

o seu dia mais negro...

a afirmação de que o Benfica era a melhor equipa portuguesa, a 48 horas do clássico de Alvalade, é de bradar aos céus...

Boloni sentenciou, aí, o seu fim...

por mim, nunca esquecerei tamanha falta de respeito pelos jogadores e adeptos do Sporting...

porque, pura e simplesmente, há coisas que não se dizem...

Afinal, não sou só eu!

Depois de ler os comentários dos Relvinhas percebi que não sou só eu a gostar do Sr. Bölöni.
Cometeu alguns erros, mas no ano passado deu-nos tudo. Respeitou sempre o adversário. Lançou jovens. E sai com Portugal e o Sporting no coração. Aliás, como ele disse, ao despedir-se dos jogadores, o Sporting é a sua família portuguesa. Foi bom tê-lo cá. Obrigada.

Obrigado Boloni!

Boloni foi sem qualquer dúvida um Senhor. Este homem que para além de ter sido um grande jogador de futebol, é também um bom treinador de futebol. Não acho que a sua qualidade enquanto treinador seja idêntica à que foi enquanto jogador do Steua ou da Roménia, mas um dia poderá lá chegar. Qualidades para isso não lhe falta. Trabalhador, metódico, organizado, são as suas principais qualidades. Outra é aptência que tem para descobrir novos talentos. Novos e velhos, porque também ele gostaria de ter contado com o Derlei, Paulo Ferreira, Dário, entre outros, que a SAD não lhe pode oferecer.
Mas os aspectos positivos, não acabam no campo, pois ele foi sempre rigoroso e honesto na abordagem aos clubes, jogadores, e ao futebol português.
Nos aspectos negativos tenho obrigatóriamente de realçar o seu desempenho enquanto treinador no banco. Pecava nas opções tácticas que fazia e nas substituições que realizava. Estas opções geraram alguns problemas no balneário com os jogadores que pensavam e pensam ter direitos adquiridos no Sporting. Estes aspectos considero que podem ser corrigidos no futuro, quando passar novamente por campeonatos e clubes do mesmo nível do Sporting.
O melhor jogo na era Boloni foi os 4-0, infligidos ao V. Guimarães, na época em que fomos campeões.

Deve-se realçar ainda o lado Humano de Boloni que muitas vezes estava ao lado dos mais desfavorecidos das ruas de Lisboa.

Foi um treinador que gerou sentimentos contraditórios nos corações dos adeptos, mas ninguém se pode esquecer da tristeza que representou para ele sair do Sporting. Como ele disse "Amo o Sporting!", já somos dois!
Adeus boloni! Merci!

Boloni...

Falar de Boloni não é facil. Foi talvez o treinador que conseguiu passar de bestialissimo a besta no mais curto espaço de tempo.
Obviamente que em 2 anos muitos erros se lhe poderia apontar, de qualquer modo agora é para falar de coisas boas mesmo que Boloni deixou. É verdade, e Boloni não deixou poucas.

Repare-se:

Boloni chegou ao Sporting, implantou o seu discurso muito sério, do rigor e da determinação. Logo exibiu a sua forma de trabalhar começando a chamar jovens da equipa B e mesmo juniores ao plantel principal. Dessa aposta surgiram num "apice" jogadores como H.Viana, Ronaldo e Quaresma, mas todos eles, toda a equipa B e mesmo os juniores ficaram com mais visibilidade, e consequentemente mais motivados a trabalhar por certo. E é o Sporting quem tem a ganhar com isso.

Depois Boloni chegou no 1ºano e conquistou 1 SuperLiga, 1 Taça Portugal e a Supertaça. Na Taça Uefa o Sporting foi eliminado pelo poderoso AC Milan.
Na sua 2ªepoca em Alvalade não consegue mais que o 3ºlugar mas a equipa sofreu uma enorme turbulencia durante toda a epoca com enormes "casos". E é eliminado da LC, com grande dignidade, pela equipa que foi até às meias finais, o Inter de Milão, e depois é também afastado da Taça Uefa pelo Partizan.

Aliás eu elego essa eliminatória contra o Partizan como uma equivalência à carreira de Boloni em Alvalade e consequentemente o seu melhor e pior momento:
O melhor momento: a vitória em Belgrado, frente ao Partizan, no melhor jogo do Sporting da era Boloni.

O pior momento: a derrota em Alvalade por 3-1 frente ao Partizan.

E já foi. Agora novo ciclo começa, para o Sporting e para Boloni.
Por isto e por tudo, muito obrigado Sr Lazlo Boloni.

As jovens promessas

Sem dúvida que aquilo que Boloni tem de mais positivo, é o facto de ter lançado 2 jogadores muito bons que estavam na equipa B ( Quaresma e Ronaldo). E eu pergunto: Será que ele no SLB teria feito a mesma coisa? Penso que não, porque neste momento o SLB é um clube sem organização e onde todos mandam em tudo. Admiro treinadores que apostam em jovens, que poderão ou não dar grandes jogadores.

Re:As jovens promessas

Lá estás tu a encaminhar os assunto para o benfica...
Que coisa !

Re:As jovens promessas

Lá vem invariavelmente o SLB ao barulho...

Adeus Monsieur Lazlo Boloni ...

O técnico romeno Lazlo Boloni conheceu o doce sabor das vitórias e o amargo das derrotas em Alvalade.
Passou de bestial a besta num ápice e aqueles que o elogiavam foram os primeiros a criticar.
Agora na saída prefiro realçar as coisas boas que o romeno fez que foram importantes para o desenvolvimento do clube.
Com a chegada deste técnico o Sporting voltou a apostar nos seus jovens e jogadores como Hugo Viana,Quaresma,Cristiano Ronaldo e a equipa B começaram a ter uma maior visibilidade perante os adeptos do futebol, desde Simão Sabrosa que nenhum jovem se tinha imposto na equipa titular do Sporting e com Boloni o excelente trabalho feito nas camadas jovens leoninas voltou a ser reconhecido.
Conquistou todas as competições internas na primeira época, sendo eliminado na Taça Uefa pelo poderoso Ac Milan.
Mostrou-se um técnico diferente do que os adeptos portugueses, estavam habituados, revelou-se com grande fair-play, educado, soube estar no futebol.
Esta época também foi culpado nesta época negra do futebol do Sporting, mas não foi o único com culpas, pois com tanta adversidade, duvido que Fernando Santos fize-se melhor.
Nesta saída prefiro lembrar-me dos exitos de Boloni e desejar boa sorte e que prove o excelente técnico que é.
Quanto a Fernando Santos desejo-lhe boa sorte para esta nova étapa no meu clube, mas estou algo céptico com esta escolha, é esperar para ver.
Cumps

Meu querido Bölöni...

Agora que me pedem para comentar o que mais gostei no Bölöni nestes dois anos, muitas coisas me vêem à cabeça... Sim, muitas vezes o critiquei, quem não o fez?
No entanto, o Sr. Bölöni vai ficar sempre na minha memória, não só pelos títulos conquistados, não só pelo 1º e pelo 3º lugar obtidos, não só por ter lançado jovens de grande valor (Viana, Quaresma, Ronaldo........), mas também pela forma como Bölöni se posicionou ao longo de toda a sua estadia em Portugal...
Sei que por vezes, não se comportou da melhor maneira, mas quem viu não há-de esquecer o espectáculo de homem que Bölöni demonstrou ser quando foi ao Hérman SIC, as grandes lições de moral que deu a muita gente por este futebol português fora...
Penso que não só os sportinguistas mas os adeptos do futebol português em geral têm muito que agradecer ao Bölöni...
Perdão, ao SR. BÖLÖNI

Saudações

Ao que parece...

...pelo menos foi o treinador que mais tempo Se manteu como treinador principal do Sporting nestes últimos anos, logo aí penso que foi positivo não só para o Bolloni mas também para o Sporting.

Depois em dois anos um 1º e 3º lugares na Super Liga, uma Super Taça e uma Taça de Portugal, não me parece que seja mau, antes pelo contrário, da minha parte e como adepto de futebol desejo ao Sr. Bolloni as maiores felicidades.

Cumprimentos