Peseiro sem condições para continuar | Relvado

Peseiro sem condições para continuar

 

elizajane diz: "não podem ser 5 jogos
a decidir o futuro de um treinador, mas conseguirá José Peseiro aguentar muito
mais tempo à frente do Sporting se os resultados e uma exibição
convincente não apareceram já na próxima Jornada? Conseguirá a SAD continuar a
manter Peseiro?" Clark acrescenta:
"até quando irão os sportinguistas aguentar o treinador que está a fazer
para o SCP a pior época de sempre pós 25 de Abril?" E devenish frisa: "Peseiro não sabe como
ganhar jogos; muda sistematicamente a equipa..." Para Pinga é certo que "Peseiro vai acabar por
sair. Qual o perfil do treinador para o substituir?"

Sporting:

Comentários [44]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

quem nao marca sofre

na altura da pre-epoca disse-o.

o sporting tem uma lacuna no seu plantel.a ausençia de um homem golo,um matador.

se o sporting tivesse esse jogador,talvez peseiro nao tivesse tantos problemas como os que tem agora.nos jogos,tanto em vila do conde,como em em alvalade contra o leiria,foi notorio que pinila,nao é esse jogador,tendo falhado golos que dariam tranquilidade á equipa.e quem nao marca sofre,por muito boa que seja a sua defesa.

este a meu ver é o facto mais forte neste inico de epoca do sporting.

despedir peseiro,penso que nao é soluçao,ate porque venha quem vier para o sporting,sem ovos nao conseguira fazer omuletes.

Peseiro

Muda constantemente de jogadores, faz afirmações dizendo que Pedro Barbosa e Hugo Viana não são compatíveis. Fala demasiado querendo falar pouco, é um paradoxo mas é verdade.

Peseiro é apenas um das peças desta máquina....

Acho que a culpa do que se passa no SCP é de todos, incluindo os adeptos.
A direcção tem culpa porque escolheu este grupo desequilibrado de jogadores. Compraram os jogadores errados para as posições em que não havia falta.
Em consequencia o Peseiro tem de trabalhar o triplo para conseguir fazer um equipa decente. E aqui ele está a falhar... não consegue aproveitar os jogadores que tem. Tenta sempre um estilo de jogo incompativel com as peças que tem em campo.
Os jogadores do SCP são profissionais e deveriam ter a capacidade psicologica para ultrapassar as derrotas e jogar sempre ao seu melhor nivel. Aqui também há falhas... os jogadores estão sem garra, sem espirito de equipa e sem a calma e presença de espirito necessaria para ultrapassar os obstaculos.
Os adeptos do SCP ficam irritados com tudo o que acima referi e deixam de agir como adeptos do SCP e passam a ser mais um adversario. Aqui, de novo, há uma falha. Os adeptos tem de apoiar sempre a equipa que está em campo... tem de dar força e aplaudir. No fim do jogo, aí sim... podem e devem fazer o seu julgamento. Lenços brancos... ou aplausos. Não faz sentido maltratarem os jogadores durante o jogo, porque isso só vai piorar as coisas.
Em suma... embora isto seja o efeito dominó, acho que deve-se começar pelas pontas. Se a direcção rectificar as borradas que fizerem no que toca a contratação de jogadores e se os adeptos se tornarem mais apoiantes e fieis à equipa.... acredito que não será preciso mexer no treinador nem culpar nenhum dos jogadores.

Re:Peseiro é apenas um das peças desta máquina....

Concordo com o que está escrito,mas só queria acrescentar e penso que muita gente anda distraída ou esquecida, de quem programou esta época desportiva ou seja o já falado Carlos Freitas, ex-empresário ( esteve na ida do Ricardo Costa do Boavista para o FCP ),ex-empregado da Olivedesportos e o já desertor José Eduardo Bettencourt.Depois o Peseiro é que tem todas as culpas.Acham?

Mea Culpa

Fui desde a primeira hora, um dos defensores de Peseiro, do qual disse ser o melhor treinador dos três grandes. Não me parece que a culpa seja só do treinador, mas passados dois meses a única coisa que Peseiro ganhou, além do torneio de Newcastle, foi o título de treinador mais limpinho da SuperLiga: levou banhos sucessivos de J. Couceiro, M. Barreto, C. Brito e V. Pontes...

Mas mais grave que a apatia da equipa em campo, é verficar o discurso apático de Peseiro, para quem tudo isto parece normal! Sou forçado a reconhecer que felizmente, Peseiro frustrou as minhas expectativas. A forma como no último jogo, retirou Pinilla, para mais tarde recorrer a Beto como ponta de lança, é elucidativa do total desnorte a que chegou o técnico...

De resto, os jogadores também não têm ajudado e não sei até que ponto é decisiva a falta de Bettencourt; de qualquer modo, se Peseiro diz que tem todas as condições, então o maior problema é mesmo dele!

Termino com apenas umas perguntas aos sportinguistas:
  • Qual a principal diferença entre Boloni, Santos e Peseiro? Não seria o dentista afinal, o único capaz de aproveitar os miúdos da Academia?

  • Será que o Sporting desta época, seria igual ao do ano passado, se o Pedro Barbosa ainda estivesse a jogar para a renovação do contrato?
  • Re:Mea Culpa

    Só te fica bem esse mea culpa. Lembro-me perfeitamente de tu dizeres que Peseiro te "enchia as medidas". Por vezes na vida a gente engana-se. Mas não foste só tu, falta pelo menos 1: o Carriço. Também andou a época passada a dizer que o queria para treinar o FCP.

    Re:Mea Culpa

    O Pinila lesionou-se. Mas obrigado por participares.

    Re:Mea Culpa

    Desnorte ao tirar Pinilla?!

    Foi a melhor coisa que ele fez! E vê lá tu que até foi o Beto a marcar o golo do empate!!!

    Pinilla estava a ser "trucidado", "humilhado"... para quê sujeitá-lo a mais enxovalhos?
    Aí ele soube protegê-lo minimamente!...

    Quanto a "banhos" (e as estatísticas até indicam outras coisas)... ao menos nós tomamo-los cá em casa, não precisamos de ir à Bélgica para todos os europeus verem... :)

    Cumps

    Re:Mea Culpa

    Quanto ao Pinilla, que o Kaiowa diz que se lesionou, parece-me que maior assobiadela não poderia ter levado, quando foi substituído. Quanto ao golo, acho que até o Pinilla o marcava... LOL

    Mais a sério: se o homem precisa de tranquilidade, das duas uma ou não é titular, ou então não se vai tirá-lo a meio de um jogo quando se precisa de marcar! Penso eu...

    A bem dizer

    Penso que a melhor opção para o Sporting é a manutenção de Peseiro à frente da equipa.
    Tenho grandes dúvidas que a saída do técnico venha resolver os problemas do clube.
    A bem dizer penso que esse será o problema mais pequeno.
    Grave, é o desiquilibrio do plantel onde para o meio campo à sete ou oito soluções (todas elas tendencialmente afuniladoras de jogo), enquanto que para as alas a única opção válida é um Douala, que apesar do esforço é um jogador mediano. Depois não existe um unico desiquilibrador de jogo na equipa (papéis interpretados no SLB e no FCP por Simão e Diego, para citar só dois), quando no ano passado João Pinto e Barbosa (em ano de renovação)interpretavam empunhavam a batuta sempre que a coisa estava tremida.
    Tambem animicamente a equipa está de rastos sem que o staff directivo consiga fazer algo para mudar o estado das coisas.
    Uma palavra de apreço para os adeptos dos Leões (a nódoa são as ofensas mal educadas que de quando em vez se vão ouvindo nas bancadas do Alvalade XXI) que continuam a ir ao estádio em grande quantidade e a apoiar a equipa, e que no inicio da época viram os responsáveis do clube a prometerem-lhe mundos e fundos (vencer a Taça UEFA?!..), sabendo perfeitamente que o plantel deste ano era o mais barato de há muitas épocas a esta parte, quando o mais indicado era terem preparado os apaniguados para um ou dois anos de vacas magras, assumindo que precisavam de dinheiro para pagar o estádio e para sanear financeiramente a SAD, e motivando o treinador para lançar mais miudos oriundos das escolas do clube.
    Em resultado um Sporting cheio de brasileiros do "refugo", sem se vislumbrar mais nenhum Ronaldo ou Quaresma a curto prazo e com lugar no fundo da tabela.
    Ainda vão muito a tempo de remediar a mão, mas são necessárias contratações (nem que seja por troca de jogadores) e novas directrizes para Peseiro, que por mim no seu trabalho , poucos erros cometeu sendo por isso o menos responsável pelo que se está a passar.

    Re:A bem dizer

    Estou de acordo com o comentario, mas tambem adiciono o seguinte:

    - Se sao anos de vacas magras e o dinheiro e fundamental para pagar o estadio, para que trocar de treinador?

    O Sporting estava muito mais rodado e as exibicoes eram muito mais regulares. Afinal o SCP so perdeu o segundo lugar a duas jornadas do fim.

    Para que serviu trocar de treinador? Gastar mais dinheiro?

    - A saida de Joao Pinto e no meu entender mais um equivoco no SCP, Sera que o Joao estava a pedir assim tanto dinheiro que agora acabou por voltar ao Boavista?

    E claro que nao se pode ganhar o campeonato e tacas todos os anos, mas eu julgo que a direccao do SCP deu alguns tiros nos pes.

    Cumps,

    Re:A bem dizer

    Plenamente de acordo... com uma excepção: os brasileiros não me parecem ser "de refugo"... embora também não sejam todos de "primeira água"! Estão é um pouco "perdidos"... como o resto da equipa!

    E não esquecer o papel (porque sabe desempenhá-lo, como já provou) que Rochemback poderia ter no "equilíbrio" desta equipa...

    Quem sabe agora, com ele, as coisas não melhorem substancialmente (têm de melhorar!).

    Cumps

    Re:A bem dizer

    Não há duvida que há brasileiros no SCP de óptima qualidade e que eu gostava de ter no SLB, nomeadamente o Polga, o Tinga e o Liedson.
    A palavra refugo surgiu nas aspas porque foram negócios de ocasião, bem aproveitados, acrescento.
    Mas "mea culpa", não foi a melhor expressão.

    Saud.

    A saída de Peseiro

    Já o escrevi: neste momento, face à contestação dos sócios, não me parece que haja boas condições para o Peseiro continuar! É que a tendência é para piorar... pois a paciência de muitos está esgotada! E sem apoio... como pode a equipa "crescer"?

    E quem precisa de apoio quando está bem?
    O apoio é para ser dado quando as coisas correm mal... mas eu sou "suspeito"!

    Independentemente de podermos criticar as suas opções técnico-tácticas (e há muito por onde se pegar), o certo é que nada parece sair bem à equipa... e os jogadores em quem ele fez uma "aposta de risco" têm falhado redondamente. Culpa dele... mas azar também, caraças!

    Pinilla é o caso mais paradigmático (mas há outros)!
    É um jogador com valor... mas que parece ter "caído em desgraça". E em Portugal vale mais ser "engraçado"!
    Bastava o Pinilla ter conseguido acertar "naquela" bola e ter feito o golo (quem viu o jogo sabe ao que me refiro) para que tudo pudesse mudar 180º!... Mas isso não aconteceu!

    Assim, vemos um jogador ser "trucidado"... e outro, que até há bem pouco tempo MUITOS diziam que não tinha valor para ser jogador do Sporting (Douala) começar a ser apontado como a "solução"!

    Ora... nem 8 nem 80... mas em Portugal é assim que as coisas se fazem!

    As posições estão extremadas... a contestação começa a ser ensurdecedora... e como não se pode mudar, assim de repente, a SAD, o presidente, os jogadores (a época dos reforços ainda vem longe)... já se sabe que é o "elo mais fraco" que diz "adeus"!

    Soluções?
    Camacho não! Esse desiste ao fim de dois jogos... :P

    Se estiver disponível... a minha aposta é em... Jozic! Esse, ao menos, só desistiu ao fim de uma época... em que o Sporting foi "roubado jornada sim, jornada também"... mas em que a equipa praticava um futebol vistoso e prático!

    Nota final: se Peseiro continuar... VIVA PESEIRO!

    Re:A saída de Peseiro

    Muito bem!

    Opá...

    Eu acho, que o Peseiro devia continuar... acho que se tem de dar tempo ao homem, ainda é possivel a manutenção...

    +1 divertidissimo virtual!

    Mas aposto que vai levar clubite aguda...

    Re:+1 divertidissimo virtual!

    LOL, nem pareces o mesmo que insultou a minha cidade...

    Falta-lhe a base

    O mau momento do Sporting não pode ser só justificado com acusações ao treinador, que apesar de eu neste momento achar que não tem condições para continuar é um dos menos culpados.

    O Sporting tem vindo a perder nos ultimos anos aqueles que foram a base forte na direcção que promoveu o regresso do clube aos êxitos, homens como Roquette, Luis Duque, Miguel Ribeiro Telles e Bettencourt já não moram lá e esse tem fundamentalmente sido o grande problema do clube este ano.

    Enquanto o Porto tem uma figura forte como Pinto da Costa e o Benfica tem José Veiga que para o mal e para o bem está lá a defender o clube goste-se ou não dele, no Sporting temos um Paulo Andrade que só agora apareceu, um Carlos Freitas que joga muito CM e gosta da net, e um Soares Franco que está lá ainda não sabe a fazer, tendo um Dias da Cunha como presidente que só enterra mais o clube quando fala do sistema.

    Ora Peseiro e os jogadores precisam de alguém que os blinde da pressão que está a ser exercida por sócios e imprensa, que quer queiramos quer não desestabilizam ainda mais com as criticas, sendo que o treinador sozinho não pode recuperar fisicamente a equipa, o apoio não pode vir só de uma pessoa.

    Quanto à continuidade de Peseiro, coloca-se a mesma questão valerá a pena? É que nos ultimos anos a culpa é do Boloni, do Fernando Santos, agora do Peseiro, podem ser culpados mas não totalmente já que todos têm estilos diferentes e ambos tem o comum terem sido acusados dos maus momentos da equipa.

    Outra das causas que aponto para a irregularidade da equipa é a juventude excessiva, veja-se que jogadores como Miguel Garcia,Mario Sergio,Enhakarire,Custódio,Paulo Sérgio,Pinilla,Hugo Viana,Paíto, não têm mais de 22 anos, o que é diferente de jogadores que já estão habituados a lidar com a pressão, os que estão como por exemplo Rui Jorge preferem não dar o exemplo e fazer ainda mais merda do que esses.

    Agora espero que estes dias sirvam para serenar os animos e a equipa arrepiar caminho e mostrar que tem valor e pode lutar pelo titulo.

    Cumps

    A pergunta é...

    Conseguirá Peseiro manter a SAD?

    Direcção acabada!

    Peseiro não deve ser demitido, nem muito menos demitir-se do cargo de treinador do SCP. Qualquer dia acusam-me de ser repetitivo, mas desde o meio da temporada passada que defendo a demissão desta direcção, liderada pelo Dr. Dias da Cunha.

    Obviamente que Peseiro tem muita culpa nos resultados e nas exibições da equipa, mas mais culpa tem a direcção quanto mais não seja porque foi ela que contratou o treinador e restante equipa técnica.

    Quanto a mim, o plantel do SCP é até superior ao do SLB, embora inferior ao do FCP, não tem é a liderança forte e a ambição dos outros rivais. De quem é a culpa? Claro que da direcção, que não aperta os calos aos jogadores e contrata por contratar, sem saber para e porquê.

    O Sr. Soares Franco, o verdadeiro rei da selva (que é a direcção), disse numa entrevista antes do inicio de época, que o SCP não tinha dinheiro para grandes contratações, pois o clube estava em contenção. Acho piada, porque parece que os salários dos administradores não foram revistos e alvos de contenção...

    Esta direcção é a continuidade daquela presidida pelo Sr. José Roquete, mas desde o abandono deste e salvo raras excepções, só permaneceram no clube alguns iluminados, que julgam que percebem de futebol e arbitragem, mas infelizmente só julgam. Foram esses Senhores que hoje apelam à contenção que foram responsáveis pela contratação de Carlos Miguel, Gimenez, Leandro, Tello, Kmet, Hanuch, etc. O passe de qualquer destes jogadores custou mais ao clube que todas as contratações efectuadas este defeso.
    Argumentam que os tempos hoje são outros... então estes fulanos não são gestores? Quando um administrador inicia funções numa empresa que não conhece, a primeira coisa que tem a fazer é pedir ou fazer uma auditoria. Será que essa auditoria não aconselhava já na altura mais contenção?

    Para bem do SCP esta direcção deve demitir-se e marcar eleições até ao final da época. A nova direcção deverá então decidir se mantém o treinador ou escolhe outro.

    Re:Direcção acabada!


    Para bem do SCP esta direcção deve demitir-se e marcar eleições até ao final da época. A nova direcção deverá então decidir se mantém o treinador ou escolhe outro.


    Qual vai ser a alternativa que se vai chegar à frente?

    Re:Direcção acabada!

    Não sei, mas mal será do SCP quando chegar a um ponto em que não hajam alternativas a uma simples Direcção.
    Se calhar escolher uma alternativa ao Sr. Pinto da Costa é que era dificil.
    Cumps.

    Re:Direcção acabada!


    Não sei, mas mal será do SCP quando chegar a um ponto em que não hajam alternativas a uma simples Direcção.
    Se calhar escolher uma alternativa ao Sr. Pinto da Costa é que era dificil.
    Cumps.


    A direcção é tudo menos simples.

    O poder que os sócios têm, é o de escolher um presidente para o clube. Aí sim pode-se tentar fazer a diferença, pois o presidente do clube tem peso na SAD. Mas para isso tem de aparecer alguém. Pessoalmente gostava de lá ver o Duque, pois é alguém que se sabe motivar na bola - mas consta que não está interessado.

    De resto, para fazer realmente a diferença, não bastava trocar nomes na SAD, até porque quem ia para lá iam ser amigos e primos dos que lá estão, e daqueles que têm "títulos" para mandar alguma coisa.

    Re:Direcção acabada!

    Acho que é altura de se separarem as águas entre presidente do SCP e presidente da SAD para o futebol.
    Sinceramente, acho que a actual direcção não serve para desempenhar nenhum dos papéis. Uma direcção que arrasou com o hóquei, acabou com o basquetebol e voleibol, comete sucessivos erros com o futebol e acumula dividas atrás de dividas não serve.

    Quem eu gostava de ver à frente do futebol? O Dr. Dias Ferreira seria um nome interessante, mas existem mais como José Couceiro (percebe de futebol e gestão, sendo naturalmente o meu preferido) ou até Paulo Sousa.

    Que Sporting é este?

    Não consigo perceber este Sporting. Normalmente as opções para criticar um clube em crise passam pelo treinador, jogadores, dirigentes ou a sua massa associativa.

    No caso deste Sporting e exceptuando a sua massa associativa (que apesar do mau futebol peseirista continua a ir aos jogos), tudo está mal!
    Os jogadores parece que se esqueceram-se como se faz mais de 3 passes entre eles, os dirigentes continuarão optimistas face ao futuro, mesmo que esteja a acontecer uma 3ª Guerra Mundial, e o treinador surge como um qualquer treinador vindo dos regionais que só 'lê' o jogo passado 15 minutos dos acontecimentos. Como se não bastasse, Peseiro ainda interpreta mal essa leitura e comete de seguida as substituições mais inacreditáveis. Mas não vou discutir tais substituições.

    O que realmente se nota é que este Sporting não tem fio de jogo, o losango do meio-campo já foi quadrado, rectangulo, até trapézio e hoje já nem sei o que é. Culpa dos jogadores? Também, pois eles é que são os intérpretes da tragédia e não parecem nada bem da cabeça. Lembro-me de Polga que não apresenta qualquer consistência na defensiva. Passou de adaptado ao futebol português, para desaptado. O Tinga corre que nem um doido, recupera muitas bolas mas depois entrega-as novamente ao adversário. Como disse um jornalista do jornal Record, ele é a imagem deste Sporting. Confuso, sem ideias e a correr com o coração nas mãos. Nem Liedson escapa, pois embora seja o que mais alegrias dá aos sportinguistas, também ele já teve atitudes anti-desportivas que não lembram a ninguém. E vou ficar por aqui no que diz respeito aos jogadores.

    Este Sporting precisa de mudanças rápidas. O balneário parece-me despedaçado, o treinador tem que apresentar uma vitória no próximo jogo e os dirigentes...bem, por favor, tomem pulso a este Sporting. Parece que esta crise lhes está a passar ao lado, tal é a indiferença com que actuam.

    Sportinguista sofre...

    Re:Que Sporting é este?

    Li com muita atenção todos os comentários acerca do momento do SCP e as soluções para debelar a crise. Despedir o J.Peseiro é a solução? Não me parece. Quantos bons treinadores teve o SCP ao longo dos últimos 15 anos? Que conseguiram eles? Muito pouco.
    Nada percebo de futebol. Apenas gosto e sofro pelo SCP.
    Quanto à atitude dos dirigentes, eu pergunto:Os sportinguistas querem dirigentes honestos, que falem verdade, que digam que o SCP não tem dinheiro e quer equilibrar as finanças, ou querem dirigentes mafiosos em que os meios justificam os fins?
    Querem dirigentes com postura e que respeitem os adversários, ou querem dirigentes que "cuspam" nos mais elementares principios da educação,de honestidade e competência?
    Queremos ter uma equipa paga a peso de ouro mas que pode nada ganhar, ou queremos um SCP com um centro de estágio como não há em Portugal, com infra-estruturas para formar jogadores e homens?
    Quem já visitou a Academia já se apercebeu do grande trabalho que se estás a fazer em torno de miúdos e que alguns deles se não estivessem lá estariam talvez na rua sujeitos a má alimentação, drogas e outros vicios que corronpem a nossa juventude?
    Afinal queremos um clube com um desenvolvimento sustentado, ou clube com um desenvolvimento engasgado e cheio de dívidas?
    Já repararam da forma como a imprensa trata a crise do SCP e a forma como trata a crise porque já passaram outros clubes nomeadamente o SLB?
    Como diz o Povo "quando o cão está magro todas as pulgas lhe mordem.
    Leiam o excelente artigo na edição de A Bola da autoria do José António Lima, no dia 06/10/2004.
    Viva o SCP sempre.

    Re:Que Sporting é este?

    Gostei de ler o teu comentário. Puseste em questão as minhas criticas à falta de 'pulso' por parte dos dirigentes sportinguistas de uma forma muito consistente.
    Mas isso não me faz retirar nada do que disse. Os dirigentes da Sporting SAD continuam para mim, a demonstrar pouca 'pujança' nos momentos criticos, como o actual momento. Confio que o Sporting possa inverter esta situação com um resultado positivo, no entanto o constante optimismo dos seus dirigentes, mesmo nesta situação, faz-me reflectir se será esta a melhor atitude a ter enquanto dirigentes de um clube com a dimensão do Sporting.

    Cumprimentos

    Esperava mais

    Esperava mais do homem, mesmo tendo em conta que tem um plantel com alguns desiquilibrios, embora não seja mau. Simplesmente dá ideia que não é capaz dar confiança aos jogadores e de "espremer mais sumo" dos jogadores, e eles têm mais, alguns já o mostraram (o Polga não tem nada a ver com o ano passado, o Tinga é uma sombra do que estava a fazer na pré-época, até o Liedson já anda tonto, etc).

    O coitado do homem fica ali na conferência de imprensa sem saber muito bem o que dizer...

    O Peseiro deve ser um tipo porreiro, não chateia muito os jogadores, dá-lhes umas palmadinhas nas costas em vez de dar um pontapé no cú...

    Se calhar o Peseiro até já pos o lugar à disposição (internamente) e não o quiseram despedir, também não me admira nada.

    O caminho talvez seja INVESTIR no próximo treinador (e naquilo que ele quiser), ir buscar alguém que realmente tenha algo a perder e que não venha para cá esticar a corda.

    Se Peseiro deve ou não sair já, é outra conversa. Continuo a achar que tem qualidade, embora possa não servir para este Sporting. Um choque era bom para a equipa, há jogadores que têm de acordar. Por outro lado, quem é que se vai buscar?

    Equívocos

    caros relvinhas,

    Está á vista que a opção por Peseiro foi errada, aliás na sequência de escolhas anteriores.

    Em geral foi errada, porque um clube como o Sporting tem que ter um treinador de renome internacional mesmo que tal custe dinheiro. Afinal se não é comportável um plantel caro, não se compreende como um só homem pode fazer a diferença em termos orçamentais!! Há sim que gastar bem. Veja-se que desde que Miguel Ribeiro Telles impôs uma redução aos gastos em jogadores, depois da passagem de Luís Duque, o Sporting ainda assim comprou por 600 mil contos Luís Filipe, comprou por 400 mil contos Mário Sérgio e Danny e gastou agora 500 mil contos por 50% do passe de Pinilla.

    Caso o Sporting não consiga ter um técnico renomado - por dinheiro ou não acordo - para a sua equipa (recorde-se que o Benfica nos últimos anos teve Graham Souness, Jupp Heynckes, camacho e Trappatoni) deve optar por um treinador de valor médio (como Peseiro, Boloni, Jozic ou Fernando Santos) mas que seja um "homem da casa" que seja sportinguista e sinta a camisola.

    Esta deve ser a sua politica desportiva quanto a técnicos. Ou um treinador com projecção internacional ou, como plano B, um homem da casa com perfil de treinador.

    Em particular, foi errada porque José Peseiro, mau grado a sua idade não tem curriculum. Fazer subir o Nacional á I liga para meio da tabela e ser adjunto de Queiroz num Real Madrid altamente perdedor não são curriculum para treinar o Sporting.

    Segundo porque não apresenta perfil. É certo que tem bom trato com os jogadores e comunica, mas é um homem de "diálogo" - no mau sentido -, ou seja, não se sabe impôr, evita os confrontos. E a acrescentar tenta mostrar que não se sente pressionado da pior maneira (sorrindo quando comenta que o Sporting tinha uma má história com o Rapid, ou quando, sorri a dizer que tem o apoio da SAD depois de ter perdido e empatado 4 jogos em 5 já disputados).

    Terceiro, o sua falta de perfil transmite-se para o terreno de jogo. Opta por alterar a equipa que joga para não criar desentendimentos no balneário (a titularidade de Pinilla no último jogo é exemplo disso), fazendo aquilo que chamam gestão do grupo de trabalho em vez de pôr os melhores a jogar (individual e como equipa) em cada momento como faz um treinador com perfil para se impôr pelo melhor para o clube.

    Quarto, é constatável que com 4 meses de treino - e apesar das lesões de Rochemback, Sá Pinto e Niculae e das chegadas tradias dos Olímpicos - a equipa não joga como equipa. Insiste em pôr a títulares Hugo Viana, Pedro Barbosa e Pinilla quando jogo após jogo eles provam não ter forma para serem titulares. Retira Douala e Enakarhire depois de fazerem boas prestações (recompensa?). O meio campo e ataque composto maioritáriamente por jogadores sul-americanos tem estranhamente um jogo de passe de 35-40 metros da defesa ou da meia-defesa (julgará que está a treinar um Nacional de contra-ataque permanente)...

    A sad, deveria ter tido a rapidez de ter substituido Peseiro por José António Camacho que entretanto largou o Real Madrid e mostrou na selecção espanhola e no Benfica ser um home que sabe o que quer e põe as equipas a jogar á bola. Estar a dar prazos, quando já ficou provado do que a casa gasta é um erro que pode custar a participação na UEFA e um atraso irrecuperável na Liga (um novo treinador vai precisar de 6 semanas para moldar a equipa, veja-se o FC Porto).