Parabéns Sporting! | Relvado

Parabéns Sporting!

 

Siddhartha diz: "o Sporting é um
clube que ao longo do tempo deu muitas alegrias a muitos portugueses e, apesar
de benfiquista, gostaria de deixar aqui os meus parabéns a todos os
sportinguistas pelos 99 anos do seu clube! Neste 1º centenário e relativamente a
equipa, jogadores, troféus, modalidade, treinador e dirigentes, quem vos marcou
mais? Que prenda gostariam de receber para festejar o centenário? E que medidas
deviam ser tomadas já para que o Sporting tivesse ainda mais sucesso?" Blawzeen acrescenta: "que memórias mais
relevantes guardam do SCP durante estes 99 anos de existência?"

Sporting:

Comentários [72]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O S.C.P. tem muitas figuras marcantes na história

Destacaria (faltando imensos):

JOAQUIM AGOSTINHO
CARLOS LOPES
LIVRAMENTO
LISBOA
OS CINCO VIOLINOS
IAZALDE

E finalmente um atleta, desconsiderado por muitos, chamado FERNANDO MAMEDE que tive o prazer de conhecer na final da Taça UEFA e que saíu a chorar do estádio. Um sportinguista de gema.

Parabéns Sporting Clube de Portugal (cujo 1º nome era Sporting Club (sem e) de Portugal) e que deu continuidade a dois clubes: SC Belas e Campo Grande Sporting Clube.

Sporting Clube de Portugal

Muito aconteceu ao Sporting ao longo destes já longos 99 anos de existência, mas na hora de contabilizar os bons e os maus, sem dúvida que os bons ultrapassam em muito os maus.

O Sporting Clube de Portugal foi sempre uma instituição que se caracterizou pela seriedade e vontade de triunfar dos seus dirigentes, adeptos e atletas. Foi sempre um clube que esteve um passo à frente, e que hoje em dia continua a manter essa vertente no panorama desportivo nacional e internacional.

É um clube que deu imensos nomes ao desporto nacional e internacional, estando esses nomes ligados às mais diversas modalidades. Não vou citar nomes porque não teria espaço no artigo para coloca-los (correndo dessa forma o risco de esquecer alguém).

O meu desejo para este ano? O mesmo que os sportinguistas fazem todos os anos: ser o melhor, crescer e continuar a orgulhar Portugal.

Saudações leoninas

VIVA O SPORTING

Thy NightWolf

Parabéns Sporting

Parabéns Sporting e Sportinguistas, que o centenário vos dê muitas alegrias a nível externo pois a nível interno não pode ser. :-)

Grande abraço a todos os relvas verdes aqui do relvado.com

Cumprimentos

100 anos

Mesmo sendo benfiquista queria dar os meus sinceros parabéns ao SCP e a todos os Sportinguistas deste forum.

Depois relembrar três grandes Homens que ergueram bem alto a bandeira de Portugal (e obviamente a do Sporting):
Prof.Moniz, Carlos Lopes e Fernando Mamede(grande record o dos 10000 metros).
Como foi bom estar a noite toda acordado para ver o Carlos Lopes ganhar a maratona em Los Angeles!!!

=)

É de louvar a tua atitude....

Um abraço =)

Re:=)

Tenho a certeza que não vou ser o único M.M.

Parabéns Grande Sporting...

É com orgulho, que vejo o meu clube começar hoje a festejar o seu centenário...
Eu sou um sportinguista jovem e as minhas memórias são bem mais recentes do que alguns relvas sportinguistas que por aqui andam, mas também são importantes...
E não só de futebol, porque o Sporting não é só um clube de futebol.
Mas começando por o futebol, que é a paixão de todos nós...
Sei que o Sporting teve grandes equipas e jogadores, como os Travassos, Yazalde, Manuel Fernandes e outros tantos que ao Sporting deram tantas glórias, mas de quem me lembro bem é das grandes equipas que o Sporting tinha quando comecei a ligar ao futebol:
Balakov
Figo
Peixe
Oceano
Marco Aurélio
entre outros...que me marcaram e que fizeram que gosta-se desse clube chamado Sporting Clube de Portugal...

Mais recentemente e a melhor memória foi sem dúvida a conquista do titulo passado 18 anos e a ida á final da Uefa, assim como a construção do novo estádio...
Que tenho pena que não tenha um pista de atletismo, um desporto que nos deu tanto e a esses atletas também temos que agradecer e muito...

E é assim 100 anos de história recheada de sucessos, insucessos, alegrias, tristezas, mas sempre como um grande da europa como queria o Visconde de Alvalade...

Ps: Já agora agradecer o desportivismo do Camuflado(não sei escrever o outro nick), que mostra fair-play, o que faz falta por aqui.

Re:Parabéns Grande Sporting...

Fiz o que muitos outros sportinguistas tinham feito ;)

E fi-lo porque ontem deviam ser +- 3 da manhã quando fiz uma pausa no estudo, vim espreitar o relvado e .. até fiquei "mal disposto" com a quantidade de estupidez que li por aqui ..

Ou seja , quis contribuir à minha maneira para o ambiente ficar respirável nem que seja por um artigo !

Engraçado...

que o Benfica é saudosiste por falar em colunas e eusébios ...

mas falar de peyroteos e yazaldes já é falar "das páginas de ouro do SCP"...

Dasse...

Re:Engraçado...

Ja que voces tiveram direito a artigos sobre o vosso centenario, que para muitos é so em 2006, deixa os outros terem ta?

Mais engraçado...

é estares tu muito preocupado com os festejos do centenário do Sporting e com o que nós escrevemos...
O teu clube já fez a festa do centenário, incomoda-te que o Sporting a faça?

Engraçado

é gajos como tu andarem diariamente a espingardar contra o novo cartão de sócio do SLB, contra as acções de apoio a instituições nobres como a Unicef ou contra um projecto de parceria inovador que visa a criação do Cenal de TV do Benfica?

Agora preocupado com o 2º maior clube da capital do meu pais eu??!!

Alegrias tive com o SCP e muitas... só este ano foram fantásticos cabeçudos na nossa dobradinha de futsal... enem preciso de recordar o frango do Ricardo tás a ver?

Re:Engraçado

Só para terminar...e porque não gosto de trocar ideias com pessoas como tu...
Nunca me viste gozar com o cartão do Benfica, é que não viste mesmo.

Tem um bom dia.

Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

Inter de Milão e Christian Vieri chegaram a acordo para a rescisão do contrato do avançado «internacional» italiano pelo que a partir de hoje Vieri, 31 anos, é considerado um jogador livre.

A notícia foi avançada na manhã desta sexta-feira pelo clube através de um comunicado oficial publicado no «site» da Internet. «Inter e Christian Vieri decidiram, de comum acordo, cancelar antecipadamente o contrato que tinha a validade até 30 de Junho de 2006», lê-se no comunicado.

Pena é o salario lol

Re:Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

mais um para o benfica

Re:Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

Afinal é o Saviola

Re:Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

Essa apanhou-me um bocado de surpresa. Para além de ser um jogador fabuloso, acabou a época em óptima forma e não parecia haver problemas... Se bem que ja tinha ouvido rumores de que ele ia voltar ao Atlético de Madrid. Não percebo... (e agora eles até já têm o Kezman)

Re:Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

Essa Do Atletico nao tinha ouvido falar...

E realmente nem faz sentido visto que tem o Torres e Kezman...

So se for o Atletico ali de Lisboa =P
Uma boa contratacao nao? lol

Um abraço

Re:Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

Amanha o record ja o da como certo no Benfica.Ou talvez não agora o treinador ja não é Italiano.

Re:Off Topic: Segundo o jornal A'Bola

lolol

Acabei de dizer isso no artigo a ver com o Veiga

Quase que aposto lol

Memórias!

É claro que como sportinguista que sou guardo muitas memórias do Sporting:

No futebol, lembro-me principalmente do título conquistado após 19 anos de jejum, mas guardo recordações de outros momentos e, principalmente, dos excelentes jogadores que vi actuar de leão ao peito, de Scmeichel, Damas, Meszaros, Luizinho, Venâncio, Ricardo Rocha, Douglas, Duscher, Carlos Manuel, Silas, Balacov, Yordanov, Pedro Barbosa, Hadji, Manuel Fernandes, Oliveira, Jordão, Acosta, Litos, Beto, Mário Jorge, Silvinho, Meade, Jaime Pacheco, Anónio Sousa, Mourato, Eurico e muitos, muitos outros, a jovens promessas que despontaram e brilharam no clube, como Figo, Futre, Peixe, Quaresma, Ronaldo, Hugo Viana, Paulo Torres, João Moutinho, etc.

Noutras modalidades, os feitos no atletismo de Carlos Lopes, Mamede, gémeos Castro, Carlos Calado, Naide Gomes, Francis, Rui Silva e outros, no ciclismo de Marco Chagas, Paulo Ferreira e o saudoso Joaquim Agostinho, no hoquei de Livramento (enquanto treinador do clube), de Paulo Almeida, Paulo Alves, Pedro Alves, Gelásio, Trindade, no andebol, de Carlos Silva, Armando Pires, Rodrigues, Andorinho e muitos outros.

Enfim o SCP é um clube com história, estes são alguns nomes que me vêm à memória, mas injustamente esqueci-me de muitos outros que fariam uma outra lista com o dobro dos nomes que aquela que apresentei. Obviamente que a minha idade não me permite falar de outros nomes como Azevedo, Travassos, Peyroteo, etc pois nunca os vi actuar, mas o seu trajecto faz parte das páginas de ouro do meu clube.

Re:Memórias!

Um bom comentario, com uma lista de excelentes figuras, que complementam muito a minha lista =)

Parabens a este grande clube Europeu

Parabens Sporting Clube de Portugal, que grande clube, és o orgulho de todos os sportinguitas e de toda a nação portuguesa....continua a encher de orgulho todos nós que gostamos e amamos o desporto.

Força Sporting

Te amo Sporting!

É um orgulho ser adepto de um clube como o Sporting.

Como adepto já passei grande momentos de alegria, e também de tristeza. Tive o prazer de ver jogar no meu clube, do melhor que há no mundo, e fico contente por alguém ter tido a coragem de mudar a politica do Sporting, em 1995.

Com esta politica, o Sporting tornou-se num clube realista, que não vive da bondade de outros para sobreviver. É um clube sério e honesto, uma imagem de marca muito forte.

PARABENS SPORTING pelos 99 anos reais de vida!

O Gande Sporting!!

O Sporting foi fundado em 1906 pelo Visconde de Alvalade, de seu nome Alfredo Augusto Holtreman e pelo seu neto José de Alvalade, que pediu 200 mil réis emprestados ao avô para a criação clube.

As origens dos leões remontam ao nascimento do Sport Club de Belas criado em 1902 por iniciativa dos irmãos Gavazzo, que passavam férias na zona de Belas, juntamente com outros aristocratas.

A equipa teve uma existência muito curta e dois anos depois, os seus fundadores decidiram criar um outro clube, o Campo Grande Football Clube, uma vez que moravam na sua maior parte na zona do Campo Grande.

Durante a sua existência, realizou-se uma assembleia, que originou grandes desentendimentos sobre os destinos do clube e José de Alvalade decidiu criar uma nova equipa com o nome de Campo Grande Sporting Clube, que passaria a jogar nos terrenos do Visconde de Alvalade.

Em 1906, por sugestão de António Félix da Costa Junior, um dos fundadores, o seu nome viria a ser alterado para Sporting Clube de Portugal, que se manteve até hoje.

A adopção do leão como o símbolo do clube foi herdada da utilização do animal felino no escudo dos Condes de Pombeiro, que eram donatários de Belas.

O equipamento inicial era composto por uma camisa com duas metades verticais, uma verde e outra branca mas, em 1928, viria a ser alterada para as riscas verdes e brancas horizontais, que permaneceram até aos dias de hoje. Os calções inicialmente eram de cor branca, tendo em 1915 alterado para o preto.

Os primeiros momentos aúreos da história do clube tiveram lugar nos anos 40 com a célebre equipa formada pelos cinco violinos, que trouxeram um período de vitórias em oito campeonatos nacionais.

Os mesmos foram baptizados com o mesmo nome pelo facto de terem uma combinação de jogo muito eficaz e harmoniosa.

Mas, o grande feito do futebol dos leões aconteceu em 1964, quando conquistou a Taça dos Vencedores das Taças ao MTK de Budapeste, com um golo marcado por Morais, através de um pontapé de canto.

No passado, o Sporting foi o segundo clube de Portugal que conquistou mais troféus, a seguir ao Benfica, no entanto, este estatuto perdeu-se nos últimos anos.

Por uma lado, devido à boa campanha do FC Porto, nas duas últimas épocas, os leões foram alcançados pelos dragões, que já atingiram o mesmo número de títulos.

Por outro lado, a formação verde e branca passou por um período de 17 anos, entre 1982 e 1999, sem ganhar o Campeonato Nacional e 12 anos sem vencer a Taça de Portugal, numa fase da sua história marcada por uma grande instabilidade financeira.

Em 1995, a equipa de Alvalade regressa aos títulos, ao vencer a edição da Taça de Portugal da mesma época. O ano seguinte é marcado pela transição para uma maior estabilização financeira, quando o seu presidente de então, José Roquette, iniciou um novo modelo de gestão que permitiu ao clube melhorar as suas finanças.

Com a estabilização a seguir o seu curso, a equipa leonina somente põe fim ao vazio de vitórias no campeonato em 2000, sob a orientação do treinador Augusto Inácio.

Apesar de ter estado vários anos sem conquistar títulos, o Sporting continua actualmente a ser, após o Benfica, o segundo maior clube de Portugal, no que diz respeito a adeptos e sócios (90.000).

Pelo clube passou o jogador que mais golos marcou numa temporada futebolística em Portugal, o argentino Hector Yazalde, que obteve, na época de 1973/74, 46 golos e a respectiva Bota de Ouro europeia.

Uma das maiores facetas do Sporting têm sido as suas escolas de futebol, consideradas por muitos como as melhores de Portugal, tendo dado origem a valores como Futre, Figo e Cristiano Ronaldo.

A história do Sporting ficará também marcada pela particularidade de os leões terem sido a primeira equipa europeia, juntamente com o Partizan de Belgrado a participarem no encontro inaugural da Taça dos Campeões Europeus, decorrido 4 de Setembro de 1955, no Estádio Nacional.

O Estádio Alvalade XXI, concebido pelo arquitecto Tomaz Taveira, foi inaugurado a 6 de Agosto de 2003, num encontro entre o Sporting e o Manchester United e tem uma capacidade para 52 000 espectadores.

Sporting Sempre!!!

nos princípios dos anos setenta, nos tempos de Yazalde e Fraguito, Baltasar e Damas, filho e neto de sportinguistas, apaixonei-me pelo Sporting.

é um amor eterno.

neste dia de aniversário, recordo Agostinho e Lopes, Mamede e Travassos, João Rocha e Roquette - e todos os sportinguistas na memória de Rui Mendes, assassinado no Jamor em 18 de Maio de 1996.

aos meus amigos leões, um abraço.

aos meus amigos de outras cores, um abraço.

Sporting Sempre!!!

vá lá que estes ao menos

não mentiram na idade do clube

Parabéns SCP!

Parabéns Sporting! Orgulho-me deste clube! A melhor prenda de centenário que poderiam dar aos adeptos era vir o Figo e ganharmos a Champions... será pedir demais? :D

Happy birthday to you ...

Bom...já ando há uns tempos a “fugir deste cantinho da net” mas...o bichinho anda por aí... o mais grave é que é sempre o SCP!!! Primeiro para dar uma força ao SCP para limpar a final da UEFA... (fiquei lixado com F grande) e agora... obviamente que não podia deixar passar o aniversário do grande SCP para relembrar (é claro que tal não é necessário, por motivos óbvios...mas... ) não nomes, mas sim modalidades, que eu como SLB sempre admirei e ainda hoje admiro (desculpem, mas não vou incluir o futebol, porque estou como o Siddhartha -CAMUFLAS para os relvadossauros) “para o ambiente ficar respirável nem que seja por um artigo” ou seja : atletismo, hóquei, ciclismo...OK!!!...chega senão ficam todos convencidos eh!eh!eh! (quem não se lembra dos grandes feitos dos “lagartos” nestas modalidades???)

Para finalizar, um grande abraço ao NP e Raquel, apesar de achar que ela vai ser SLB...mas enfim...continua a lutar contra isso...mas não vais conseguir, não te esqueças que as mulheres conseguem sempre o que querem...! Também ao RASPUNTIM e acima de tudo ao GRANDE VALENTIM MALHEIRO (pôrra homem aparece...manda uns bitaites)

Grande abraço ex - etíope

FF

Re:Happy birthday to you ...

lol essa do "relvadossauros" tá gira :P

P.S.: Escreve


www.casasdeapostas-portugal.com