Exclusivo: "Não quero ninguém de outras listas” | Relvado

Exclusivo: "Não quero ninguém de outras listas”

Godinho Lopes responde aos leitores do RELVADO em entrevista exclusiva. Fala do financiamento do clu
 

Godinho Lopes, candidato à presidência do Sporting nas eleições do próximo dia 16, aceitou o desafio de responder a questões dos leitores/utilizadores do Relvado. O resultado está aqui: são 26 perguntas, que para facilitar a leitura, optámos por dividir em quatro partes.

Salientamos que nem todas as perguntas deixadas pelos leitores foram colocadas ao candidato. Algumas tinham sido já profusamente respondidas noutros locais, a outras faltava objectividade. O Relvado editou também algumas questões, para as tornar mais compreensíveis. A opção editorial foi do Relvado, não do candidato, que respondeu - por e-mail - a todas as perguntas que lhe foram enviadas.

Entrevista a Godinho Lopes, 1.ª parte

RELVADO: Pensa que pode ser favorecido pelo actual sistema eleitoral do Sporting, em que a cada sócio corresponde um diferente número de votos, relacionado com o número de anos de associado? (pergunta do leitor zefil)
GODINHO LOPES: Para já gostava que todos os sócios do Sporting pudessem votar nestas eleições sem terem de se deslocar a Lisboa. Não faz sentido. Temos na nossa proposta alteração de estatutos que permita que em qualquer núcleo do país, o sócio consiga participar na vida activa do clube, elegendo os seus órgãos sociais. Não sei qual é o benefício que tenho face às restantes candidaturas. Pode discutir-se se o sistema é ou não justo, mas é igual para todos e não terei quaisquer privilégios face aos meus opositores.

R: O que pensa do nível de discussão nesta campanha? (mey-zing)
GL: Houve ataques de várias partes e não me revejo nesse tipo de campanha. Por isso, disse há dias que não entraria mais nessas quezílias e guerras pessoais e que o que defendo é a apresentação de ideias e dos projectos. Sobre isso estou sempre disponível para falar.

R: Parte da sua campanha parece ter sido passada a atacar o candidato Bruno de Carvalho, nomeadamente através de alegações falsas sobre o “fundo russo”. O que tem a dizer? (joaopinto25, mey-zing e Alex17)
GL: Isso é falso. Se forem ver as várias entrevistas que dei, acções de campanha, etc., foquei-me sempre no nosso projecto, passando as mensagens-chave que achamos que os sócios deverão conhecer para poderem escolher-nos no momento de votar.

R: Se for eleito, tenciona ou equaciona sequer, aproveitar algum nome de outra lista? (kiko5575)
GL: A nossa lista está formada desde o dia em que a apresentámos. Este é um grupo de pessoas coeso e competente, ao contrário da imagem que alguns querem fazer crer, e estamos juntos e unidos até final, pelo que não há espaço para integrar mais ninguém.

R: Será o senhor mais um aristocrata da alta finança lisboeta, à semelhança dos anteriores dirigentes do clube, que se interessavam mais em comentar o “sistema” do que em pensar e viver o futebol? (juniorjoca)
GL: O meu passado fala por mim. Não pertenço a nenhuma classe aristocrática. Vivi desde pequeno em Moçambique e foi lá que comecei a minha vida. Trabalho desde os 18 anos. Tenho 58. Vivi em diversos países e tive sucesso, conseguindo montar negócios de sucesso nos vários locais onde estive até regressar a Portugal. Não pertenço a qualquer classe aristocrática e muito menos estou interessado em comentar qualquer sistema.

R: Como pode defender que não é o candidato da lista da continuidade, quando tem na sua lista José Maria Ricciardi, do BES, credor do Sporting, Rogério Alves e Nobre Guedes, ligados a Bettencourt, e outros membros que já exerceram cargos no clube? (joaopinto25 e Alex17)
GL: Dos onze elementos do Conselho Directivo, eu tenho um elemento que pertence à anterior lista, Filipe Nobre Guedes. Ele conhece como ninguém os números, não abandonou o barco, é uma pessoa séria, competente, que é credível face à banca e eu tenho de ter no Sporting gente do mais competente que há. Eu fui buscar a cada área o mais competente e ele é o mais competente e, por isso, ficou.
Tenho seis jovens na direcção que nunca estiveram ligados a nenhuma direcção, uma delas uma mulher, a única de todas as listas ao Conselho Directivo. O Rogério Alves, por exemplo, nada teve a ver com a gestão do clube, foi apenas presidente da Assembleia Geral da SAD e do Clube.

Eu próprio estive no Sporting há mais de 8 anos. Continuidade? Só se for a continuidade ganhadora do período em que estive no Sporting, numa altura em que, com Luís Duque e Carlos Freitas, ganhámos dois campeonatos, entre outros títulos. Só se for a continuidade do professor Mário Moniz Pereira.

Sporting:

Comentários [13]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Alguém...

.... joga Hattrick: www.hattrick.org ??

Cumps.

soccer manager

soccer manager

Já joguei..

... e chateei-me daquilo!

Havia perguntas bem mais

Havia perguntas bem mais interesantes e difíceis colocadas por nós, mas, ou o Relvado não lhas fez, ou fez e ele só respondeu ao que lhe interessou.
De qualquer maneira, acabou por dar a volta às questões, como tem sido hábito. Não esclareceu nada, como tem sido hábito. Mais do mesmo...

O que vale é que no dia 27 vai perder. Temos é que ir lá TODOS votar no Bruno. Não fiquem em casa a pensar que está ganho!
Eu vou lá de propósito do Porto! Vou "arrastar" a minha irmã por UM voto, já que ela é sócia há menos de 10 anos!
Façam um esforço para que dia 27 sejamos todos mais felizes!

Dá-lhes, Bruno!!

não se pode votar

de outros sitios? não podes votar no Porto por exemplo?

Os viscondes que lá estiveram

Os viscondes que lá estiveram nestes últimos anos, só aceitam votos lá em Alvalade, para irem sempre os mesmos votar. Mas desta vez vamos TODOS e vamos tirá-los de lá, finalmente!
Com o Bruno, tudo vai ser alterado, vai haver a possibilidade dos sócios votarem on line, todos os sócios terão igualdade, etc.

boa

atenção que não quero que, os que fizeram as perguntas, levem a mal, mas a verdade é que ele só respondeu a perguntas fáceis. Antes de ler as respostas, já sabia as babuseiras que iam sair.

Um candidato medíocre, um discurso fraco, uma lista mais do mesmo, quem votar em Godinho, vai ser como se tivesse a votar em Jeb.

Não obrigado.

É assim: eu fiz mais

É assim: eu fiz mais perguntas! Só que o Relvado só lhe fez estas fáceis!!
Ou então fez-lhas todas e ele só respondeu às que quis!!
E mesmo nestas fáceis andou ali à volta e não foi directo em nada!
É, de longe, o pior candidato!

...

concordo.

O que me deixa confuso com

O que me deixa confuso com Godinho Lopes é a falta de objectividade,fala de tudo,mas esse tudo é de forma muito superficial.Não consegue satisfazer as necessidades dos sportinguistas não existindo nada de palpavel.O unico que nesse aspecto ainda consegue mostrar é Bruno Carvalho,que apresentou os investidores,mesmo não sabendo se de facto esse fundo existe ou não, e a apresentação do treinador.Bruno Carvalho vai á frente com mérito porque os sportinguistas precisam de forma urgente de factos e não de promessas.Tenho muitas duvidas em torno de todos os candidatos porque sei que o trabalho que lhes espera é extremamente dificil e exigente.O Sporting está virado de pernas para o ar à já algum tempo e atrevo-me a dizer à anos e dificilmente irá endireitar-se de um dia para o outro,mesmo usando politicas extremistas e radicais porque provávelmente é isso que o Sporting precisa.
Algumas das sondagens até indicam Pedro Baltazar em segundo, agora pergunto eu:Estas sondagens são controladas por quem?Que campanha fez para em algumas sondagens estar em segundo?Na minha opinião foi o pior candidato de todos estes!Não tem arranjado nenhum tipo de argumentos que, mais uma vez digo,na minha opinião justifique o 2ºposto em algumas sondagens.É muito estranho

O MEU CANDIDATO TEM DE ESTAR A ESTE NIVEL

PARA SE COMEÇAR A EQUILIBRAR AS CONTAS digo ( coisas )
corrupcção se não nada feito
http://memoriagloriosa.blogspot.com/2008/11/estoril-1-benfica-2-de-2005....

Muito vago...

Uma entrevista com algum interesse, mas muitas respostas dadas a contornar a questão principal. Falta sal, falta ser mais directo e mais esclarecedor, vejo muito discurso de "o Sporting é isto e tem de ser aquilo" mas pouca objectividade e poucos argumentos e explicações práticas.

Em todo o caso, acho importantíssimo que se criem meios para que os sócios possam votar fora de Lisboa e acho também que é mais do que obrigatória a sua aposta na formação e nas modalidades.

Não sou sportinguista mas, com todo o respeito, não seria este o meu candidato. No entanto, agradeço pela comunidade do Relvado a disponibilidade e atenção pela entrevista concedida. Sem dúvida, uma mais valia no fórum e mais uns pontinhos que todos poderão ganhar rumo às eleições.

Abraço,
JC

Agradeço desde já a resposta

Do que leio, posso dizer que concordo, mesmo não sendo sportinguista, com a futura possibilidade dos sócios leoninos votarem em qq parte do país. Penso que no benfica isso já é possível, o que é bastante positivo para os sócios que vivem longe de lisboa.

Quanto ao diferente número de votos para cada sócio, considerando eu ser uma situação injusta e pouco democrática, não observo vontade da parte de Godinho Lopes em alterar essa situação. Aliás, nem de qq outro candidato. Embora recorde, que Eduardo Barroso, membro de outra lista, manifestou-se publicamente contra o actual sistema.

De resto destaco o grande trunfo que é Domingos (o melhor técnico a par de Rijkaard), assim como uma aparente aposta nas modalidades.

Sobre os 50 ou 100M é ver para crer..