Carlos Carvalhal | Relvado

Carlos Carvalhal

 

kiko5575

Sporting:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

VAMOS EMBORA SPORTING!!!

SPORTING, O CLUBE DE PORTUGAL!!!

Ninguem no seu perfeito juizo ...

iria dar ao Carvalhal a possibilidade de contratar jogadores , refazer o plantel e continuar a procura de mais e melhores jogadores , se vissem que este nao tinha perfil para tal ! Ao disponibilizarem os milhoes que ha muito se esperava , colocando-os a disposiçao do Carvalhal , na minha opiniao , deixa antever que este sera o Homem para navegar os destinos do Sporting a medio prazo ( pelo menos a proxima epoca )!! Ate ver a pouca rotatividade dos jogadores prende-se com o facto do treinador querer dar mais rotina aqueles que lhe dao garantias , munindo-os de mais vontade , mais garra , ambiçao e rotinas de jogo! Isto serve para aumentar os niveis de confiança ! Aos poucos iremos ver mais rotatividade ! SL

Arranque previsível

Claro que não se pode fazer ainda uma avaliação da prestação de Carvalhal à frente do Sporting, tão pouco tempo que leva o técnico no clube. Mas, centrando-me no que o artigo propõe, este arranque de Carvalhal tem estado perfeitamente dentro das minhas previsões e expectativas. Efectivamente, e tal como muitos relembram, o Sporting encontrava-se muito mal, pontual e animicamente, e, como tal, ficar pior seria difícil e permanecer igual também não seria muito provável. Vamos por pontos: - Carvalhal parece ter recuperado a moral de vários atletas, como Veloso ou Vukcevic, mas isso já era de prever, contrariados que estavam com uma pessoa com quem tinham de lidar há já tanto tempo. Mas... o que dizer de Polga, por exemplo? E, se quisermos ser mauzinhos, andará Abel tão satisfeito como antes? Mati Fernandez, continuará "caladinho"? Milagres não existem, meus caros, e plantéis satisfeitinhos da vida muito menos. A façanha não é evitar que tal suceda, que é impossível, mas sim evitar que outras pessoas se aproveitem desse facto, e aí cabe mais à Direcção e aos próprios atletas, e não tanto ao treinador, que não deixa de ter, no entanto, também uma palavra a dizer, claro. - A nível de resultados, o Sporting de Carvalhal, até ver, ganhou em Setúbal, na Figueira da Foz e em casa ao Leixões, mas empatou em Vila do Conde e na recepção ao Benfica e perdeu em casa com o Leiria, para o Campeonato. Na Taça da Liga segue invicto, mas na Liga Europa, por exemplo, deu continuidade à descida que vinha efectuando, averbando até a única derrota, com o apuramento já garantido... - Finalmente, e em relação à mudança táctica que parece estar a imprimir nova dinâmica ao futebol do Sporting, isto também não é novidade nenhuma, uma vez que os jogadores, como é natural, sentem-se mais inspirados a interpretar um novo modelo táctico, para variar, mas esperem até nos cansarmos deste 4-4-2 básico. O rígido losango tinha as suas qualidades e os seus defeitos, como qualquer sistema táctico - por mais voltas que se dê, e somados os numerozinhos, obtemos sempre 10 (isto partindo do princícpio que nenhum treinador abdicará do 11º elemento preso à baliza... lol). Com isto tudo, não quero descolorir o momento actual do Sporting, que parece estar com um novo elan, obviamente de louvar! Não quero muito menos ser acusado de profeta da desgraça ou de adepto da treta, mas acho que convém por os pontos em todos os is, e não só em alguns... De resto, Carvalhal terá ainda uns mesitos para me provar que não percebo nada de futebol e que ele é o homem certo, no lugar certo, na hora certa! Espero bem que me venha atirar isto à cara, enrolado num cachecol com o título "Sporting Campeão Nacional 2009/2010", ou então com um título parecido, "Sporting Terceiro Classificado 2009/2010", que parece ser a meta possível do treinador possível do meu clube - impossível negar isto!

Re: Arranque previsível

Moderado como "interessante". Só não concordo muito com a parte do Vuk. O homem não anda bem...e dá-me a sensação de que não anda, ou não quer, interpretar as ideias de Carvalhal. Mas bottom line...disseste muito daquilo que convém ser dito. Neste jogo, ganha quem toca guitarra...e até nova indicação, as cordas da do Sporting andam ali num limiar ainda bastante incerto. Grande abraço.

Re: Arranque previsível

Então não vieste o jogo contra o leixões se dizes isso do Vuk.Foi só o melhor em campo. Ontem entrou e deu um golo a marcar a djalo e ia marcando um dos melhores da golos da época numa jogada individual que só não teve sucesso devido a intervenção de um defesa do Leiria em cima da linha. Esta subir de forma e de que maneira.

Re: Arranque previsível

Vou acreditar em ti, até porque não prestei muita atenção ao jogo por motivos profissionais. De qualquer das formas, creio que a boa exibição de ontem poderá, em função do que dizes, contrastar com o que tinha vindo a fazer até então. Contudo, é bom sinal para o Sporting que isso esteja a acontecer. É essencial ter Vuk em boa forma, algo que podemos estender ao Izmailov, que considero um fabuloso jogador. Cumprimentos...

Re: Arranque previsível

Obrigado pela moderação. Só eu é que me tenho que ficar pelos elogios... lol. Pontos nunca mais vê-los, há largos meses, sei lá bem porquê!! Em relação ao Vuk, alinho mais pelo que o bandeira referiu. Ele realmente está a subir a olhos vistos. Já contra o Leixões ficou visível isso mesmo, e arrancou um daqueles cruzamentos a 100km/h que só não deu em grande golo porque calhou de passar pela cabeça do Postiga... Lol. Ontem, de facto, teve uma arrancada fenomenal, daquelas que pensamos que já estava perdida há muitos metros atrás. Enfim... o Vuk parece estar a regressar. Agora vão regressar muitos velhos conhecidos, sabes? O problema é saber se, com isso, outros não se vão ausentar ou amuar e se este renascimento evolui em crescimento... ;) Abraço!

Re: Arranque previsível

Para bem do Sporting, espero que tal subida de forma se concretize...e só espero que quando for a Luz, se esqueça de que sabe jogar à bola. :) Mas é verdade o que dizes: há uns quantos que se irão eclipsar. O Moutinho parece estar a dominar esse universo nesta fase...mas não me parece nada que não se resolva com um par de bons jogos.

Re: Arranque previsível

Sabes que numa troca de ideias que mantive com o Curva, estava-lhe a referir o facto de estar a assistir ao jogo de Leiria e a delinear inconscientemente um futuro Sporting, com base nas deficiências que ia notando, e que se fazem sentir principalmente a nível do poder de choque e de elevação dos jogadores mais defensivos. Rui Patrício à baliza; quarteto defensivo: João Pereira, Carriço, (um central que sinceramente não me ocorre nenhum, mas o tal poste que meta respeito), Grimi; depois, Pedro Mendes (a dar pau e a cortar) e Veloso a distibuir jogo; Izmailov à direita e Vuk à esquerda; Pongolle e Liedson à frente. Qual foi o meu espanto comigo próprio quando reparei que deixava o Moutinho de fora e continuava a não conseguir encaixar o Mati no esquema do Carvalhal. O que achas? Era capaz de melhorar bastante colectivamente...

Re: Arranque previsível

Era uma boa táctica, devo dizer. :) O Moutinho, em boa forma, poderia fazer o lugar do Izma. Mas o teu posicionamento em campo tem dois médios defensivos. Tirando um deles, numa táctica alternativa, seria excelente pôr aí o Matiaz. Até porque nem Pedro Mendes nem Veloso têm capacidade de criar jogo. O Veloso a distribuir sim...mas a criar não. Pedro Mendes com Matiaz à frente seria excelente. :) Abraço.

Já existiu um verdadeiro teste ao Carvalhal?

Concordo com algumas das ideias que já vi escritas aqui acerca do Carvalhal, ele de facto tem que inverter no Sporting, não só a carreira da equipa, mas também aquilo que tem sido a sua carreira. Apesar de considerar que existiu uma melhoria significativa no Sporting, não posso deixar de notar algumas coisas importantes:
  • Continuar como estava ou fazer pior que Bento, era impossível
  • Os verdadeiros testes, vão ser os próximos jogos para a Liga, com equipas como o Nacional e o Braga
  • A melhor aquisição do Sporting esta temporada e aquele que eu apostava ia ser um dos grandes nomes deste campeonato, continua sem oportunidade de mostrar o seu valor e cabe a Carvalhal encontrar solução para isso, Matias Fernandez tem lugar em qualquer clube português!
  • Re: Já existiu um verdadeiro teste ao Carvalhal?

    Sempre houve o jogo com o Benfas, que como estavam as 2 equipas à altura já foi um teste mais ou menos...

    Re: Já existiu um verdadeiro teste ao Carvalhal?

    Esse jogo não contou para nada, ambas as equipas queriam antes de mais não perder o jogo.

    E eu que pensava que o Benfica vinha golear...

    ...em Alvalade... pelo menos era o que dizia o cantar das aves... o Carvalhal já teve alguns testes e cumpriu, em um ou outro falhou... Roma e Pavia não se fizeram num dia... Cumprimentos, Andebol...

    Carlos Carvalhal

    Penso que a continuidade de Carvalhal estará sempre dependente se ganhar algum troféu esta época. No campeonato não se pode pedir muito pois para alem do ultimo treinador ter deixado a equipa num estado lastimoso também a deixou com uma desvantagem pontual significativa em relação aos mais directos adversários.Nesse aspecto será complicado pedir a Carvalhal alguma coisa para alem do acesso as competições europeias.Um brilharete no campeonato seria chegar ao segundo lugar pelo menos.Mas é muito complicado. Infelizmente esta é a realidade e Carvalhal não tem culpa disto como é óbvio. No entanto vejo algumas pessoas surpresas por Carvalhal estar ate ao momento a fazer um trabalho positivo no clube. Não percebo o espanto sinceramente.Não é de facto um treinador de topo,mas é um treinador com alguma experiência de 1ºa liga e inclusive já tem um título no seu curriclum. Não caiu de para quedas neste lugar na minha opinião como Paulo Bento.Paulo Bento antes de treinar o Sporting devia ter "estagiado" primeiro num clube da 1ªa liga.O Sporting não se pode dar ao luxo de andar a formar treinadores,os erros pagam se caros na alta competição. E a este nível requer se alguma experiência e menos amadorismo. O Sporting felizmente percebeu isso,prova disso é que hoje em dia na equipa técnica existe uma pessoa que chega a essa posição com a mesma experiência que Paulo Bento tinha quando assumiu a equipa.Mas desta vez não se cometeu o mesmo erro...desta vez foi tomada a decisão certa e Lima hoje é apenas adjunto técnico. Carvalhal para já é um treinador que supostamente ira servir para fazer a transição da ultima equipa técnica para a da próxima época. Augusto inácio e o Próprio Paulo bento assumiram esses lugares na mesma condição.Vamos ver se Carvalhal segue o mesmo caminho e para próxima época continua cá. Pessoalmente acho um treinador competente,não sei se estará a altura de um grande,mas isso só os resultados o poderão dizer.E no final da época iremos avaliar melhor a sua prestação.

    Na minha opinião

    Carvalhal não sendo um treinador brilhante, é um profissional bastante razoável, e já há uns anos que achava que talvez merecesse uma oportunidade como esta. Ainda assim, acredito que beneficiou de um boost de auto-estima que geralmente se cria quando há mudanças. Não sei se aconteceria a qualquer um, mas por enquanto é cedo para avaliar os efeitos da sua entrada. De qualquer modo, o facto de ter apostado num outro sistema de jogo aliado ao facto de não ter grandes intimidades com nenhum dos jogadores do plantel, proporcionou que a equipa rendesse e se empenhasse mais. Ainda longe da qualidade de jogo que todos nós desejamos ver no Sporting, penso que tem ainda alguma margem de progressão, até porque vai beneficiar de contratações de inverno, coisa que nunca aconteceu na era Paulo Bento. Quanto ao seu futuro na próxima época, penso que apenas dependerá se vai ou não atingir os objectivos que lhe foram propostos aquando da sua contratação, que suponho sejam a melhor qualificação possível na Liga Nacional e na Liga Europa, e vitórias na Taça de Portugal e na Taça da Liga. No entanto, o Sporting continua a apresentar debilidades crónicas, que no meu ponto de vista são fruto da pouca experiência do plantel e da baixa imponência física. Apesar de tudo, acredito que ele vai dar o seu melhor, e se os jogadores o ajudarem, penso que tem agora mecanismos humanos para realizar uma segunda volta do campeonato bstante superior à primeira. É aguardar para ver e não desanimar à primeira contrariedade que possa surgir. Relembro no entanto que nos ultimos anos, tem sido cíclica a falta de vontade de alguns jogadores em relação aos treinadores. Todos nos lembramos dos casos Peseiro, dos casos Fernando Santos, e mais recentemente dos casos Paulo Bento. Será preciso bem mais que um treinador qualificado e motivado, já que a disciplina é um elemento que terá de ser consolidado e respeitado por todos no plantel. Como acredito sempre que um jogador inteligente é aquele que põe os interesses da equipa e clube que representa à frente dos seus, já que uma equipa calibrada e vencedora dá sempre mais nas vistas, tenho fé que a cumplicidade e sintonia da equipa vai melhorar de forma progressiva. Por isso, vamos a ver como isto termina. Pensar no presente para que quando o futuro chegar tudo seja mais simples de concretizar, tendo sempre em atenção que o futuro começa todos os dias. Força Sporting.

    Ops, acabaste de lixar-me o artigo...

    Que, no entanto, julgo pertinente reproduzir de seguida: Carlos Carvalhal gerou desconfiança quando foi indigitado substituto de Paulo Bento. Algumas semanas volvidas, sem ter proposto mudanças milagrosas, conseguiu renovar a face do frágil leão, melhorando o nível de jogo e conseguindo alguns resultados. A questão é simples: Carvalhal é para ficar ou será sempre um treinador a prazo? A resposta evidentemente reside na capacidade demonstrada na segunda volta da Liga, embora seja possível começar a especular os prós e contras desta questão... A favor: Carvalhal conseguiu uma analisar com assertividade as lacunas do plantel leonino, corrigindo alguns erros óbvios que Bento nunca quis vislumbrar: - Polga apresentava níveis de competitividade ridículos, merecendo claramente o banco; - O SCP necessitava de um lateral direito a sério (Abel está em nítido declínio e Pedro Silva nem merece menção); - Era fundamental investir num avançado com credenciais em vez de insistir em jogadores como Caicedo ou Tiuí. Também alterou o monótono losango, insistindo num futebol mais flanqueado. Contra: Carlos Carvalhal é um treinador com pouco "pedigree" e que não conseguiu nunca confirmar o talento que se lhe reconheceu no início da carreira. Terá forçosamente que apresentar resultados numa época em que pega na equipa já com uma distância considerável dos principais adversários. Honrar esta fasquia será muitíssimo complicado, sendo bem mais provável que o Sporting procure um técnico mais conceituado...

    ainda é muito cedo para

    perspectivar a continuidade deste treinador para o ano! só no final da época e analizando o seu desempenho se poderá concluir alguma coisa... até lá o seu trabalho é levar o SCP o mais longe possivel para já, parece estar num bom caminho e as exibiçoes têm aparecido boa sorte caros lagartos e que tudo corra bem

    Pior que o Bento era impossível!

    Mas o Carvalhal não é o treinador que o Sporting precisa! Não tem carisma e muito menos capacidade para devolver o Sporting às vitórias. O Sporting precisa urgentemente de um treinador que traga uma excelente equipa técnica, principalmente um preparador físico de excelência e um treinador de guarda redes com experiência. Precisamos de um treinador famoso, com capacidade colectiva e que seja um chamariz para que jogadores queiram vir representar o Sporting. Esse treinador tem um nome, é o Scolari e na minha opinião, o único com capacidade para devolver o Sporting às conquistas e vitórias. Entretanto vou-me mantendo silencioso, dando o meu apoio ao Carvalhal, que tem tudo ao seu alcance para deixar a mediocridade que tem sido a sua carreira. Se ele quer ficar na história do futebol português tem que conseguir dar o seu melhor no Sporting, coisa que não acredito mas que espero que me surpreenda e me cale. Saudações Leoninas

    Re: Pior que o Bento era impossível!

    Sem querer "meter a foice em seara alheia", até porque o futuro do Sporting cabe apenas aos sportinguistas, discordo da opção Scolari. É inegável que a nível anímico, Scolari é muito forte. Consegue unir um grupo em torno de objectivos colectivos, nem que para isso tenha que identificar um "adversário exterior" (escolher o seu Baía ou o seu Drogba, portanto). No entanto, no que diz respeito a fazer-se acompanhar de uma excelente equipa técnica, não posso estar mais em desacordo! Mortosa? Brassard? E os outros quem são? Estes e outros que qualificações ou provas de competência deram? Poucas, parece-me... Já para não dizer que, a nível táctico, Scolari parece-me pouco mais que medíocre. Também quanto à questão física e gestão de esforço, embora esta não seja da sua exclusiva responsabilidade, não posso deixar de lembrar o "estouro" que a equipa do Chelsea teve aquando da sua passagem... É que os primeiros jogos foram só goleadas e depois foi o que se viu...!

    Saldo positivo...

    ...sem dúvida. Mas há que perceber que era complicado descer para além da "qualidade" que vinha a apresentar o Sporting. Não tenho dúvidas de que Carvalhal irá fazer um bom trabalho. Tal não significa que seja o homem certo no lugar certo, mas as diferenças são inequívocas, e o simples facto de assistirmos a outras dinâmicas dentro de campo, bem como a recuperação anímica de alguns jogadores (com Grimi e Veloso à cabeça) é um ponto que convém realçar. A evidência de que já não há o compromisso táctico com a rigidez do losângulo é outro ponto a favor...e aos poucos vemos os vários sectores do Sporting a conseguir, pasme-se, apresentar dinâmicas de jogo que não recaiem inevitavelmente naquela treta do Bento de passe para o central-passe para a ala-corre que tá danado-centro para o Liedson e esperar que o gajo lá esteja para marcar. Sò lamento é, nesta fase, ver encostado um jogador como o Matias. Aprecio bastante as suas qualidades e creio que é inequivocamente uma mais valia para este Sporting. Em jeito de análise, estamos portanto na presença de uma "chicotada psicológica" que deu os seus frutos numa perspectiva a curto prazo...mas que somente com o tempo conseguiremos perceber se será viável em termos de continuidade. A contratação de João Pereira é, sem dúvida, e muito para além de Carvalhal, uma vitória assegurada. É um jogador excepcional e que traz uma força e uma profundidade a uma das alas que Carvalhal saberá ccertamente aproveitar. No entanto, ainda faltam alguns ovitos para que o homem consiga fazer uma omelete de jeito. Da minha parte, já não adormeço a ver os jogos do Leão. Creio que isso diz tudo... Saudações.

    Re: Saldo positivo...

    A chicotada normalmente dá sempre os seus efeitos a curto prazo. A incógnita é saber se continua por prazos mais alargados... Penso sinceramente, e tal como expus mais alongadamente no meu comentário, que essas recuperações anímicas milagrosas de que falas e o alívio momentâneo de poder experimentar um sistema táctico diferente são reflexos desse tal chicote imediato, mas cujas feridas nas costas podem cicatrizar rapidamente... A ver vamos! Abraço!

    Re: Saldo positivo...

    A ver vamos, meu caro, a ver vamos... :) Espero chegar ao fim do campeonato e podermos estar aqui a falar do que te tenho vindo a dizer há uns tempos. :) O balneário não estava bem; as estruturas não estavam bem, o técnico não estava bem. E quando assim é, substitui-se uma engrenagem e tudo volta a funcionar às mil maravilhas. A médio/longo prazo não sei...mas para o restante campeonato, o Sporting ainda vai fazer um inesperado brilharete... Abraço.

    Re: Saldo positivo...

    Calma ai, não foi só uma engrenagem que foi substituída! -> Saiu o Paulo Bento entrou o Carvalhal! -> Saiu a direcção desportiva com o Pedro Barbosa, entrou o Sá Pinto e novas personagens! -> Entraram mais 6 jogadores 2 comprados e 4 bem aparecidos; João Pereira - a peça que faltava na ala direita, Pongolle - veremos, Miguel Veloso - reapareceu a qualidade e um melhor posicionamento em campo, Grimi - a recuperar os níveis de confiança, Carlos Saleiro - a promessa de um grande avançado, e o Tonel veio fazer melhor figura que o Polga. Cumps

    Re: Saldo positivo...

    Aqui "engrenagem" tem um sentido bastante abrangente.:) Para todos os efeitos, a saída de Pedro Barbosa foi colmatada pela de Sá Pinto...e sinceramente, ainda não vi grandes alterações por esse lado. Agora, e no que concerne ao técnico, temos claramente melhorias evidentes, nomeadamente nos aspectos e dinâmica de vários jogadores. Esqueci-me do Saleiro...mas também ninguém me tira da cabeça que ele beneficiou da paragem do Liedson e do Yannick...e em boa hora, aponte-se. Cumprimentos.

    Re: Saldo positivo...

    Sem pretender afastar-me dessa avaliação positiva, pois estou inteiramente de acordo consigo, que pensa de uma estimação após as próximas 5/6 jornadas da Liga (já observou o calendário?), será que irá ser uma estimativa análoga meu caro? E não será peremptória? Saudações

    Re: Saldo positivo...

    Desde o início deste campeonato que defendo que, e à margem do mau começo do Sporting, que seria uma equipa que teria uma segunda volta bastante boa. Mantenho essa convicção. E mesmo que na frente de ataque ainda faltem algumas armas para conseguir encarar a guerra de frente, o Sporting será uma equipa terrivelmente difícil de bater, e poderá mesmo espernear q.b. para se intrometer nos lugares da frente. Sinceramente, estou mais preocupado com o Benfica, que demonstra alguma quebra física (que seria expectável)...e ainda está para se ver se conseguirá aguentar a enorme pressão que se anda a colocar em cima dos ombros de alguns jogadores e equipa técnica. Este mês é decisivo para muitas coisas. O Sporting não duvido que irá superar estes desafios. O Benfica, caso o consiga, não duvido que será campeão. Espero não em enganar... :) Abraço, meu caro.