Será assim que o Sporting resolve o passivo? | Relvado

Será assim que o Sporting resolve o passivo?

Certamente que não será pela via destes negócios ruinosos e sem estratégia sustentada para o futuro
 

O Sporting, de acordo com o seu já longo historial, apresenta-se no nosso país como um dos clubes denominados de "grandes". Todavia, nos últimos tempos a sua performance em termos de resultados desportivos e económicos tem deixado muito a desejar, não só para os seus ansiosos apaniguados, que continuam sedentos de títulos, como também para a sua SAD, que continua a não saber dar a volta aos muitos problemas de tesouraria que o clube atravessa.

Se fizermos uma simples análise cronológica sobre a forma como o SCP tem gerido os seus ativos, tanto no que diz respeito aos valores que despontam da sua Academia, como na forma de angariar mais-valias nos negócios que tem consumado, facilmente chegamos à conclusão que a ação gestora e financeira dos dirigentes que têm passado pelo clube não tem sido capaz de alterar este estado de sítio ruinoso entre os valores ativos e passivos da sua SAD através de bons negócios.

Mas vamos lá dar uma espreitadela aos valores das principais vendas do SCP em milhões de euros: Nani 25,5; Cristiano Ronaldo 15; Dusher 13; Hugo Viana 12,5; Simão 12,5; João Moutinho 11; Miguel Veloso 9; Quaresma 8; Enakarhire 6; Vidigal 6; Deivid 4,5; Ricardo 3; Delfim 3; João Pereira 3,6; Liedson 2,1; Figo 2; Custódio 1,8; Anderson Polga 0 (final de contrato).

Como se pode constatar através das verbas acima enunciadas, parece que estamos numa espécie de espiral negativa, com a pirâmide virada ao contrário, quando deveria ser o inverso tendo em conta a evolução inflacionista do mercado de transferências. Casos como Cristiano Ronaldo e Luís Figo, que são no primeiro caso e foram no segundo apelidados dos melhores jogadores do mundo, não deveriam ter saído do SCP tão prematuramente ou por verbas tão baixas, não sabendo a SAD rentabilizar os talentos da sua Academia e assim fazer diminuir o passivo do clube.

Mas mais casos de má gestão desportiva há a apontar, pois Simão, Quaresma e João Moutinho, até ver, ainda foram potenciar os seus dois rivais de sempre, FCP e SLB, e ainda lhes deram lucro, para além de no caso de João Moutinho ter sido uma transação direta não muito comum no nosso futebol.

E se a tudo isto ainda aditarmos o valor por que Liedson foi vendido, um dos seus jogadores de eleição, que quanto a mim saiu tarde de mais; assim como Polga não poderia ter saído sem render um único euro; ou ainda um jogador que é titular da seleção nacional, João Pereira, não pode ser vendido por uma verba tão baixa e antes de se apresentar numa montra mundial de negócios como será o Europeu de futebol. Só pode demonstrar o mau momento que o clube atravessa em termos financeiros.

Depois ainda há quem se questione pela razão de o SCP não se conseguir impor no campeonato e ter perdido mais uma final da Taça de Portugal e uma meia-final da Taça UEFA. Certamente que não será pela via destes negócios ruinosos e sem estratégia sustentada para o futuro do clube, a que eu costumo denominar do clube do “quase”, sendo que esta palavra nada tem de ofensivo para os seus adeptos, antes pelo contrário, é um alerta que aqui deixo para um clube que me merece todo o respeito e simpatia, mas que a meu ver é demasiado brando e simpático para o mundo desportivo que o rodeia.

Sporting:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

E o Rui Patricio pelo andar

E o Rui Patricio pelo andar da carruagem ainda sai a custo zero

PAH!

Os do Sporting são parolos.
Os do Benfica também são parolos.
O Fóculporto é que é bom e o Pinto da Costa é o maior.
Amo o Pinto da Costa.

o fuckyouporto é o mais corrupto

os do porto são parolos!

mas este ctadeu

pensa que é um experter da matéria , mas é mais um pobre desgraçado que abriu este sitio e pensou vou falar de futebol ... ó nhaca pura ,,
por acso sabes quanto pagou o f.c. porto por prémio de assinatura e de ordenado pelo cebola ,, olha segundo li o porto pagou 4 milhões por assinatura e ordenado nestes 4 anos qualquer coisa como 7 milhões . o porto com ele gastou no minimo 11 milhões e não contabiliso os prémios de vitórias , e sái do porto sem um centimo que seja , e vens para a ui dár lições que os outros clubes fazem maus negócios ,,,,,,,, o porto tem jogadores emprestados carissimos em que tem de assumir parte de ordenados como o fucile , dá por dois defezas 18 milhões pago como nenhum clube ,, se os vender pelos valores que dizem recupera o ivestimento vê lá as contas do clube e depois fala

ó bosta

coloca os 3 na balança com tanta venda do porto e benfica ,, coma as más vendas do sporting ,,,,,, se fores capáz de dizer que o passivo do porto é menos de 400 milhões é porque não se orientam , caso contrário onde anda o guito das vendas do poto ,,,,, só te vou alerta para o seguinte ,
1º o sporting não é uma direção corrupta , é democrática é eleita bem ou mal escolhidos são os sócios que elegem .. no porto é o estado novo em ação 30 anos de ditadura , se souberes qual é a fortuna de um homem que vendia tintas e vernizes que nem serviu para empregado do pinto magalhães apesar do amigo tambem ele ladrão belmiro o ter levado para lá , foi despedido , para vender fogões ,
2º fosse a democracia portuguesa defensora da legalidade o porto já tinha descido de divisão á muito tempo
3ºo sporting vende o que por norma consegue produzir o porto tem de comprar é assim os corruptos compram por 6 dizem que foi por 18 , vendem por 25 lucro é 7 que nem dá para pagar os ordenados ,, por isss devem 400 milhões ,, está caladinho como diz scolari ,,,,,,, do prto é tudo nhaca pura

Só dizes disparates e insultas!

Já estou farto de ler as asneiras que escreves, ainda por cima sempore a insultar os outros! E não sabes nada de nada!
1- A direcção do Sporting não é democrática ( e não há qualquer incompatibilidade entre democracia e corrupção que nem deves saber o que seja) porque para ser democrática tinha que ser eleita pelos sócios e todos com, um voto o que como sabes, não acontece. Fruto da subserviência ao Estado Novo, o Sporting (como o Benfica) NÃO É DEMOCRÁTICO, já que os sócios têm "valores" diferentes em votos.
2 - Se não fosses tão pocuo esperto já tinhas percebido que o Porto nunca poderia descer de divisão porque nada fez para o merecer. Foi ilibado em todos os tribunais por onde passou apesar da perseguição que os invejosos lhe moveram com a colaboração do Ministério Público. Oxalá os outros clubes fossem capazes de resistir a 3 anos de vigilância com escutas e mais trapalhadas como o Porto resistiu.
3 - O Sporting vende o que tem e se formos ver a lista do artigo estão lá muitos jogadores que o Sporting foi buscar fora. O Porto também vende o que tem e tem realizado muitas receitas com jogadores feitos em casa e outros que foi buscar fruto de um bom trabalho de "scouting".
Se queres acusar, diz o que sdabes e as provas que tens. Atirar palavras para o ar é fácil e pouco sério. Estou farrto dos teus ataques imbeciscomo se de um lado estivessem os bons e do outro os maus.