Quando é que o Sporting se declara candidato ao título? | Relvado

Quando é que o Sporting se declara candidato ao título?

Não há "manta curta" quando apenas tem 14 jogos oficiais para realizar.
 
Leonardo Jardim com Bruno de Carvalho, apresentação no Sporting
Sporting Clube de Portugal

Neste intervalo da Liga (mais um, infelizmente), será talvez pertinente avaliar os vários momentos deste competente e sólido Sporting, e fica a pergunta: Quando é que o Sporting assume ser candidato ao título?

Bom, este Sporting de Jardim estará atualmente na sua Fase 3. Eu explico melhor.

Se na Fase inicial, ou Fase 1, o Sporting rejuvenescido, e com princípios de frugalidade, tinha como objetivos principais a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, e garantir uma classificação de acordo com os seus pergaminhos, contrariando as 4 ultimas temporadas desportivas, e sobretudo com a estabilidade diretiva que não teve, e tal instabilidade garantiu-lhes 8 Treinadores em 4 épocas desportivas, este Sporting prometia bem mais que os 4 anteriores.

A Fase 2 do Sporting surge em meados do 2º terço do Campeonato, ameaça ser outsider, mas ainda não o era, porque a competição estava numa fase embrionária, timidamente, ou não, espreita uma putativa candidatura, mas sem ser verbalizada ou exteriorizada, a excepção, as declarações de Bruno de Carvalho.

Entretanto, e neste período estacionamos na Fase 3 do Sporting, estamos a meio do 2º terço do Campeonato, a eliminação da Taça de Portugal e da Taça da Liga, ambas eliminações injustas (o aleatório das eliminatórias), e injustas, mormente pela competência que demonstraram perante os 2 mais fortes candidatos ao Campeonato, e em cada uma dessas competições a eliminar.

Todavia, esse afastamento precoce daquelas competições, despertaram no Leão uma revolta, perderam a timidez, e sobretudo revelam um relativo "estofo", e um belo exemplo disso mesmo, foi demonstrado no "batatal" de Arouca, com uma extraordinária atitude competitiva, com o "fato de macaco" porque as circunstâncias a isso obrigavam, e a desconfiança neste jovem e "macio" Sporting desvaneceu-se, e com o Inverno a testemunhá-lo.

Se já explanamos as 3 Fases do Sporting, chegamos a um período próximo do fecho do mercado de transferências, e é expectável o Sporting não perder unidades nucleares, e eventualmente retocar ou reforçar o seu plantel. Recordo que o Sporting para além do seu habitual onze base, no seu banco sentam-se meia dúzia de "titulares": Marcelo Boeck, Piris, Dier, Vítor, Wilson e Slimani, francamente não parece que a "manta seja curta" quando apenas tem 14 jogos oficiais para realizar, no que resta da temporada desportiva, irá treinar tranquilamente e jogará semana a semana.

Em contraste, outros aproximam-se de um enorme "aglomerado competitivo", FC Porto e Benfica se irão ter as restantes 14 jornadas do Campeonato, acumulam ou não, 3 a 4 jogos na Taça de Portugal, a que se juntam 1 a 2 jogos da Taça da Liga, e se acrescentarmos que ambos rivais podem atingir uma fase adiantada da Liga Europa, serão mais 8 a 9 jogos Europeus, isto é, se o Sporting terá 14 jornadas para cumprir, os 2 principais candidatos ao título podem acumular 27 ou 28 jogos intensos e competitivos.

Será jogar, viajar e recuperar, mas sem treinar, e depois, como tão bem sabemos, as grandes surpresas nas Ligas Europeias surgem habitualmente no "pós ressaca Europa" e paga-se a fatura nas provas internas, e este fator não deixa de ser uma enorme vantagem para o Sporting, e exemplifico, o FC Porto, se ultrapassar o Eintracht Frankfurt atingirá os 1/8 da Liga Europa, e dia 13 de Março jogará com o Swansea ou Nápoles, e passados 3 dias, a 16 de Março joga em Alvalade com o Sporting.

Bem, quando caminhamos para o final do 2º terço do Campeonato (ou Jornada nº 20), é justamente no final desse período, ou meados do ultimo terço que poderá emergir o Sporting Fase 4, que conclui e vai entroncar nas anteriores Fases?

Bom, estes 2 meses que se avizinham serão cruciais, em Fevereiro e Março o Sporting terá para disputar 9 jogos do Campeonato (e repito, semana a semana, com unidades de treino a completar cada jornada), em contraponto, FC Porto e Benfica nesses 2 meses, e num cenário muito provável, caso superem os 1/4 da Taça de Portugal, e os 1/16 da Liga Europa, terão para realizar 16 jogos intensos (quase o dobro dos disputados pelo Sporting, são apenas 9), e com 7 desses jogos realizados a meio da semana, entre eles, o FC Porto Benfica na Taça da Liga em Fevereiro, e provavelmente, ou não, a 1ª mão da Meia Final da Taça de Portugal outro clássico se repetirá no Dragão, esse no mês de Março.

Concluindo, com tanta carga física, e sobrecarga competitiva, quer do FC Porto e Benfica. com as inevitáveis sequelas que jogos a meio da semana provocam, não irão ambos perder pontos pelo caminho, e onde menos se espera? Provavelmente. E se dia 30 de Março encerra a jornada nº 25, será seguramente nas 5 ultimas jornadas, dessa recta final do Campeonato que o Sporting irá assumir sem pudores a sua candidatura ao título. isto se mantiver a mesma regularidade, curiosamente, o Sp Braga de Jardim, Edição 2011/12, entrou na Luz à Jornada 25 líder do Campeonato, e perdeu essa liderança, já em período de descontos, e só aí os Arsenalistas declararam a sua candidatura, aliás, tal como o Sp de Braga de Domingos o tinha feito no Campeonato 2009/10, quando disputaram o título até à derradeira Jornada.

Mera opinião pessoal, e observando tantas variáveis apresentadas, o Sporting vai justamente entrar nas jornadas finais deste Campeonato em condições de o disputar e mesmo conquistar!

Sporting:

Comentários [22]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

São todos

candidatos mas no final ganha sempre o mesmo. Mas na cabeça deles, a competição é séria !!

mas qual e a vantagem de se assumir candidato ao titulo?

ainda nao percebi 3 coisas :
1 - para se ser candidato ao titulo nao basta entrar no campeonato?
2 - qual e a vantagem que existe em andar a apregoar aos 4 ventos que se e candidato a isto ou aquilo?
3 - quem e que tem a ver com os objectivos do sporting que nao os sportinguistas?

todas as equipas que entram no campeonato podem ganhar, depois e jogo a jogo , ponto a ponto que se definem as classificacoes. nos, os sportinguistas nao estamos preocupados se somos candidatos ao titulo ou nao. depois de muito anos vermos este ano a equipa a jogar a bola, vemos um presidente que defende o clube e protege o treinador, vemos jogadores que querem representar o clube e tem orgulho de envergar a camisola, suando-a todos os jogos. isso para mim como sportinguista por agora chega, especialmente depois das ultimas epocas...
por isso acho que a direccao e a equipa tecnica fazem muito bem em deixarem os jornalistas a falar sozinhos.
quanto aos outros so estao preocupados porque este ano nao podem justificar os seus falhancos com o sporting. por exemplo , os benfiquistas tiveram uma epoca falhada no ano passado, estavam em todas a frentes e ganharam tanto como o sporting ,no entanto tem a lata de dizer que o sporting e que esta mal!!!! este ano queriam ser campeoes europeus, gastaram rios de dinheiro sem resultados mas os outros e que estao mal... o porto este ano e o mesmo, fez uma equipa para competir na liga dos campeos, no entanto nao obstante terem um orcamento muito proximo de outros clubes europeus ( 100 Milhoes) nao atingiram os objectivos, o jogador mais barato que compraram custou mais que o mais caro do sporitng. esta tudo agoniado que o elias custou 8 milhoes ao sporitng e esquecem-se que o danilo custou 18 milhoes ao porto, nao e nada e so o elias+o cardoso... mas o sporting e que e candidato ao titulo e falha...

esta historia de candidatos ou nao no fundo e so uma tentativa dos nossos adversarios para terem companhia nos falhancos dos seus objectivos, uma vez que so um pode ganhar o campeonato. pois este ano tem de encontrar outro bode expiatorio. eu sei que a miseria adora companhia , mas tem de arranjar outros....

1 Claro que sim, se assim não

1 Claro que sim, se assim não fosse, neste século Boavista Campeão, e Braga em 2 ocasiões não lutariam pelo título até ao final, e o Boavista até foi Campeão!

2 A desvantagem é criar pressão à equipa, a vantagem é o Sporting assumir-se como um Grande, que efectivamente o será.

3 Como observador do fenómeno Futebol não posso questionar? O Sporting não está no grupo da frente e com as condições, mais que favoraveis para conquistar o Campeonato?

»pois este ano tem de encontrar outro bode expiatorio. eu sei que a miseria adora companhia , mas tem de arranjar outros....»

Confesso que não entendi este paragrafo final, miséria? De resultados desportivos ou financeiros?

Em termos de orçamentos, se é inquestionavel que o Sporting tem um orçamento incomparavelmente inferior a FC Porto e Benfica, também alinha no discurso que o FC Porto tem um orçamento de 90 milhões, e o Benfica menos de metade, fica-se pelos 40 milhões (com cerca de 32 atletas nesta 1ª metade do Campeoanto), quais dos dois orçamentos serão uma falácia? Do FC Porto ou do Benfica? Bom, eu não sou ingénuo ...

miseria de resultados desportivos...

miseria de resultados desportivos , do desfraudar de espectativas dos adeptos. 2 dos 3 estarolas do costume nao seram campeoes - facto! - . o sporting ao longo dos anos tem vindo a "assumir-se" como candidato ao titulo sem condicoes de o ser. agora nao estamos a fazer isso, logo pelo menos uma coisa e diferente, nao podem acusar a direcao ou a equipa tecnica de defraudar essas espectativas. desta forma os adeptos e dirigentes do porto ou benfica nao podem dizer " nos nao fomos campeos, mas olhem para o sporting que tambem nao foram" como o benfica tem feito nas ultimas epocas. por isso nessa miseria de defraudamento de espectativas ou o porto ou o benfica ficam sozinhos este ano...

no ponto dos orcamentos, isso estamos de acordo , o porto e o benfica estao ao mesmo nivel, possivelmente com diferencas marginais. isto no entanto tem acontecido nos ultimos anos e o benfica tem ficado atras do porto com orcamentos muito semelhantes - facto!

Leão, ainda vai que o

Leão, ainda vai que o Sporting se está a reerguer, é sinal de vitalidade, e com isso ganha a competitividade do Futebol Português, agora, espero sim que sejam regulares, e não se pode avaliar competencias, numa mera temporada desportiva.

Queres factos dos ultimos 50 anos do Futebol Português?

Vejamos, no que diz respeito a Campeonatos conquistados, quem tem vindo a perder protagonismo:

Há 50 anos: Benfica 12 Campeonatos; Sporting 11 Campeonatos e FC Porto 5 Campeonatos!

Há 40 anos: Benfica 20 Campeonatos, Sporting 13 Campeonatos e FC Porto 5 Campeonatos!

Há 30 anos: Benfica 25 Campeonatos; Sporting 16 Campeonatos e FC Porto 7 Campeonatos!

Há 20 anos: Benfica 29 Campeonatos; Sporting 16 Campeonatos e FC Porto 13 Campeonatos!

Há 10 anos: Benfica 30 Campeonatos, Porto 19 Campeonatos e Sporting 18 Campeonatos!

Actualmente: Benfica 32 Campeonatos, Porto 27 Campeonatos e Sporting 18 Campeonatos!

Isto sim, são factos, agora meros "fogachos" não "inquinam" a estatistica e a linguagem fria dos numeros!

por outro lado,o presidente do SCP

não se cansa de declarar o que pensa do clube da fruta...
ohohoh

Ó Lamelas, é verdade razão

Ó Lamelas, é verdade razão tem o Bruninho de Carvalho: "Corem de Vergonha, Senhores da Liga e da FPF". As últimas vezes que vimos um Paixão apitar em Barcelos, há duas temporadas, beneficiou escandalosamente o Gil Vicente e duplamente, as vitimas foram o FC Porto e o Sporting, que perderam ambos os jogos.

Há quem diga que não há duas, sem três... Vamos aguardar se irá mais uma vez beneficiar escandalosamente o Gil Vicente no proximo sabado!

bimbo, ainda te lembras do que o BC disse do clube da fruta

e dos seus corruptos dirigentes?
debias saber que criar boas relações é fácil, difícil é mantê-las...
ohohoh

«Rectifico com respecrivo»

o q é esta merda!?

PS: está «aspado», hehehehehe...

O Sporting só tem que manter o mesmo discurso...

O Sporting só tem que manter o mesmo discurso até ao fim. Porque se inicialmente já seria bom para esta época ficar em 3º, não deixará de o ser na mesma.

Mas mesmo assim, vou esperar pelo jogo da Luz para poder me convencer a mim próprio que o Sporting será candidato.

Olha, jogo a jogo, e a ver vamos :)

Sinceramente, acho que o Sporting não vai conseguir lutar

pelo título, posso estar enganado, mas é muita gente sem experiência de luta pelo título, e agora é que realmente a pressão vai começar a fazer-se sentir... até agora, era tudo muita alegria, Jardim conseguiu estabilizar o grupo mentalmente como grande treinador que é, mas a experiência faz muita falta... os jogadores do Sporting, não sabem ainda o que é lutar por um título...

Apesar disso, são favorecidos por uma ano horrível do Porto, e por um início menos bom do Benfica, mas se no caso dos Dragões, a crise tende a agudizar-se, no caso do Benfica parece-me que já estão ao seu melhor nível, claro que será sempre o Benfica dos outros anos, com algumas perdas de pontos quando a pressão estiver on, mas não acredito que o Sporting consiga fazer pontos suficientes para perssionar verdadeiramente o Benfica...

Penso é, que mesmo com esta falta de experiência, o Sporting tem tudo para lutar com o Porto pelo 2º lugar e até considero os leões favoritos ao 2º lugar... a ver vamos...

Pois eu aposto num Sporting

Pois eu aposto num Sporting Campeão, caso Porto e ou Benfica permaneçam mais 3 meses na Europa!

Bem, o problema é que o Porto terá na melhor das

hipóteses mais 4 jogos na Europa, porque contra o Nápoles já éramos... e a jogar assim mesmo contra uma das mais fracas equipas alemãs acho que temos reais hipóteses de sermos eliminados...

O Benfica, contra o Tottenham é difícil dizer quem passará, os londrinos agora com um treinador com as ideias de Redknap apostará mais num jogo direto à inglesa, tem excelentes jogadores quer na defesa e no meio campo.. no ataque tem muita velocidade... não sei, será um eliminatória complicadinha para ambos...

Agora, este Sporting tem isto pela frente:

1º Inexperiência dos seus jogadores na luta pelo Título e poucas referências no plantel que tenham passado por estes momentos...

2º As equipas adversárias vão conhecendo cada vez melhor o adversário, e começam a saber enervar o Sporting..

3º Na última parte do campeonato, com os pontos em disputa a serem cada vez menos, as equipas pequenas tendem a ser mais fortes defensivamente, porque precisam mesmo dos pontos contra os grandes e as dificuldades aumentam...

4º A inevitável luta pelo Título, até agora foi fácil sacudir a pressão, a partir de agora, mesmo os jogadores irão começar a pressionar-se a si mesmos, eles não vão mais conseguir jogar com aquela descontração, terão que ser fortes e aguentar a pressão de um clube grande como o Porto e o Benfica... é a hora de perceber se são meninos ou homens a sérios...

Por tudo isto, acho que ainda é cedo para se perceber se o Sporting irá ser candidato ao título, muita coisa pode correr mal, muitas variáveis... eu acho que vai ser difícil o SPorting lutar pelo título, mas como disse, a ver vamos...

»o Porto terá na melhor das

»o Porto terá na melhor das hipóteses mais 4 jogos na Europa, porque contra o Nápoles já éramos»

Inside, em Agosto na Emirates Cup: Porto 3 Napoles 1, com Martinez no banco, e com Ghilas e Abdoulaye titulares, provavelmente o Napoles pelos sinais recentes será mais forte que o Porto, não sei, mas se o Porto passar os Alemães já parte portanto derrotado, ok, são pontos de vista que respeito, mas não aceito!

Bruxo, alguns pontos:

1º foi um jogo amigável
2º foi antes deste projecto de treinador ter destruído a equipa portista
3º este Nápoles é uma equipa muito forte em competições a eliminar porque tem Benitez... ou seja, é como colocares um mestre em Xadrez dum lado e do outro um puto (sem grande inteligência) do outro, não é difícil adivinhar o adversário...

Bruxo, como te disse, este Porto deste ano, falhou no fundamental que era o treinador, ele parece um papagaio a tentar dizer aquilo que lhe disseram para dizer nas conferências de imprensa, afundou a confiança de jogadores taticamente como Fernando, Lucho e mesmo Otamendi porque aqueles falhanços têm uma razão tática também, afundou os jovens talentosos do plantel não apostando neles, ou fazendo-o sem qualquer lógica... é pá, falhou é a vida, não emendou, é a vida... agora milagres não acontecem todos os anos, meio campeonato passado, não tens meio campo definido, nenhum dos jogadores tirando Fernando que joga a contra-gosto numa posição onde não rende tanto, tem lugar seguro e estável, tens os defesas todos com uma crise de confiança tática no caso de Danilo e Alex Sandro e mesmo de moral no caso dos centrais, todos eles...

Dizer mal desta coisa que o Porto se tornou neste ano, não é ser anti-Porto Bruxo, é ser realista, não achas?

Cpts.

e tens o caso

do fernando que vai sair a custo zero devido à "incompetência" da nossa esturutura;

Os erros graves, este ano foram os seguintes:
Contratação de um treinador fraco, contratação de jogadores mediocres, renovação com um jogador velho como Helton, deixar sair a custo zero o Fernando. . .

Isto já para não falar de casos como os de Iturbe, Fucile, Rolando, Izmaylov, Kelvin. . . e por aí fora. . .

De uma assentada, o meio campo do FCP esfumou-se;

Só faço um reparo, os jogadores não são fracos,

como eu costumo dizer: o fraco treinador faz fraco o forte plantel!

Dos jogadores contratados pelo Porto, só Licá acho manifesta incompetência... Analisando à lupa os reforços:

- Herrera: tem explosão, é forte no confronto físico, tem passe, tem remate, executa rápido... falta-lhe, somente ter um treinador que lhe ensine a jogar de forma mais inteligente porque ele estava habituado no México a jogar no campo todo... este tipo treinado por Jardim, neste momento toda a gente falava que o Porto tinha acertado novamente...

- Licá: uma porcaria em todos os sentidos, não vale a pena falar muito...

- Ricardo: Como defesa direito, para mim, vai ser titular da Seleção... tem tudo para o lugar, é rápido, assertivo (muito importante para um defesa), centra bem, finta bem vindo detrás, muito inteligente a aprender as movimentações... um valor seguro como defesa direito na minha opinião.

- Ghilas: um tremendo jogador, é incrível como não joga como falso extremo, é lutador, possante, rápido, remata bem, tem criatividade e fantasia... agora sem jogar é difícil mostrar todas estas qualidades, e mesmo que não se aposte nele como falso extremo, colocar o 2º avançado da equipa a jogar 20 minutos em todos os jogos é aquilo que todos os grandes treinador fazem para eles estarem em forma...

- Reyes: Este é outro central que no futuro irá valer muito dinheiro, não tanto como Mangala, mas não duvido do seu valor, está a ganhar peso... apesar disso, admito incompet~encia não pelo seu valor, mas por termos muitos jogadores para essa posição de valor e com toda a certeza esse dinheiro faria mais falta para outras posições...

Josué: o melhor 10 português da actualidade e o melhor distribuidor de jogo... tem uma assertividade no passe de risco pouco vista por essa Europa fora, só que a jogar a 8 não dá, ele não tem velocidade, não é um jogador rotativo... faria bem a posição 8/10 ou 10 declarado... porque ele também defende, mas não lhe peçam é para juntar linhas no duplo pivot...

- Carlos Eduardo: Tem tudo este rapaz, menos falta de vergonha, isso ele tem muita, é o seu principal problema ser muito tímido... tem explosão apesar de não ser rápido, tem pulmão, tem intensidade, tem agressividade, tem passe, tem remate... o homem pode ser 8 ou 10 que é sempre grande jogador...

- Tiago Rodrgues: foi uma contratação barata para o futuro, é uma incompetência que se percebe, existe sempre um risco associado a trf....

- Quintero: O Porto não precisava deste jogador, só vejo para a sua morfologia um local do mundo onde ele pode dar que é em Itália no 4-4-2 losângo... aí sim, com as costas protegidas como o centro do Universo da equipa ele pode brilhar a grande altura, no 4-3-3 independentemente do triângulo não existe espaço para um 10 que não pressiona, que nem sequer tem grande raio de ação porque ele não consegue, o corpo não deixa... mas, com bola nos pés, no centro do Universo o homem é único no mundo :)

Ou seja, o Porto contratou muita qualidade, talvez para algumas posições até em excesso, mas não vejo essa mediocridade toda neste plantel, vejo é um treinador a tornar toda a gente pior em vez de os melhorar...

Em relação ao resto, é verdade este Fabiano já deveria ser aposta sem renovação de Helton, um pouco à imagem de Baía, apostou-se em Helton com Baía no banco para a eventualidade de Helton falhar... Fernando, ainda percebo... o que não percebo é, ter o exemplo de Fernando e não vender Ota que estava no risco de se tornar noutro Fernando no ano a seguir... é que agora para Fernando já era tarde para agir...

A direção cometeu vários erros nas vendas nos últimos anos, mas o principal foi nos treinadores, este ano, se tivesse sido contratado Jardim, com os mesmos jogadores estaríamos aqui a falar deste grande Porto e de como tão facilmente foi colmatada a saída de Moutinho...

Para melhor situar

Para melhor situar temporalmente as 4 Fases do Sporting nesta temporada desportiva :

Fase 1 Pré-época, e expectativas respectivas!

Fase 2 Durante o 1º terço do Campeonato, poderia surpreender, mas ainda seria prematuro!

Fase 3 Durante este 2º terço do Campeonato, e uma timida candidatura é sinalizada em Arouca!

Fase 4 A acontecer, caso o Sporting mantenha a mesma regularidade, poderá o Sporting assumir sem pudores ser candidato, ou no final deste 2º terço, pela 20ª Jornada, ou em meados do ultimo terço, pela 25ª Jornada. Isto é, o Sporting pela 25ª Jornada, com esta regularidade, e em condições de assumir o título, só se irá declarar nessa recta final!

Confuso

Como é que podemos estar simultâneamente na Fase 2 e Fase 3?

Ou eu percebi mal ou "A Fase 2 do Sporting surge em meados do 2º terço do Campeonato," e a "Fase 3 do Sporting, estamos a meio do 2º terço do Campeonato".

Ou muito me engano ou meio e meado são sinónimos...

Por outro lado
"a eliminação da Taça de Portugal e da Taça da Liga, ambas eliminações injustas (o aleatório das eliminatórias), e injustas, mormente pela competência que demonstraram perante os 2 mais fortes candidatos ao Campeonato, e em cada uma dessas competições a eliminar."
Penso que quer os adeptos do Porto quer os do Benfica discordam disto.
Na taça da Liga, independentemente das polémicas (que no final serão estéreis) o Porto foi claramente mais competente e o facto de o Sporting não ter sido capaz de materializar a sua superioridade em golos quando se defrontaram atesta, na minha opinião, a falta de competência do sporting (que acabou por custar o apuramento).
Penso também que no caso da eliminação da taça de Portugal o Sporting mostrou muito "querer" muita vontade e entrega mas no final acabou por ceder a alguma falta de experiência o que, coincidindo com o ascendente de forma que a equipa do Benfica começava a apresentar, culminou no desfecho que todos conhecemos.

Acho que o Sporting está a ser particularmente prudente ao não declarar a sua candidatura ao título, é uma forma de proteger a equipa que, se olharmos para esta época baqueou sempre que defrontou os seus hipotéticos adversários na luta pelo título.

Empatou com o benfica em casa para o campeonato, perdeu fora com o porto para o campeonato, perdeu fora com o benfica para a taça de portugal e empatou com o porto em casa para a taça da liga.

Os sportinguistas que não me levem a mal, acho que estão a fazer uma excelente omelete com muito poucos ovos, mas para se reerguer novamente o Sporting precisa de tranquilidade e não de se deslumbrar. E se o Sporting precisa de se reerguer, a liga e o futebol Portugues precisam de um Sporting forte que afaste a bipolaridade dos ultimos 4 anos.

»Na taça da Liga,

»Na taça da Liga, independentemente das polémicas (que no final serão estéreis) o Porto foi claramente mais competente»

O Porto arrancou um empate lisonjeiro em Alvalade, Fabiano foi o melhor em campo, se tivessem sido felizes, ~era desnecessária a questão dos golos.

»Empatou com o benfica em casa para o campeonato, perdeu fora com o porto para o campeonato, perdeu fora com o benfica para a taça de portugal.»

Empatou em casa com o Benfica, mas foi mais equipa, foi um rasgo de Markovic que garantiu um empate. Perdeu bem no Dragão, mas após William Carvalho ter feito o empate o Porto no minuto seguinte fez o 2-1. Na Taça de Portugal estar a perder 1-3 em casa do rival, e virar com atitude e competencia para um 3-3 final, revela relativo estofo!

Em 4 jogos que teve em confronto directo com FC Porto e Benfica, não teve nesses 4 jogos a sorte do jogo. Todavia, não é normalmente nos confrontos directos que se ganham Campeonatos!

O que pretendo salientar, com Porto e Benfica com um calendário carregado nestes 2 meses que se aproximam (expectavelmente 7 jogos a meio da semana), o Sporting poderá assumir a liderança, e depois poderemos avaliar se tem ou não estofo para a ponta final, e quando assume a candidatura, eu aponto a 25ª Jornada, caso mantenha esta regularidade!

estão no bom caminho

tb não mudava de discurso, principalmente qd o mesmo é bem diferente entre treinador e presidente (posturas, discursos, actuações diferentes)
Estão-se a dar bem com esta postura e (para mim) conseguiram surpreender estando a par de FCP e SLB... Para quê mudar e aumentar a própria pressão?

Sim, a estratégia é essa e

Sim, a estratégia é essa e tem corrido bem, evitar elevar expectativas, e aliviar a equipa da pressão dos media e adeptos, todavia o Presidente teve momentos de precipitação, e entrelinhas apontou à candidatura, erradamente, alias, contrariou as palavras do Treinador (quanto a mim, a maior "vedeta" do Sporting, e discreto).

O discurso e candidatura só será assumida, na recta final se até lá o Sporting mantiver a mesma regularidade e estiver em condições de lutar pelo título!

Aliás, nas 5 ultimas temporadas o Sp de Braga só o assumiu nesse período, em 2009/10 com Domingos, e em 11/12 com Jardim (como aliás referi), e se o Sporting é um Grande, não deixa de ser verdade que tem um orçamento incomparavelmente inferior aos seus rivais, e se os orçamentos não ganham Campeonatos, ajuda e de que maneira!