Sevilha 4-1 FC Porto: noite negra para dragões | Relvado

Sevilha 4-1 FC Porto: noite negra para dragões

Equipa de Luís Castro foi esmagada pelos andaluzes e disse adeus à Europa.
 
Carlos Eduardo em ação no FC Porto
FC Porto

O FC Porto viveu esta quinta-feira uma noite de pesadelo em Sevilha, na segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Sem Fernando e Jackson, os dragões efetuaram uma pálida exibição, das piores da época, perderam por 4-1 e foram afastados da prova.

Nem o adepto mais pessimista poderia adivinhar o que se iria passar no início do jogo. O FC Porto entrou muito mal, cometeu sucessivos erros defensivos nos primeiros minutos e chegou à meia-hora a perder por 3-0.

O descalabro começou cedo, logo aos 6 minutos, quando Rakitic concretizou uma grande penalidade discutível. Um lance que começou com uma falha de Reyes, indiscutivelmente muito verde para jogos destes. Toda a defesa do FC Porto, aliás, mostrou debilidades que já não são de agora.

Vitolo, aos 27', e Bacca, aos 30', aumentaram a vantagem dos sevilhanos, aproveitando mais falhas infantis na transição da defesa para o ataque dos azuis e brancos.

Até ao intervalo, o FC Porto tentou equilibrar a partida e acertar as marcações, mas o mal estava feito.

Os homens de Luís Castro encheram-se de brios e entraram melhor na segunda parte. Durante 30 minutos causou várias situações de golo, quase sempre por Quaresma, mas não marcou. E foi o Sevilha, em contra-ataque e com menos um jogador, por expulsão de Coke, que fez o 4-0, por Gameiro, aos 79 minutos.

Quaresma ainda reduziu, com um belo golo já nos descontos, mas nem houve festejos.

O FC Porto volta para Portugal vergado a uma pesada derrota, que espelha a época cinzenta da equipa. Mas com este plantel, em especial com esta defesa, não pode haver milagres.

Equipas iniciais:

Sevilha - Beto; Coke, Pareja, Fazio e Fernando Navarro; Reyes (Diogo Figueiras, 57’), Carriço, M'Bia e Vitolo; Rakitic (Trochowski, 86’)  e Bacca (Gameiro, 69’).
Suplentes: Varas, Diogo Figueiras, Marin, Iborra, Trochowski, Samperio e Gameiro.

FC Porto - Fabiano; Danilo (Kelvin, 65’), Reyes, Mangala e Alex Sandro; Defour, Carlos Eduardo (Quintero, 46’) e Herrera; Varela (Ricardo, 45’), Ghilas e Quaresma.
Suplentes: Kadu, Maicon, Josué, Licá, Quintero, Ricardo e Kelvin.

FC Porto:

Comentários [97]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mais uma copiosa cabazada na Europa

As capas dos Jornaleiros Espanhois deveriam dizer hoje,

De Portugal vieram os bombos para a festa Sevilhana

Bem, o que dizer neste

Bem, o que dizer neste tópico?

Sem ser redutor, assumir o erro de casting Fonseca, e assumir que não foram devidamente supridas pela Admnistração as saídas de Falcao, Hulk ou Moutinho, o Porto perdeu qualidade e ponto final, para além disso, reforço a falta de Alma, de Espirito de Dragão a ausencia de referencias que tem faltado às equipas Porto. Se o Presidente e Admnistração tem ganho tantas, tantas vezes, e lhes são apontados os devidos méritos, nesta temporada há responsaveis, e o Fonseca não é o maior réu!

Quanto ao resto, é verdade, é notícia em Portugal quando o FC Porto tem uma temporada penosa e péssima como esta, foram cerca de 4/5 nos ultimos 30 anos. Já não é notícia o FC Porto ganhar Pentas, Tetras e Afins...

É verdade que é notícia em Portugal o Porto ter sido goleado em Sevilha. Mas nunca é notícia o FC Porto ganhar 3 T Europeias em pleno seculo XXI, isso não, não é noticia!

Quanto ao jogo: Não alinho no "bota-abaixismo", de que tudo esteve mal, mas pergunto, com a equipa privada de referencias (Helton e Fernando), sofre um golo injusto aos 5 minutos, numa GP mentirosa, no Estádio todos perceberam a mentira de Bacca, os Espanhois empatam a eliminatória, e o FC Porto com Fabiano, Reyes, Herrera, C Eduardo e Ghilas (5 unidades com 3/4 jogos Europeus), é natural que "abane", mas não foi uma vergonha... Porque se os 30 minutos iniciais do Sevilha, valeram 3 golos (com o empurrão Italiano), naquele vendaval ofensivo, na 2ª metade, a primeira meia hora é do FC Porto com 4 oportunidades flagrantes dos Dragões, e mais uma vez os "ferros"...

Quem for sério, percebe que a GP mentirosa de Bacca influenciou todo o resto, aliás, sem nos escudarmos na arbitragem, recordo do golo limpo com o Napoles de C Eduardo que nos permitia levar um 2-0 para o S Paolo, recordo-me de Pareja ter-lhe sido poupado por uma entrada a pés juntos um amarelo no Dragão, e jogou ontem, recordo-me e da forma quase cirurgica de Jackson ter sido amarelado sem razões para tal, recordo-me de Fernando ver o 2º amarelo, sem ter feito falta, e repito, sem me escudar na arbitragem, estes "pormaiores" inclinam a coisa!

A estatística não ganha jogos, todos sabemos, mas deixa sinais: Porto com posse de 68%, teve 10 cantos para 2 do Sevilha, Porto teve 7 remates, e o Sevilha empatou nos remates à baliza ... Mas é estatística, e essa não ganha jogos, nem eliminatórias.

Época desportiva perdida? Com certeza, quando assumimos as muitas Glórias, temos também de assumir os escassos insucessos, mas de CABEÇA BEM ERGUIDA. Não, nem a Final da Taça de Portugal mascara o que quer que seja, pese embora a Meia Final já poderia ter sido resolvida e com goleada na 1 ª mão, tanta malapata ocorrida, não augura nada de bom para a 2ª mão, é que apesar da má preparação desta temporada, em modo principio de Peter e lei de murphy, já tudo pode acontecer na proxima 4ª Feira na Luz, sem com isto deitar a toalha ao chão!

Para quem me quiser ler nas entrelinhas, e não só, recordo sempre o Pai deste Porto de dimensão Europeia,
Pedroto, em 1980, saiu do clube, em ruptura com a direcção, afirmou tão só isto:
"A direcção do clube tem de pensar o que é prioritário: se privilegiar interesses particulares, se desenvolver dinâmicas de vitória" ...

A questão única, chama-se TREINADOR.

Tantos comentários, falam de injustiça, falam de árbitros, falam de fruta e ainda ninguérm entendeu que, acima da qualidade do plantel, está a qualidade do treinador. Um bom treinador faz dum plantel mediano uma grande equipa e um treinador medíocre daz dum bom plantel uma equipa de m*rda. Esta é a realidade. Quique Flores e JJ tiveram o mesmo plantel: com QF os jogadores eram pernetas, com JJ eram génios. Aconteceu com Jesualdo e Vilas Boas e com uma série de treinadores do Sporting e Leonardo Jardim.
Paulo Fonseca no FCP foi horripilante. Luís Castro, trouxe melhorias mas cedo mostrou ter opções formatadas: É inademissível que em todos estes jogos não tenha descoberto que jogar com Carlos Eduardo é pior do que jogar com 10, porque há um zero absoluto que ocupa um espaço, faz parte da dinâmica mas que não existe; Não ver que Herrera, apesar da sua boa movimentação é um perdedor de bolas nato, que nunca poderá garantir a posse de bola fluida e tranquila que se exige; Não ter reparado que Alex Sandro é constantemente um factor destabilizador da defesa, apesar da sua enorme categoria, porque para ele não existe equipa, que joga quase sempre sózinho, que anda numa boa com ou sem bola, sem pressa e sem atitude, que nos contragolpes adversários nunca está na sua posição, que se tranformou num transportador de bola quando deveria ser um criador e explorador de espaços. Alex Sandro é o que de mais puxões de orelhas precisa, sem dúvida. Andar todos estes jogos a martelar nestas situações é de uma mediocridade aberrante, pois nestes casos como noutros mais, é evidente que com PF e LC , não há sinais de se ter tentado disciplinar e corrigir estes absurdos técnico-tácticos, nem de se tentar corrigir vícios de alguns jogadores (Josué bem orientado e bem corrigido é uma mais valia) , nem de, sequer, tentar encontrar no plantel outras opções. Há jogadores que quase não contam, mas que com os minutos de outros que mostram nada valer, talvez pudessem acrescentar algo mais há equipa. A integração de Fucile teria proporcionado portas de crescimento e fortalecimento da equipa, pois para além de ser um óptimo lateral poderia libertar Danilo ou Alex Sandro para o meio campo. Não sei o que se passou com o uruguaio, mas ser votado ao ostracismo depois da brilhante exibição na Supertaça, com tantos minutos dados a jogadores medíocres, foi criminoso e justifica qualquer reacção menos razoável de um jogador com provas dadas.
Se eu mandasse, até final de época, o FCP jogaria assim: Fabiano; Ricardo, Maicon, Mangala e Fucile; Fernando; Danilo e Alex Sandro; Quaresma; Gillas e Jackson; Suplentes: Kadu, Reys, Mikel, Defour, Quintero, Varela e Kelvin. Ou mais ousado:Fabiano; Maicon, Reys e Mangala; Fernando; Danilo e Alex Sandro; Quintero; Gillas, Jackson e Quaresma.

...

Talvez o Benfica hoje se vingue dos espanhois na youth champions league contra o real madrid....RUMO á FINAL!!!!

Youth Champions

Aos 60 minutos o Benfica vencia o Real por..............................4-0

Os putos estão em grande....Nuno Santos e o Hildeberto Pereira marcaram os 3 primeiros golos o 4º não sei quem foi :)

euy estava a ver...ate dá

euy estava a ver...ate dá para "panenkas" :-)

Afinal o Seixal até produz coisas giras...

é uma questão de conceito de produção, até agora, só vejo

um clube grande português produtor... porque putos há sempre muitos, jogadores realmente a fazerem parte do onze é que são poucos, e no caso do Benfica e Porto são 0...

..........................

Inside o Benfica só "voltou" a ter formação desde à 10 anos a esta parte, e desde ai tem se começado a ver miudos com qualidade, e sim nem todos eles conseguem vingar, mas existe neste momente qualidade na luz, especialmente nesta equipa SUB19 quem vê João Nunes o capitão e Central da equipa, Estrela o Trinco e o manda chuva de meio campo, Rochinha Guedes e Nuno Santo são os homens mais na criatividade e no ataque da equipa.....e atenão faltou hoje o jogador que dizem que já tem contrato assinado com o Porto, que é só o melhor marcador da equipa.....

Ou seja, o Benfica começou a produzir valores novamente, não somos a melhor formação mas neste momento temos muita qualidade naqueles que estão a ser formados.......

Pedro, quando começar a ver

jogadores a entrarem na equipa A do Benfica vindos desta formação, aí sim, poderei atestar o valor dos mesmos e em consequência disso o valor da formação do Benfica... é que putos a brilharem a potes nos putos existem muitos, depois ter talento para se tornarem jogadores é outra história, e outra ainda, é terem oportunidades... tu tens o exemplo deste ano, tens um puto que se suspeitava (tu próprio o disseste, tenho que te dar isso) poder ser lançado este ano, que era o Ivan Cavaleiro, mas o clube, comprou... ficou com Sálvio, Gaitán, e ainda foi buscar markovic e Sullemani... e de certeza que me estou a esquecer de alguém... achas que isto é política de apostar nos putos, ter talento, e não lhe dar sequer o espaço para ser o 4º homem...

Mas, o meu Porto não é melhor, tu tens um puto como Mikel, em que foi investido muito tempo para o tornar melhor, ele consegue evoluir, mostra no futebol profissional talento, mas joga um minuto na Liga?!?!? e para o ano com a saída de Fernando e antes de darem uma oportunidade a este puto, já estão interessados no gajo do Nacional... isto não é nadinha...

......................

Inside, o Cavaleiro foi talvez dos mais importantes jogadores do Benfica até meados de Fevereiro, depois veio um pequena lesão que o levou a estar 1 semana parado e depois teve azar porque reaparece Sálvio....mas atenção o puto mostrou-se, só que depois deixou de ter muitos minutos na equipa A um pouco à semelhança de Djuricic que pouco a pouco tem perdido o espaço para ...o André Gomes....e porquê, tem a ver com a maturidade e conhecimento da equipa, Cavaleiro tem qualidade mas tem que aprender a dosear o esforço, e no ultimo jogo que faz pelo Benfica era ver toda a equipa a tentar guardar a bola e ele a tentar correr com ela, são coisas normais de um jovem, ele agora está a aprender, na próxima época terá mais minutos e mais vezes será titular, tem que se ter calma.....a politica de um clube como o Benfica e Porto devem ter de apostar nos miudos é esta...fazendo uma aposta gradual e não insana como chegou a fazer o Sporting, isto porque quem luta pelo campeonato e em todas as frentes tem acima de tudo ter um nucleo forte para que estes depois façam a integração dos miudos, depois com calma esses miudos ganharão o calo suficiente para ser opção......olha o Barça trbalha desta forma, eu sei que parece pouco honesto dizer isto mas é a verdade........
Espero que sim os Benfica passe a ter mais Tugas, mas acima de tudo espero que o Benfica não perca campeonatos para poder dar minutos aos Tugas.

O Porto ainda vive de maus habitos, lembra-te que os miudos do Porto antes de voltarem à casa mãe andavam emprestados 3 ou 4 anos, actualmente o Porto ainda faz isso, mas em abono da verdade não tem existido grande aposta nesse miudos tb.....trouxeram o Kelvin do empréstimo e...não apostam nele, trouxeram o Josue que esteve emprestado/vendido ao Paços...e não conseguem agarrar aquela cabeça ao pescoço do rapaz......
Ou seja não existe uma aposta gradual e pensada nos miudos, existe sim a aposta, mas apos falha......existe uma certa desistência dessa aposta...

Pedro, não me convences, uma coisa é uma aposta insana

como dizes, outra é teres um produto a ser lançado e não lhe dares sequer o lugar de 4º elemento do plantel no planeamento desse ano, aliás, nem de 5º que o Benfica ainda tinha Ola John isto revela não a ausência de qualquer aposta insana, mas a ausência de qualquer aposta...

...........

É assim Cavaleiro começa a época como 6ª aposta......aposta de recurso somente, depois de alguns bons jogos pelos B, e na Taça de Portugal e da Liga, sobe para 3ª opção, pois Salvio lesiona-se, Ola Jonh "não produzia" e Sulejmani não mostra evolução, como tal Cavaleiro foi 3ª opção até meados de Fevereiro onde o cansaço (sim o puto está ligeiramente cansado porque já levava a volta de 35 jogos nos cotos entre a B a A e as seleções, não te esqueças que o puto tb esteve no mundial) começa a levar o puto a ter pequenas lesões musculares, e para não percipitar uma lesão grave o puto foi obrigado a descançar, esteve praticamente 1 mês sem jogar e só treinava...com a equipa A, em meados de Março volto às boas exibições e aos jogos pelo Benfica B e voltou a ser convocado para a equipa A, agora é lógico se o Sálvio ganhou outro fulgor e se o Markovic é intocavel o puto passa novamente para 5ª opção, pois existe tb a necessidade de dar minutos a sulejmani porque tb teve algumas paragens durante a época e inclusivé teve a época passada completamente parado.............isto não quer dizer que o puto deixou de ser aposta, não, o puto é aposta de futuro, esta época já fez mais jogos do que a maioria dos Benfiquistas esperava, agora é ter calma, o Benfica luta em 4 frentes.....nas 4 frentes esse puto jogou, aliás o putos esta época já jogou em 6 competições diferentes, desde ligas e competições internas, como tb já jogou na Champions e na Europa League, para um miudo que nunca tinha jogado um jogo na equipa A sequer, este ano já leva uma boa dose de minutos feitos, agora para a próxima época sim acho que o puto deveria ser definitivamente 3 ou 4opção no máximo......e sempre com a equipa A, e assim indo ganhando minutos experiência e calo nas lides profissionais....

Ausência de aposta é a proteção que se tem feito ao Cancelo, isso sim é uma ausência de aposta, e na próxima época isso precisa de ser tirado a limpo, porque o Cancelo já merecia outro destaque na equipa A

Pedro, desculpa lá, mas estamos a falar de coisas diferentes...

uma aposta planeada, não é contratar dois ou 3 para juntar aos 3/4 que já haviam, e essas duas ou três apostas ser relevarem negativas e aí sim, apostar no puto... isso não é nadinha... e tu sabes, tudo o que disseste está certo, mas o que disse também está, a ausência de qualquer espaço planeado para deixar entrar algum puto...

.....

Não é por teres 7 ou 8 extremos que um extremo da formação deixa de ser aposta....não concordo Inside, aliás acho que até se deve ter cuiddado com essas apostas dessa forma isto porque, ao garantires um lugar directo ao puto no plantel estás ao mesmo tempo a criar lhe uma pressão extra, e ai existem miudos que lidam melhor ou pior com essa pressão, da forma como o Benfica faz é criar um espaço de que apesar de não estarem directamente com o plantel principal existem uma zona cinzenta que permite que os miudos que se destaquem na equipa B recebem a ida ao plantel pricipal quase como um prémio, para mim é tb uma forma de ver as coisas, agora concordo num aspecto existe muita coisa que pode ser trabalhada, nomeadmente por exemplo em jogos já resolvidos faz4er entrar 1 ou 2 miudos para jogar 30 ou 20 minutos de jogo, mas lá está esta época para o Benfica foi atipica, porque até Dezembro a equipa andava aos soluços e apenas já neste ano a coisa encarrilhou de vez, mas encarrilhou mas no entanto já se está na fase das decisões e lançar miudos numa fase destas é complicado e pode ser perigoso para a carreira do miudo..

Pedro, nem vou discutir mais isto, porque é pura matemática

se utilizas 2 por jogo, tens 4 opções de valia e contratas mais duas, ficas com 6 op~ções, ou seja, nem um lugarzinho deixas para qualquer puto aparecer... isto não é aposta nenhuma... é que se ele for o 4º ou 5º, sendo que o 4º não for um jogador de milhões... ele terá na mesma que lutar para aparecer, mas aparecerá se tiver qualidade, assim só com muita sorte... e tu falas em pressão, e a pressão de Ola John, Markovic etc... esses já podem ter pressão de terem custado 10M€? Pá, tu és um gajo inteligente e que sabe mais que eu de futebol, mas quando chega a desculpas e então no Benfica, porra pá, ninguém te bate... claro está, ninguém te bate nas pessoas racionais de que fazes parte, porque existem outros que te batem aos pontos :)

Cpts.

o que melhor

pode acontecer pelos "nossos miudos" é não termos guito para estrangeiros, como aconteceu este ano ao Sporting ;)

...

...o Guedes. Esse puto não engana...

.................

Não sei porque mas o puto dá ares de "Rui Águas" LOL

........................

Fiquei novamente impressionado com o Estrela com o Guedes e com o Nuno SAntos, para não dizer que o Central que é o Capitão da equipa....é mesmo CAPITÃO ele manda naquela defesa.......

Uma palavra para o Graça.....está ali um guarda redes com muito boa colocação de bola em jogo.........não foi um nem 2 mas vários pontapés de baliza em que ele consegue por a bola sempre no melhor jogador............Este João Tralhão é um enorme treinador, e pensar que o Benfica poderi ter se remetido a um espaço mais defensivo visto que estava a defrontar o Real e marcou logo aos 9 minutos, mas não, ele segurou a equipa no meio campo colocou os avançados a pressionarem mais alto e ao mesmo tempo mandou a equipa trocar mais a bola........muito bom.........5*

Humilhante....

...incrível como não nos qualificamos. Uma equipa perfeitamente ao alcance. Mais um objectivo por terra, cheira a final de época penoso.

Alguns jogadores devem pensar seriamente o que andam a fazer.

Gostei muito da identidade(adeptos/clube) do Sevilha.

Fds nós Portugueses somos

Fds nós Portugueses somos sempre esmagados pelas equipas medianas Espanholas. Ontem foi os 4-1, em 2000 foi o benfica a levar 8-1 do celta :/

LOL

e este burro tinha que falar no grande SLB..adoras...temos pena amigo

8??? é lá não tas a meter de

8??? é lá não tas a meter de mais? mas o benfica ja deu 5 ao real madrid para a liga dos campeões

8-1

foi o conjunto da eliminatória com o celta...mas continuam a ser só 7-0 ...

Não resta muito a dizer.....

Jogo mau. aliás péssimo ....
Começar a perder daquela maneira (fora de jogo e para mim não é penalti) não desculpa o descalabro a que assistimos... sofre o 2º e 3º daquela maneira não lembra a ninguém, com mais um jogador sofrer o 4º é de equipa amadora....
Demasiados erros individuais, demasiada falta de garra e entrega, demasiado mau... Foi a sina da europa este ano:
- derrota com Atletico de Madrid em casa, com uma excelente primeira parte; 2 golos sofridos por distração e um deles em fora de jogo.
- derrota em casa com o Zenit, depois de um excelente jogo feito sempre com menos 1
- empate com o Viena em casa, onde poderiamos ter goleado com 4 ou 5 golos, o golo sofrido foi ridiculo (mais um)
- derrota em madrid depois de enviarmos 3 bolas aos ferros...

Se a esta pontinha de azar se juntar desinspiração, falta de entrega e falta de qualidade (porque não dizer) o resultado não pdoe ser diferente...
Só uma adenda, que falta fez Fernando... A sua infantilidade na primeira mão saiu-nos cara

Que se tira as devidas ilações deste ano, muito se aprende nestes anos maus

Kiko a falta de Fernando sentiu-se mais, porque o treinador

insistiu no mesmo sistema não tendo um mosntro naquela posição... e o problema é que já poderia tê-lo... Mikel deveria ter sido já lançado no campeonato, ou então, jogava com dois médios mais recuados, agora naquele estádio, jogar com Defour a fazer literalmente de Fernando, tudo o resto foram consequências deste grave erro tático.

A constatação

de um facto... grandes jogadores não fazem uma grande equipa. Ninguém tem dúvidas que Danilo, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Quaresma, Varela e Jakson são grandes jogadores, que Reys, Quintero e Fabiano lá devem chegar a curto prazo, que Herrera, Maicon e Defour não sendo grandes jogadores, são atletas competitivos e bem acima da média, contudo, isso não chega para fazer uma boa/grande equipa. Talvez porque como diz o ditado, quem nasce torto, tarde ou nunca se endireita, mas existem, com toda a certeza, outras razões que desconhecemos para esta intermitência exibicional do porto.

Resultado injusto

4-1. Goste-se ou não do FC do P temos todos que concordar que o resultado foi INJUSTO. E não me venham com tretas. Os espanhóis não mereciam este resultado. Com amarelinha ou sem amarelinha a equipa do clube da fruta e castigado por corrupção tem que estar satisfeita com um resultado que até nem foi pesado para o que produziram. QUINZE A ZERO era um resultado mais que justo! Vá lá o Quaresma não descarregou a bílis em nenhum adversário ou no banco de suplentes. É que cá sabe que o máximo que lhe pode acontecer é ter que pagar uns trocos, tipo gorjeta ´que dá ao arrumador de carros. Na UEFA com a televisões a transmitirem e com um delegado sério e honesto o "ciganito" como a comunicação social amestrada o gosta de tratar, estava feito.
Atenção que por cá os delegados que estão nos jogos do FC do P, também são cérios e ernestos.

Não vou comentar

apenas deixar uma reflexão " A arrogância paga-se caro".

Pagou mais caro quem levou a

Pagou mais caro quem levou a maior goleada sofrida na Europa por clubes Portugueses (Os famosos 7 secos que o benfica levou em vigo)