Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavista | Relvado

Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavista

 


Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavista
A Comissão Disciplinar (CD) da Liga Portuguesa de Futebol Profissional indeferiu as reclamações apresentadas pelo FC Porto e pelo Boavista no âmbito do processo Apito Final, anunciou hoje o organismo na sua página oficial na Internet.



O órgão disciplinar da Liga de clubes, reunido sexta-feira passada em reunião plenária, julgou «improcedentes» os pedidos de revisão dos clubes portuenses, por considerar que não existem «circunstâncias ou meios de prova novos». A CD assinala que aquele «pressuposto imprescindível» não foi encontrado nas reclamações, que se fundaram na «suposta ilegalidade» da utilização das escutas telefónicas no processo, que «já constava das defesas apresentadas pelas requerentes (então arguidos)».

O FC Porto e o Boavista alicerçaram os recursos com base na decisão do Supremo Tribunal Administrativo (STA), que se pronunciou pela ilegalidade da utilização das escutas em processo disciplinar, mas a CD entende que a decisão tem efeitos limitados. «A decisão da STA produz unicamente efeitos no processo judicial administrativo instaurado pelo sr. João Bartolomeu contra a Federação Portuguesa de Futebol e não tem eficácia fora do processo disciplinar relativo», assinala o comunicado.

Para o órgão disciplinar da Liga de clubes, «a simples alegação da ilegalidade, de forma ou de fundo, do processo e da decisão disciplinar não constitui fundamento para a revisão», como pretendiam os dois clubes portuenses. A CD contesta também que a decisão do STA tenha sido confirmada pelo Tribunal Constitucional, como defendem FC Porto e Boavista, pois este «não se pronuncia nem de perto nem de longe sobre o mérito da admissibilidade» da escutas telefónicas.


Lusa


FC Porto:

Comentários [36]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Este molho de bróculos nunca mais...

...se irá resolver. É mais uma para o anedotário da nossa justiça portuguesa. Afinal são ou não são culpados? Têm ou não têm de ser penalizados (na realidade só o Boavista levou na ripa pois o FCP, mesmo que tenha culpa no cartório, nunca teria o devido castigo pois muita m#$%a viria ao de cima e existem interesses em que talnão aconteça)?. Esta história já cheira mal.

Juros de juros

Quando o assunto for juridicamente resolvido espero que sejam os actuais tomadores destas decisões que vão pagar as indemnizações e não os contribuintes.

Re: Juros de juros

vosses frutistas vao pagar o mal que fizeram ao futebol portugues, os vossos titulos cheiram a corrupçao, sao um nojo, MORTE,

Re: Juros de juros

escreveu"vosses" desejava dizer vocês? Eu não sou desse lado mas provavelmente os desse lado dirão que se comeram a fruta os outros agarraram-se ao pau.

Re: Juros de juros

o pau querias tu no rabiosque

Re: Juros de juros

Olhe que não......prefiro continuar a discutir coisas sem usar óculos de Penafiel.

Só uma pergunta a todos vós !

O que é mais justo? : Os corruptos assumidos nas escutas, tentarem eliminar provas através de fugas á lei ? ou A liga agir em conformidade e castigar os criminosos, se as provas estão lá e demonstram inequivocamente os crimes praticados!!! Eu pessoalmente defendo que se as provas existem, têm de ser usadas e não eliminadas, só pq neste páis existem pessoas com dinheiro para bons advogados e outros não têm posses e na mesma situação seriam julgados com tudo o que está disponivél e os incrimina !!! Cumps

Olarápio? E os outros?

Além de todos os méritos que possamos reconhecer a Luís Filipe Vieira, tem o mérito maior de ter obrigado o Polvo a desmascarar-se: tudo isto que se vem passando no futebolzinho tuga, é de bradar aos céus, a ponto de comentadores espanhóis se rirem de julgamentos que os árbitros (oops) fazem. É certo e sabido que o campeao foi designado no princípio da época e é o clube da fruta. E que o segundo, se possível fôr, será o Visconde falido. Nao tenho nada a ver com isso, mas a verdade é que mete dó o clube das osgas. Está em acelerada "belenizaçao", pois ao invés de serindiscutivelmente o segundo clube português, passou a ser indiscutivelmente o terceiro. E já tem uns "out-siders", a bater-lhe à porta. E tudo isto, porque preferiu trocar uma rivalidade San(nao tenho til), por um ódio vesgo e irracional, ao Grande Benfica, ódio esse alimentado por D. Cor(no)leone. É lá com eles. Luís Filipe Vieira, "caladinho"(demais para o meu gosto), obrigou-os a tirar a máscara. Neste momento, os roubos dos chamados árbitros, já sao uma questao de sobrevivência. Já roubam, porque além de serem corruptos, têm que continuar, senao saem do esquema. E adeus às minhas encomendas. Mas, o Polvo, continua com muitos ases na manga. Se só atendermos só aos números, temos o Benfica como a 2ª Equipa mais indisciplinada da Liga. E temos o Burro Alves que tem UM, UNZINHO, amarelo, ao longo de de uma vida desportiva, onde já só lhe falta mandar alguém para o hospital...ou para a morgue do hospital. Fora os outros dois caceteiros colegas, que já há 14 jogos se mantêm com 4 amarelos. Os nossos jogadores semana a semana, sofrem bárbaras agressoes ou tentativas de agressao, e nem sumaríssimos. Quanto às multas, como compreendo a Liga. Do C.A.C.A, têm medo, por isso nem quando um delegado leva no focinho no túnel das antas, se mexem. Do Visconde falido, têm pena, porque é isso mesmo, é falido. Dos outros, se nem dinheiro têm para mandar cantar um cego, quanto mais para pagar multas? Se os vencimentos vêm (se vêem) com meses e meses de atraso... Para pagar por exemplo à vaca andreia, há que o ir buscar onde o há. Benfica claro. Com isto tudo, os serventuários, "exigem" vitórias e que se jogue bem, e têm eco em alguns que se dizem Benfiquistas. É de pasmar. Muito, muitíssimo têm feito Quique e os Melhores Jogadores de Portugal. Sao exemplos de Educaçao e Profissionalismo, que muito dignificam o Manto Sagrado. Agora sim, digo em voz alta, que lhes fica muito bem o Sagrado Emblema ao peito. http://oantitripa.blogspot.com/

Re: Olarápio? E os outros?

bravo, e bom desmascarar estes corruptos,assassinos comandados por giorgio della bufa, o maior corrupto do futebol europeu,

Re: Olarápio? E os outros?

É mais um com os olhos tapados. Não jogam nada de jeito e depois vêm branquear desta maneira as suas frustrações e inveja. O jogadores do FCP são chamados de caceteiros pelos "cegos vermelhos", mas os grandes clubes europeus não o são. Basta ver quais foram as últimas grandes exportações do futebol português. Ao invés disso contentam-se com o refugo que vem de fora. É só nomes...mas isso não ganha jogos. Cultivem essa mentalidade e daqui a uns anos começam a ser um clube de meio da tabela. E viva o SPORTING DE BRAGA!!!!

Re: Olarápio? E os outros?

vale mais ir para a segunda divisao, do que ser conhecido nesta europa como clube corrupto,

Re: Olarápio? E os outros?

Aprecio o teu sentido de justica!particularmente pelo facto de teres como idolo o unico presidente condenado num tribunal legitimo,e para sempre com o rotulo de ser LADRAO."One man's hero is another man's vilain" Saudacoes desportistas.

Re: Olarápio? E os outros?

ja te disse noutro, ou e pinga ou po tem juizo pà

Parece simples

A liga continua a validar as escutas coisa que os outro não fazem, é como terem uma escuta minha a dizer que roubei mas os tribunais absolvem-me por não considerarem a escuta.

Mas não é

Por um lado por as escutas provarem que a única testemunha mentiu. Por outro lado, a Liga afirma neste comunicado que as escutas não são parte importante do processo, basta ler o comunicado.

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

perante isto, ha um nivel admnistrativo e ha um nivel desportivo. Quanto ao nivel admnistrativo, o pinto da costa possa safar-se por esta a agir fora da esfera desportiva, quanto ao nivel desportivo, nao ha nada a fazer, porto penalizado pela liga e federaçao, sem mais recursos a recorrer. a uefa dizia que os clubes que desportivamente fossem condenados pelas suas federacoes nao podiam entrar na prova no ano seguinte... vamos ver o que vai dar, ja que a justica cá foi amiga, foi um castigo para nao castigar o clube com 20 pontos de avanco, pode ser que a uefa faça um pouco de justiça aos batoteiros.

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

para o ano vao jogar a bisca com as putas, no intervalo comem fruta looool

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

Só te escapa um pequeno promenor é que em Portugal não existe tribunais desportivos, por isso tudo o que existe no processo Apito Final foi retirado do processo Apito Dourado. Sendo assim, e como pelo menos um processo na justiça civil já foi arquivado o processo desportivo também terá que ser arquivado. A justiça não pode ser feita pela cabeça de uma pessoa, mas sim ter que seguir certas regras. Cumps

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

pelos vistos a nivel desportivos todos estiveram a favor da condenacao do porto, tanto na liga como na federacao. em italia no calcio caos foi tudo resolvido pelo nivel desportivo, por isso foi possivel em poucos meses resolver o assunto. aqui merda de pais brinca-se com a justica e que qualquer um que tenho alguma riqueza e influencia safa-se de tudo e mais alguma coisa.

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

como!!!!!!!!!!! se antes não conseguio como vai conseguir agora a uefa???? ainda para mais vão mudar os regulamentos!!!!!!!!!! que palas usas tu???????????'

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

a uefa disse que o assunto do porto nao estava acabado. e como e uma regra de admissao um processo admnistrativo, a jurisprudencia nao devera fazer efeito

Re: Apito Final: Liga indefere reclamações de FC Porto e Boavist

para voces nunca está acabado!!!!!!!!!! vã mudar as regras porque? explica me isto doutor advogado..........

Basta o Drr. Ricardo Costa ..lolol

O que é verdade para a justiça nacional, é irrelevante para a justiça desportiva.. Pelos vitos, não precisamos de investigadores, ministério público, advogados.. basicamente de um sistema de justiça.. Basta o Dr. Ricardo Costa...

tem a voz a uefa

agora não kero ver quem os safa

Re: tem a voz a uefa

não vais ver não... tu ainda continuas com as palas.. se tirares ja ves....

Expliquem-me s.f.f.. !

« circunstâncias ou meios de prova novos » - Vimos várias instâncias a arquivar o processo por falta de provas. Eu pergunto, que provas é que a Liga está a falar ? Tem alguma escondida na gaveta que o MP e os Tribunais desconheçam ? Afinal, que legitimidade tem um órgão da Liga para condenar ou absolver alguém ? Não são os tribunais que têm esse papel ? Se nem chega a um tribunal, que legitimidade tem o órgão da Liga para condenar o FCP e o Boavista por algo que não se provou ? Continuo a afirmar que que esta história vai acabar muito mal e nem sequer vai ser o FCP o mais prejudicado! Infelizmente, vai ser o Boavista e alguns elementos da Liga que vão ver as suas cabeças a rolar. Este assunto já caducou à muito e a Liga ainda não percebeu que está a a teimar em algo sem pernas para andar. É adiar o inadiável. Enquanto isso, os Srs. que muito mediatismo tiveram devido a esta decisão, continuam com um bom "tacho" fazendo um trabalho de treta....

Re: Expliquem-me s.f.f.. !

«Afinal, que legitimidade tem um órgão da Liga para condenar ou absolver alguém ? Não são os tribunais que têm esse papel ? Se nem chega a um tribunal, que legitimidade tem o órgão da Liga para condenar o FCP e o Boavista por algo que não se provou ? » Eu explico: 1) o orgão da Liga tem legitimidade para tomar esta decisão, porque os clubes federados na Liga decidiram em regulamento que é assim que é. Todos os clubes concordam com o regulamento e sujeitam-me a ele, e quem não gostar que se vá federar noutro lado. 2) Para o tribunal "normal", que não se rege pelo regulamento da Liga de futebol, aquelas gravações foram obtidas de forma ilegítima. Verifica-se que as gravações existem, mas não se podem usar no tribunal. Já do ponto de vista da justiça da Liga e à luz dos seus próprios regulamentos, é suficiente as gravações existirem para fazer prova da irregularidade, logo, os clubes em questão foram penalizados pela Liga (mesmo sem o terem sido no Tribunal) Espero que esta explicação tenha sido útil.

Re: Expliquem-me s.f.f.. !

Não é bem assim ! O que me disseste é que a Liga tem o direito de ter uma lei própria e reger-se como bem entender, ou seja, uma pessoa ou clube que seja ilibado nos tribunais civis, poderá ser condenado perante um CD da Liga ou da Federação. Não tem qualquer lógica. Como já alguém por aqui mencionou, a UEFA já se deu mal em alguns casos por pensar que está acima da lei.... Quem analisou se o "Caso da fruta" deveria ser arquivado ou não, não achou relevante o conteúdo dos telefonemas. Continuo a dizer que nenhum organismo está acima da lei, caso contrário, estaríamos muito mal ! Imaginem só um cenário onde fossem acusados pelo vosso clube de furto ou outra coisa qualquer. Além do despedimento, teriam que o indemnizar por uma quantia qualquer. Iam a tribunal e era provada a vossa inocência, o vosso ex-clube estava-se a borrifar para a sentença em tribunal e não vos readmitia nem vos devolvia o dinheiro ! Que tal ? Quando falei de "clube", poderá ser qualquer coisa! De natação, Atletismo, Bilhar, Golfe etc... não excliusivamente futebol. Querem outro exemplo ? Creio que não vale a pena.... É que de repente vem-me um nome ... Bosman....

Só um exemplo..

em Itália os clubes foram condenados por corrupção e nem sequer chegou a tribunais, aliga aplicou os castigos e os clubes embora tenham recorrido foram castigados e acabou por ai. ex. Juventus, Milan, etc Só cá é que ha gajos com a mania que são intocáveis, e deitam mão a tudo o que podem para escapar do castigo justo, seja através de trambiquices legais(eliminar provas ao invés de tentar defender a honra) e pressões (intimidação pessoal e á familia, tareias de porrada efectiva, e corrupção activa com pagamentos) Eu defendo a aplicção de castigos a quem prevecarica !!! Cumps

E quem prevaricou ?

Onde estão as provas ? Uma coisa é castigar com provas outra coisa é castigar por convicção pessoal. O que se passou em Portugal foram castigos por convicção pessoal. Em alguns países existem os chamados "Tribunal Arbitral Desportivo", em Portugal é inexistente, portanto, e, assuntos de corrupção os CD da Liga e Federação não têm competências nessa área pois é um assunto que ultrapassa em muito o âmbito desportivo. Passa bem.