Sporting-Marítimo: leões já cheiram a Taça (crónica) | Relvado

Sporting-Marítimo: leões já cheiram a Taça (crónica)

Um bom Sporting, em especial na segunda parte, levou de vencida um Marítimo que desta vez foi pouco
 
Sporting-Marítimo (22/12/11): Carrillo felicitado pelos colegas
Lusa

Uma entrada de leão na segunda parte do jogo com o Marítimo colocou o Sporting cada vez mais perto de chegar ao Jamor, onde terá lugar a final da Taça de Portugal. Esta quinta-feira, os homens de Domingos Paciência conseguiram dar a volta a um adversário complicado e acabaram o jogo em grande estilo. O 3-0 final até poderia ter sido mais dilatado.

A primeira parte não deu indícios, no entanto, para o que se iria seguir após o intervalo. Grande parte dos primeiros 45 minutos foram previsíveis, para quem está habituado a ver estas duas equipas na presente temporada: o Sporting a atacar muito pelas alas, mas nem sempre bem, e o Marítimo irrepreensível a defender e a tentar aproveitar a rapidez dos seus homens da frente para pôr os homens da casa em sentido.

Mas a verdade é que o onze que veio da Madeira foi menos perigoso e eficaz do que em exibições anteriores. As várias ocasiões em que na primeira parte ganharam bolas no meio-campo do Sporting foram sempre desperdiçadas pela pouca qualidade do último passe. Sami, em particular, não esteve nos melhores dias.

Pelo contrário, do outro lado do campo Carrillo pôs a cabeça em água dos adversários, com o seu repentismo e velocidade. Quando dominar a arte de libertar a bola no timing correto, este peruano de 20 anos será um caso sério. Fora ele, pouco Sporting se viu nos primeiros 45 minutos.

Foi assim, com Carrillo a desequilibrar, que surgiram as poucas ocasiões de golo na primeira parte. A mais flagrante, aos 24 minutos, teve contudo outros protagonistas – André Martins, desmarcado por Wolfswinkel, acertou na trave da baliza à guarda de Ricardo. Antes, já Carriço, lesionado, tinha sido rendido por André Santos.

A primeira parte terminou com dois lances polémicos. Aos 44 minutos André Martins parece ser derrubado na grande área, num lance de decisão difícil em que o árbitro nada assinalou, e um minuto depois Wolfswinkel dá uma pisadela em João Guilherme. Era agressão.

Ralhete ao intervalo resultou

Não sabemos o que Domingos Paciência disse no balneário aos seus jogadores, mas os leões reapareceram transfigurados. A mudança foi mais evidente em Schaars, que de ausente passou a ser um dos melhores em campo.

O golo cedo, logo aos 48 minutos, também ajudou. E que golo! Carrillo estreou-se a marcar de verde e branco com um golpe de cabeça à ponta-de-lança, concluindo um cruzamento da esquerda de Capel.

Sete minutos depois, Rossi derrubou Wolfswinkel e foi bem expulso. Mais uma vez, o Marítimo não chegava ao fim com 11 jogadores. Na concretização da grande penalidade, o avançado holandês falhou, atirando ao poste.

Mas o Sporting da segunda parte, mais rápido e com mais um jogador, estava imparável. Aos 59 minutos, novo penálti, a castigar falta sobre Carrillo, o homem do jogo. Desta vez, Wolfswinkel não falhou.

O 3-0, por Insúa, aos 82 minutos, acabou por ser natural, tal era o desnível das duas equipas por essa altura. E mais golos poderia ter havido até final.

O Sporting chega ao fim do ano com um resultado moralizador e a praticar bom futebol. O embate com o FC Porto, na próxima jornada da Liga Zon Sagres tem tudo para ser um clássico cheio de emoções.

Sporting:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o Maritimo quando joga contra

o Maritimo quando joga contra os grandes e contra o Sporting também, tem sempre de acabar com 10??

O ralhete?

Qual? A conversa do Cristovão com o árbitro à saída para o intervalo?

Deixa andar

Andam eufóricos por estarem nas meias finais da taça.

"Os jogos com o Marítimo , o Sporting foi ,de longe, o melhor dos três grandes."

Só Rir!!!
O épico Sporting está de volta! Todas as equipas por esse mundo fora tremem ao ouvir o nome desse colosso.

P.S. Melhor em campo ontem Corrupto Soares Dias. Virou um jogo que estava complicado para os da casa! os meus parabéns pela colossal assistência eram 20.000 pessoas

Maior cego...

é mesmo o que não quer ver... Vou partir do principio que és lampião e que não viste o jogo... Aliás, não podes mesmo ter visto o jogo....
Na primeira parte, houve clara dualidade de critérios nos cartões... na 1ª falta, André Santos leva logo amarelo e é lance perfeitamente normal... Em entrada por trás do central do Maritimo a cortar jogada de ataque rápido não houve cartão.. Uma entraad igual à que valeu a expulsão de Rinaudo em Guimaraes valeu amarelo...
Penalty sobre André Martins não assinalado...
Os 2 penaltys são bem claros... vi-os bem à minha frente no estádio... o jogador do Maritimo é bem expulso...

Posto isto pergunto: O teu comentário é só azia por teres sido eliminado da Taça e o teu clube já não a poder ganhar ou realmente não vês bem?

SL

Sporting não tem estado brilhante, mas...

É pena o Sporting estar tão desfalcado. Izmaelov, Rinaudo, Elias, Jeffren e Matias Fernandez são baixas a mais para a mesma zona do terreno (meio-campo), abrindo caminho a jogadores que, em condições normais, seriam terceiras e quartas opções. André Martins, Pereirinha, André Santos e o próprio Carillo não teriam tantos minutos caso os "potenciais" titulares não estivessem indisponíveis. E a verdade é que mesmo jogando com um meio-campo de terceira linha da equipa (Carriço, André Santos, Pereirinha), e jogadores que apesar do potencial são ainda muito jovens e sem experiência (Carillo, André Martins e Arias) o Sporting não tem estado tão mal quanto isso. Apenas não tem consistência no meio-campo ao nível dos seus rivais históricos, quando estes estão apetrechados dos seus melhores elementos.

Se avaliarmos

Os jogos com o Marítimo , o Sporting foi ,de longe, o melhor dos três grandes.

Foi ?

Não sei que raio de comparações queres tirar do confronto com Maritimo, nem que importancia isso poderá ter.

Na realidade tens 2 jogos em casa com o Maritimo e perdeste um!! Não percebo essa avaliação.

O SCP cumpriu o seu dever, ganhar a uma equipa, que apesar de competitiva é bastante inferior ao SCP.

Enfim...