Sporting já amealhou 3,16 milhões na Liga Europa | Relvado

Sporting já amealhou 3,16 milhões na Liga Europa

Vitória na final duplica os ganhos. Benfica e FC Porto ganharam mais dinheiro esta época do que os l
 
Sá Pinto (conf.imprensa Sporting)
sporting.pt

A caminhada vitoriosa do Sporting na Liga Europa de futebol já rendeu aos “leões” mais de três milhões de euros (ME) em prémios da UEFA, mas o pecúlio pode duplicar caso o clube lisboeta vença a final.

Com a qualificação para as meias-finais da segunda prova europeia de clubes, o Sporting amealhou 3,16 ME, valor que pode disparar para 6,16 ME se a equipa de Alvalade conquistar o troféu na final de Bucareste, uma vez que o vencedor tem direito a um prémio de três ME.

Na melhor das hipóteses, o encaixe financeiro dos “verde e brancos” será de pouco mais de um terço da verba que o rival Benfica recebeu em prémios da UEFA pela participação na Liga dos Campeões e que ascende a 17,1 ME.

O Sporting, que recebe mais dois ME caso seja finalista vencido, colocou-se na quinta-feira na frente da eliminatória com o Atlético de Bilbau, ao impor-se por 2-1 na receção aos espanhóis na primeira mão das “meias”.

Só a qualificação para a fase de grupos proporcionou uma receita de 640.000 euros, aos quais se adicionaram mais 360.000 resultantes da disputa dos seis jogos na “poule” D, à razão de 60.000 por encontro.

O Sporting acabou por se impor no agrupamento e os 140.000 euros por vitória que a UEFA atribui naquela fase renderam 560.000, graças aos triunfos sobre o Zurique (2-0 e 2-0), a Lazio de Roma (2-1) e o Vaslui (2-0). O empate na Liga Europa vale metade (70.000), mas os “leões” não averbaram nenhum, tendo perdido as restantes duas partidas.

A fase a eliminar da competição proporcionou, até agora, um encaixe de 1,6 ME adicionais: 200.000 pela presença nos 16 avos de final (qualificação perante o Legia de Varsóvia), 300.000 pelos “oitavos” (Manchester City), 400.000 pelos “quartos” (Metalist) e 700.000 por disputar as meias-finais frente ao Athletic.

Independentemente do desempenho dos “leões”, o Benfica, mesmo tendo-se ficado pelos quartos de final da Liga dos Campeões, é o campeão português dos prémios monetários da UEFA, uma vez que a prova milionária recompensa principescamente as equipas participantes.

Só pela qualificação para a fase de grupos e pela disputa dos seis jogos na “poule” C, os “encarnados” receberam 7,2 ME, mais do que poderia arrecadar o Sporting com um percurso cem por cento vitorioso na Liga Europa.

Das três vitórias e igual número de empates no agrupamento que integrava também Basileia, Manchester United e Otelul resultaram mais 3,6 ME. A presença nos oitavos de final reforçou os cofres do Benfica em três ME e o apuramento ao Zenit de São Petersburgo garantiu mais 3,3 ME e um lugar nos “quartos”, nos quais os lisboetas caíram ante o Chelsea.

Mesmo o FC Porto, cuja participação na “Champions” se resumiu à fase de grupos e na Liga Europa, para a qual foi relegado, aos 16 avos de final, amealhou mais 6,64 ME do que os “leões” até ao momento, num total de 9,8 ME.

O Sporting de Braga, que disputou a fase de grupos da Liga Europa e foi afastado nos 16 avos de final, é a equipa portuguesa com menores ganhos esta época, tendo amealhado um total de 1,76 ME.

Sporting:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

dentro de 2 anos

talvêz tenhas razão , 1º 2º sporting ou benfica 3º braga , não vái falçtar muito parea a ordem do futebol em portugal voltar ao normal , é com o dinheiro da uefa que o PORTO TEM PAGO A MUITOS CARDINÁIS PATARATIS PÁI & FILHO E OS ESPIRITOS SANTOS DESTE PAIS ,,,, VAMOS AGUARDAR

Já podem cobrir o cheque do

Já podem cobrir o cheque do Cardinal. Isto veio a baila porque o cheque era careca! Mas vai assim o circo...o clube que me faz rir realmente. Hoje o treinador é o pilar da candidatura do presidente, amanha é lixo. Hoje aprovam a suspensão do mandato do Cristóvão, amanha vetam moções de censura contra ele! Que grande palhaçada. E escrevam isto, se o Sporting nao ganhar a liga Europa, dou mais 2 anos para o Braga ser considerado o 3 grande de Portugal.