A formação volta a contar em Alvalade (Crónica) | Relvado

A formação volta a contar em Alvalade (Crónica)

Na estreia de Sá Pinto, ex-técnico dos juniores, os golos de Carriço e André Santos valem empate a 2
 
Legia-Sporting Carriço
Lusa

O Sporting empatou 2-2 em casa do Legia Varsóvia, resultado que coloca os leões em boa posição para conseguir o passaporte para os oitavos de final da Liga Europa. A segunda mão é no dia 23, em Alvalade.

Foi melhor o resultado do que a exibição para a equipa portuguesa, mas Sá Pinto mostra que talvez valha a pena apostar mais na formação do que o que estava a suceder. Os golos foram de Carriço e André Santos, este último, aos 88' verdadeiramente portentoso, num remate em trivela. De resto, o Sporting jogou toda a segunda parte com cinco portugueses.

Mas grande mérito deste resultado tem de ser dado ao melhor jogador do Sporting esta época. Rui Patrício, pois claro, autor de duas defesas sensacionais. Outro futebolista da escola de Alvalade...

Na sua estreia como técnico do Sporting, Sá Pinto fez regressar Polga ao onze (Xandão ficou no banco) e também em Izmailov. E como se previa, o esquema tático foi o mesmo normalmente utilizado por Domingos Paciência (4.3.3).

Estava muito frio (a partida começou com 9 graus negativos) e os adeptos do Legia colocados por trás de uma das balizas entretinham-se a atirar bolas de neve a Rui Patrício.

Relvado muito mau

A troca de bola era dificultada pelo péssimo estado do relvado e as equipas deveriam optar por um futebol direto. Oportunidades de golo nos primeiros 20 minutos nem vê-las, mas foi o Sporting quem se aproximou com relativo perigo da baliza adversária, através de boas iniciativas de Insúa e Matías Fernández.

A primeira ocasião de golo surgiu aos 24´ para o Legia, depois de um desentendimento entre Insúa e Polga, mas Rui Patrício foi gigante a travar o remate de Zyru, que estava isolado.

O Legia ganhou ascendente a partir deste lance. A ideia que deu é que os polacos perceberam que este Sporting não exigia assim tanto respeito. E os jogadores do Sporting quase não conseguiam sair do seu meio campo, até porque queriam jogar como se estivessem num bom relvado. Exigia-se jogo direto e não tentativas individuais e tabelas...

O golo da equipa da casa, apontado aos 38' não surpreendeu, num lance em que houve grande liberdade de movimentos na área, na sequência de um livre lateral.

A superioridade do Legia continuava e valia Onyewu, com cortes importantes. Já Polga, o seu parceiro no centro da defesa, colecionava erros difíceis de entender em alta competição.

O melhor que poderia acontecer ao Sporting era o intervalo, pois a sensação que pairava no ar era que o Legia poderia chegar ao segundo golo a qualquer momento. A forma como os leões tentavam sair a jogar, trocando a bola perto da sua área (com inúmeras perdas, naturalmente) era incompreensível.

Saem Schaars e Izmailov

Izmailov e Schaars não regressaram das cabinas após o intervalo (o holandês estava lesionado e o russo, já se sabe, é um caso especial) e entraram Carriço e Pereirinha. Este último começou logo por perder uma bola de forma incrível e voltou a valer Rui Patrício, a negar o golo a um adversário que estava isolado.

A equipa portuguesa continuava a denotar falta de agressividade e completa desadaptação ao terreno, mas aos 52' pode queixar-se de penálti que ficou por marcar, por mão clara na bola de um defesa polaco.

O empate surgiu aos 60' sem que nada o fizesse prever: Carriço marcou de cabeça após livre "teleguiado" de Matías Fernández. Os verde e brancos marcaram na primeira oportunidade de golo que tiveram.

O Sporting melhorou muito com o empate e Pereirinha esteve perto de fazer o 2-1 aos 66' através de bom remate à entrada da área. Pena que Carrillo perdesse tantas bolas. O peruano tem grandes potencialidades, mas a quantidade de lances que se perdem nos seus pés é assustadora...Aos 74' o jovem extremo foi rendido por André Santos e vimos o Sporting mais português desta época, com Patrício, João Pereira, André Santos, Carriço e Pereirinha.

E numa altura em que o Sporting dominava, o Legia voltou à vantagem, ao minuto 79. Um lance caricato, com os jogadores leoninos a pararem, pedindo fora de jogo ao futebolista que fez a assistência.

Um lance que suscita dúvidas, não se percebendo se o avançado polaco estava em linha ou ligeiramente adiantado. Mas de qualquer maneira, não era caso para desistir do lance e deixar um jogador completamente isolado à frente da baliza, que só necessitou de empurrar para o fundo das redes.

Quando já poucos acreditavam que o Sporting chegasse ao empate, André Santos fez um golo simplesmente fabuloso, com remate em trivela.  E o Sporting até poderia ter ganho no último minuto: o remate de Insúa passou muito perto do poste direito.

Sporting:

Comentários [9]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Grande golo de André Santos....

...bom jogador,apesar da má época.

Apenas vi o resumo,mas parece-me que o 2º dos polacos é em off side.

Devia contar sempre.....

Devia contar sempre.....em todos os clubes!!

http://seromaradona.blogspot.com/2012/02/o-meu-pe-esquerdo.html

APOSTEM NOS JOGADORES PORTUGUESES !

HÁ MILHARES DE BONS JOGADORES NAS DISTRITAIS DESAPROVEITADOS PARA SEREM CONTRATADOS ESTRANGEIROS QUE MUITAS VEZES NAO SAO MELHORES QUE OS DE CÁ !
APOSTEM NA FORMAÇÃO ! JOGADORES DO ALGARVE ! ALENTEJO ! ZONA CENTRO ! E DO NORTE !
NOS OS PORTUGUESES TEMOS MUITO VALOR ! APOSTEM NOS MIUDOS !

Eu ou vi bem?

Será que eu ouvi bem o resumo na TV?
O SCP fez o primeiro remata aos 56 minutos? Bolas......

E mesmo assim marcou 2 golos!!! 100 % de eficácia?

Com algum Juízo e calma, acho que têm aqui uma boa hipótese de passar.

Ouviste

De facto ouviste mal, o Sporting na 1ª parte criou algumas situações de perigo com remates do Wolfswinkel À BALIZA e não para fora. Quando não se vê o jogo é assim que se fala... SL

Eu acho que

fui claro!
Vi oresumo na TV e foi o que disseram!
Primeira parte uma nulidade e o primeiro remate aos 56 minutos!

Mas como disse anteriormente, acho que têm uma bela hipoteses de seguir em frente..espero que o façam.

Apostem nos Tugas

Isto é uma mensagem para todos os clubes.

Compram jogadores lá fora que não valem um charuto, todos os clubes, até nas Distritais há estrangeiros contratados.

Vergonha!

se todos apostarem nos portugueses estou de acordo

depois que ganhe o melhor, agora ser só o sporting , depois só gnha a clubes destes paises , e joga pelo 4º 5º lugarem portugal não , não estou de acordo , caro srº , estes jogadores para a europa não dá ,

concordo

temos visto que apostando apenas na formação os resultados n1ão aparecem, e principalmnete quandpo não temos a capacidade (finaceira) de os manter por cá