Opinião: À Espanha só "falta" um lateral esquerdo | Relvado

Opinião: À Espanha só "falta" um lateral esquerdo

Considerações curiosas, feitas durante um jogo recente entre Barcelona e Villarreal.
 

Na passada segunda-feira assisti à goleada (mais uma) do Barcelona. Desta vez sobre o Villarreal, por 5-0.

Creio que foi a maior goleada de sempre dos catalães sobre os "amarelos", mas a certa altura do jogo abstraí-me dos números e dos golos e comecei a fazer contas de cabeça aos jogadores que estavam em campo.

Isto aconteceu ao minuto 55, quando Xavi e Senna entraram em campo. Dois campeões europeus em 2008 e "donos" do meio campo espanhol na época, a par com Iniesta.

A partir desse momento, entre os 22 jogadores no relvado de Camp Nou estavam três titulares dessa seleção espanhola campeã europeia: Xavi do lado do Barcelona, Marchena e Senna, do Villarreal.

Simultaneamente estavam também três titulares da seleção espanhola campeã mundial, no ano passado: Xavi, Busquets e Pedro. Todos eles do Barcelona - sinais do tempo. E fora de jogo estavam nomes como Puyol, Piqué, Iniesta e Villa.

Ou seja, já era mais que visível que, após o Europeu 2008, a base da Espanha passou a ser a equipa do Barcelona. Algo que não aconteceu no europeu desse ano, com três jogadores catalães, três do Valência, dois do Real Madrid, dois do Villarreal e um do Liverpool no onze habitual.

Agora com a chegada de Fàbregas, del Bosque poderá pensar em criar uma equipa com Casillas, Sergio Ramos, oito homens do Barcelona... e pouco mais.

Puyol e Piqué deverão ser titulares no Euro 2012. À frente poderemos ver Busquets, Xavi, Iniesta e Fàbregas. Ainda mais à frente restam Pedro e Villa. Com Iniesta ou Fàbregas a descaírem para a ala contrária à de Pedro, logicamente.

Conclusão: faltaria incluir os dois jogadores do Real já referidos e um lateral esquerdo. Capdevila foi o titular nas duas últimas grandes competições, mas agora saiu do Villarreal e nem sequer é titular no Benfica. Dificilmente será a opção inicial.

José Enrique, do Liverpool? Talvez. Mas continuo a achar que, à Espanha, só falta mesmo um lateral esquerdo de topo. Porque tudo o resto é sinónimo de classe mundial, em todas as posições.

P.S.: Voltando ao Barcelona... nesse jogo foi mais do mesmo. Agora já nem questiono como é que vão ou não apresentar-se em campo. O que pergunto é: até quando?

Internacional:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Esquecimento

defesa esquerdo ate tem jogado arbeloa, xabi aloso ate é capaz de ter mais minutos que o busquets (sem certeza), david silva, ate o próprio mata tem mais minutos do que o pedro.. Por vezes antes de escrever, um bocadinho de informação não faz mal a ninguem

Até o Mourinho ganhar 'tudo'

Até o Mourinho ganhar 'tudo' este ano. Simples.

Simples...

Em ultimo caso joga Puyol a defesa esquerdo..

Eu estou a responder ao ps do

Eu estou a responder ao ps do autor, não à questão da selecção.

Desculpa mas a resposta não

Desculpa mas a resposta não era para ti, queria apenas fazer um comentário ao artigo, carreguei no botão errado...

Melhor equipa do mundo...

Como base para a melhor selecção do mundo. Aquilo está tão oleado de que nem é necessário grande defesa esquerdo... apenas um que cumpra. Podem muito bem deixarem-se ser deficitários numa posição pois as compensações serão sempre feitas... A cantera do Barça, e os bons resultados das selecções jovens espanholas deixam antever que o fim estará para muito longe... e os defesas esquerdos também estão a aparecer.