Mourinho vs Valdano: Quem cairá primeiro? | Relvado

Mourinho vs Valdano: Quem cairá primeiro?

 

A carreira de José Mourinho no Real Madrid pode estar seriamente comprometida, isto depois de o treinador ter vindo a público acusar o director geral dos merengues, Jorge Valdano, de pouco empenho na defesa dos interesses da equipa.

No final do encontro com o Sevilha, Mourinho admitiu estar "cansado; dão-me uma lista de erros graves do árbitro e querem que seja eu a atacar o árbitro e a defender a equipa. Se eu pegar na folha e seguir em frente a história é sempre a mesma, suspensão a Mourinho. Temos um clube, uma estrutura e quero que as pessoas defendam a minha equipa, não apenas eu".

Valdano, O Filósofo

A tal estrutura de que o português tanto fala é personificada por Jorge Valdano, "O Filósofo", como é conhecido o homem de confiança de Florentino Perez. O argentino é o que se pode chamar um homem da casa, já que foi jogador em meados da década de 80, regressando em 1991 para orientar os escalões de formação. Embarca depois numa experiência como treinador principal do Tenerife e logo na primeira época salva o clube da descida de divisão com uma vitória sobre o Real Madrid. No ano seguinte deixou a equipa das Ilhas Canárias classificada para a Taça UEFA.

Viviam-se tempos negros no Santiago Barnabéu, que via o "todo-poderoso" Real Madrid incapaz de contrariar o Barcelona de Johan Cruyff, que conquistou a Liga entre 1991 e 1994. Qual remédio para a crise, Valdano chegou à capital e reclamou um lugar na história, vencendo o título um ano mais tarde e com direito a coroação frente aos catalães, que saíram humilhados da visita a Madrid com uma goleada por 5-0, a chamada "manita".

O argentino ainda viria a tentar um novo desafio em Valência, mas regressaria à segunda casa pela mão de Florentino Perez, em 2000, para o cargo de director geral, o braço direito do presidente. Valdano vive por estes dias uma segunda vida num clube que o admira e que nutre por ele um profundo respeito.

Escondido atrás do treinador

Nesta relação Mourinho-Valdano há uma situação que convém ser recordada e que remonta a 2007, quando após uma meia-final da Liga dos Campeões (Liverpool-Chelsea) o argentino comentou que tanto Benitez como Mourinho eram os típicos jogadores frustrados, que canalizam toda a vaidade para as carreiras de treinadores. Valdano justificou ainda que a abordagem física de ambos os treinadores à partida estava a destruir 100 anos de criatividade e magia do futebol. Obviamente que este episódio entre dois egos tão fortes e duas maneiras tão distintas de pensar o futebol – Mourinho mais pragmático, Valdano mais espectacular – não tinha ficado resolvida com um simples pedido de desculpas feito em vésperas da apresentação do Special One no Santiago Barnabéu.

Valdano teve que engolir um sapo nessa altura, mas será que o vai fazer por muito mais tempo? Esta é uma relação desequilibrada e na qual a sede de vitória de um e de outro pode não bastar. A guerra já começou, senão analisem-se estas palavras de Mourinho: "Obviamente tenho que pedir uma reunião com o presidente, que é o meu superior, o número 1. Chegou o momento de ter uma conversação aberta. Quero defender a equipa, mas se pego nesta folha e analiso erro por erro, no próximo jogo não estou no banco. É mais fácil ficar escondido atrás de um treinador". E quem se esconde? Valdano, claro está, pelo menos segundo a óptica do treinador mais bem pago do mundo. Resta é saber para que lado vai rebentar a corda, que parece ter esticado até perto do limite. Para já a imprensa madridista (não a madrilena) caiu de imediato em cima da atitude do portugués.

Espera-se que a pausa natalicia traga calma para os lados da Castellana. O Canal + teve acesso à lista que motivou as queixas de José Mourinho. Confira o documento que analisa os erros de arbitragem de Clos Gómez no Real Madrid - Sevilla:

1 - Minuto 9. Falta de Konko sobre Di María para amarelo que não foi mostrado
2 - Minuto 14. Fora de jogo de Özil que não era.
3 - Minuto 20. Fora de jogo de Benzema que não era.
4 - Minuto 24. Falta de Zokora sobre Khedira sem amarelo mostrado.
5 - Minuto 25. Falta sobre Cristiano na zona frontal que não é assinalada.
6 - Minuto 34. Fora de jogo do Sevilha que não é marcada.
7 - Minuto 39. Falta sobre Ozil que não é marcada.
8 - Minuto 43. Fora de jogo assinalado a Di María que não era.
9 - No desconto da primeira parte deu apenas 1 quando era mais.
10 - Minuto 47. Fora de jogo de Ozil que não era.
11 - Minuto 64. Segundo amarelo a Carvalho por um choque de cabeças com Negredo durante um salto.
12 - Minuto 69. Penálti de Escudé sobre Granero não sancionado.
13 - Minuto 78. Cartão amarelo a Özil por perder tempo na substituição (situações semelhantes do Sevilha não são punidas).

Internacional:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mou o maior .

Mais depressa cairá Valdano que Mou !!
Real para ganhar precisa de um treinador ! Não de directores !
Como diz o ditado " Cada macaco no seu galho " ;))

Não sei quem cai primeiro

Mas se o Mourinho cair arranja logo clube já o Valdano não sei se será bem assim
ali penso que nehum dos dois irá cair o Valdano irá é trocar de funções com o Zidane que é o que o Mourinho sempre quis e de onde o conflito deverá ter começado Mourinho queria que Zidane estivesse mais perto da equipa para lhes mostrar a identidade 1ª grande glória merengue dos Século XXI e um dos melhores jogadores de todos os tempos
Já Cristiano Ronaldo irá decerteza ser a segunda

Ou muito me engano

ou Mourinho não ganha nada na época 2010/11. E Ronaldo faz pelo menos 40 golos, se não mesmo 50.

Mourinho, calado, é um Poeta...!

Ha, Zé Morinho, como Treinador, muito bom, mas, como Homem, um zero à esquerda. Gosta de inflamar os ambientes em que trabalha, para ficar em evidência, nos jornais. Bem diferente do Guardiola, ou do Del Bosque, só para ficar me nesses dois. O último comentário ridículo desse falastrâo, incluiu até o descobrimento do Brasil, no altercado com o Daniel Alves, como ridículo seria um interlocutor lembrar-lhe das origens portuguesas, de uma costela de Aragão e Castela, ou do período em que Portugal foi subjugado pelos espanhóis, no Século XVII, por exemplo. Fala-se de Futebol, e esse cagão vem falar de História. Nada a ver.

E quem é que mandou o daniel alves..

...mandar uns bitaites?..

Ou achavas que ia ficar sem resposta?

Mourinho, calado, é um Poeta...!

Errata: Claro que queria me referir a Galiza e Leão, no Comment, principalmente no que se refere às origens de Portugal.

Elogios de Mourinho a Pinto da Costa

Não é por acaso, faz hoje um ano, que José Mourinho elogiava e indicava Pinto da Costa como o melhor presidente que alguma vez teve, como o presidente perfeito.

Pinto da Costa sempre foi um treinador que sempre defendeu os seus treinadores e que não os deixava sozinhos no barco a lutar contr as adversidades, tal como se vê agora o "special one" no Real.

Não sabe este Valdano e este Florentino a sorte que têm em terem Mourinho à frente do seu clube. E ainda lhes vai sair cara esta guerra interna que travam.

Se Mou cair...

cai o Real também!

Mourinho, calado, é um Poeta...!

O Real é muito maior que o Mourinho. Ele sairá do Real, um dia, e o Clube seguirá. Ninguém é insubstituível.

pelo menos

nesta temporada.

PORQUÊ

COM PELIGRINI PERDEU CAMPEONATO POR 3 PONTOS

Tal como é referido, a troca

Tal como é referido, a troca de mimos já vem de longe. Falta descobrir quem tem mais "peso" para Florentino, já que parece que há apenas espaço para um dos galos.

De resto, por aquilo que se lê e ouve, apenas dar razão a Mou: Valdano fala muito, colocando por vezes pressão na própria equipa.