Mourinho perde título inglês para Cristiano Ronaldo | Relvado

Mourinho perde título inglês para Cristiano Ronaldo

 

Depois do empate a 1-1 no Emirates Stadium, Mourinho recordou a época pejada de lesões para fazer o elogio aos seus atletas. «Durante toda a temporada os meus jogadores foram heróis contra tudo», destaca o treinador português, realçando que está «mais orgulhoso agora do que quando fomos campeões», diz.Sobre o triunfo do adversário na Liga inglesa, Mourinho recusa definir o Manchester como a melhor equipa da época. «Isso não interessa, o que interessa é que a equipa que tem mais pontos é campeã», aponta. Mourinho não se esquece contudo de «congratular os campeões, os jogadores, o treinador, os adeptos, a direcção, todos os que os ajudaram a serem campeões», diz.Alex Ferguson e Carlos Queirós aplaudemPara o Manchester este é o primeiro título desde 2003 e Alex Ferguson, cuja retirada vem sendo abordada nos últimos anos, diz agora que pretende continuar no clube por mais alguns anos. «Sinto-me revigorado pelos jovens jogadores do clube», refere; «não sei por quanto tempo vou ficar, mas neste momento está-me a agradar», diz ainda.Sobre o regresso do United aos títulos, Ferguson admite que o triunfo neste campeonato é «especial», pelo facto de «durante dois anos o Chelsea ter dominado a Premier League e tivemos um grande trabalho para apanhá-los», constata. O treinador escocês aponta ainda que a formação de Mourinho «fez um grande esforço» nesta temporada e que é preciso dar-lhe «grande crédito» por isso.Com o êxito dos red devils há dois portugueses que também triunfam - Carlos Queirós, o braço-direito de Ferguson, e Cristiano Ronaldo cujas exibições em grande ao longo da época muito contribuíram para a vitória do United na Liga inglesa.
Fotos: LusaSusana Valente

Internacional:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Desafiante como sempre

Nunca admite perder, nunca dmite quando os outros foram melhores. O que não deixa de ser curioso, porque é exactamente essa obsessão de vencer que faz dele o treinador que é. É tal a incapacidade de admitir algo que não seja a vitória, que só pensa em vencer, vencer, em ser melhora, em melhorar a toda hora. Ainda que seja muitas vezes desagradável como pessao, a campanha anti-Mourinho é exagerada. Lembro-me de quando Ferguson aquando do jogo Man Utd -Real Madrid em 2002 (e não estou em erro) ter dito que o sorteio da Champions tinha sido um arranjinho para garantir uma final italiana. Lembro-me do mau perder deste "cavalheiro" quando o Benfica e o Porto eliminaram o Man Utd, em que apelidou os portugueses de batoteiros, fiteiros, simuladores... Lembram-se de como não apertou a mão a Mourinho ( o tal sem fair-play) quando o Porto eliminou o Man Utd? Na altura ninguém em Inglaterra censurou a falta de fair-play de Ferguson. Se fosse Mourinho... Arrogantes, presunçosos, há muitos não só Mourinho. Acho sinceramente que se exagera nessa crítica a Mourinho, porque basta ver a jogada suja de Domenech no Mundial ao tentar pressionar o árbitro do Portugal-França com o discurso que os portugueses eram fiteiros e simuladores e ninguém o criticou nessa atitude vergonhosa... Porquê? No fundo, bem çá no fundo, o que lhes dói é os ingleses porem-se em bicos de pé a toda a hora dizendo-se uma potência do futebol e na verdade não têm um único treinador de jeito (muito menos de nível mundial), não têm nenhum Cristiano ronaldo, Figo, Rui Costa. E dói-lhes ver que a "colónia de férias do terceiro mundo" tÊm grandes treiandores, garndes jogadores e eles sempre cheios de cagança não têm nada. Até os anos 30 achavam-se a melhor equipa só porque tinham criado o futebol. Recusavam-se a fazer jogos internacionais, por acharem que era óbvio que por serem a pátria do futebol era logo por consequinte a melhor equipa do mundo. Quando foram ao Mundial de 30 no Uruguay e perderam com os EUA, o resualtdo deixou-os em estado de choque e consideramram-no uma aberração (foi este o título dos jornais no dia a seguir). Isto cabe na cabeça de alguém?????? Quanto a mim no fundo o que os enerva em Mourinho, em Ronaldo, nos "fiteiros portugueses" é a sua genialidade comparada com a pequenez inglesa. Vejam só as atitudes de autêntica criança mimada que Rooney já protagonizou, as vezes em que Ferguson demonstrou nítida falta de fair-play e não vejo estes senhores a falar. É o que acho sinceramente. Cumps.

Re: Desafiante como sempre

Concordo perfeitamente contigo. Ninguém gosta de perder, não vale a pena entrar aqui com a bonita (só isso) história de que perder é desporto...quando se entra em alguma coisa é para ganhar, pelo menos eu penso assim. Disseste tudo em relação a Mourinho, aliás, esse seu aspecto de só pensar em ganhar, essa coragem, é o que falta a Jesualdo Ferreira, e não só... Se as equipas mais pequenas da nossa Liga fossem corajosas, jogassem não só para o pontinho ou lutassem não só pelo objectivo da manutenção, tinhamos melhores jogos, melhores equipas, melhor campeonato, e acima de tudo, mais surpresas. Penso que é este ponto que acima de tudo difere a Premier League das outras, não há equipas pequenas, ou pelo menos não se comportam como tal. Abraços.

Campeão Justo, mas...

É notável a "azia" de Mourinho nas suas declarações, mas não o critico...ninguém gosta de perder, e o Mourinho não é nem nunca foi cínico como aqueles que sorriem depois de perderem. "...todos os que os ajudaram a serem campeões" Como já aqui foi dito, isto é uma critica para com os árbitros, facto que concordo, apenas não concordo que chamem a isto uma desculpa de mau perdedor. Aceito que não gostem do homem (o que é perfeitamente normal), agora também não é preciso fazerem-se passar por cegos. Recordo perfeitamente que o Chelsea andou a sofrer golos em jogos (onde perdeu pontos) consecutivos todos eles em claro fora de jogo. É claro que o Manchester foi um justo campeão, pratica melhor futebol e dá mais espectaculo, basta olhar para os resultados de ambas as equipas. Uma ganhava com goleadas de 3 ou 4 golos de diferença, e a outra vinha a ganhar os seus jogos com resultados de 1-0, 2-1... O maior culpado desta perca de Mourinho, além de Cristiano Ronaldo, é o presidente russo do Chelsea. No inicio desta época, depois de 2 épocas fantásticas, decidiu meter o bedelho no trabalho de Mourinho, e foi buscar dois jogadores sem a "autorização" do técnico Português, tudo por causa do prazer de ter nomes sonantes na equipa - o típico erro do Real Madrid dos ultimos anos. Quando Mourinho pediu jogadores que realmente precisava, o russo não cedeu, e este é o resultado, uma equipa sem suplentes para a defesa onde o principal médio do Chelsea ficou privado de actuar no lugar onde é mais produtivo, o meio campo. Ser presidente de um clube treinado por Mourinho é o trabalho mais fácil que existe, é só fazer as vontades ao homem e o sucesso aparece naturalmente. Por vezes pergunto-me se aquela sessão de maus resulados que o Chelsea teve aliada ao mau estar entre técnico e presidente não tenha sido um grito de revolta de Mourinho. O Abramovich já devia ter aprendido isto, e também já devia ter percebido que Mourinho não contrata estrelas, ele cria estrelas - Deus dá nozes a qum não tem dentes... P.S: Não sou adepto do Chelsea nem defensor de Mourinho (embora gostar dele, pois não esqueço o que ele fez pelo meu clube). Abraços.

Re: Campeão Justo, mas...

Finalmente vejo um grande portista,que não esquece o que o indivíduo em questão fez pelo seu clube mas não é por isso que tem de compactuar com as suas macaquices. Só uma palavra:parabéns. Cumps

Exagero

Não acho que deitar abaixo a Pátria como muitos fazem seja solução para nada. Mas também exagerar e reduzir o título inglês a uma disputa mourinho-ronaldo parece-me demais... Enfim, eu pessoalmente não gosto de hegemonias e por isso fico contente que tenha ganho o Manchester. Para o ano que seja o Liverpool, com o Simão lá :)

Manchester vai festejar em Londres

Não deixa de ser duro para o Mourinho, o manchester receber a taça de campeão no seu estadio! Aposto que as TV's vão focar o mourinho nesse momento

Re: Manchester vai festejar em Londres

Tens razão, mas também acho que o Chelsea vai fazer tudo para vencer o jogo. E no final, também as câmaras vão filmar o abraço entre Mourinho e Fergusson, com estes dois já a pensar qual o vinho português que vão beber à noite para celebrar o fim do Campeonato.

Re: Re: Manchester vai festejar em Londres

vinho do porto...

Por muito que custe

Os ingleses vão ter que mamar com um português de topo :)

Planeamento ridículo

Não consigo entender como o Chelsea começou e acabou a época apenas com dois defesas centrais de raiz. Tudo o resto são adaptações, como Essien, Paulo Ferreira ou Moulin Rouge. Em relação a este último, a forma como foi comido (e expulso!) no golo do Arsenal faz-me concluir que estaria bem era numa equipa com o Beto, onde não destoasse assim tanto. Como um jogador tão miserável foi contratado pelo Chelsea é algo de verdadeiramente surreal. O Mourinho acabou por fazer um excelente campeonato com os jogadores de que dispôs, mas acabou por perder a Liga dos Campeões e a Premiership exactamente nos jogos em que não teve o Carvalho e o Terry, e por isso teve de usar pelo menos uma adaptação no lugar. Estou convencido que se o Chelsea tivesse mantido o Gallas ou arranjado um terceiro central minimamente à altura poderiam ter ganho tudo este ano.

As diferenças de Mourinho para Queirós

Quando o Mourinho estava no Porto, houve um ano em que foi campeão "no hotel". Na altura veio dizer, que o F.C. Porto se arriscava a ser campeão no hotel, mesmo sem precisar de jogar o jogo deles. A mensagem que tentou passar na altura era mesmo essa: Somos tão bons (não quero incluir aqui o F.C. Porto, mas sim ele o Mourinho), que nem precisamos de jogar, pois os outros tratam de não ganhar. Viram que este ano ele provou do mesmo veneno, o Machester foi campeão no hotel. A diferença é que ninguém do Manchester se baixou ao nível dele para dizer isso. No entanto vejam estas declarações do Mourinho: «(...)congratular os campeões, os jogadores, o treinador, os adeptos, a direcção, todos os que os ajudaram a serem campeões». Só não entende isto quem não quer. Até quando perde não teve a humildade para reconhecer o mérito do Manchester, que mereceu, de longe, ganhar a liga. Melhor era mesmo decidir o campeonato com uma vitória na próxima quarta. As palavras do Queirós foram de uma superioridade tal que nem vale a pena comentar. Foi uma enorma chapada de luva branca no Mourinho. Mourinho até pode ser melhor treinador, mas o Queirós/Fergusson como pessoas, acho que nem se devem dignar a rebaixar para falar ao nível do Mourinho.

Re: As diferenças de Mourinho para Queirós

Não concordo num ponto contigo: "...mas o Queirós/Fergusson como pessoas, acho que nem se devem dignar a rebaixar para falar ao nível do Mourinho." Tens andado meio desatento a estes dois, principalmente o Fergusson, que depois de ter levado um banho de bola do Porto de Mourinho, só falava da expulsão (incorrecta segundo ele) de Keane que só, só agrediu o Baía - isto foi só um exemplo. De resto concordo contigo, e só é pena não ter pontos, pois foi um exelente comentário, embora não concordar contigo no ponto anteriormente referido. Abraços.

Re: As diferenças de Mourinho para Queirós

Li há poucos dias num jornal desportivo uma crónica sobre o mourinho que subscrevo (mais ou menos). "Mourinho é um treinador que não sabe perder... e se calhar é isso que faz dele um vencedor. Quando o Jesualdo Ferreira e o Fernandos Santos perdem mostram um ar de resignados, muito humildes... se estes tivessem a atitude de mourinho concerteza que fariam muito mais pelas suas equipas." É exactamente o que eu penso. O Mourinho tem muitos defeitos, mas esse de não saber perder é possivelmente o melhor de todos.

Re: As diferenças de Mourinho para Queirós

Gostei da tua análise, mas não concordo num ponto. Não tenho assim tanta certeza de que Mourinho se estivesse a referir aos árbitros. Penso que as suas palavras são dirigidas de forma velada sobretudo à oposição interna no Chelsea (Abramovich incluído), que quanto a mim é a grande responsável pelo menor sucesso desta época. Contudo, acho que Mourinho também é um pouco responsável por isso. Não foi fiel a si próprio, condescendeu com situações com as quais normalmente não pactuaria (sobretudo ao nível das contratações) e pôs-se a jeito. Admito que não deva ser fácil abdicar de um contrato principesco para vincar os seus pontos de vista. Mas essa condescendência pagou-a agora. Há neste plantel do Chelsea dois ou três homens que se vê à vista desarmada que não encaixam na forma de encarar o futebol de Mourinho... De qualquer forma, as críticas que Mourinho recebe porque o Chelsea, sendo o plantel mais caro da Premiere League, não obterá os títulos almejados, são de todo injustas. A reacção que se viu do Chelsea frente ao Arsenal, em desvantagem numérica e no marcador não se compra com dinheiro. É força de grupo, é orgulho, é capacidade de reagir à adversidade. Foi assim que o Chelsea ganhou os seus últimos títulos... Estou aliás convencido que o United acabou por ser beneficiado pelo adiamento do confronto entre as duas equipas em Stamford Bridge. Uma eventual vitória do Chelsea colocaria sobre os homens de Manchester uma pressão com que teriam que lidar à falta de bastantes jogos para o final da Liga. Claro que o United poderia não perder. Mas eu pessoalmente não acredito. Penso que o Chelsea é mais equipa que o United (embora tendo estilos muito diversos) e em confronto directo, em condições normais, terá mais chances de vencer. Vê-lo-emos na final da Taça de Inglaterra...

Brutalíssimo!!!

+1 Bem Escrito,infelizmente virtual.

Eu não sou tão crítico ao Mourinho como tu!

Aquela história do hotel entendo-a como pressing à equipa que empatando ou perdendo, fazia o Porto campeão. Quanto à declarações de ontém, só entende dessa maneira quem esteja a tentar detectar falhas nas frases dele. Para mim, ele limitou-se a dar os parabéns ao Manchester United, mais nada. Quanto ao facto de "todos aqueles que ajudaram ao manchester ser campeão", talvez seja porque a certa altura, até parecia que eram todos contra o Chelsea de Mourinho. A certa altura, havia adeptos do Liverpool ou mesmo do Arsenal a quererem que o Manchester United ganhasse. De qualquer maneira, pelo jogo que vi, teve muito próximo o adiatamento da decisão da liga inglesa por mais uma semana, pois o Chelsea quase marcou o segundo... se o Joe Cole não tivesse em posição irregular... teria sido uma vitória épica. No entanto, portaram-se como verdadeiros campeões e penso até que os adeptos não ficaram tão xateados assim. Se fosse cá em Portugal, já estariam a pedir a cabeça do treinador. Cumprimentos Futebolísticos!

Embora considere o Mourinho

o melhor treinador do Mundo, ele seria o primeiro a criticar as suas palavras caso viessem de outro treinador. Em anos passados Mourinho disse que quem ganhava era o melhor e este ano isso também se verificou e não vale a pena falar em vitórias morais, nas lesões (que foram anormalmente numerosas) e nos àrbitros (referência que ficou nas entrelinhas quando falou de todos os que levaram o Manchester ao título). É hora de elogiar os vencedores e partir para uma nova época onde o Chelsea terá todas as condições de voltar ao topo caso a planificação da época seja melhor e caso tenham um plantel com outra profundidade.

Por falar em Ronaldo...

Vejam isto: http://www.youtube.com/watch?v=81zzp4ZfyPU Ao mesmo tempo é nojento e hilariante!! P.S É Gel do bom! lol cumps

Mourinho e o chelsea

Pois é,já o Mourinho sabia da ultima jornada antes do jogo deste fim de semana, que ao empatar diante do Bolton as possibilidades de renovar titulo eram mais escassas. Para não falar que tinha de defrontar Arsenal fora que não é fácil,logo um derbie londrino que muito se joga e depois desse jogo ter um embate com o M.United. Se foi uma má época? digamos que não,lutou até quando pôde e muitos jogadores deram a cara á luta e nas adversidades viu-se a cara dos jogadores que tentaram o litro. Não foi possivel o titulo, mas ficar em 2º lugar não é desprestigiante se formos a ver palmarés do Chelsea desde a sua existência. Se calhar os jornalistas ingleses ficaram talvez contentes por ver o Chelsea não revalidar o titulo mas terão de "contentar-se" com um C.Ronaldo que esta época calou ingleses com seus golos e suas assistências onde fez de tudo para calar critica bem como adeptos do seu valor e agora ser acarinhado por adeptos de futebol quer lá quer cá. Se não levam com o Chelsea campeão levam com o Ronaldo, um português a calar as bocas dos ingleses. Chelsea pode ter estado á beira do Olimpo ao conquistar tudo, mas pode cair tudo em 2º lugar nesses trofeus.É a vida, mas se chegou é porque tem mérito. Não chega só dar parabéns ao campeão ou vencedor do trofeu. O vencido tambem merece ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido ao longo duma época que são mais de 50 jogos para poucas equipas. Enquanto que cá temos 30 jogos e alguns da taça os jogadores cansam-se depressa,lá são mais de 50 e poucos vêm para a praça publica dizer "ah,quero férias ou quero descansar" é por isso que vemos Henry ou Drogba dar o litro em todos jogos. Podem demonstrar algum cansaço em certos jogos como natural, mas são bem pagos para jogar e acima de tudo são vistos por milhares de pessoas. Eu como simpatizante do Chelsea desde o tempo de Claudio Ranieri sabia que esta equipa ia explodir anos seguintes e Mourinho aproveitou isso para dar ao Chelsea alguns trofeus que muitos não esperavam alcançar. Fiquei triste por não ser tri-campeão mas contente pela postura que jogadores tiveram ao longo duma época que foi dura em termos de lesões,castigos e além disso competirem ao alto nivel em todas as frentes. Não é para todos e o que fez ontem Mourinho no final do jogo diante do Arsenal foi uma prova de alta confiança que tem no plantel bem como sabia que se não fossem campeões tinha um plantel de quilate.Ficou em 2º lugar mas para mim foi um digno vencido onde apanhou um Munited este ano inspirado para triunfar ao fim de alguns anos de jejum. Ganhou Ronaldo e Manchester mas Mourinho tambem sabe que tem uma boa equipa que para o ano se continuar que espero,seja campeã. Quem dera a muitas equipas pela Europa fora estar como o Chelsea onde em poucos anos conquistou mais trofeus que na sua história. Desde 1955 que Chelsea não tinha momentos de glória como a chegada de Mourinho,por isso os adeptos ou jogadores muito devem ao clube e o Abramovich pode achar estranho não terem ganho muito esta época mas venderam cara a derrota nesses trofeus.Isso para muitos é uma vitória e eu acho que sim. Confio na continuidade do técnico português e se ele sai,o Chelsea continua mas uma coisa digo o Mourinho terá os seus bolsos mais recheados caso saia. Não tenham duvidas e depois não venham pedir o Mourinho de volta, que duvido muito que ele regresse.

Re: Mourinho e o chelsea

O migtea já disse tudo em relação ao teu enorme comentário. Se tivesse pontos...

Re: Mourinho e o chelsea

Desinteressante? Não entendo! Acho que nem se deram ao trabalho de ler o comentário até ao fim, bastou-lhes ver o nick para atirarem logo com o desinteressante. Pois eu digo, bom comentário Blue, só mostra o quanto sabes de futebol e respectivas equipas e jogadores. O teu resumo à jornada da I Liga é também muito interessante. Por mim, que não ligo tanto ao futebol como parece, bem que podia estar todo o fim-de-semana sem TV ou rádio, que me bastava chegar cá na segunda-feira para ler esse teu resumo e ficar a par do que aconteceu de mais relevante. Cumps.