Liga Inglesa chama xenófoba à regra 6+5 | Relvado

Liga Inglesa chama xenófoba à regra 6+5

 


Liga Inglesa chama xenófoba à regra 6+5
O director-executivo da Liga inglesa de futebol, Richard Scudamore, considerou «xenófoba» a regra 6+5, que a FIFA quer implementar para obrigar os clubes a alinhar com seis futebolistas seleccionáveis para o país onde actuam.


«Lutarei sempre contra os nacionalismos e parece que está a emergir um género de xenofobia», comentou Richard Scudamore, deixando muitas críticas ao projecto da FIFA, que também merece absoluta rejeição da União Europeia.

O presidente da FIFA, Joseph Blatter, manifestou grandes preocupações pelo facto de a Liga inglesa estar a recrutar os melhores jogadores, provocando cada vez mais desequilíbrios no espaço europeu.

Em resposta a Blatter, Scudamore acusa a FIFA de estar a enviar «mensagens erradas» com o sistema de quotas, numa altura em que o futebol continua a tentar erradicar o racismo. «A Liga inglesa é atractiva para o resto do Mundo porque luta contra o racismo. Somos acusados de não sermos a favor dos ingleses por termos tantos estrangeiros no campeonato. Mas temos muitos jogadores de Inglaterra que estão a jogar contra os melhores todas as semanas», defendeu o mesmo responsável.

A regra 6+5 já mereceu duras trocas de acusações entre a FIFA e a União Europeia, que insiste que a norma é discriminatória e contraria a liberdade de circulação de trabalhadores no espaço europeu. A FIFA contra-ataca e acusa «alguns serviços da Comissão Europeia» de quererem boicotar uma norma que visa defender a ética, as Selecções nacionais e lutar contra os monopólios.

Lusa

Internacional:

Comentários [11]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Acho muito bem...Acabavam os Super Clubes..

Nasciam potencias dos paises,porque o nosso país é nosso não dos outros...

Interessante e necessario...

implementar esta regra a nivel europeu, senão mundial. Se cada pais fizesse isso as coisas ficavam mais equilibradas. Não vejo onde é que existe xenofobia nesta medida. Simplesmente trata-se de uma maneira de salvaguardar e potenciar no seu melhor os jogadores nacionais, que se forem bons irão ter as mesmas oportunidades para sair, tal como hoje. Claro que como hoje em dia o futebol inglês é o melhor do planeta eles não vão deixar de fazer tudo para que tal não suceda, porque têm medo de perder o estatuto de melhor e mais produtiva Liga do mundo. Mas la o futebol é muito viciado por causa do dinheiro, e acho que esta medida era muito util para sanar um pouco os clubes!

Re: Interessante e necessario...

completamente de acordo.

Re: Liga Inglesa chama xenófoba à regra 6+5

e acabar com a merda das selecções, não?

Re: Liga Inglesa chama xenófoba à regra 6+5

Nãao, isso não é nada nacionalista.. Argumentos de merda.

Re: Liga Inglesa chama xenófoba à regra 6+5

Pois! Se cada equipa tivesse 6 ingleses no onze a qualidade baixaria consideravelmente... E depois onde é que iam buscar as receitas televisivas que têm por ter muita qualidade, mas a maior parte dela estrangeira? Penso que a lei 6+5 iria equilibrar mais o futebol europeu, os 3 maiores campeonatos iriam perder um pouco (principalmente a Inglaterra), e os países mais pequenos iriam ter mais facilidade em segurar os seus melhores jogadores nacionais e, acho, com isso teriam melhores equipas...

Sempre em grande

A Premier League é a melhor precisamente por ter dirigentes destes, com um minimo de consciência do que estão a fazer. A competição já tem bastantes restrições em relação aos estrangeiros, aceitando aqueles que (teoricamente) têm qualidade para lá entrar. A meu ver este é o caminho, devem haver leis com base no mérito e não na raça/nacionalidade.

Eles la têm estes critérios...

porque economicamente têm meios financeiros para atraer os melhores futebolistas. Se Portugal tivesse o mesmo grau de exigencia, o problema é o mesmo porque um internacional vai para onde o pagam melhor, por isso ira para Inglaterra e nos ficamos com quê? Acho esta medida interessante e necessaria para a moralisação do futebol, que se esta a tornar em star-system em vez de desporto. Hoje os jovens sonham ter a conta bancaria do Ronaldo e não de jogar como ele... Achas isto normal?

Re: Eles la têm estes critérios...

O problema da falta de liquidez do nosso campeonato é um assunto completamente à parte. Mas respondendo também a esse ponto a Liga Inglesa também esteve muitos anos a penar e arranjou soluções para se tornar na tal Liga mais atractiva, e não foi só com mais receitas que isso aconteceu. Em relação ao assunto em si os jovens têm oportunidade de aprender com os melhores a nível mundial e tornar-se também eles melhores jogadores. Basta ver que o Manchester (Giggs), o Liverpool(Gerard) e o Chelsea(Lampard) têm grandes jogadores titularissimos e a liderar uma equipa repleta de estrangeiros de grande qualidade.

Re: Eles la têm estes critérios...

O Giggs é galês, mas pronto... Nâo deixa de ser britânico. Scholes e Neville, por exemplo, já são ingleses.

Re: Eles la têm estes critérios...

Isos é tudo igual para eles lol, ve o exemplo do Cardiff é uma equipa Galesa e compete nos escalões Ingleses...