Euro'12: cuidado com esta Rússia... (crónica) | Relvado

Euro'12: cuidado com esta Rússia... (crónica)

Os homens de leste demonstraram "vestígios" do nível de jogo que apresentaram há quatro anos. Repúbl
 
Rússia-Rep. Checa: Shirokov marca a Cech
Jamie McDonald/Getty Images

A Rússia é a primeira líder de um grupo do Europeu 2012, depois de golear, merecidamente, a República Checa por 4-1.

Ainda antes do início da partida, os adeptos portugueses terão notado que Marat Izmailov não estava no onze inicial russo. O atleta do Sporting, que regressa à seleção vários anos depois, começou o primeiro jogo do torneio no banco de suplentes.

Os checos, talvez apoiados pelos seus adeptos que estavam em clara maioria nas bancadas, dominaram o período inicial. Com vários cruzamentos perigosos, jogadas na diagonal, o golo esteve perto em alguns momentos. O conjunto russo tentou uma primeira aproximação já perto do quarto de hora, com origem num "rasgo" de Arshavin. Kerzhakov atirou ao lado quando tinha condições para fazer melhor.

Golo e foguete - Logo a seguir, o primeiro golo da noite. Contra-ataque rápido, o mesmo Kerzhakov atira de cabeça ao poste e, na recarga, Dzagoev não dá hipóteses a Čech.

Um golo para a Rússia, um foguete no relvado - alguém excedeu-se nos festejos. Howard Webb teve que interromper o jogo durante alguns segundos. Com tanta segurança à volta do torneio... entram foguetes nos estádios.

Cinco minutos depois, novo contra-ataque "venenoso" e os mesmos protagonistas: Kerzhakov passa para Dzagoev que, isolado, rematou ao lado.

Atacar de forma rápida e marcar - A República Checa apresentava maior volume de jogo, maior quantidade e diversidade de ataques, mas a Rússia era simples, rápida e eficaz. Foi assim que, aos 23 minutos, Arshavin isolou Shirokov, que "picou" e fez o segundo golo.

Os checos continuavam a tentar chegar ao golo, mas Malafeev nunca foi verdadeiramente ameaçado na primeira parte. Do outro lado, Kerzhakov continuava a não acertar com a baliza e sozinho, à passagem da meia hora, atirou forte e a bola ainda rasou a barra. Até ao intervalo, pouco mais a registar.

Checos reduzem após intervalo - No segundo tempo até foram os russos a criar a primeira jogada ofensiva - mais uma vez Kerzhakov rematou ao lado - mas foram os checos a reduzir. Grande assistência de Plašil, Pilař contorna Malafeev e encosta para o 2-1 aos seis minutos.

Seguiu-se uma fase de claro equilíbrio, mas com mais oportunidades para as duas equipas. A República Checa insistia no ataque, à procura do empate, e aproveitando mais "clareiras" na defesa contrária. A Rússia, em poucos toques, chegava ao alvo, mas sem marcar.

O (mau) protagonista Kerzhakov - E Kerzhakov voltava a ser protagonista. Infelizmente para ele. Arshavin isolou o avançado do Zenit, que voltou a não acertar na baliza, rematando rasteiro ao lado. Um minuto depois, novo "tiro"... para a bancada. Dois minutos depois, remate que passou a 10 metros do poste. Mais valia ser substituído - e foi o que aconteceu de imediato.

Na resposta, e após vários minutos sem criar perigo, primeiro Gebre Selassie (não é o do atletismo) rematou "à Van Basten" e a bola parou na rede lateral. Depois foi Rosický a aparecer no encontro, num remate forte de longe, a obrigar Malafeev a defesa complicada.

Goleada chegou na reta final - Kerzhakov saiu, a Rússia marcou. A onze minutos do final, Dzagoev apareceu numa situação na qual Kerzhakov esteve muitas vezes, mas este não desperdiçou e bisou na partida.

Quem tinha dúvidas sobre o vencedor do jogo, terá ficado esclarecido três minutos depois. O recém entrado Pavlyuchenko conseguiu uma bela jogada individual do lado esquerdo e numa "bomba" faz o 4-1.

Haverá poucas equipas no Europeu 2012 cuja prioridade é atacar de forma bonita e eficaz. A Rússia é um desses casos raros. Se crescer ao longo do torneio, é um claro candidato à final. Para já, é líder do Grupo A.

Internacional:

Comentários [4]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Russia alaranjada

Técnicos holandeses com créditos firmados puseram esta Russia a jogar futebol ofensivo de qualidade.
Há falhas nos processos defensivos que podem e devem ser exploradas por equipas com mais capacidade técnica mas isso veremos quando os russos ultrapassarem a fase de grupos.

Claramente a melhor equipa frente à pior com um resultado que se adequa claramente ao que se passou em campo. Oxalá seja Portugal a eliminar a "equipa-sensação", seria bom sinal.

Uma última nota: equipa com Pavlyuchenko no banco e nós com PdL de qualidade medíocre. Até mete dó!

Russia

Acho que esta Russia neste momento é uma das grande candidatas a revelação do Euro.Uma equipa que ja se conhece á imenso tempo,baseada em apenas praticamente duas equipas, CSKA e Zenit onde ,se revela na minha opinião um dos melhores médios do futebol europeu (Dzagoev), é um jogador até parecido com o Izamilov esse grande jogador que passou infelizmente devido ás lesões ,passou ao lado de uma Execelente carreira,se não fosse as lesões este Izmailov,estaria num Manchester,Real Madrid,Milão,etc.Esta Russia também é um dos potenciais adversários de Portugal nos Quartos de finais,isto de Portugal passar,e esperemos que isso irá acontecer.

Pobre Cech....

...está numa selecção muito fraca. Vitória natural da Rússia.

Grande jogo!

Muito bom sem dúvida. Duas equipas que jogaram abertas e o jogo pelo jogo.

Grande arbitragem também. E se ao princípio os jogadores ainda esboçaram protestos e simulações, cedo viram que Howard Webb ia deixar jogar. Fantástica arbitragem.

Começa bem o Euro. Dois bons jogos.