Campeonatos belga e português nem tão diferentes | Relvado

Campeonatos belga e português nem tão diferentes

 


Campeonatos belga e português nem tão diferentes
Entre os portugueses poucas dúvidas parece haver do maior potencial da Selecção portuguesa face à Bélgica, mas entre os belgas a história é bem diferente. «Os portugueses subestimam-nos», lamenta Timmy Simons, jogador do PSV Eindhoven que não pode defrontar as quinas por castigo. E De Wilde, ex-jogador do Sporting entre 1996 e 1998, considera que «os campeonatos belga e português não são assim tão diferentes». «Como nós os portugueses sofrem da estreiteza da sua competição que lhes deixa fugir os melhores jogadores», afiança o ex-guarda-redes leonino.
Boa técnica por causa dos brasileiros

De Wilde considera na imprensa belga que «o ponto mais forte» das quinas é «o seu alto nível técnico», algo que se deve, segundo o guarda-redes, à «influência dos muitos brasileiros» que jogam no nosso campeonato.
O ex-guarda-redes do Sporting não esquece porém que a Selecção portuguesa tem «muitas vedetas habituadas a grandes jogos», considerando que é uma «equipa completa e muito sólida», mas «os lusitanos não são imbatíveis», avisa. E Timmy Simons, que não vai jogar em Alvalade por estar suspenso, acrescenta que os «portugueses subestimam» a Bélgica e que esse factor poderá motivar «uma surpresa»...
Sobre Cristiano Ronaldo, o atleta do PSV diz que é «um dos melhores jogadores do mundo, mas também tem falhas», avisa. E quanto ao modo de travar o craque das quinas, Simons fala de uma «dupla marcação», alertando também que o avançado do Manchester United «por vezes insiste nos mergulhos».
Na Bélgica Daniel van Buyten é o atleta mais prestigiado da equipa, jogando no Bayern de Munique. Émile MPenza é outro jogador que se destaca estando ao serviço do Manchester City, mas não defronta Portugal por lesão. De resto a equipa tem Maarten Martens no AZ Alkmaar e Gaby Mudingayi na Lázio, enquanto grande parte dos restantes jogadores alinham na Bélgica.
Em Portugal, Cristiano Ronaldo surge à cabeça como a grande estrela, mas depois há nomes como Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira que jogam no Chelsea; Miguel e Hugo Viana do Valência; Fernando Meira do Estugarda e Hugo Almeida do Werder Bremen; e Tiago do Lyon, já para não falar em Deco, "maestro" do Barcelona, que não defronta os belgas por lesão. De resto nomes como Simão Sabrosa, igualmente de fora do encontro, mas por castigo, Ricardo Quaresma e João Moutinho brilham no futebol português.

Internacional:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

De maneira nenhuma

Eu vejo regularmente jogos do campeonato Belga e aquilo é mesmo uma tristeza Franciscana. O campeonato Português tem qualidade e equipas boas. O campeonato Belga não tem nada, nem equipas nem jogadores de jeito a jogar na Europa. Comparação só se for no passado!

Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

os campeonatos belga e português não são assim tão diferentes». «Como nós os portugueses sofrem da estreiteza da sua competição que lhes deixa fugir os melhores jogadores» Quase que concordo com o De Wilde mas o Jogador português é muito melhor que o belga, não é por acaso que temos o melhor jogador do mundo da actualidade (Ronaldo) e a nivel de seleções até goleamos a Belgica, quanto ao resto o De Wilde tem razão porque tanto Portugal como a Belgica são paises que vendem bastantes jogadores para o estrageiro e o pontecial economico é identico, ou seja fraco.

Eis a resposta...

PORTUGAL 4 - 0 bélgiquinha. E lá foi ela despachada, rabo entre as pernas e até ao próximo Mundial... JF

Apos o jogo desta noite...

... acho que estas errado.

Loll

Klaro k sao diferentes!! Um é belga o outro é portugues!! e eles têm mts africanos e nos temos mts brazucas

Re: Prefiro a garra dos africanos aos shows do bra

Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

A unicas diferenças são mesmo a diferença entre os melhores jogadores... Ah e o facto de que os clubes portugueses neste momento são muito melhores. E os belgas com aquelas frases nem eles acreditam neles proprios.

Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

O que o De Wilde disse é a verdadinha. O campeonato português faz parte de uma 2ª linha dos campeoantos europeus, assim como o belga. É verdade que o nosso campeonato cresceu muito nos últimos tempos e as equipas portuguesas são em geral melhores do que eram nos anos 90, mas por questão conjunturais nunca chegaremos ao nivel dos 5 grandes campeonatos da europa, Espanha, Inglaterra, Itália, França e Alemnaha. Portugal está numa 2ª linha com Belgica, Holanda, Grécia, Románia e Turquia, p.ex. Campeoantos de países pequenos (OK, à excepção da turquia) em que 3 ou 4 equipas dominam tudo, seja em termos de titulos, seja em termos de adeptos. Esta é a grande diferença entre os campeoantos de 2ª linha e os de topo, onde há muito maior equilibrio nestas duas vertentes.

Re: Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão

Uma coisa não tem nada a ver com a outra, todos os jogadores que "fogem" da liga portuguesa estão ou podiam estar na selecção! Se não estão é porque não podem ou não foram chamados! E se Portugal é forte é também por isso, porque há grandes jogadores portugueses a jogar por esse mundo fora! Para que estar a comparar campeonatos quando estamos a falar de outra coisa? Portanto acho essa afirmação do ex-leonino um tanto despropositada!!!

Re: Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

Desses países que referes,só o holandÊs está ao nível do português, na tal 2ªdivisão do futeboleuropeu. A Grécia e a Turquia estarão numa 2ª e meia, e a Bélgica e Roménia estão na 3ª.

Re: Re: Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

Talvez, mas de qualquer maneira não nega o que disse antes: fazem todos parte de um nivel inferior aos grandes campeonatos europeus.

Re: Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

-Em França só existe o Lyon -Na Alemanha só os problemas internos do Bayern dão hipóteses à concorrência -Em Itália só três clubes(este ano dois)é que são candidatos ao título.Lazio e Roma eram outsiders de peso há uns anos,mas...outsiders -Espanha=Real Madrid e Barcelona -Inglaterra=Arsenal,Manchester U.,Liverpool e Abramovich Essa história que em Portugal só 3 clubes é que lutam pelo título é muito velha,caro amigo. Falta-nos é aquilo que,por exemplo,o Bill Gates tem a mais...

Re: Re: Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

Carissimo, está completamente enganado e demonstra bastante ignorancia: Itália: Lazio e Roma são outsiders mas já foram campeões nos ultimos anos. Em Portugal, só um clube extra-3 grandes foi campeão e foi uma autentico cometa. França: só há Lyon, de há uns anos para cá, sim. Nos 10 anos anteriores: PSG, Monaco, Nantes, Lens, Auxerre e Bordeaux foram todos campeões. Alemanha: Bremen, Dortmund, Kaiserslautern venceram todos nos anos 90 e este ano ao que indica será o Schalke. Espanha: Valencia 2 titulos nos ultimos 5 anos, mais Atletico Madrid, Corunha a serem campeões e equipas tipo Real Sociedad e Mallorca a conseguirem ficar em 2º e 3º lugares. Este ano tens o Sevilha. Além do mais, tu não percebeste uma coisa. Eu não estava só a falar do titulos, estava também a falar do numero de adeptos. Tu nestes 5 países de topo, tens uma coisa que não existe em portugal: distribuição equilbrada de adeptos e a noção de "clube local" que não existe em Portugal. Podiamos pôr todo o dinheiro do Bill Gates, que nem assim em varios aspectos conseguiriamos ultrapassar os melhores campeonatos da Europa.

tambem ha muito dinheiro nos campeonatos arabes

mas as seleccoes arabes sap fraquinhas

Re: tambem ha muito dinheiro nos campeonatos arabes

Exactamente. Dizer que a unica coisa que separa o campeonato português dos melhores da Europa é apenas o dinheiro, mostra alguma ignorancia, tanto sobre o futebol portugues, como sobre os 5 melhores campeonatos. Em Espanha, nós vamos a Sevilha e as pessoas são do Betis e do Sevilha, vamos a Valencia e as pessoas são do valencia e do levante, vamos a vigo e são do celta, vamos a corunha e são do depor, vamos a bilbao e são do atheltic, vamos a san sebastian e são da real sociedad, vamos a zaragoza e são do zaragoza e por aí adiante... E podiamos fazer este exercicio com qualquer daqueles 5 campeonatos. Em Portugal é completamente diferente. vamos a qualquer sitio no pais e toda a gente é do Benfica, Porto ou Sporting. A noção de clube local é praticamente inexistente. Isto, mais que tudo, mais que dinheiro e qualidade do jogo, é o que separa o campeonato português dos melhores da Europa. E será sempre assim...

Re: Re: Re: Re: Campeonatos belga e português nem tão diferentes

Não te esqueças da Holanda: corrida a trÊs, como cá,com um outsider ocasional.