O Atlético de Madrid e o Sporting | Relvado

O Atlético de Madrid e o Sporting

É possível a um clube bater no fundo e voltar a erguer-se com força.
 
Diego Simeone, treinador

No início do século, um dos históricos do futebol espanhol e europeu não poderia ter caído mais no fundo. O Atlético de Madrid passava aquela que foi provavelmente a maior crise da sua história. Financeiramente de rastos, não resistiram e desceram de divisão na época de 1999-2000, com a penúltima posição do campeonato. Assim, este histórico clube permaneceu na 2.ª divisão durante duas temporadas.

Mesmo assim, os seus fiéis e fervorosos adeptos nunca abandonaram o clube. Quando subiram de divisão, sabiam que teriam que passar um longo tempo de recuperação. Andaram vários anos pelo meio da tabela sem ganhar qualquer título. Valeu a união do clube para reerguer uma histórica instituição que foi autenticamente minada por dentro. Isto, sem pedir nada a ninguém, nem recorrer a esquemas de apoios a partidos políticos em campanhas eleitorais, para assim tirarem proveito de ilegalidades financeiras.

Durante a história de um qualquer clube, há sempre um tempo em que bate no fundo e tudo parece caminhar para a extinção. Mas este exemplo do Atlético de Madrid demonstra que com sacrifício, determinação, e paciência, tudo é possível.

De há uns anos a esta parte, essa persistência tem dado frutos: 2 Ligas Europa, 2 Supertaças Europeias, 1 Taça do Rei. Nesta temporada, estão atualmente nas meias-finais da Liga dos Campeões e a disputar o título com os históricos Barcelona e Real Madrid.

E isto demonstra que vergonha não é cair no fundo, mas sim a forma como um clube se pode reerguer. E a forma como o Atlético se reergueu, como já referi, foi sem esquemas e de uma forma digna.

O Sporting, que ainda há um ano passou pelo pior momento da sua história, que olhe para este exemplo para acreditar que é possível voltar aos lugares que merece. Basta sermos persistentes e cada vez mais unidos. Se assim o formos, teremos um dia para mostrar o nosso próprio exemplo de como conseguimos reerguer o “nosso grande amor” de uma forma digna.

Há algo que já conseguimos: um presidente à altura do grande Sporting!

Sporting:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Mais tarde ou mais cedo

Não sendo sportinguista, defendo desde sempre (e este sempre é desde 1982, altura em que comecei a ver futebol com olhos de ver) que é necessário ao futebol português um SCP forte, tal como um SLB ou um FCP forte! Sinceramente ver a ordem única que se estabeleceu no futebol português nos últimos 25 anos, para mais, da forma menos digna que aconteceu, deveria ser repudiado por todos... No entanto, se em termos poéticos até gostaria de ver o SCP campeão, tal como agora gostaria de ver o AT Madrid a ganhar La Liga e a CL, apesar de ser mais R. Madrid, o que me custa imaginar o SCP a ganhar em Portugal é a costumeira, não direi arrogância, mas mania de superioridade leonina, como se fossem o único clube sério no mundo e só perdessem, não porque os outros têm sido melhores, mas porque existe uma supra entidade que só prejudica o SCP! O que eu gostaria de perguntar é: O que não seria dito, escrito, chorado e vomitado, se fosse um vice-presidente do SLB ou do FCP a depositar 2000 € na conta dum árbitro?

E pergunto eu:

qual foi a atitude dos portistas aquando do apito dourado? Só vi um que achou que o mais digno seria o Pinto da Costa pedir a demissão. Adepto esse que e o Miguel Sousa Tavares.

Pergunto também, qual é o clube que tem na sua história 2 presidentes com cadastro e com maiorias absolutas, inclusive, um deles já conta com 4 maiorias?

Última pergunta: qual a atitude dos sportinguistas face a esse facto que mencionaste, num período em que o futebol do Sporting até estava na final da Taça de Portugal, e a disputar as meias-finais da Liga Europa?

E agora, só mesmo a última pergunta: onde estão o Pinto da Costa, Filipe Vieira, e o Paulo Pereira Cristóvão?

Responda!

o jesus tem mais meias finais

o jesus tem mais meias finais europeias nestes 4 anos que o sporting em toda a vida lol

É sim senhor... Em 5 anos

É sim senhor...

Em 5 anos ganha 2 Campeonatos, o Adjunto Vítor Pereira em 2 temporadas ganha 2 Campeonatos!

E entretanto A Bolha e afins proclamam, e cantam loas : Luisão tri campeão... Um risota, em 11 anos de permanencia 3 X Campeão com 33 anos, mas não convirá recordar tal pobreza franciscana. James com 21 anos, e jogou 3 temporadas no FC Porto tri campeão. Vamos lá descobrir as diferenças! lol

São os Campeões Europeus das finais Europeias perdidas, nesse contexto ninguem os supera!

Mas viva a rrogancia e boçalidade estupida de quem não sabe perder, mas também não sabe ganhar!

Não estranho o Pais desportivo abominar os MAIS MAIORES GRANDES DO UNIVERSO!

Não é de estranhar que amanhã muitos Portugueses torçam por Itália, a tipica arrogancia é execravel, se fosse o Braga ou o Sporting não seguiria tais práticas, mas com os CAMPEÕES DA ARROGANCIA...

Não sabes opinar sobre o artigo em causa? A analogia, e o seu conteudo fazem sentido, e desejo ver um Sporting forte, a ganhar coisas, e nem é a minha cor. Mas a coerencia dos pobres adeptos "enganados" recorrentemente anda pelas ruas da amargura!

Parabéns ao autor do Artigo, há muitos pontos que subscrevo!

Retiro apenas e só uma frase

"Mas viva a rrogancia e boçalidade estupida de quem não sabe perder, mas também não sabe ganhar!!

É claro e cristalino como água que sabem ganhar. AS comparações cambem a quem quiser, Houve grandes jogadores que passaram por grandes clubes, incluindo o FC Porto que nunca nada ganharam. E outros medíocres que ganharam muitos.

Relativamente ao artigo, gostei, Simples. Só um senão.
Não vejo o presidente do Atlético a fazer movimentos "Basta"

Para ti só tenho isto a

Para ti podia só dizer isto....

F R U T A !

mas vou-te punir um pouco mais...

Espero que tenhas assistido a festa do benfica, foi bonito de ser o Benfica a festejar para o Benfica. Quando o clube de bairro festeja os titulos da fruta só se ouve benfica benfica... Isso e triste é auto reconhecerem a vossa fraqueza! Nos benfiquistas somos felizes pelo Benfica, voces so conseguem ser felizes contra o Benfica. Isso Engrandece-nos!

O pais abomina sim o BATOTEIROS, e não é so o pais, ja os Nuestros hermanos colam tarjas a frente dos vosso hotel quando vao a espanha com "OPORTO CLUBE DA FRUTA" ou quando vao a inglaterra dizem nas conferencias de imprensa que voces compram os titulos no supermercado LOL
Isto sim é enxovalho total, nao basta ja ca em portugal em tudo o que é comunicaçao social serem referidos como corruptos, ate la fora!!

Esses mesmos portugueses que te incluem que amanha gritam por Italia, são os mesmo que choraram compulsivamente quando levam banho de bola de 10 contra 14 ou quando veem o Glorioso chegar ao 33

Guru, Volto a repetir, é bem

Guru,

Volto a repetir, é bem latente o nosso complexo de inferioridade relativamente aos MAIS MAIORES GRANDES, jamais o FC Porto atingirá 7 Finais Europeias perdidas, isso não está ao alcance de qq um!

O FC Porto atingiu 5 Finais Europeias, e apenas perdeu a primeira, os MAIS MAIORES GRANDES, atingiram 9 Finais Europeias, ganharam as 2 primeiras, há mais de 50 anos, e daí para cá, é só acumular "vitórias morais", pode ser que a estatua do Guttmann ajude! lol

Guru:
1 T Campeões; 1 L Campeões; 1 T UEFA, 1 L Europa, 2 T Intercontinental, 1 Supertaça Europeia, é mm muita fruta!

Também é verdade que em termos Europeus o FCPorto e os MAIS MAIORES estão muito equilibrados:

FC Porto 7 T Internacionais MAIS MAIORES GARNDES DO UNIVERSO 2 (com mais de 50 anos, e cheias de acaros) lol

Guru, só ainda não conquistamos a Taça Latrina! lol

ainda andas com as

ainda andas com as estatisticas Cadela do 3º Lugar?

Ps: tens muitas candido de oliveiras, mas à data nem Taças Latrinas nem Taças da Liga....

E este ano so te resta mesmo a tal merda ta taça da Liga....DESGRAÇADO....

É por tipos como tu que irei

É por tipos como tu que irei torcer pela Juventus, tal como na época passada torci pelo Chelsea e, há uns anos atrás, torci pelo Celta de Vigo!!!

Dói

Sabes, dói perder, e de que maneira. Eu perdi e soube perder. Eu fiquei com os melões e comi. Eu perdi nestes últimos 30 anos e continuo aqui. Culpo a estrutura do meu clube e dou os parabens aos que ganharam, bem ou mal, com ou sem ajuda isso agora não interessa, o que conta é o que ganharam.
Mas garanto-te uma coisa. Nunca fiquei "hasteado" nem com falta de sono ou outra coisa qualquer por perder. Sei perder, mas acima de tudo, sei ganhar e sei ganhar bem.

Deixemo-nos de coisas

Deixemo-nos de coisas amigo...

e por tipos como ele e é por sermos assim...

Mas alguem de algum Clube Portugues torce pelo clube Rival na Europa? Vamos ser sinceros...

Nos ficamos é contentes por termos os rivais a torcer pelos nossos adversarios na Europa...é sinal que andamos lá.

torcias pela Juve quer houve adeptos "A", "B" ou "C" e vice versa...tenho algum problema em admitir que torci pelo Napoles contra o Porto?

Cpts,

ele so deixou cair a mascara,

ele so deixou cair a mascara, é daqueles que finge que apoia mas basta apertar com ele que desbronca-se logo todo. É dos que nao conseguem ser sinceros e honestos com eles proprios, entao gostam de parecer os politicamente corretos, falsos, mas politicamente corretos.
Quero mais é que se lixem, apoiem ou deixem de apoiar, eu sou do Benfica!!!!

Vai marrar para outro lado,

Vai marrar para outro lado, porque não preciso de umas bocas de um anormal como tu para mudar o que quer que seja!

ainda bem que te reves em

ainda bem que te reves em mim.

A mim tanto me faz que torças pela juventus declaradamente ou silenciosamente, eu sou do Benfica, e sou do Campeão! São estes os unicos dois clubes!

Mas percebo que tenhas de viver outros clubes, isso de só jogar domingo a domingo e viver epocas sem grandes objetivos é capaz de ser aborrecido.

Rever-me em ti??? Só por

Rever-me em ti??? Só por esta, abstenho-me de qualquer comentário adicional!

se o meu comentario te faz

se o meu comentario te faz mudar a tua personalidade (de apoiante para anti apoiante), entao é porque te reves no meu comentario.
Não precisas de parecer bem que és simpatica com palavras vazias que es a favor do benfica la fora para depois por dentro estar a corroer por dentro a favor dos italianos.
Se tu proprio, nao precisas de mascaras para nada, que caiem facilmente á primeira provocaçao!

Uau....Isso tb dá direito a

Uau....Isso tb dá direito a um troféu?

prestigio nao se faz so com

prestigio nao se faz so com trofeus.se assim fosse ai tinhas os colossos mechelen, magdeburg, malmo, notingam forest etc como colossos da europa

É uma honra ver que o glorioso benfica esta num lote de clube com mais meias finais europeias, lote esse composto por real madrid, barcelonas, bayerns, Manchester Utd, milan...

Ó guru, Mas tu deixas-me

Ó guru,

Mas tu deixas-me "confucio", tamanha é a tua estupidez!

Quantas Taças Europeias ganhou o teu clube?

Falste em Nottingham Forest ? Bem, esses foram Campeões Europeus nos anos 80!

Ou então oo o Malines da II Belga que ganhou uma T Europeias na decada de 80! lol

Mas esses 2 colossos estão muito longe dos MAIS MAIORES GRANDES DA EUROPA!

Vamos começar a registar Finais e Meias Finais Europeias como conquistas Europeias!

Posso acrescentar a unica Final Europeia perdida pelo FC Porto em Basileia com a Juventus de Pltaini? lol

Eles são tão imbecis e boçais e nem se identificam! lol

Ainda por cima

o que ele diz não é verdade. Basta umas pesquisas para concluir isso.

sim realmente nao inclui a

sim realmente nao inclui a meia final da taca intertoto pelo braga,..

Também não inclui

as meias-finais do Torneio do Guadiana.

As diferenças são

As diferenças são substanciais... o Atlético tem um orçamento de 160 milhões de euros e o Sporting de 25 milhões. Claro que, internamente, o Sporting pode bater-se com o benfica e o porto com orçamentos na ordem dos 90/95 milhões, tal como o Atlético se bate com os orçamentos de Barcelona e Real, na casa dos 450 milhões, mas internacionalmente isso está fora de questão.
O Atlético é só um exemplo de clubes que bateram no fundo, mas renasceram, como sucedeu nos últimos tempos/anos com Juventus, Dortmund, Liverpool, Feyenoord, etc, etc.

Que desilusão ...

... quando se olha para o título deste artigo qualquer pessoa pensa que o autor vai fazer um paralelismo entre os dois clubes:

- Ambos são o segundo clube da capital
-Ambos são o terceiro clube do país
-Ambos nutrem um ódio eterno pelo primeiro clube do país, que também é o primeiro clube da capital
-Ambos gostam mais de ver os golos sofridos pelo ódio de estimação do que os marcados pela sua equipa

Mais uma bela folha de papel higiénico virtual foi produzida por este autor, um verdadeiro especialista na arte de escrever porcaria.

Classificação do artigo: Lixo!

Que desilusão...

O autor da classificação bem tenta ter piada, bem continua na demanda da fanfaronice, mantendo-se incauto e mentecapto. Espelha o clube que "apoia", muito floreado, muitas historias bonitas, mas conteúdo nada..

Mais uma bela cagada de papel higiénico virtual produzida pela "personagem singular", um verdadeuro especialista na desilusão e e entretenimento do fala barato, pobre enganado parolo de Alfama.

Classificação da classificação do artigo: Lixo! A feder pior que merda!

Mais uma bela cagada

Podes-te por na fila ...

... recomendo que saias do negativo para teres alguma credibilidade.

Passa bem!

Por acaso

quando enviei o artigo, o titulo até era: "homenagem ao Atlético de Madrid". A edição é que decidiu mudar, mas respeito a opção, até porque acabei por falar do Sporting, e até acaba por fazer sentido.

A minha intenção foi de facto homenagear um clube com uma forte identidade. Pois só uma forte identidade é que permite um clube como o Atlético, que de facto não é o maior da Capital, reerguer-se, e eu dou valor a isso. E olho para o exemplo do Atlético, e acho que pode servir tanto para o Sporting, como para qualquer outro clube.

Ainda há pouco estive a ver o Atlético Madrid vs Chelsea, e os adeptos do Atlético são muito mais fervorosos que os vizinhos. Tanto, que até o Mourinho chegou a dizer na sua passagem por Madrid, que "os adeptos do Real Madrid deveriam ser mais efusivos na forma de apoiar a equipa".

É que a diferença entre esses clubes, é que uns são adeptos só porque têm mais títulos e fama, e os outros porque conhecem a sua identidade e origens de forma verdadeira. Por isso é que eles continuam a apoiar independentemente dos resultados. Esses são daqueles que nunca rasgaram cartões de sócio apôs uma goleada sofrida pelo vizinho.

Quanto a esses pontos que ai mencionas, em nada tem a ver com o que eu escrevi.

Mas acho piada a essa mentalidade imperialista e fascista de falar em "clubes da capital", como se os outros fossem todos lixo só porque não são da capital. Enfim...

Mas olha, o Atlético consegue mesmo assim ter mais títulos europeus que o clube que tu consideras que é o melhor da Capital Portuguesa, e está actualmente nas meias da actual Champions, coisa que o grande da Capital Lisboeta nunca conseguiu.

Temos pena ... !

Quanto ao achares que escrevo porcaria, para mim, são elogios vindos de quem nunca tem sentido critico !

Quanto às classificações dos artigos, já se tornou uma tradição neste site. Ou seja, tudo normal, e nem quando o teu clube é Campeão deixas de ser parvo e infantil !

Já fazes lembrar o papa-artigos ...

... e as suas histórias da carochinha, a moral de cano de esgoto. Recomendo que te juntes a ele e fundem as "virgens ofendidas anónimas" no sentido de se juntarem todos para fazerem beicinho à vontade quando são alvo de uma crítica.

Toma um compensan que isso passa, imagino o difícil que têm sido para ti estes dias!

Cumprimentos!

rapaz é perfeitamente natural

rapaz é perfeitamente natural o atletico ter mais tacas uefas que o benfica, pois historiacamente o benfica fez das suas participacoes europeis 80-90% na principal prova da uefa, a TCE ou Liga dos campeoes. O Atltetica precisamente o contrario,80% na Tç uefa. Ha muito clube de segundo panorama que tem tacas uefa, alguns quase exintos ate, nao quero com isto desvalorizar a prova ate porque quero muito realmente conquista-la alguma vez, mas sao factos.

ja o JJ tem mais presencas em meias finais só nestes 4 anos que o sporting em toda a sua existencia... é outro facto...

Como é que isso é possivel ?

Sporting venceu a Taça das Taças em 1964
Sporting esteve nas meias-finais da Taça das Taças em 1972
Sporting esteve nas meias-finais da Taça UEFA em 1991
Sporting chegou à final da Taça UEFA em 2005
E finalmente, as meias-finais da Liga Europa em 2012.

Portanto, essa teoria cai por terra.

O Atlético tem 1 Taça das Taças, e 2 Ligas Europa. Sem contar com as Supertaças europeias e a Intercontinental que são provas suplementares a essas provas.

Também houve clubes que hoje são quase desconhecidos como o Estrela Vermelha e o Nottingam Forest a venceram a atinga Taça dos Campeões.