Fernando vs Matic | Relvado

Fernando vs Matic

Benfica e FC Porto não poderiam ter melhores jogadores nessa posição para o seu estilo de jogo.
 
Benfica-FC Porto (13/01/13): Matic vs Fernando

Este artigo marca não só o confronto entre dois jogadores, mas entre dois modelos táticos e de mentalidade coletiva dos seus clubes. Qual o melhor então?

Fernando, na minha análise, é um dos melhores senão o melhor trinco a defender do mundo. Tem tudo para o efeito: cultura tática, pulmão, velocidade e rins, e uma flexibilidade que lhe permite cortar todo o tipo de lances sem fazer falta. Duro e agressivo, é uma força defensiva sem paralelo em Portugal. Mas, como todos os jogadores, tem defeitos. E esses são o ataque, situação que em Fernando se resume a entregar a bola a Moutinho e Lucho após a recuperar, nunca fazendo a equipa perder a sua segurança defensiva.

Matic, salvo as devidas diferenças, parece-me o sucessor natural de Pirlo no futebol europeu... São diferentes, é certo. Pirlo iniciou a sua carreira a 10 e passou para a posição 6; Matic iniciou a sua carreira um pouco mais recuado e recuou em última análise para a posição 6. Apesar de Pirlo ter mais técnica, e Matic ter mais pulmão e força, encontro pontos de união entre estes dois jogadores, porque são os n.º 6 da equipa que fazem de 10. A verdade é que o verdadeiro organizador de jogo da equipa do Benfica é Matic, vindo da defesa. Para isso conta com uma visão de jogo ao nível dos organizadores e uma técnica sublime. Remata quando o tem de fazer e até à linha vai se existir espaço para isso. Os defeitos: apesar da sua altura, não é um jogador brilhante nos cortes aéreos, e ainda tem de evoluir um pouco a nível defensivo.

Não consigo dizer qual o melhor, antes prefiro dizer que quer Benfica, quer FC Porto não poderiam ter melhores jogadores nessa posição para o seu estilo de jogo. No FC Porto, Fernando garante o equilíbrio tático tão desejado pelo seu treinador, ou seja, Fernando é a imagem da preferência portista para manter sempre e em qualquer momento a equipa equilibrada. Matic, por sua vez, é demonstrativo da mentalidade atacante da equipa, numa equipa de alta rotação em que a equipa, a mando do seu treinador, bascula e troca constantemente a posição aos seus jogadores para desequilibrar a equipa adversária, mesmo que ao fazê-lo se desequilibre a si mesma.

Em conclusão, comparar Matic e Fernando é comparar a maneira de jogar de FC Porto e Benfica, e para sorte deles cada um está exatamente onde deveria estar.

Benfica:

Comentários [84]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Antes de mais quero dizer que

Antes de mais quero dizer que concordo em grande parte da sua análise a estes 2 fantásticos jogadores. No entanto, algumas situações que gostaria de "discutir": O benfica mudou um pouco a sua maneira de jogar com Matic, a equipa consegue construir mais jogo pelo meio e não lateraliza tanto no inicio de construção do ataque, segundo porque Matic tem uma capacidade de pressão e antecipação maior que Javi e terceiro porque Matic entra com mais facilidade no meio campo do adversário (nesse aspeto Javi era mais "fernando"). Além disso parece-me perigoso comparar Pirlo com matic, pois Matic em Itália teria pouco tempo para pensar, normalmente as equipas italianas em geral jogam sobre constante pressing e Pirlo muitas vezes sob pressing consegue fazer maravilhas. Relativamente a Fernando é realmente um excelente recuperador de bolas, falta-lhe somente 3 aspetos importantes para se ser o mehor naquela posição 1º capacidade para construir jogo; 2º melhor jogo aéreo (aqui não tem grande hipótese porque não é um jogador alto); 3º ter uma boa meia distância.

Mas, em relação a Fernando tive a

o cuidado de dizer que era o melhor trinco a defender do mundo, e em relação ao jogo aéreo, ele não é fantástico a atacar a baliza mas a cortar a bola que vem pelo ar ele corta-a e posiciona-se bem... de resto, em relação a Pirlo e Matic, Pirlo é um 10 que foi adaptado, um grande 10... comparei-o com Matic porque quer nas equipas em que Pirlo joga quer agora no Benfica o cérebro mora lá atrás, no Benfica quem pensa o jogo é Matic e não Enzo, e penso que iria ser uma grande surpresa na Juve pós Pirlo este Matic...

Em relação à mudança de estilo de jogo do Benfica, concordo perfeitamente com o que dizes...

Estimados Benfiquistas ...

... só para lembrar que este Domingo o nosso Glorioso conquistou mais um troféu, neste caso no Basquetebol, a taça Hugos dos Santos. Ou seja dos 50 troféus prometidos pelo nosso presidente nas modalidades, já só faltam 42.

Saudações Benfiquistas.

Bom artigo

Bom artigo, não posso dizer que concordo com todos os pontos, mas bem escrito e ideias bem fundamentadas.
Parabéns.

http://keepingpossession.blogspot.com/

é assim tão grande o nosso clube ao ponto de virem colocar

esse tipo de links benfiquistas no sítio onde exisitiram mais adeptos benfiquistas, que é nas notícias que têm algo a ver com o Porto? cresce amigo...

Fernando vs Matic?

Pensava que o artigo tinha a ver com ambos os clubes... Afinal só tem a ver com os estrunfes... A avaliar pelo teu comentário... Cresce "amigo", já nem sabes o que escreveste no dito... "artigo"

Amigo esso é uma mensagem só para benfiquistas

percebes... no dia em que eu quiser passar uma mensagem para portistas, escolherei um artigo do Porto e só do Porto... percebes a diferença? Bem se não percebes também não vou ser a explicar...

percebo que podes escrever um artigo

sobre o que quiseres e que toda a gente é livre de comentar, seja sobre o tema Y ou Z. Agora, dizeres que escreveste um artigo comparativo relacionado com jogadores dos 2 clubes mas só para os benfiquistas, soa a presunção... Mas presunção e água benta, cada um toma a que quer.

eu só não percebo porque é que

em vez de comentarem aquilo que está no artigo estão a postar coisas desse género.... é mais importante provocar do que discutir os assuntos de forma séria não é verdade mas cada um é como cada qual, eu não percebo sinceramente, devem existir milhentas notícias do Benfica e só do Benfica para postares coisas que só dizem respeito ao Benfica... mas se precisas de vir para este tipo de artigos para encontrares benfiquistas, então meu amigo força...

então tens de ser minimamente

coerente e começar também a criticar o user que coloca o link da tribuna azul, ou lá que é, em tudo quanto é página. Ou achas que esse tipo de spam só está associado a um clube. Não sejas limitado a esse ponto.

Eu não sou a poli´cia eu comentei aquilo que escreveram no artig

que fiz mas claramente tudo o que não seja derivado de uma qualquer discussão embora não seja a minha forma de discutir percebo, agora iniciar logo desta forma sem antes sequer discutir o assunto, não percebo, mas como disse cada um faz aquilo que quer... em relação e essa acusação de faccionismo encapuçada que me diriges, convido-te a ires ver alguns dos meus artigos, especialmente um em que defendo a não punição de Luisão, ou outro em que eliogio e muito JJ... mas para responder claramente à tua questão, também não concordo, se isso acontece, e não seja derivado de qualquer discussão prévia nesse artigo qualquer... mas como disse, cada um faz aquilo que quer, apesar de eu não os perceber...

E

o que tens a dizer do portista que também coloca links do seu clube em várias notícias deste site, incluindo nas que são acerca do benfica, e que o faz há mais tempo do que este? Que hipocrisia... LOL, além disso esta notícia também tem a ver com o benfica.

...........................

Inside

Vejo que reparaste naquilo que digo em relação ao Matic, mas há uma coisa que discordo, na tua opinião afirmas que nem Benfica nem Porto alteram a sua forma de jogar quando Matic e Fernando não estão em campo....

Discordo o Porto sem Fernando, procura fazer a sua zona de pressão mais há frente para que Defour (ou quem actue na posição 6) tenha espaço para equilibrar a equipa, dai que o Porto seja uma equipa mais frágil no processo defensivo quando o Fernando não joga, porque avançando a zona de pressão (deixa de ser no meio campo defensivo do adversário para passar a ser mesmo no ataque) a equipa é obrigada a se esticar levando Moutinho e Lucho cair sobre as laterais/centro do ataque para que a equipa não perca pendor e isso obriga que tanto os laterais como o nº 6 a jogar mais perto do ataque o que por vezes cria desequilíbrios nas costas dos laterais...

Já o Benfica com a perda de Javi e a inclusão de Matic, perdeu o jogador que no processo defensivo fazia de 3º central e ao mesmo tempo fazia a equipa abrir defensivamente para criar uma linha de 3 homens na defesa com mais 4 no meio campo que era a zona de pressão alta porque Javi recuava para junto dos centrais (à semelhança do que faz o Fernando) possiblitando os laterais terem soluções mais rápidas na frente sem terem que se preocupar com as costas pois estaria lá sempre uma dos centrais a fazer a cobertura, actualmente com Matic, no processo defensivo a equipa sobe ao encontro do Sérvio servindo este de ponto de referência, sendo o Matic um jogador que já jogou várias épocas como médio interior, como box-to-box, ou até como médio de ataque acaba por ser um jogador que não estranha ter bola no pé e que até gosta de se envolver nas jogadas usando aquele seu estilo pouco ortodoxo de passada larga que sem o ser acaba por imprimir maior velocidade no jogo do Benfica dai se dizer na giria que o Benfica defende apenas com 2 homens (Garay e Luisão) e pressiona com 6 (Maxi, Melga, Matic, Enzo, Salvio e o Extremo esquerdo podendo ser o Gaitan o Nolito ou Ola) o que acaba por ser diferente do tal 3-3 de processo defensivo utilizado na época passada..
JJ já notou que sem Matic a equipa torna-se mais lenta porque André Almeida que é trinco de formação obrigando a equipa a espera que este recue e com isto voltar ao carrossel da época passada com Javi, mas actualmente o Benfica jogando sem nº10 não pode jogar como jogava a época passada logo e ai a necessidade de JJ dar a conhecer aquela posição a André Gomes cuja a formação é idêntica a de Matic perdendo apenas no aspecto fisico e em rapidez de processos (aqui entra o factor experiencia) por isso este Benfica parece por vezes um pouco descoordenado nos processos....JJ viu em Matic o tal jogador de compasso, aquele que para alem de defender acaba tb por estabelecer os ritmos da equipa e acima de tudo o jogador que, tirando os extremos, tem melhor critério de passe.....

Porto com Fernando manteve o seu estilo já decano que já vem desde Paulinho Santos jogador que faz o equilibrio da equipa fazendo de bombeiro, enquanto o Benfica depois de durante 3 épocas a jogar num misto de velha guarda defensiva com poder de contra ataque ao bom estilo do futebol moderno acaba por descobrir no seu plantel o jogador que mais falta lhe fez a época passada, o tal jogador que imprime força e potência fisica ao meio campo, que organiza que destroi que pressiona que remata.....ou seja o Benfica com Matic descobre um jogador que é capaz de fazer 3 posições em campo sem alterar nada estratégicamente na equipa porque essa movimentação já era algo que lhe é inato que em conjunto com um aguerrido e energico Enzo Perez transforma um meio campo de 2 homens, capaz de igualar muitas vezes meio campos com mais gente, porque a facilidade e a capacidade que Matic tem em passar do processo defensivo para o processo de ataque é algo que lhe é natural logo assim que este tem a bola entra em modo de ataque procurando automáticamente soluções na frente, ao contrário de Javi e Fernando por exemplo que procuravam sempre dar a bola em segurança ao jogador mais perto....

Fernando é equilibrio e eficácia pura.
Matic é alta rotação e cerebro.

Como disse uma vez, Javi e Fernando eram compativeis na mesma equipa, e agora até dou mais uma achega.....

Que tal uma equipa assim....

--------------------------Oblak----------------------------
Maxi--------Otamendi-------Garay---------Alex Sandro
----------------Fernando--------Javi-------------------------
---------------------------Matic--------------------------------
---------Sálvio(James)---------------Lima(Ola Jonh)--
----------------------------Jackson(Cardozo)--------------

Only in dreams LOL

Mas eu não disse o contário

acho que o Benfica alterou mais o estilo com Matic do que o Porto, embora a génese do pensamento sobre futebol de JJ será mais aproximada a Matic do que a Javi, ou seja, existe mais Jesus na equipa com Matic...

e concordo que o Porto já tem esta mentalidade não com Paulinho Santos, embora concorde que também fazia esse plano mas Bobby Robson tinha uma estrutura de jogo diferente, mas mais a partir de Paredes, aquele médio sem capacidade de ataque mas que varre tudo, depois tivemos Costinha, Paulo assunção, e em final Fernando... agora preocupa-me porque não vejo, como vi na altura a sucessão já encontrada antes da saída... porque aquela posição tem que ser para alguém que já esteja entrosado com a equipa, tipo como com Matic, mas no caso dele diferente, porque ele faz a posição muito diferente do que estava estruturado ano passado com Javi, mas já lá estava e isso era importante... Defour gosto muito do jogador, mas por incrível que pareça penso que o problema dele é ter mais técnica do que aquela que deveria ter para a posição no Porto, e depois claro, Fernando é flexível rápido, como disse a defender não existe melhor do que ele, e Defour apesar de ser comprometido com a tatica, não tem essas características... embora até possa fazer a posição de forma excelente mas até pela alteração que vai ocorrer no próximo ano com a entrada de Herrera e saída de Moutinho no meio campo, espero bem que se Fernando sair, seja contratado alguém com capacidade defensiva e com pensamento somente defensivo...

................

Inside é melhor reveres o que dizes do Paredes, porque o Paredes de todos os nº6 que passaram pelo Porto foi o que mais golos marcou e o que mais profundidade dava à equipa porque não era um "tipico nº6" aliás ele com Fernando Santos chegou a ser titular ao lado do Paulinho Santos ou do Chainho por isso mesmo, era um jogador de pulmão que fazia a ligação entre a defesa e o ataque ou apenas os processos defensivos mas sempre com a mesma qualidade e além disso tinha um pontapé brutal e até hoje não vejo nenhum nº6 com as apetências que esse tinha para rematar a baliza , aliás na altura dizia-se que para ganhar ao Porto tinha de se conseguir tapar o Paredes porque ao contrário do Fernando que não sabe distribuir jogo, Paredes era perito nisso sendo que por diversas o Porto quando precisava de cair em cima dos adversários fazia avançar o Paredes para o lado de Deco formando ali um paredão quase intransponível....o Paredes mostrou realmente o que valia na 1ª época do Mourinho que o leva a ser conotado com muitos clubes de TOPO mas estranhamente sai para o Reggina, muitos pensaram ainda que fosse como apenas passagem para chegada a um Milan mas não passado 4 épocas vem para o Sporting já em declinio...
Ou seja o Paredes era um médio defensivo moderno bastante parecido com o Matic, mas que em relação a Matic perde em termos de força fisica, capacidade técnica e em jogo aereo, mas em termos táticos ambos são muito idênticos, ambos vêm o futebol detrás para a frente gostam do peso da responsabilidade e tem bastante qualidade de remate

Enganei-me eu disse logo que era muito puto

o treinador que por vezes e erradamente colocou Paredes e Costinha a jogarem juntos foi Octávio, mas penso que a equipa jogava melhor com um 8 como o sueco que lá pasou o Cedric Sodelstrom ( claro que o nome do homem não se escreve assim mas é a vida)... Costinha só coincidiu uma época com Paredes e foi com Octávio e Mou... mas lemro-me que a equipa ficava mesmo muito limitada...

se não me falha a memória sempre considerei

Paredes muito limitado, e nessa altura sempre que Fernando Santos inventava e metia Paredes e Paulinho Santos a coisa corria muito mal... por isso na altura jogou praticamente sempre a titular Chaínho que era limitado mas era o único que fazia bem a posição 8, e com alguns grandes jogos europeus, era um jogador que na minha opinião apesar de não ser a melhor coisa do mundo, não era tão mau como o pintavam... agora Paredes, na minha opinião da altura (mas também era muito puto) sempre me pareceu um jogador muito mais limitado tecnicamente do que aquilo que as pessoas diziam, admito que não era Fernando, mas não era assim tão melhor... Costinha quando pegou de estaca fez um melhor serviço que ele, e foi suplente quase toda a época na 1ª época que fez no Porto por estar tapado por Paredes... aliás mesmo em Itália em que foi contratado como a grande estrela do clube, salvo erro a trf mais cara do clube, ficaram um pouco desapontados porque esperavam mais dele, porque a atacar era limitado, para mim quando vi essa cr´ticas na altura não foi surpresa nenhuma...

Mas como disse, era muito puto e esta era a minha opinião da altura que me lembro...

Cpts.

...............

Do que me lembro do Porto dessa altura é que lhe faltava laterais, pois os que lá estavam eram terriveis eram eles o Secretário o Ricardo Costa tb chegou a jogar nessa posição o Rubens Junior (que era mais ou menos porreiro) o Esquerdinha (que não era mau, mas não era sequer uma unha encravada do Alex Sandro) e até o Candido Costa que era Avançado chegou a jogar a lateral portanto não era o meio campo que era mau, mas sim a defesa é que era terrivel, no meio campo o Porto tinha para a posição 6 o Peixe o Paulinho Santos o Paredes o Chainho e o Assunção, o resto eram mais 10 jogadores de ataque puro entre Pontas de lança e extremos, na 2ª época de Porto o Paredes jogou mais porque jogava como duplo Pivot ao lado de Costinha sendo que o Paredes fazia a primeira linha de pressão a frente de Costinha, Costinha era um jogador mais posicional mais de zona central enquanto Paredes fazia o varejar de lés a lés e por isso fácilmente chegava a entrada da area para rematar , e o Paredes naquela altura cada vez que rematava era quase sempre golo....................
O Costinha foi sim suplente nas 1ª jornadas da sua primeira época tendo depois Mourinho refeito a tática e e deixou um meio campo com Costinha Paredes e Deco, ou com Costinha Deco Alenitchev ou Paredes Deco Pavlin e Alenitchev....isto porque Paredes e Costinha complementavam-se e ao mesmo tempo davam outras soluções À equipa, que ainda tinha o Soderstrom e Paulinho Santos para tapar buracos, se bem que o Soderstrom era mais um jogador que servia de muleta ao Deco

Secretário lembro-me que acabou a época como titular pelo

falhanço rotundo de Ibarra... ainda era o esquerdinha na altura? eu gostava dele, era parecido com o àlvaro Pereira, agressivo a defender, rápido, ninguém passava por ele, e a atacar era bom mas não passava disso, era tipo o Pereira, ia à linha com velocidade e sempre com as mesmas simulações e depois centrava nem que fosse para ganhar canto... Ruben Junior ainda lá estava nessa época também? esse nunca gostei, sempre teve a mania que era extremo em vez de defesa, e era um buraco na defesa incrível... ainda me lembro que quando veio, vieram mais 2 jóias, o Argel e o Alessandro... este o mais caro por na altura 600K contos, o central por 500 e o Ruben Junior por 300 penso eu, nem um deu algo, embora o Ruben foi o que deu mais... Argel foi o que se viu, e Alessandro que veio com fama de craque era um brinca na areia terrível, por incrível que pareça a única boa exibição e golo que o vi fazer, foi num jogo que o relvado estava empapaçado e o tipo que era brinca na areia e nesse jogo até tinha desculpa para nada fazer, marcou um golo sublime de técnica, fazendo a bola com a parte exterior do pé fazer um círculo sobre o guarda redes, mas foi só isso, 600K€ para isso...

Em relação a Paredes continuo com a opinião que tinha e que foi validada com a falta de projecção que o futebol dele teve em Itália.... Chaínho penso que já não estava lá nessa época? Penso que acompanhou FS logo à saída deste para a Grécia, e Assunção estava no Nacional nesta altura ou não era opção... Peixe sim, penso que estava lá...

.................

O Assunção sai emprestado no final dessa época (1ª época de Mourinho) Chainho sai antes da entrada de Mourinho com o Fernando Santos....Mas o Paredes era o que te digo tinha um futebol muito evoluido para a sua posição só que em termos táticos gostava de atacar.....revê alguns jogos dele :)....
Ele funcionava como apoio ao Deco, tipo guarda costas :)

Eu não estou a dizer com o que afirmei antes o contrário do que

dizes, mas nos jogos que me recordo que isso aconteceu não gostei da equipa, mas sei que Deco tinha uma grande liberdade com ele, muito maior do que com Costinha e Maniche em que fez Deco evoluir para um jogador total, e aí surge pela primeira vez o claro inverter do triângulo, para um 10 um pouco mais defensivo e um 8 um pouco mais atacante... sabes que quando o Porto contratou o Maniche eu não o conhecia bem, conhecia-o como um 2º avançado normalito.... e estava preocupado porque nesse ínicio de época o Porto tinha tudo mas na minha opinião faltava-lhe o 8 ( sempre tive esta pancada pelo 8, é que é o jogador que tem que ser mais inteligente da equipa, perceber quando tinha que apoiar o 6 ou o 10) quando vi Maniche a jogar pela 1ª vez disse logo para uns amigos meus que estavam a ver o jogo comigo, o Porto está de volta e este ano não vamos dar hipóteses... só tive uma desilusão nessa época que foi Cesar Peixoto, que estava com grandes esperanças, ainda me lembro na época da Champions ele ter feito uma grande exibição relegando um Derlei que andava um pouco desinspirado para o banco, indo ao meio, indo à linha, enchendo o campo, e partindo a perna... para mim foi o momento H do fim da prometedora carreira de Peixoto embora provavelmente se não existisse a lesão a carreira seria igual que ele era uma cabecinha de vento...

..............................

Maniche de Formação era um médio ofensivo que quando chega a equipa principal do Benfica começa a jogar num misto de Extremo com nº10, entretanto o gajo armou para lá uma confusão que lhe atirou para o banco de suplentes dai até ao ostracismo foi um pulito que motivou até vários jogadores da equipa principal a se revoltarem contra isso....levando o Benfica dessa época a um lugar demasiado mau para ser verdade (tanto na Liga como em descrença dos adeptos) nessa época MAniche fica dado como reserva e acaba por rescindir com o Benfica (rescinde ele e o Irmão e mais 3 ou 4 jogadores) o Porto aproveitou e foi o buscar a custo zero, e o Mourinho adapta o Maniche a nº8, um lugar que permitia a Maniche continuar com o jogo agressivo dele, permitia lhe rematar e permitia lhe ter espaço para se afirmar........curiosamente Maniche sai do Porto e a sua carreira começou a cair aos poucos, porque era demasiado intempestivo....

O Cesar Peixoto o mal dele foi ter tido essa lesão, levou ele a perder alguns dos hábitos que tinha, começou a jogar a medo e apenas começou a reaparecer no Braga mas já tinha perdido muito da sua capacidade explosiva....mas tecnicamente continuava a ser fortissimo mesmo no Benfica o mal dele foi mesmo as lesões que o levaram a perder o lugar para o Coentrão e sabes que um jogador já trintão se perder uma época como ele perdeu na 1ª época de Benfica jamais volta à forma anterior e foi o que se passou com ele

Sim, eu até fiquei um pouco desiludido com a adaptação

dele a defesa esquerdo no Porto, mas lá está foi-se a explosão, e apareceu a adaptação... porque ele quando chega ao Porto e principalmente nesse jogo frente ao Marselha que possivelmente lhe daria a titularidade contra Derlei (embora até fossem adptaveis mas pouco, porque ambos gostavam de jogar na esquerda, aliás Derlei como não era extremo, se jogasse na direita seria um jogador banal, ele era óptimo era a fazer as diagonais e aparecer como 2º avançado na área, e isso na direita era de todo impossível)... mas, também sei de histórias dele no Porto de ter partido um carro em frente a PC por estar atrasado, e de com Vitor Baía entrarem no apartamento por um lado e 1 dezena de gajas entrarem pelo outro na altura do divórcio do Baía... e são raros os casos de jogadores que cconseguem aguentar essa vida e continuarem a jogar ao mais alto nível, tem que se ter um grande poder de encaixe, deco tinha-o quando chegou a maturidade, continuava a ter um apartamento abaixo do dele só para party, mas o feijão (Carlos Alberto) colou-se a Deco quando chegou e não mais recuperou, porque é preciso ter-se inteligência para perceber que aquilo é giro mas quando é para trabalhar é para trabalhar como Baía também conseguia, e Peixoto claramente não...

existe alguma coisa neste artigo que cole no assunto

do seu comentário? não existe alguma notícia exclusiva do Benfica para poder difundir esse seu pedido?

Ps. parabéns ao pantera negra que tenho pena de o não ter visto jogar em directo...

boas inside

eu por acaso gostava de ter no FCP um jogador como matic. sei que fernando é muito bom, tenho exactamente a mesma opinião, em relação a ele, do que tu. mas é exasperante vê-lo no último terço do terreno. nisso matic leva grande vantagem.

e creio que um meio campo onde há moutinho um jogador como fernando não faz assim tanta falta. julgo que faria mais falta se lucho e moutinho não defendessem tão bem. onde creio ue poderiamos beneficiar seria na contrução de jogo. tendo em conta o nosso futebol de posse e de toque curto creio que matic encaixria que nem uma luva. mas não vi ainda muitos jogos dele com atenção sou sincero. mas tenho muita curiosidade em ver no FCP um nº 6 um pouco diferente de fernando. mas atenção gosto mesmo muito de fernando. a recuperar bolas é exímio e por mais que gozem nisso é de facto dos melhores do mundo. o que não significa que seja dos mekhores do mundo na sua posição porque roubar bolas não é tudo. mas repito tira-me do sério a sua incapacidade para fazer um remate de jeito, para desmarcar um colega, para driblar...

de qualquer maneira um fernando no benfica seria à imagem de javi garcia. são jogadores parecidos, talve o espenhol mais posicional e melhor no jogo aéreo e tb no remate. mas desempenhavam as mesmas funções. aliás ocm jesualdo fernando era mesmo um trinco. agora está bem melhor mais ainda limita um pouco o nosso jogo em ataque organizado a meu ver. mas não se pode ter tudo.

cumps