Egocêntrico Mourinho já prepara saída | Relvado

Egocêntrico Mourinho já prepara saída

Mourinho não deixa legado no futebol e nas equipas por onde passa, esvaziando-as quando abandona.
 

O futebol tem destas coisas. Passa-se de besta a bestial à velocidade dos resultados. Mourinho, mais criticado que nunca na sequência da distância pontual que leva no campeonato para o líder Barcelona e dos problemas de balneário com alguns históricos do Real Madrid, voltou à ribalta da opinião pública na sequência das vitórias sobre o rival Barcelona e da eliminação do Manchester United.

Sem ainda ter ganho absolutamente nada esta temporada (e perdido o campeonato), Mourinho volta a revelar que fora do campo é mestre na comunicação, gerando a ilusão junto do adeptos de que o clube está a fazer uma época histórica, centrando como grande objetivo exclusivamente a Champions. Na euforia da vitória, ficam para trás os desentendimentos com Florentino Perez, Casillas, Sérgio Ramos e as manchas que causou na imagem do Real Madrid.

Sendo um grande treinador dentro de campo, Mourinho peca por centrar nele mesmo o protagonismo do jogo. Foi assim no Chelsea, depois no Inter e agora no Real Madrid. E é por isso que o "Special One" não deixa legado no futebol e nas equipas por onde passa, esvaziando-as com a sua saída. Para Mou, mais importante do que vencer é ser ele o protagonista dos triunfos, abrindo depois caminho, através de um estratégico posicionamento e capacidade de comunicação, para poder sair em grande.

Não se pode dizer, se vencer a Champions e a Taça do Rei, que o Real Madrid faça uma má época. Não, não é isso. Não nos podemos, contudo, esquecer que Mourinho - apesar do investimento feito no Real Madrid nos últimos cinco anos - não conseguiu lutar em todas as frentes até final, como, por exemplo, quase sempre acontecera quando Guardiola esteve à frente do Barcelona.

Apesar do processo de "Mourinhização" que o português tenta inculcar nos discípulos que o seguem, é importante salientar que, nos últimos três anos, apesar do título ganho e taças conquistadas, Mourinho, pela sua personalidade e estilo de liderança, manchou não raras vezes o nome do Real Madrid. Entrou em confronto com históricos do clube que o questionaram sobre algumas atitudes e ficou, já esta época, de costas voltadas para o presidente, depois de o mesmo já ter acontecido com Valdano por este questionar alguns métodos e enquadramento do trabalho do português na história do Real Madrid.

O facto de não ter conseguido manter o Real Madrid ao mesmo nível das últimas épocas, no campeonato, abriu-lhe a porta de saída, restando-lhe somente a luta pela Liga dos Campeões, vendendo agora o discurso de que, caso a vença, o clube ficará órfão do seu obreiro. Comparativamente a Guardiola, por exemplo, o catalão venceu no seu primeiro ano mais do que o português nos três em que está à frente do clube merengue, deixando um legado de jogo que não existe, por exemplo, no Real Madrid.

Possivelmente o Real Madrid vencerá a Champions e de certeza que Mourinho sairá no final da época. Mas à semelhança do que aconteceu no Porto, em Londres e Milão, o português deixará uma equipa na qual cumpriu o seu objetivo pessoal, pouco interessando para os discípulos da "Mourinhização" se o clube ficou globalmente mais forte após a sua passagem e se deixa uma filosofia de jogo na qual pode ser dada continuidade para os prossecutores.

Internacional:

Comentários [55]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

.

.

muito cinséramente será assim que se escreve

se é então vái lá ,, estão a falar fe treinadores não é ,,,,,,,,,,,,,,, um treinador é o que os jogadores querem que ele seja e o clube pela sua grandeza ambiciona , caso contrário ........... se o Real e barça . não tivessem iniesta xavi e messi --- cristiano, ramos- alonso - di- ozil - não seriam o que são . ------------------------------ valor mesmo valor puro só há 2 clubes no mundo de alta qualidade , não teem os melhores mas são os melhores pela sua grande organização .. bayern e M.U. - o resto é tudo ao momento se conseguem um bom par estão bem , se não ficam de jejum uns anos

Lol ...

... pelintra, ler um texto teu é no mínimo estóico.

Não concordo com o que escreveu, mas respeito a sua opinião

o texto está escrito de forma não ofensiva dando o seu ponto de vista, o qual me parece errado em face do meu pensamento, mas quem é que é dono da verdade absoluta? eu não sou com toda a certeza.

Bem vamos lá então à minha verdade:

1ºMourinho este ano em Espanha é o único treinador que já ganhou alguma coisa, que foi uma super-taça que dado o adversário ganhou outra cor. está também na final da Taça do Rei, mas como ela ainda não se realizou, é difícil ele tê-la ganho.

2ºComparar o Real de Mou que deu luta e ganhou um campeonato a uma equipa que toda a gente apelidava e eu ainda apelido de melhor equipa da história do futebol, fazê-lo com um trabalho de apenas dois anos, para mim é o maior feito que já vi um treinador a fazer, ultrapassando inclusivé o feito de ter ganho a Liga dos campeões pelo Porto, porque nos campeonatos ganha sempre o melhor, nas competições a eliminar tem que se contar um pouco com o factor sorte.

3º Mourinho deixa o legado das vitórias que consegue para a equipa. Eu como portista, quando vejo a minha lista de trofúes, mais do que campeonatos, saltam à vista as vitórias europeias, e das 4 maiores vitórias que temos duas delas foram com Mourinho, se isto não legado não sei o que será? O Inter estava há anos sem ganhar a Champions, ele ganhou-a, e está lá o troféu na vitrine de troféus, é legado de Mou no Inter, e podes ter a certeza que daqui a 50 anos ainda andarão a falar dele como falam de Helenio Herrera porque depois do mago argentino Mou foi o único a devolver este título ao Inter. O que acontece nos clubes depois dele passar por eles, já não é da sua responsabiliade, se o Inter tivesse contratado um treinador adequado às condições da equipa, e às ambições da mesma, com toda a certeza não tinha decaído tanto, se em vez deste treinado que coloca, Álvaro Pereira quase como um extremo, que coloca defesas centrais como esquerdos, que joga um futebol enfadonho, tivesse contratado alguém competente talvez tivessem melhor.

4º Guardiola vs Mourinho - Não sei se te lembras de Rijkaard que na altura em que ganhou a Champions muitos apelidaram de melhor que Mou, onde está ele agora? Tens que perceber que ganhar numa equipa em que toda a gente puxa para o mesmo lado, com um estilo de futebol que já vem de longe mas que agora encontrou o seu melhor conjunto de interpretes como Xavi, Iniesta e Messi, é bem mais fácil do que encontrar um conjunto de jogadores num pseudo clube de vaidades sem trabalho nenhum de fundo, pelo que veremos o que Guardiola fará, e digo o que Guardiola fará não no Bayern que é uma equipa com um orçamento enormente superior ao da concorrência, estou a falar quando ele for para Inglaterra ou Itália, aí sim veremos o que Guardiola vale realmente.

5º Em relação ao projecto, para mim parece-me que Mou depois de cumprir os seus objectivos de vida desportiva quase todos, está no ponto de abraçar um projecto por mais anos para provar que também consegue estar num clube vários anos e depois a Seleção, mas é preciso dar tempo ao tempo, a carreira dele tem apenas uma década.

Cpts.

claro que mourinho precisa de um clube, mas...

Compreendo o seu ponto de vista e respeito a forma cordial como argumentou.
Concordo que Mourinho deixa, por todos os clubes por onde passa, um legado fundamental que são os títulos alcançados. Isso ficará sempre perpetuado na história dos clubes, claro está. No entanto, quando me referi a legado desportivo, falei relativamente a uma identidade de jogo.
Mourinho é um treinador resultadista. É legítimo. Pelas suas enormes qualidades tácticas é um vencedor. Mas, em boa verdade, não é um treinador que acrescente um ADN, uma filosofia de jogo, que fique como legado para os sucessores. Tem o mérito de puxar os jogadores para o seu lado, motivar um grupo de super-campeões (Ronaldo, Casillas, Ramos, Alonso, Kaká...) para um objectivo e conquistá-lo com mestria táctica e com o máximo rendimento dos atletas. O problema de Mourinho, tal como Rykaard o teve o Barcelona, é o dia seguinte. Com a conquista do campeonato espanhol (fantástico pelo nr de pontos e por ser perante a melhor equipa de sempre...mas que não podia ganhar para sempre) essa motivação dos super-campeões esvaziou-se. Vieram os problemas de balneário com históricos jogadores, com o presidente, e a 'décima' Champions tornou-se na ultima quimera para Mourinho no Real Madrid e para os atletas que já haviam ganho o título nacional. Tal como Rykaard e outros treinadores (mas ao contrário de Guardiola), Mourinho não soube manter o Real Madrid no topo (e a lutar em todas as frentes até final) durante vários anos consecutivos. E é aqui que Mourinho, a quem querem apelidar de melhor de sempre, perde para alguma concorrência. E de nada serve o argumento de que para ser o melhor é preciso ser globetrotter dos campeonatos europeus.
Mourinho sairá no final da época, aconteça o que acontecer. Resta saber se pela porta grande ou pela pequena. Mas ainda que seja com o título da Champions estes anos ao serviço do Real Madrid, não raras vezes, tiveram um custo perante a imagem que o português transmitiu do clube para o mundo. Episódios não faltaram e é precisamente isso que os históricos madridistas, como Valdano, Ramos, Butrageño, Casillas, Sanchis, entre outros, apontam ao português. Porque para um clube há valores que são mais importantes preservar que os títulos alcançados.

Percebo o teu ponto de vista

mas tu cingiste o teu raciocinio considerando o trabalho dele no Real, um trabalho feito no pior clube do mundo para se trabalhar cheio de cobras com poder, com jogadores espanhóis mais importados com a sua imagem do que com a vitória como Casillas, e que é um clube que não é por acaso que grandes treinadores o recusaram antes, porque é aquilo que se chama de um completo cemitério de treinadores.

Mas, se por exemplo falares do Inter, ele deixou todos os jogadores satisfeitos e ganhou não por uma vez só mas duas. No Porto ganhou por duas vezes, acrescentando à Taça UEFA o troféu da Liga dos Campeões no ano seguinte. No Chelsea ganhou por duas vezes, perdendo a terceira, aqui sim saiu um pouco mal, mas com excelentes relações com os jogadores, e aqui percebo e aceito que ele fez tudo para ser despedido, pois arrependeu-se de ter assinado um contrato tão grande, pois queria ganhar noutros lados para a sua carreira ficar completa nos parâmetros que ele traçou para a mesma.

Em relação a Guardiola, o espanhol não fez o projecto, o espanhol apanhou o projecto na sua fase de melhor colheita, e na minha opinião ele perde o campeonato ano passado, por ter feito um erro estratégico brutal que foi a contratação de Fábregas, um jogador que pelo nome exigia ser titular, ou seja, o Barça tinha a melhor dupla de constrtuctores de jogo da história do mesmo, tinha ainda Thiago Alcantara fenomenal, quem tem isto, não precisa de mais um jogador do meio campo a exigir a titularidade pelo nome, resultado, um equipa que precisa é de jogadores rápidos na frente de ataque para as famosas diagonais porque o meio campo tem os melhores, não raras vezes jogou com 4 no meio campo e apenas dois em diagonais e rápidos na frente, com aquela descoberta fantásticas de meter Iniesta que é um virtuoso meio campista mas lento na faixa lateral, o resultado foi um Barça muitas vezes dominador, ainda mais dominador que anteriormente, mas sem poder de fogo na frente, Iniesta a fazer uma época terrível para o seu valor em termos de clube ano passado, algo quase impossível, porque ele é daqueles que não sabem jogar mal, mas na sua posição.
Portanto, para mim Guardiola não inventou o Barça, o Guariola meteu a equipa a jogar à Barça com melhores jogadores e mais adequados à tatica que algum treinador antes de si teve.

Voltando a Mourinho, é verdade que ele não deixa uma identidade de jogo nas equipas, porque ele é o treinador mais flexivel que já vi na minha vida taticamente, ele muda o sistema de acordo com o jogo que vai ter, a contrastar um pouco com Vítor Pereira ou Guardiola, aliás, no caso do português a contrastar em tudo :), mas quem é o treinador que deixa legado quando sai? Guardiola na minha opinião não deixa legado, o legado é do holand~es grande jogador que não vou arriscar escrever o nome porque sai sempre asneira :); mas o futuro irá dar-me razão ou não, se o Bayern começar a jogar à Barça, tudo bem, mas como te digo, só o irei considerar um campeão um verdadeiro campeão quando ganhar em Inglaterra onde a concorrência é muita e existem vários clubes com dinheiro.

Em relação a valores, já me ia esquecendo, sabes quais são os valores do Real neste momento, é a noção antes de Mou lá chegar que não existia solução para eles, não existia ninguém que sobrevivesse no clube, aliás, começou-se a falar no nome de Mou como o único homem capaz de ganhar no Real, isto também são valores do clube, que é o pensamento fora do clube do clube.

Cpts.

Caro André, essa do

Caro André, essa do Globetrotter como lhe chama é a qualidade mais importante que distingue Mourinho dos outros. O meu pai disse-me imensas vezes de que um bom trabalhador maneja qualquer ferramenta e consegue bons resultados. Pode ser uma opinião pessoal sua, mas ganhar em Inglaterra onde se lançam 11 jogadores ao ataque e ganhar em Itália onde se metem 11 a defender, parece fácil quando é Mourinho a fazê-lo mas passar de 8 a 80 em termos futebolisticos a mim não me parece para qualquer um.

para mim é mito

É uma qualidade importante, Kitazz, mas vamos colocar em causa, por exemplo, a qualidade e mérito do trabalho de Ferguson como um histórico e dos melhores de sempre, por nunca ter estado noutros campeonatos que não o Inglês e, vá, o Escocês (Aberdeen). Se reportarmos isso para o plano dos jogadores, Maldini deixará de ser dos melhores de sempre na sua posição apenas porque nunca jogou noutra equipa que não o Milan? Não tenho dúvidas que Guardiola terá sucesso no Bayern - salvo alguma crise que transcenda o treinador. Bielsa não validou a sua qualidade na selecção chilena e argentina só porque foi bem sucedido no Bilbao...! Mourinho é um grande treinador, dos melhores do mundo na actualidade, apenas não o considero o supra-sumo ou na teoria que entrou em voga com o português, de que é necessário provar o seu valor em diferentes países e estar em constante mudança. Quando se é realmente bom, é-se bom em qualquer lugar porque o futebol é global e as regras são iguais em todo o lado. Respeitando, claro, a de todos, esta é humildemente a minha.

Calma na minha opinião só

Calma na minha opinião só existem 3 treinadores no mundo Mourinho, Sir Alex e os outros. Repare que o Aberdeen fez grandes feitos ao comando do Ferguson, e nem vou reportar isso para os jogadores pois há jogadores que só funcionam em certos campeonatos, caso dos 11 do barcelona por exemplo caro André, já para não contar com os do banco. Deu o exemplo de Maldini, mas por exemplo Giggs ( aquele que jogou contra o Real Madrid que aparentava ter 20 anos ) e outros, mas acho que nos jogadores é diferente. Os jogadores têm adaptam-se às posições em que jogam graças às suas características os treinadores colocam as suas caracteristicas em prática para o habitat em que estão inseridos. E como referiu e bem as regras são iguais em todo o lado mas os conceitos de jogo não.E inserir-se em vários habitats não é fácil. Caso do Guardiola no Bayern, eu claramente acho que ele irá ter sucesso, mas deixe-me perguntar-lhe, acha assim tão difícil? O Dortmund este ano caiu imenso o que me faz pensar que independentemente da qualidade de Guardiola ainda não vai ser desta que vai ter uma experiência dificil. Mas o tempo o dirá. Agora acho que tem de concordar comigo ( não acho mas gostava imenso ) que se o Dortmund for campeão com Pep no Bayern, a mim parece-me que eu teria razão quanto à competência de Guardiola noutros clubes.

vai la borrar-te todo ao wc,

vai la borrar-te todo ao wc, o jogo ja acabou. e ha farmacias abertas 24h, procura no google

...

Eu não sei o que vai Guardiola fazer no Bayern, mas é preciso ter consciência do que fez no Barcelona. Num período continuado de quatro anos - e depois de pegar numa equipa em decadência da era de Rykaard e que culminou na sua saída, redefiniu a equipa e o posicionamento de jogadores, apurou o sistema táctico a um nível nunca visto e basicamente ganhou tudo o que havia para ganhar no 1ro ano mantendo a equipa no topo nos seguintes. Nem antes, nem depois de Guardiola, o Barcelona atingiu aquele nível de 2008-12, e isso diz bem da sua qualidade. Pelo prisma do "globetrotismo" posso assumir que Mancini é melhor que Guardiola porque ganhou em dois campeonatos diferentes (Italia e Inglaterra), mas ao compararmos a qualidade de jogo das equipas, tiramos outras conclusões. Habitualmente a desculpa para relativizar o feito de Guardiola é dizer que é um homem da casa e que o Barcelona tem uma matriz de jogo que vem desde os tempos de Cruyff. Mas o que ainda ninguém me provou é que nestes anos todos, alguém fez melhor que Guardiola no clube. E também por lá passaram outros "homens da casa" como Pep...! Para quem não viu, e passo a publicidade ao vídeo, aconselho a ganhar tempo com este vídeo...http://www.youtube.com/watch?v=yOKjkUlZiyg

coloque o Barcelona de 2006

coloque o Barcelona de 2006 de Rykaard e o de Pep de qualquer ano lado a lado e a qualidade de jogo do Barça de Guardiola é fraca... Essa sim para mim é das melhores equipas de que vi jogar. E quer que lhe diga porquê caro André, muito simples. Ronaldinho é melhor do que qualquer jogador actual do barcelona ou pelo menos o Ronaldinho de 2006. Mancini melhor que Guardiola, eu ponho as minhas mãos no fogo que não, mas não fica muito atrás. Quando se fala de qualidade de jogo isso depende mais de outras coisas do que fazer 500 passes em que 499 são feitos para trás do portador da bola. E mais caro André dúvida que Rykaard fazia melhor ou igual com a geração que calhou a Guardiola? Eu pelo menos não, aquilo que é inadmissível é a queda em flecha de uma equipa que tinha ganho a Champions. Quando Xavi, Puyol, Iniesta acabarem, o Barcelona e a selecção espanhola irá sofrer com isso. E depois o que me dirá do legado deixado? Acha que existe algum jogador no barça que substitua Xavi ou Puyol? Dos que tenho visto parece que não. Não existe nem existirá nenhuma equipa que tenha tanta regularidade exibicional do Manchester de Ferguson, porque apenas esse consegue renovar uma equipa num conjunto de anos, juntando várias gerações em campo. Repare no Cleverley, Wellbeck, Macheda, Kagawa, Powell. Isso são jogadores que irão substituir a velha guarda ainda composta por Ferdinand, Scholes e Giggs com muita maturidade, pois muitas vezes é preferivel saber comprar do que formar sem ter as minimas credências para substituir os actuais titulares.

Não leve a peito, mas acho que não sobra muitos «pulmões» ao barça e selecção Espanhola, e eu espero sinceramente ( pelo menos com os da Selecção ) eles acabem depressa e voltem para a data do Euro 2004, fora dos grandes palcos do futebol, onde merecem estar. O futebol deles pode ser fantástico mas tudo o que é demais enjoa.
E haverá melhor coisa que futebol Inglês? Espanhóis? Nem pintados de ouro.

...

O Barcelona de Guardiola tinha um jogo muito mais consistente que o de Rykaard. Pode até ser menos vistoso mas é muito mais maduro. Deixo um desafio: veja a movimentação colectiva da equipa com e sem bola. É muito trabalho táctico, muito comprometimento de todos os jogadores e muita disponibilidade física. Pautar os tempos de jogo, defender com bola no meio-campo adversário, ter sempre duas ou mais linhas de passe, jogar ao primeiro/segundo toque, e manter isso todo o jogo, toda a época, ano após ano, mesmo depois de ganhar tudo.
Depois, vem o dia seguinte. Rykaard manteve o Barça no topo 1 ano e caiu no seguinte, Guardiola manteve 4 ano a equipa praticamente ao mesmo nível. .Ronaldinho quando ganhou tudo deixou de treinar, Messi continuou a bater os seus próprios limites...
Pessoalmente, gosto mais da organização e da cultura do futebol inglês e alemão, apenas lamento que em Portugal se desvalorize a qualidade de jogo do Barcelona e o trabalho de Guardiola, só porque querem que Mourinho (quem admiro as qualidades tácticas) ganhe à força.

Caro André eu respeito imenso

Caro André eu respeito imenso aquilo que quer dizer, mas eu quando falei em qualidade de jogo falei no estilo de Rykaard ser muito vistoso, ai não me expressei bem, mas queria ir por ai também. Não é que nessa altura eu gostasse do Barça, isso seria impensável, até porque eliminou o Benfica da Champions, quanto a Ronaldinho concordo, mas eu referi em 2006 apenas e não antes ou depois. Acho que o Messi é mais estável em relação à sua qualidade mas Ronaldinho é o maior artista que conheci no futebol. Repare eu por não gostar do Barcelona acho que nunca disse que os jogadores eram maus e não sabiam jogar, bem pelo contrário eu acho que a estabilidade de jogo do Barça é complicada de encontrar, mas acho sinceramente que caiu imenso no ultimo ano de Guardiola, embora este ano tenha o campeonato ganho e ter feito uma recuperação que eu não esperava contra o Milan acho que a equipa em si já não surpreende tanto os adversários e neste caso dou bastatnte mérito ao Real Madrid que este ano tem conseguido fazer bons jogos contra o Barcelona e Ronaldo tem mostrado uma maturidade muito grande nesses jogos. Quanto à qualidade de jogo do Barcelona eu pessoalmente acho que tudo parte de uma descendência deixada por Cruyff, aprofundada por alguém que fez parte da equipa dele. Apenas isso, acho que é futebol de posse limado até ao mais alto quilate, mas a mim não me surpreende. Se jogam muito? Óbvio que sim, mas isso porque têm jogadores para isso e estrutura mental que aguente tanto tempo a bola. O Guardiola tem uma frase sábia que diz que o futebol são 11 para 11 com uma bola, e quem tiver a bola joga 12 para 11. Esse é o objectivo agora de tanto tempo que se faz o mesmo estilo os adversários começam a ver que existem formas de contrariar isso, e quando apanham equipas que saibam contra atacar então o Barcelona parece débil. Apenas a minha opinião caro André. Agora respeito imenso a sua e como dizem os ingleses « Glad you come».

..............

Great minds think alike...

eheheheh

Dá uma vista de olhos no comentário que coloquei mais abaixo :)

cumprimentos

Não concordo

"Mourinho não deixa legado no futebol e nas equipas por onde passa, esvaziando-as quando abandona."

deixa geralmente muitos titulos, não é pouco....

................

LOL o Autor deste artigo esquece-se que Mourinho para ganhar precisa de um clube...porque ele sozinho não faz uma equipa nem um plantel, e o autor tb se esquece que o Mourinho ganha um prémio sob o signo de um determinado clube e quando sai desse clube os trofeus que Mourinho ganha enquanto lá treina são pertença desse clube...o problema não é uma questão de legado mas sim de hábito.....um clube com Mourinho habitua-se a ganhar, sem Mourinho não conseguem manter a bitola porque o treinador que vem a seguir já leva o selo......o substituto de Mourinho, assim fica com esse "nickname" até conseguir sair da sombra do Mourinho que normalmente só acontece quando se despede ou é despedido.........Benitez é disso um exemplo :)

nem mais

:)

..............

Oh mais isto nem se precisa de ir à china para se saber LOL.......É como se saisse agora o JJ do Benfica, fosse qual fosse o Resultado do seu sucessor até ao final da época iria ser "o sucessor de JJ"...LOL e atenção que o Jesus Christ ainda não ganhou merda nenhuma de grande relevo LOL

...............

Caro André

Não sei que mais artigos escreveu mas dou lhe os meus parabens por ter uma opinião vincada sem clubismos e que não se preocupa apontar o que acha mal, mas discordo na generalidade do que diz.

Discordo de si quando diz que Mourinho funciona como uma sanguessuga "chupando" toda a vitalidade do clube em seu beneficio próprio isto porque se o Mourinho ganha tb o clube onde está Mourinho ganha, logo não é Mourinho que tem de se preocupar em organizar as coisas para que o futuro do clube fique bem entregue, essa tarefa cabe ao clube e a quem o administra, porque Mourinho já disse várias "a mim pagam-me para ganhar titulos"...ora sendo assim fica bem esclarecida a escolha de Mourinho para o lugar de técnico...
Mas agora vamos pensar correctamente nos pontos essenciais da estada do Mourinho no Real Madrid..
O Real fez um investimento forte para ter o português, é verdade, o Real Madrid cedeu à vontade do Português para contratar certos e determinados jogadores a peso de ouro, é verdade, o Real perdeu identidade vencedora com Mourinho, é mentira pois a equipa tem uma identidade com Mourinho que é para o bem aquilo que os leva em certos e determinados jogos dar o tudo por tudo em busca da vitória, o Real deixou de apostar na formação, é mentira porque de todos os os treinadores que passaram pelo Real nos ultimos 10 anos o Mourinho tem sido inclusivé o que mais aposta na formação o problema é como ele já disse "a mim pagam-me para ganhar titulos" e como tal ele não pode arriscar a lançar miudos que podem ou não falhar mas atenção que em norma Mourinho aposta em 2 ou 3 putos por época e se estes não ficam não é Mourinho que os manda embora, essa tarefa cabe ao Presidente e ao director técnico...

Por isso digo Mourinho é um Treinador que os clubes escolhem quando pretendem começar a ganhar, isto porque no futebol Moderno treinadores de projecto como existem vários em Inglaterra e em França e apenas são viáveis apenas quando o clube pretende um crescimento estavel, mas na hora do ter que passar a ganhar quem é que estes clubes escolhem para Treinar?......Mourinho......

Mourinho se ganhar esta liga dos Campeões com o Real sairá na próxima época é certo, e depois de ter ganho o que queria pelos, nos campeonatos que queria e pelas equipas que quis, irá por certo embarcar num projecto mais ambicioso como se preparando para a tarefa que a médio longo prazo lhe será proposta, ou seja, quase que aposto que Mourinho retornará a Inglaterra para tomar redeas num projecto de longo prazo para mostrar que ele não sabe apenas trabalhar com milhões, depois desse projecto ou até mesmo durante esse mesmo projecto Mourinho tomará redeas da nossa seleção, e ai sim veremos que é Mourinho.......

Esta é a minha mera opinião, a qual aqui exponho sem qualquer reserva, eu acompanho Mourinho à muito tempo e a sua personalidade sarcástica rude e às vezes até arrogante não é mais do que aquilo que consegue leva-lo a vitória, pois consegue assim auto bloquear-se às influências externas......

Cumprimentos caro André e tenha um bom dia

Caro Pedro Obrigado pela

Caro Pedro
Obrigado pela forma atenciosa como respondeu. Eu sou o primeiro a defender a qualidade de Mourinho e, sinceramente, torço muito por ele. Apenas não me identifico com a sua postura no futebol. Não falo em termos de subranceirismo, mas por ser mais resultadista que acrescentar algo que possa ser rentabilizado a médio e longo termo pelos clubes.
Mourinho aposta nos mais novos, não é isso que coloco em causa, tão pouco a diferente cultura de clube Barcelona/Real Madrid. Onde considero que Mourinho fere a história do clube é em propagar episódios que tornaram o Real Madrid no clube mais odiado mesmo fora de Espanha, seja por treinadores, jogadores e adeptos no geral. Em Portugal, quando falo em Mourinhistas trata-se daqueles que querem que o Real Madrid ganhe "no matter what". Os adeptos de futebol ficam chocados com algumas atitudes que levam a guerras do clube com arbitros, dirigentes de outros clubes, treinadores rivais, etc...Ganhar é importante, mas mais ainda é o respeito e os valores que o clube viu manchados com Mourinho...

Cumprimentos

...............

Calma quando o Mourinho chegou a Espanha disse que vinha para ganhar.
O que causou esta guerra sistemática de Mourinho versus Barça foi a imprensa espanhola que 1º não aceite que um Tuga consiga o que nenhum espanhol conseguiu, depois nunca aceitaram a derrota do Barça frente ao Inter....ou seja, é toda uma conjugação de fatores que mesmo antes de mourinho estar em Espanha já era o mais odiado por lá......A cerja no topo é como digo Mourinho irá para Inglaterra orientar uma equipa e começar um projecto de longa duração e depois irá cair na nossa seleção e quase que aposto que ele irá fazer os possiveis para conseguir cair no mesmo grupo da espanha ou pelo menos apanhalos nalguma fase final...........para ser a justiça divina......

O Mourinho é um filho da mãe é verdade mas a imprensa faz ele pior do que é na realidade

é verdade

fazendo uma declaração à Mourinho - Quando tu pensas com racionalidade, pensas como eu!!! diz lá que não é uma frase original e possível de Mourinho... :)

................

Acho que nemMourinho diria melhor :)

Bem caro André já andava à

Bem caro André já andava à espera de um artigo seu à algum tempo, mas condiz com os padrões de qualidade habituais: excelente texto, critica positiva e negativa ou seja com a qualidade que habituou os leitores dos seus artigos.
1º Ponto: Qualquer treinador, seja ele quem e de que clube for o objectivo deles é cumprirem para com o que a direcção lhes pede, no caso do Real Madrid é lutar por titulos e esse é o principal objectivo de Mourinho.
O deixar legado ou não é importante, mas agora pergunto eu, o legado embora deva ser deixado por o treinador ( ou pelo menos parte dele), não tem a direcção do clube que procurar alguém que seja tão ou mais competente do que o antecessor para gerir o que se ganhou anteriormente ou não? Caro André pelo menos eu acho que se o treinador antecessor deixar um bom legado tudo se torna mais fácil e ai 100% de acordo, mas quando isso não acontece a direcção tem de se incumbir de arranjar STAFF competente para lidar com a equipa e aqui estou a defender Mourinho, como defenderia qualquer treinador.
2º Ponto: Na minha opinião é um erro comparar o legado deixado por Mourinho ( caso saia do Real ), com o legado que deixou Pep no Barça, é muito mais fácil ir a Lá Másia e encontrar jovens jogadores de boa qualidade do que no Real Madrid Castilla. Apenas porque os 2 clubes têm filosofias diferente o Real Madrid tem o objectivo de comprar jogadores para « vender camisolas » para assim suportar os seus custos e continuar com uma propaganda galática à volta do clube, o Barça pretende apostar na formação de qualidade sempre baseada na mesma filosofia de jogo, qual das duas é certa ou errada? Nenhuma, pois são diferentes.
3º Ponto: Essa de Mourinho puxar os galões das vitórias para ele não estava à espera de uma pessoa que admiro pelo que sabe da matéria. Acha que realmente Mourinho não dá crédito aos jogadores? Tentando reformular de outra maneira, acha que o Inter venceria a Champions em 2010 se não tivesse uma campanha motivacional do treinador e equipa técnica? Eu nunca na minha vida via aquela equipa de «tamancos» ganhar ao Barcelona da forma que o fez e defender na 2a mão da forma que defendeu. Isso tudo tem um nome por tás, motivação, e é com essa motivação que independentemente de criticas negativas Mourinho é o melhor treinador do mundo, nunca o seria sozinho, pois os jogadores precisam de contribuir para o sucesso deles e de quem trabalha com eles, mas certas equipas sem um treinador como Mourinho ( Inter e Porto ) viviam numa frustração sem meter as mãos num « caneco » Europeu.
Repare que não quero de maneira nenhuma discutir negativamente consigo, e aqui não se trata do caso de defesa ou ataque à pessoa em questão, mas sim uma critica que a faço ao comentário com que nos presenteou.
Agora vamos reparar numa coisa muitas das vezes dizia-se que Guardiola era o melhor e que o legado ia ser excelente para o seu sucessor ( e foi sem dúvida ), mas como é que as pessoas que dizem isso vêm agora ( antes) com Tito a equipa do Barça fazer a melhor 1a volta da história do clube? Será que o Tito é melhor que o Guardiola? Nunca se sabe, embora me pareça que não. No seu 1o ano de treinador e apesar de estar a uma distância considerável do Real Madrid, pode dizer-se que Tito é melhor que Mourinho? A resposta parece-me óbvia. Muitas das vezes existe mais influências nos clubes que se treina do que no treinador. Mourinho teve azar de calhar no Real Madrid.

Bem haja.

Saudações

é bom haver troca saudável de opinões

Tito Vilanova limitou-se a gerir o que Guadiola deixou e foi, aos poucos, acrescentando o seu cunho. Mas não é o Guardiola, muito menos o seu braço-direito que agora lidera a equipa. E a prova disso é que dentro de campo o futebol não é tão coeso, é mais directo, e os problemas de balneário começam a surgir (faltará liderança?).
Repare, noutro prisma, as dificuldades que Benitez teve para fazer uma equipa jogar à bola quando Mourinho saiu. Segundo o próprio, encontrou um balneário sem motivação para continuar a disputar títulos ao mais alto nível.
Quando o Inter passou em Camp Nou, não concordo que uma equipa que tinha Júlio César, Maicon, Lúcio, Sneijder, Eto'o e Milito, apenas para citar alguns, seja de "tamancos". E, sim, acredito que tinha condições para não fazer a mesma figura que o Paços de Ferreira faria se fosse a Nou Camp, isto é, meter o autocarro à frente da baliza, abdicando de jogar futebol. O Inter foi superior nessa 1ra mão e tinha condições e jogadores para pressionar mais alto o Barcelona, obrigando-o a erra mais e a ter menos posse de bola, como o Bilbau fez e agora o Real Madrid (ao fim de quatro anos) aprendeu a fazer.

Bem-haja
Saudações desportivas

Caro André em comparação aos

Caro André em comparação aos jogadores do barça por exemplo isso são tamancos excepto um ou outro. Repare: Lúcio foi dispensado do Bayern de Munique, Snejder foi dispensado do Real Madrid ( ou colocado na lista de transferênicas), Eto'o serviu de moeda de troca para conseguir comprar Zlatan ( o melhor do Inter na altura) e Milito que acaba por fazer grande época foi dispensado do Génova.

E são maus?

Podem ter sido dispensados, mas Sneijder, Eto'o e Lúcio são maus jogadores? Uma equipa que se apresentava com Júlio César, Maicon, Walter Samuel, Lúcio, Chivu, Zanetti, Cambiasso, Sneijder, Eto'o, Milito e Pandev pode não ser favorita frente ao Barcelona, mas convenhamos que tem potencial para jogar futebol e vencer, num dia bom, qualquer adversário. O que fez foi vencer (na primeira mão e bem, provou ser melhor) e abdicou de jogar futebol na 2da mão. Venceu o anti-futebol, e todos chamam de mestre a Mourinho apenas porque a sua equipa (com jogadores de primeira linha) fez a figura que o Paços de Ferreira faria em Camp Nou, abdicando de atacar.

não são maus apenas comparei

não são maus apenas comparei a certas equipas que defrontaram, mas o Chelsea e o Barça eram bem melhores. Abdicar de jogar futebol? Abdicou de atacar porque sabia que se atacasse saia de lá enxovalhado... Na situação de Mourinho eu faria o mesmo.... Na minha opinião o que Mourinho fez na 2a mão foi uma «homenagem» ao catenaccio, convenhamos que eu não pagava para ver 2 equipas iguais ao Inter jogar, mas no entanto aquilo é um risco imenso.... Mas no entanto Mourinho teria de jogar assim. E mesmo Di Matteo fez o mesmo com o Chelsea, mas não se consegue jogar igual para igual com o barça. O Bilbau sim tentou, mas por exemplo empatou 2-2 com uma mestria táctica do Bielsa, mas foi várias vezes enxovalhado. Quando uma equipa dá 6-2 e 5-0 ao Madrid de Ronaldo, Kaká e outros é preciso ter coragem para jogar cara a cara, ou coragem ou estupidez.