FC Porto ganha com auxílio do banco (crónica) | Relvado

FC Porto ganha com auxílio do banco (crónica)

João Moutinho, Kléber e James entraram na segunda parte para alterar o desempenho portista. E foi um
 
Kléber e João Moutinho festejam
Lusa

Hulk foi assobiado

O FC Porto volta a estar isolado na liderança do campeonato, pelo menos de forma provisória, após o triunfo por 3-0 sobre o Paços de Ferreira esta noite.

Para a partida que abriu a nona jornada da I Liga, Vítor Pereira colocou em campo o mesmo onze inicial que goleou o Nacional por 5-0 na semana passada, mas a aposta não foi muito bem conseguida.

Os forasteiros começara o jogo no Dragão sem medo. Aparecia várias vezes na frente, com o estilo de jogo rápido, boa troca de bola e lançamentos rápidos para Melgarejo, que ia criando perigo.

Ficha do jogo:

Do lado portista, Belluschi era o jogador mais esclarecido do meio campo para a frente e, primeiro de cabeça e depois num livre, esteve perto do golo. De resto, o FC Porto estava muito dependente do jogo nas alas, das subidas dos laterais Alvaro Pereira e Sapunaru, sobretudo do uruguaio.

Foi precisamente de uma ala, da direita, que os campeões nacionais criaram a jogada mais perigosa, com Varela a obrigar Cássio a uma grande defesa, com a bola ainda a embater na barra.

Sem velocidade nem criatividade, o FC Porto não conseguiu dominar o jogo e ser perigoso durante a primeira parte. Veloz foi Melgarejo, que deixou Sapunaru e Rolando para trás num pontapé longo de Cássio e quase marcava. A bola saiu a rasar o poste.

O avançado emprestado pelo Benfica não marcou na baliza portista... marcou na baliza pacense. No último minuto da primeira parte, cruzamento de Alvaro Pereira, ao segundo poste Luisinho ia cortar, mas a bola bateu em Melgarejo, que fez o 1-0. Resultado injusto ao intervalo.

Suplentes alteram o jogo

Vítor Pereira deixou no banco o pouco inspirado Defour e colocou em campo João Moutinho logo após o intervalo. Kléber entrou pouco depois para o lugar de Walter, que antes de sair podia ter marcado, mas isolado rematou por cima. Cohene respondeu num remate de cabeça defendido por Helton, que agarrou à segunda.

Ainda no jogo dos bancos, decorria o minuto 59' quando aconteceram três coisas pouco vistas no Estádio do Dragão. Hulk saiu cedo, entrou James; o brasileiro não gostou e foi diretamente para o balneário sem passar pelo banco de suplentes, numa atitude muito assobiada pelos adeptos portistas; com isto, após as entradas de Moutinho, Kléber e James, já não havia mais substituições para fazer do lado do FC Porto a mais de meia hora do final.

Mas dificilmente Vítor Pereira poderia ter feito uma aposta tão acertada. Aos 63 minutos, Moutinho passou para James, que rematou ao poste, e na recarga Kléber rematou forte para o segundo golo da noite.

Dois minutos antes, o avançado brasileiro havia protagonizado aquilo que se pode chamar uma "quase cabeçada" a Josué, que respondeu com um empurrão nas costas à ameaça quase concretizada. Cartão amarelo para os dois jogadores, mas poderia ter sido pior para o brasileiro.

O segundo golo terminou praticamente com a esperança do Paços, que pouco ou nada fez a partir daí. O FC Porto também não acelerava, controlava o jogo e, à exceção de um ou outro rasgo de Kléber, também não se aproximava muito da baliza contrária.

Quem se aproximou o suficiente foi outro suplente, João Moutinho. O internacional português aproveitou uma má receção de Kléber e num bom remate estabeleceu o 3-0 final. A segunda parte foi bem melhor que a primeira e a vitória estava então garantida.

Já lá vão 20 meses desde a última derrota do FC Porto para o campeonato. No dia 28 de Fevereiro de 2010, o Sporting ganhou em Alvalade por 3-0 aos portistas, que agora somam 48 partidas consecutivas sem conhecer a derrota.

FC Porto:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Penso eu de que...

esta equipa quando deixar de estar em crise, pelas noticias está em crise desde o inicio da época, quero ver quem é que lhe vai fazer frente.
Académica 3-0, Nacional 5-0, Paços de Ferreira 3-0, 11 golos marcados e nenhum sofrido nos últimos jogos do campeonato, primeiro lugar com 7 vitórias e 2 empates, 25 golos marcados e 5 sofridos.
Na fantástica época do ano passado, à 9ª jornada, levava, 8 vitórias e 1 empate, 20 golos marcados e 4 sofridos.
Mas quem joga muito é quem tem os mesmos pontos que esta equipa em crise.
Benfica tem 22 golos marcados e 9, sim 9, golos sofridos, mas têm uma defesa fantástica, com um GR intransponível e centrais de nível mundial...

De certeza que a ajuda foi só do banco? :))

Então o Melgarejo não ajudou que se fartou?

Se ele não abrisse a contagem sei lá o que podia acontecer.

Este já não volta ao Benfica. :))

esse gajo é do slb?

ainda bem, senão vinha a lenga lenga do costume....

jogo

Primeira parte a equipa com o mesmo ritmo demonstrado nos outros jogos. Jogadores estáticos sem abrir linhas de passe na frente, fazendo com que a distribuição de jogo fosse complicado. É neste capítulo que muito critico fernando porque as únicas linhas de passe que ele cria são para trás, não sabe subir nem com bola nem sem bola. Hulk muito estático sempre à espera da bola, Walter apesar de tudo não acho que seja um mau jogador, Defour ontem não engrenou claramente. Tanto este como Belluschi tiveram muita dificuldade em transportar jogo para a frente na primeira parte.
FINALMENTE VP a fazer uma substituição acertada, não pela entrada do jogadores em questão, mas sim pela saída dos jogadores correctos (FINALMENTE!!!).
Dois aspectos essenciais, a entrada de Moutinho e a saída de Hulk. Moutinho, fez-lhe tão bem o descanso, foi o pêndulo que precisamos no meio campo e a conseguir dar mais apoio a Belluschi (que na segunda parte fez um jogaço). Com a saída de Hulk (em baixo de forma pareceu-me) a equipa ganhou 2 alas e ganhou jogo de equipa. Pela primeira vez esta época vi a equipa a jogar como a época passada, a rodar a bola pelos jogadores do meio campo para as alas, de uma ala para a outra...aquele carrossel à procura de uma desmarcação do trio ofensivo. A progressão em posse (!!!!) que tanto pedia, com a bola a ser conduzida pelo relvado e não a ser "despejada" da defesa para o ataque como tem sido costume.
Finalmente com a saída do Hulk vimos isso, e espero que tanto o Hulk tenha visto (do balneário) como a equipa melhorou (como equipa) com a sua saída. Pode ser que isto o "alerte" para a mudança de alguns comportamentos dentro de campo.
Foi aqui que mais vi Belluschi a brilhar, a sério, que jogador! Um distribuidor de jogo de topo. Não é um Deco, mas faz-me lembrar o Alenitchev.
James entrou muito mais "calminho", o banco também lhe fez bem para baixar um pouco a "crista de estrela" com que estava a ficar. Espero que tenha aprendido a lição, porque é um dos melhores jogadores portistas e se se concentrar apenas em jogar futebol é uma mais valia para qualquer onze.
Varela, é um caso estranho, recorda-me o Capucho... parece que não corre, parece que não defende, parece que não faz nada, mas fds...o gajo joga e muito (quando quer). E viu-se que ganhou um ânimo do crl quando viu Hulk a sair e não ele. Viu-se o entendimento que ambos os extremos tiveram com os alas e com os médios mais ofensivos, e quando assim é a incapacidade que Fernando tem de sair com a bola é disfarçada e aí só se vê o "bom" Fernando, aquele que está por todo o meio campo defensivo a "salvar" situações perigosas.
Espero que VP e HULK (principalmente) tenha visto de que o que a equipa do porto precisa é do envolvimento e entendimento entre as suas principais peças. E no Porto do ano passado, para além do PL brutal que tínhamos, a sua grande força atacante estava na capacidade dos extremos reforçada pela subida dos alas, o que permitia que enquanto os extremos entrassem para o meio (daí usarmos extremos com pés contrários ao lado em que jogam) e os alas funcionassem como "extremos" subindo à linha.
Não foi um grande jogo, mas pela primeira vez "vi" algo que me deixa esperançoso. Aquela forma de jogar que nos foi e é característica. Podem ter sido apenas alguns minutos, mas pelo menos já vi o meu Porto do ano passado, controlador, dominador, a querer e a ter a posse de bola.
Mais do que o resultado, fico satisfeito pela esperança de que a equipa reencontre-se com a sua forma natural de jogar. E espero que VP faça ver isso mesmo aos jogadores, e que Hulk veja que não tem de ser "a estrela", "o salvador". Se jogar para a equipa, se não manietar a equipa como tem feito ultimamente, irá brilhar muito mais do que já brilha.

Cumps

Para mim o problema do porto

Para mim o problema do porto é não ter banco!

O VPereira quando joga com os titulares as substituições são sempre uma merda, porque no banco não tem grandes opções! Quando joga com os suplentes, já é mais fácil, porque substitui-os pelos habituais titulares e aí as substituições já parecem fantásticas e dão sempre uma nova alma ao jogo!

?

Agora não tens Rúben Micael, tens Defour que é mais jogador. Agora não tens Sereno, tens Mangala.
Em termos ofensivos é que não tens Falcao, mas o «puto» Kléber já leva meia dúzia de golos nesta época. Nada mau. Também o treinador não é o mesmo, nem lhe chega aos calcanhares como é óbvio.

Mão de treinador...

..finalmente a equipa melhorou com as substituições.

Depois de uma primeira parte horrivel,com muitos erros e pouca concentração,voltaram do intervalo com uma atitude completamente diferente.Tenho que admitir,faz-me confusão ver Walter como titular do meu FC Porto.

Grande jogo de Alvaro"A Máquina"Pereira.Finalmente os assobios fizeram sentido,a saída de Hulk directamente para o balneário,foi feia. No FC Porto não existem vacas sagradas,não nos ajoelhamos a gajos que jogam bem 1 jogo em 5,aplicação máxima e respeito pela instituição é o minimo que se pede.

Parabéns Mister!

Compradinho mas baratinho!!!

Mais uma vez o Pinto da Costa comprou o jogo mas desta vez saiu baratinho. Comprou o Melgarejo para marcar o golito que custava a entrar mas nem foi preciso pagar muito: como ele é do Benfica e como os benfiquistas são umas putas baratas uns trocos chegaram, como chegariam para compar uma resma de benfiquistas por atacado desde que bem regateado...

bela cabeçada do kleber

arbitro cagarolas

desde o início da época de 2006/2007, tanto na 1ª Liga como nas competições europeias.

Em Portugal, em 157 jogos que cada uma das equipas realizou nesse espaço de tempo, o Benfica teve 37 expulsões (média de 1 jogador expulso em cada 382 minutos) e os corruptos tiveram só 14 (média de 1 expulsão a cada 1009 minutos).

Na Europa, nesses 5 anos e quase 4 meses o Benfica jogou 61 partidas contra as 55 dos Corruptos. Nas 61 partidas jogadas, o Benfica teve 3 jogadores expulsos. E nas 55 partidas que os corruptos jogaram, tiveram 11 jogadores expulsos. ONZE!!!!

Se fizerem as contas, verão que nas competições europeias, a média do Benfica é de 1 expulsão a cada 1830 minutos enquanto a dos corruptos é de uma expulsão a cada 450 minutos.

continua o colinho do apito dourado

Facciosismo e estupidez,

Facciosismo e estupidez, quando combinadas, são cómicas, muito mesmo.

Já olhaste bem para a tua equipa? Já viste como ela, pelo menos nos jogos nacionais, joga? Das duas uma: ou está a simular faltas e especialmente penaltys (já agora mostra a estatística de penaltys do Benfica no ano em que foi campeão com o Jesus) ou então estão a desancar os adversários.

Na Europa, pelo menos 3 expulsões do Porto que eu me recordo foram faltas cirúrgicas de forma a evitar golo; choca-me menos esse tipo de faltas do que outras como agressões como a do Javi ao Alan, a do Cardozo ao Fucile (que resultou em amarelo para AMBOS) ou então a do Katsouranis ao Anderson que nem expulsão deu!

nunca te vi a comentar as escutas

do apito dourado especialmente a do augusto duarte / pintinho

é melhor atacar o caracter das pessoas... akilo não foi uma cabeçada desculpa...vi mal era um mimo

Nem eu te vi a comentar as

Nem eu te vi a comentar as escutas do Vieira a escolher árbitros para a Taça de Portugal, ou a vossa grandiosa fase do Borges Coutinho, ou do Vale e Azevedo. Esse já adquiriu nacionalidade inglesa? Já lá está há tanto tempo...

Boa segunda parte

Os azuis e branco entraram em campo mais uma vez algo apáticos, tendo talvez 10, 15 minutos de nível razoável durante a primeira parte. Embora nunca tenham perdido o controlo do jogo como já tinha acontecido em jogos passados.
A segunda parte foi completamente diferente, com Moutinho a dar outra dinâmica ao meio campo portista.
James depois da sua entrada ajudou imenso também, visto Hulk não ter estado nas noites dele.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Não jogam um....

c@r@lho e ganham! Também nesta dificil fase em que não pagaram o defunto nem o bengalão, só têm jogado contra merdas secas....

agora...

imaginem,quando o PORTO começar a jogar bem...

Vamos andando!!!

Bem ou mal, com jogadores contrariados ou não.......................se calhar sim ( ex: Rolando), entre outras coisas, o certo é que com sorte ou não, jogando mal, é um fato, o FCPORTO está no topo da tabela, na frente de todas as competições ............... E esta heinnnn!!!!!! FCP em crise!!!!! lololololololol
O Ódio de muitos é a força que nos move para os derrotar ano após ano!!!!!

Saudações azuis!!!!

Se os clubes fossem movidos a

Se os clubes fossem movidos a ódio o Benfica era campeão todos os anos.

Uma vergonha este campeonato

Enquanto estes clubes emprestarem jogadores isto está tudo minado! Aquele tipo, o melgarejo estava a mando do PdC.
Os treinadores eram família e tudo.. E a UEFA não investiga?
(Modo ironico off)

Jogo razoável, valeu pela 2ª parte e pela demonstração de autoridade de VP a mostrar que quem não está bem, sai! Acho Hulk um tremendo jogador mas quando é inconsequente tem que sair como os outros.. Espero é que o VP consiga domar e blindar o balneário pois não aparenta ser um líder autoritário, mas sim um treinador próximo dos jogadores e trabalhador.

Agora rumo a Nicósia corrigir o desaire caseiro.

Ides

Levar poucas no Chipre. Eu sou do Apoel de Nicósia!

Tu és é parvo.

Tu és é parvo.

Hulk foi assobiado?

Porquê?

Não é o melhor dos arredores!?

Esses assobios eram para o cunhado do Luis Miguel!

Precisamente por ser o melhor..

Espera-se sempre dele algo especial.. como hoje não estava inspirado e tudo lhe saía mal, e quando foi substituído não cumprimentou os companheiros do banco e VP o Dragão que é exigente mas não autista, vaiou o brasileiro e muito bem!
Mas o que tu queres sei eu, e apesar de esperares a vitória do Porto estás sempre na expectativa a ver no que de mal podes apontar..

assobios

Creio que os assobios foram mais direccionados à má atitude do Hulk do que propriamente à sua exibição.
Claro que após o jogo notou-se que os Dragões têm uma estrutura sólida, ao prontamente vir-se desculpar do erro, de modo a não causar mais polémica.

Miguel C.
http://linhasdojogo.blogspot.com/

Olha o Marafado da maçã podre e o roubado do Marítimo a brincar

no estádio frigorifico ao Giroflé qual Giroflá que o zuca aprendeu no Jardim do Albertini João..., LOL!!!

É só TRETALOLAR!!!

Isto está muito mal

O Vitor Pereira está a perder a mão nos jogadores.

Tem que soar um alerta de imediato, temos que corrigir e depressa.

Não, não gostei nada.

O Defour anda chateado com as noticias dos atrasos no pagamento, o Hulk anda todo emproado, parece um Peru, os outros desanimam, se não fosse o maçã podre e levavamos para tabaco ( o ingrediente que vou adicionar a seguir).

Melhores cumprimentos.

Ass: Um Relva porreiro a fazer-se aos pontos descaradamente.

errado

o defour ta pago falta o outro.....

Só não levas ponto

Porque fumas e eu como médico sou contra isso (enquanto português sou altamente a favor porque é dinheiro que entra nos cofres do Estado)

Em geral concordo com a tua análise, mas gerir egos não se afigura tarefa fácil. Que sugeres? Um black-out à antiga?
Estou convencido que apesar de tudo o que vai de mal, se somarmos vitórias as coisas diluem-se..
Um abraço

"Crise"

Vitórias em Coimbra (0-3), no Dragão com Nacional (5-0) e Paços de Ferreira (3-0). Foram 11 golos marcados, e zero golos sofridos.

Sobre a substituição de Hulk: Finamente..! Metia-se com toques absurdos, quando os seus colegas se desmarcavam. Não colocava velocidade em jogo.

Foi bem substituído. Quem está mal, sai.. Finamente!

Foi assobiado com razão. Que volte em força em Nicósia.

Boa noite.

VP

Que suplício aquela primeira parte!... Valeu pela segunda.

Gostei da mudança de atitude do Varela e espero que resurja James. Hulk precisa de terapia de banco. Viu-se que fez bem a Moutinho.

Cumps

Comentário sinalizado à edição

Enfim, é uma tristeza!