Cruyff: “O problema do Barcelona é Neymar” | Relvado

Cruyff: “O problema do Barcelona é Neymar”

Antiga estrela do clube catalão criticou fortemente a contratação.
 
Johann Cruyff fala

Johan Cruyff criticou duramente a contratação de Neymar pelo Barcleona. Para a antiga estrela do clube catalão, o brasileiro ganha demais e isso é um problema no balneário.

“No Barça e em todas as grandes equipas, o chefe tem de ser o técnico. Por isso é que Pep se foi embora, porque a direção se metia. E o problema do Barça é Neymar. É um grande jogador, isso é indiscutível, mas não se pode contratar um jogador de 21 anos e pagar-lhe mais que a jogadores que já ganharam tudo... Ninguém com 21 anos é Deus”, criticou o holandês na Malásia, citado pela imprensa espanhola.

Cruyff continuou o ataque, comparando Neymar e Messi. “Se tu já tens o melhor jogador do mundo, outro de 21 anos não pode ser a grande figura. Isso é impossível no futebol... Com 26 anos sim, mas com 21 é impossível”.

Na mesma ocasião, o antigo jogador e treinador elogiou a competitividade da liga espanhola. “Todos os jogos serão finais para Barça, Madrid e Atlético. A constância que está a ter o Atlético, sem ter um grande plantel, é muito meritória”.

Internacional:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sempre que Cruyff fala, o

Sempre que Cruyff fala, o mundo do futebol devia parar e reflectir. O homem é falível, como qualquer um o será, mas na esmagadora maioria tem opiniões certeiras e não tem medo de as expressar. Para além de ter sido um dos melhores de sempre, tem uma lucidez que o diferencia dos seus pares. Não é ao acaso que influenciou, revolucionou e deu dimensão mundial ao Barcelona, enquanto jogador, primeiro, treinador, depois, e director, mais tarde.
Não está em causa a inegável qualidade de Neymar, mas o seu estilo é a antítese da identidade de futebol que o Barcelona representa. E é impossível, como refere, aos 21 anos um jogador - por mais talento que tenha - ter um estatuto superior a todos, num balneário constituído por super-campeões que tudo já ganharam no futebol.
Até dentro do balneário há hierarquias, e Neymar (por muito bom que seja) chegou esta época e tem necessariamente que ter um estatuto abaixo dos consagrados, por forma a não destruir a coesão de grupo. Deve escutá-los, aprender e aperfeitçoar-se com eles, mesmo que os relegue para o banco de suplentes. Em termos de vencimento, a administração, em trabalho com treinador, deve ter em conta diversos factores que não apenas o valor de mercado e a qualidade técnica. É impossível, por exemplo, Neymar chegar e ganhar mais do que Messi (Xavi, Inista, Busquets, Puyol, Piquet ou Valdes) Bale mais que Ronaldo (Sergio Ramos, Casillas, ou Xabi Alsonso), ou, no plano nacional, um qualquer sérvio cheio de talento chegar ao Benfica e auferir mais que, por exemplo Luisão. E quer se queira, ou não, isto tem, e muito, peso na gestão de um balneário e consquentemente no desempenho individual e colectivo

concordo contigo, bem como

concordo contigo, bem como com cruyff, mas neymar é um talento incrível e ao que parece foi mais uma guerra barça real para ver quem ficava com o jogador. talvez tenha sido por causa disso que o seu valor foi tão alto, tanto pelo passe como o salário.

tudo isto se resolvia com tectos salariais, assim não havia tanto jogador a receber quantias desumanas e o próprio futebol melhorava, já que as equipas mais pequenas teriam mais capacidade de manter jogadores, não indo todos parar à mesma meia dúzia de clubes que tem capacidade de pagar como mais ninguém.

mas voltando ao assunto neymar, creio que o problema é o próprio neymar não entender o que diz cruyff. se ele tiver capacidade para perceber isso, pode ser muito importante para o barcelona. mas enquanto houver messi ele será sempre uma segunda figura. já para não falar em todos os outros consagrados. o neymar tem que perceber a filosofia do clube, ou então terá que se mudar, já que o barcelona não mudará por ele.

o comportamento de bale deveria servir de exemplo. tem bajulado ronaldo sempre que pode e tem inclusive dito que aprende com ele. isto apesar de ao que parece ter sido mais caro que cristiano e de receber mais que ele.

termino dizendo que alex ferguson não admitia que nenhum jogador recebesse mais do que o treinador, para os jogadores não se sentirem mais importantes que ele...

cumps